segunda-feira, 24 de maio de 2010

DA AGENDA ESCOLAR-2º BIMESTRE/ 2010


CALENDÁRIO SINÓPTICO DO 2º BIMESTRE/ 2010

DO C.E. JOSE MARTI


SEMANA DE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE/2010: DE 21/06 A 25/06

PRÉ-COC2/2010: 14/07 (QUARTA-FEIRA)

COC2/2010: 17/07 ( SÁBADO)

PAP2/ 2010: 07/07 -ÁFRICA: SER-TÃO, (R)E(X)ISTIR -TANTO...




  • MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS: ENTRE A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS E O TRABALHO; RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO - “atender às especificidades de seus jovens alunos, diferentes e desiguais social e economicamente, sem que isso comprometa o conceito de escola unitária.”

KUENZER, ACACIA ZENEIDA

sábado, 22 de maio de 2010

MAIS UMA LEI...ALTERAÇÃO TENDENCIOSA , MALOGRO, NA MUDANÇA DE TEMPO VERBAL... MAIS QUE UMA QUESTÃO GRAMATICAL, UMA QUESTÃO ÉTICA !!!













A PROPÓSITO DA NOSSA MALFADADA POLITICALHA, EM NOTÍCIA , TRANSCREVEMOS A SEGUIR UM POUCO DO PENSAMENTO DE HUMBERTO MATURANA, CHILENO (1928), Ph.D EM BIOLOGIA ( NEUROBIOLOGIA) E EPISTEMÓLOGO; SEGUNDO MATURANA, A LINGUAGEM SE FUNDAMENTA NAS EMOÇÕES E É A BASE PARA A CONVIVÊNCIA HUMANA


O HUMANO

O humano surge na história evolutiva a que pertencemos ao surgir a linguagem, mas se constitui de fato como tal na conservação de um modo de viver particular centrado no compartilhamento de alimentos, na colaboração de machos e fêmeas, na criação da prole, no encontro sensual individualizado recorrente, no conversar.

Por isso todo afazer humano se dá na linguagem, e o que na vida dos seres humanos não se dá na linguagem não é afazer humano; ao mesmo tempo, como todo afazer humano se dá a partir de uma emoção, nada do que seja humano ocorre fora do entrelaçamento do linguajar com o emocionar e, portanto, o humano se vive sempre num conversar.

O emocionar, em cuja conservação se constitui o humano ao surgir a linguagem, centra-se no prazer da convivência, na aceitação do outro junto a nós, ou seja, no amor, que é a emoção que constitui o espaço de ações no qual aceitamos o outro na proximidade da convivência.

Sendo o Amor a emoção que funda a origem do humano, e sendo o prazer do conversar nossa característica, resulta em que tanto nosso bem estar como nosso sofrimento dependem do nosso conversar.
Extraído de" A Ontologia da Realidade" de Humberto Maturana


AGORA, VAMOS À NOTÍCIA...QUANTAS EMOÇÕES...AH, A CONVIVÊNCIA ...!!!

VITÓRIA POPULAR: Ficha Limpa é aprovada no Senado Federal quarta, 19/05/2010 - 18:04 — MCCE
Os senadores aprovaram por unanimidade hoje (19), o projeto de lei da Ficha Limpa no plenário, encerrando a tramitação da proposta de iniciativa popular no Congresso Nacional. O próximo passo será a sanção presidencial. O texto aprovado é o mesmo encaminhado pela Câmara dos Deputados, sem emendas. O projeto obteve 76 votos favoráveis.

  • Relator do Ficha Limpa na Câmara diz que Senado foi "infeliz" ao alterar texto
    Mudança na redação do projeto de lei que veta “fichas sujas” causou polêmica
    Marina Novaes, do R7

Texto:

A alteração na redação do projeto de lei Ficha Limpa pelo Senado desagradou o relator do texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que em entrevista ao R7 a classificou como “infeliz”. Ao aprovar a proposta, o Senado alterou um trecho do texto para que a lei seja aplicada aos “que forem condenados” e não aos que “tenham sido condenados” - o que gerou polêmica entre os defensores da lei.
Para Cardozo, a mudança proposta pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) foi desnecessária e criou condições para que o texto seja alvo de críticas pelos adversários do projeto.
- Acho que ela abre brecha para uma tese perigosa. Alguns vão argumentar que a lei só valerá para o futuro [para os políticos que forem condenados após a sanção da lei]. E pode haver quem defenda que não foi uma mudança redacional, e que ela tem que voltar para a Câmara.
Para o petista, o ideal seria que o Senado anulasse a alteração, caso isso fosse regimentalmente possível. Para ele, porém, não há necessidade em devolver a matéria para a Câmara, o que inviabilizaria a aplicação da lei – que ainda aguarda sanção presidencial - nas eleições de 2010.
Apesar das críticas, Cardozo defendeu que a lei seja “interpretada como um todo” para evitar equívocos, e disse que a alteração não inviabiliza a proposta.
- O ideal é que o Senado anulasse isso, mas não sei se é possível. Não sendo possível, nós temos que conviver com o projeto da maneira como ele ficou e defender a tese de que não houve mudança no projeto. [...] Mas acho que foi uma modificação infeliz, que não contribuiu para uma compreensão melhor do projeto.
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator do texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), minimizou os impactos da alteração, ao discursar em Plenário.
- Avaliar assim é coisa de quem não leu o texto aprovado na Câmara e nem o que foi votado pelo Senado. Houve apenas uma adequação de linguagem, de tempo verbal.
Segundo o presidente em exercício do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Alberto de Paula Machado, ao contrário do que argumentam alguns parlamentares, o texto aprovado pelo Senado veta sim os políticos que já possuem condenações judiciais em colegiado (por mais de um juiz).
- O texto aprovado não tem a abrangência que alguns parlamentares estão defendendo, de que o veto à candidatura só se aplicaria às condenações judiciais futuras.
A polêmica deve ser definida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que já foi consultada sobre as dúvidas em relação à nova legislação eleitoral. De iniciativa popular, o projeto de lei Ficha Limpa ainda aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua validade para estas eleições ainda é uma incógnita também.


Efeitos da alteração no texto da lei da ficha limpa dividem especialistas
Alguns avaliam que são inelegíveis só os condenados após a promulgação.Outros consideram que lei atingirá também os condenados anteriormente.
Mariana Oliveira e Marília Juste Do G1, em São Paulo


Os efeitos da alteração feita pelo senador Francisco Dornelles (PP) no texto do projeto de lei da ficha limpa, aprovado na quarta (19) pelo Senado, dividem as opiniões de especialistas ouvidos pelo G1.


Alguns avaliam que a mudança permitirá a candidatura de políticos condenados antes da promulgação da lei. Para outros, mesmo com a alteração, a lei veta essas candidaturas.
O projeto depende agora da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em relação ao texto aprovado na Câmara, o Senado retirou de alguns pontos a expressão “que tenham sido condenados” e a substituiu por "que forem condenados", o que provocou as divergências de interpretação.

“Não faço essa leitura de que ‘que forem’ quer dizer 'que a partir de agora sejam’. Para mim, ‘que forem’ e ‘que tenham sido’ funcionam como sinônimos nesse caso”, afirma o procurador eleitoral do estado de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves.

O promotor Edson Resende, que coordena o Centro de Apoio Operacional Eleitoral, explica que o termo “que forem” já era usado na lei de inelegibilidade (a Lei Complementar nº 64, de 1990), e essa lei se aplicou a candidatos condenados antes de sua publicação.
Para mim, ‘que forem’ e ‘que tenham sido’ funcionam como sinônimos nesse caso"

Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, procurador regional eleitorall
“Essa já era a linguagem. É a linguagem da lei atual”, explica Resende. “Essa mudança de tempo verbal não prejudica a incidência da lei”.


O juiz Marlon Reis, presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais, conta que a mesma dúvida surgiu na época em que o projeto da Lei Complementar nº 64 foi apresentado – mas ela foi esclarecida pelo Supremo Tribunal Federal em 1996.
“Os verbos na forma ‘forem’ ou ‘tiverem’ não indicam que se trata de eventos futuros, mas de mera definição de uma hipótese”, afirma Reis. “O STF decidiu que mesmo a lei falando em ‘os que tiverem’, aplica-se a casos anteriores, por não se tratar de norma penal”, explica o juiz.


Na decisão de 1996, o STF afirma: “Inelegibilidade não constitui pena. Possibilidade, portanto, de aplicação da lei de inelegibilidade a fatos ocorridos anteriormente a sua vigência”.


O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Walter Costa Porto, no entanto, acredita que a mudança na redação pode, sim, alterar o sentido da lei. “É um dos casos mais complexos que eu já vi”, afirma.
“Precisamos esperar para ver o que o TSE decide. Se ele decidir que houve mudança na intenção da lei, ela precisa voltar à Câmara ou fica inepta”, afirma.


O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski afirmou que se a redação do Senado for mantida, a lei só valerá para quem for condenado após a promulgação.
Se prevalecer esta redação, a meu ver, sem conhecer o texto ainda, é só aqueles que forem condenados depois da promulgação da lei”, avaliou.


Para Lewandowski, a possibilidade de que o projeto precise ser devolvido à Câmara dos Deputados, após a mudança, também pode ser objeto de questionamento no STF.


TODA A ESCRITA, QUERENDO OU NÃO, É POLÍTICA. A ESCRITA É A CONTINUAÇÃO DA POLÍTICA POR OUTROS MEIOS
PHILIPPE SOLLERS (1936-
ESCRITOR FRANCÊS)

INTER -(IN)- CON- FLUÊNCIAS DO RE- UNI -(DI)- VERSO


DIA 22 DE MAIO É DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE





FOTO TEIA DA VIDA,


DE SISSI, IN OLHARES










NAS MÃOS DO HOMEM TECELÃO, OS FIOS DA TEIA DA VIDA, APRISIONANDO OU LIBERTANDO CONFORME CADA PONTO "IN-LAÇ (O) (D)ADO"; CADA PONTO É ÚNICO, REQUER, POIS, PRECISÃO E CUIDADO, AMOR



7ª PROFECIA

(...) Milhares de anos fundamentados na separação entre os homens que adoraram um deus que julga e castiga irão se transformar para sempre. O seu humano viverá a primavera galáctica, o florescimento de uma nova realidade baseada na reintegração com o planeta e com todos os seres humanos.Neste momento compreenderemos que somos parte de um único organismo gigantesco e iremos nos conectar com a terra, uns com os outros, com nosso sol e com a galáxia inteira. Todos os seres humanos entenderão que os reinos minerais, vegetais e animal e em toda a matéria espalhada pelo universo em todas as escalas, desde um átomo até uma galáxia são seres vivos com uma consciência evolutiva.

A partir do sábado 22 de dezembro de 2012, todas as relações serão baseadas na tolerância e na flexibilidade, porque o homem sentirá os outros seres como parte de si mesmos.

DAS SETE PROFECIAS DOS MAIAS; A SÉTIMA PROFECIA ( FRAGMENTO)


VOCÊ É RESULTADO DA SOMA ENTRE A ÉTICA, A ESTÉTICA, A IMAGINAÇÃO E A (RE)CRIAÇÃO NO INTERAGIR, TECENDO A TEIA DE SUA VIDA, UM TECIDO-MOSAICO DE LUZ E ENERGIA DE MUITAS OUTRAS VIDAS
LJD



BIODIVERSIDADE?!

São os inter-relacionamentos e as interdependências entre todos os "seres" , entre os fenômenos psicológicos, biológicos, físicos, sociais e culturais - a "teia da vida", a vida "mais que sustentável", divina, maravilhosamente, bela!!!
LJD

TODOS OS SERES VIVOS SÃO MEMBROS DE COMUNIDADES ECOLÓGICAS LIGADAS UMAS ÀS OUTRAS NUMA REDE DE INTERDEPENDÊNCIA
FRITJOF CAPRA


O QUE É A VIDA? NÃO SEI. ONDE É QUE ELA HABITA?
AO INVENTAR O LUGAR, OS SERES VIVOS RESPONDEM A ESTA QUESTÃO.
MICHEL SERRES


RECONECTAR-SE COM A TEIA DA VIDA SIGNIFICA CONSTRUIR, NUTRIR E EDUCAR COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, NAS QUAIS PODEMOS SATISFAZER NOSSAS ASPIRAÇÕES E NOSSAS NECESSIDADES SEM DIMINUIR AS CHANCES DAS GERAÇÕES FUTURAS. PARA REALIZAR ESTA TAREFA PRECISAMOS COMPREENDER ESTUDOS DE ECOSSISTEMAS, COMPREENDER OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECOLOGIA, SER ECOLOGICAMENTE ALFABETIZADO OU “ECO-ALFABETIZADO
FRITJOF CAPRA



UMA POLÍTICA ECOLÓGICA PARA OS DIAS DE HOJE TEM DE IR ALÉM DO SIMPLES AMBIENTALISMO. NÃO ADIANTA PROPOR COISAS COMO O "RETORNO À NATUREZA". A MAIORIA DE NOSSAS ÁREAS AMBIENTAIS ESTÁ DE TAL FORMA ATRELADA A SISTEMAS SOCIAIS QUE NEM PODERÍAMOS COMEÇAR A SEPARAR UM DO OUTRO. NÃO ADIANTA PLANEJAR UMA "REVOLUÇÃO NÃO VIOLENTA", QUE ERRADIQUE A "SOCIEDADE INDUSTRIAL POLUIDORA" E NOS PONHA EM HARMONIA COM O PLANETA. A SOCIEDADE TECNOLÓGICA É IRREVERSÍVEL. É DESSE PONTO QUE PRECISAMOS PARTIR, LEMBRANDO QUE VIVEMOS NUM MUNDO DE RISCOS ARTIFICIAIS, CRIADOS POR NÓS MESMOS. DE UM PONTO DE VISTA PRÁTICO, PRECISAMOS ASSUMIR A ADMINISTRAÇÃO DESSES RISCOS, SEM NOSTALGIA OU CONSERVADORISMO
ANTHONY GIDDENS


ESTAMOS MARCADOS COMO A SOCIEDADE QUE APORTOU NO SÉCULO XXI NA EMERGÊNCIA DE UMA CRISE AMBIENTAL. A EXTINÇÃO DE ESPÉCIES, A CONTAMINAÇÃO DO AR E DA ÁGUA, O EFEITO ESTUFA NÃO SÃO A CRISE AMBIENTAL. SÃO APENAS SEUS INDICADORES. A
CRISE AMBIENTAL É A NOSSA CRISE. DE VALORES, RELACIONAMENTO,
IDENTIDADE E CONHECIMENTO. E A PONTA DE LANÇA DO NOSSO COMPORTAMENTO EM XEQUE É O CONSUMO INCONSEQÜENTE QUE COLOCA O PLANETA EM RISCO.
CÉU D.ELLIA, CINEASTA


QUALQUER QUE SEJA A QUESTAO QUE POSSAMOS LEVANTAR SOBRE QUEM SOMOS E POR QUE SOMOS COMO SOMOS , UMA COISA É CERTA: SOMOS ORGANISMOS VIVOS COMPLEXOS(E) COM UM CORPO
ANTONIO DAMÁSIO


[...] A ECOLOGIA AGORA É VISTA NÃO SÓ COMO UMA CIÊNCIA BIOLÓGICA, MAS TAMBÉM COMO UMA CIÊNCIA HUMANA. O FUTURO DA NOSSA ESPÉCIE DEPENDE DO QUANTO ENTENDEMOS ESSA EXTENSÃO E A EMPREGAMOS NO GERENCIAMENTO SENSATO DE NOSSOS RECURSOS NATURAIS. [...] É TAMBÉM VERDADE QUE A BUSCA PELA SAÚDE PÚBLICA É, EM GRANDE PARTE, A APLICAÇÃO DA ECOLOGIA
ODUM & BARRET


SEM MODIFICAÇÕES DO MEIO SOCIAL E MATERIAL, NÃO PODE HAVER MUDANÇA NAS MENTALIDADES. AQUI, NÓS ESTAMOS NA PRESENÇA DE UM CICLO QUE ME LEVA A POSTULAR A NECESSIDADE DE ENCONTRAR UMA ‘ECOSOFIA’ QUE PODERIA LIGAR A ECOLOGIA AMBIENTAL À ECOLOGIA SOCIAL E À ECOLOGIA MENTAL.
FELIX GUATTARI


ERA UMA VEZ UM GRÃO DE ONDE NASCEU UMA ÁRVORE QUE FOI ABATIDA POR UM LENHADOR E CORTADA EM UMA SERRAÇÃO. UM MARCENEIRO TRABALHOU-A E ENTREGOU-A A UM VENDEDOR DE MÓVEIS. O MÓVEL FOI DECORAR UM APARTAMENTO E MAIS TARDE DEITARAM-NO FORA. FOI APANHADO POR OUTRAS PESSOAS QUE O VENDERAM NUMA FEIRA. O MÓVEL ESTAVA LÁ NO ADELEIRO, FOI COMPRADO BARATO E, FINALMENTE HOUVE QUEM O PARTISSE PARA FAZER LENHA. O MÓVEL TRANSFORMOU-SE EM CHAMAS, FUMO E CINZAS. EU QUERO TER O DIREITO DE REFLETIR SOBRE ESTA HISTÓRIA, SOBRE O GRÃO QUE SE TRANSFORMA EM ÁRVORE QUE SE TORNA MÓVEL E ACABA FOGO, SEM SER LENHADOR, MARCENEIRO, VENDEDOR, QUE NÃO VÊEM SENÃO UM SEGMENTO DA HISTÓRIA
EDGAR MORIN


EU NÃO ESPERO PELO DIA EM QUEM TODOS OS HOMENS CONCORDEM.
APENAS SEI DE DIVERSAS HARMONIAS BONITAS E POSSÍVEIS SEM JUÍZO FINAL
CAETANO VELOSO










quinta-feira, 20 de maio de 2010

PROJETO GERAÇÃO DO FUTURO; DEDO IN-DI (S) CADOR






“Podemos encarar a escola como um espaço sócio-cultural, pois as práticas que se dão dentro dela são extremamente complexas e variam de escola para escola, já que em cada uma delas existem tipos diferentes de relações sociais. Então, é possível afirmar que para conhecermos o cotidiano escolar é necessário conhecermos cada escola existente. E, ainda, apesar da existência de um movimento histórico mundial, cada escola é o reflexo particular do espaço onde ela foi instalada, e a partir daí, surgem uma série de implicações e prioridades que são determinadas pela região na qual a escola está inserida (Expeleta; Rockweel, 1999).






“Pela Internet"
Composição: Gilberto Gil
Criar meu web site


Fazer minha home-page


Com quantos gigabytes


Se faz uma jangada


Um barco que veleja
Que veleje nesse informar


Que aproveite a vazante da infomaré


Que leve um oriki do meu orixá


Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar


Que aproveite a vazante da infomaré


Que leve meu e-mail até Calcutá


Depois de um hot-link


Num site de Helsinque


Para abastecer
Eu quero entrar na rede


Promover um debate


Juntar via Internet


Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar


O chefe da Mac Milícia de Milão


Um hacker mafioso acaba de soltar


Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contatar


Os lares do Nepal,


os bares do Gabão


Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular




Essa letra reforça o conceito de Globalização. “Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre, A Globalização está associada a uma aceleração do tempo, conhecimento de várias culturas. Tudo muda mais rapidamente hoje em dia. E os deslocamentos também se tornaram muito rápidos: o espaço mundial ficou mais integrado.” E a escola, sendo um espaço sócio-cultural tão forte, necessita adaptar-se a seu tempo.
.


O Futuro abrirá oportunidades para os nós; E com isso podemos afirmar que vivemos num contexto de aprendizagem permanente. As pessoas terão de estudar a vida toda.
ESTE PROJETO, INTERTÍTULO DO PPP DE NOSSA Unidade Escolar C.E Jose Marti - Educação pela Ad-miração: uma Escola em- de- Todos os Sentidos , tem como fundamentação A GLOBALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINALIDADE E A TECNOLOGIA


A cultura deve ser entendida como as diferentes formas de criação cultural da sociedade, seus valores, suas normas de conduta, suas obras. Portanto, a cultura é tanto a produção ética quanto estética de uma sociedade; é expressão de valores e hábitos; é comunicação e arte.
Deve ser explicita a relação dos processos de desenvolvimento entre a ciência e a tecnologia , afim de obtermos uma compreensão crítica dos valores da sociedade em que vivemos , potencializar capacidades interpretativas, criativas e produtivas, nas diversas formas de expressão e manifestação. (o que já ocorre em nossa Unidade Escolar- C.E Jose Marti, em formas de oficinas, exposições, teatros e feiras)






  • ESCOLA-DA-NOITE: RUMO À DESCOBERTA , ENQUANTO EXISTIR TECNOLOGIA , NADA É IMPOSSÍVEL PELA INTER-IN-DISCIPLINARIDADE





  • "AS LUZES QUE DESCOBRIRAM AS LIBERDADES INVENTARAM TAMBÉM AS DISCIPLINAS"(Michel Foucault)


As luzes da citação de Michael Focault, retratamos um conceito primordial para a construção de uma nova geração; a “criatividade”, o senso crítico, a liberdade de opiniões . A informática deve e pode ser a parte integrante junto a filosofia para a construção de novos pensamentos e realidades, mais do que isso ela contribui para a preparação do indivíduo para o trabalho e formar pessoas capacitadas à sua inserção social cidadã.
O novo ensino médio noturno,deverá estruturar-se em consonância com o avanço do conhecimento científico e tecnológico, fazendo da cultura um componente da formação geral, articulada com o trabalho produtivo.
Televisão e videocassete, jornais e revistas disponíveis para consulta na biblioteca da escola,até pouco tempo, era sinônimo das únicas mídias e tecnologias dentro de uma escola. Esse cenário mudou e está em constante transformação. Com o investimento da SEEDUC do RJ e do Governo Federal passamos a dispor de tantas opções tecno­lógicas e midiáticas que faltaria espaço para listar. Elas vão do notebook e do aparelho celular com recursos interativos à lousa in-terativa. Esses recursos atraem os jovens e adolescentes da geração do futuro, que vivem conectados ao mundo virtual, e colocam a escola em estado de alerta sobre sua função psicosocial na sociedade .Assim, surge a necessidade de a escola pensar em novas estratégias para atingir seu público, utilizando as novidades tecnológi­cas e as mídias disponíveis. É a oportunida­de para que toda a comunidade escolar in­teraja por um mundo melhor possível.
Todos esses recursos tecnológi­cos facilitam e intensificam a comunicação. 'A escola é pura comunicação, é um ambien­te socializador, é troca. Com a utilização contínua da Internet em vez da abordagem de disciplinas de forma isolada, os assuntos terão o enfoque interdisciplinar. O professor estimulará a organização de projetos para que o estudante desenvolva
habilidades consideradas fundamentais. O objetivo é que ele identifique problemas, pesquise, tome decisões e se comunique com eficácia. Isso pressupõe a vinculação dos conhecimentos científicos com a prática relacionada à contextualização dos fenômenos físicos, químicos, biológicos e sociais, bem como a superação das dicotomias entre humanismo e tecnologia .







  • O Binômio tempo-Espaço, ressignificações


Imagine poder voltar na matéria do jornal Nacional exibida em 21/04/1985, no exato momento da morte do Presidente Tancredo Neves como se estivesse revivendo aquele fato histórico.Trabalhar com vários filmes sobre a África o Egito , tudo isso utilizando a Internet!
O Professor terá um papel que vai além de apenas transmitir conhecimentos. Ele orientará e motivará os alunos. Os alunos acompanharão lições por meio de recursos audiovisuais, em vez do tradicional quadro-negro e/ou do Livro Didático .



“Nós”, literal e figuradamente, nas tramas das Redes Sociais...



O Orkut,é ferramenta tam­bém conhecida pelo nome de Rede Social, pode auxiliar Instituição Escolar a marcar presença no cenário in-terativo e a se relacionar com seu público-alvo.
É preci­so entender seu significado e sua utilidade na educação e na vida das pessoas jovens e adultas. Estas ferramentas apresentam para a educação a oportunidade de en­trar em um campo “cheio” de infor­mações e de atingir a maioria dos adolescentes e jovens", além de fazer com os adultos também se interessem por ela Um dos principais recursos do Orkut é a criação e partici­pação em comunidades. Para estar nessa rede a escola pode fazer parte de co­munidades que discutam temas voltados à educação; ou também manter um perfil para divulgar informações sobre a área, sendo fonte de conteúdo programático para os inte­ressados em pesquisa e conhecimento, como por exemplo: " Mate­mática me persegue", e seus tópicos de discussão, trabalhando com as resoluções e ex­plicações de teorias e problemas; “DES-PROBLEMATIZAÇÃO”.



A palavra Blog ou Weblog vem de Web Log (inglês) que pode representar anotações na web ou diário na web; no português é comum as pessoas dizerem “Vou Blogar” ao se referirem ao ato de adicionar conteúdo a um blog ou “Estou Blogando”.Trata-se de uma página da internet onde o usuário pode inserir seu conteúdo sem que tenha a necessidade de programar ou de entender de programas de linguagem Web difíceis, tudo é feito online por um sistema já montado onde o usuário tem apenas que se logar no sistema e inserir o conteúdo desejado, tornando-se um atrativo para a maioria das pessoas. Resumindo, Blog é compartilhamento de idéias, informação e conhecimento







  • Nesse espaço “real - virtual”, vão várias informações, expresando a filosofia e os princípios de nossa escola, como , por exemplo, o calendário escolar, nossos projetos, atividades (extra) curriculares, grupos de debates com os temas abordados no blog ; as propostas psico(sócio)pedagógicas publicadas no Blog, corroborando com o fluxo da comunicação-ação




  • Acesse é conheça nosso trabalho! cejosemarti.blogspot.com
    MVS












domingo, 9 de maio de 2010

DIA DAS MÃES: MÃE NÃO TEM IDADE, NÃO TEM TAMANHO; MÃE TEM A IDADE E O TAMANHO DE QUE PRECISAMOS


POEMA À MÃE, EUGENIO DE ANDRADE

No mais fundo de ti

Eu sei que te traí, mãe.

Tudo porque já não sou

O menino adormecido

No fundo dos teus olhos

Tudo porque ignoras

Que há leitos onde o frio não se demora

E noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo

São duras, mãe,

E o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas

Que apertava junto ao coração

No retrato da moldura

.Se soubesses como ainda amo as rosas,

Talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa

Esqueceste que as minhas pernas cresceram

Que todo o meu corpo cresceu,

E até o meu coração

Ficou enorme, mãe!

Olha - queres ouvir-me? -

Às vezes ainda sou o menino

Que adormeceu nos teus olhos;

Ainda aperto contra o coração

Rosas tão brancas

Como as que tens na moldura;

Ainda oiço a tua voz:

Era uma vez uma princesa

No meio do laranjal...

Mas - tu sabes -

a noite é enorme,

E todo o meu corpo cresceu

Eu saí da moldura

Dei às aves os meus olhos a beber

Não me esqueci de nada, mãe

Guardo a tua voz dentro de mim.

E deixo as rosas.

Boa noite.

Eu vou com as aves.

MÃE, A MAIOR PALADINA DA JUSTIÇA QUE O MUNDO JÁ CONHECEU!
LJD

sábado, 1 de maio de 2010

CLASSIFICADOS: PRECISA-SE DE TRABALHADOR DINÂMICO...


O Dia Mundial do Trabalho é comemorado na data de 1º de maio

Corpo, trabalho e a passagem do "corpo-energia" para o "corpo-informação".

TRABALHO : ação que transforma o mundo natural e material de acordo com o desejo e as necessidades humanas pela humanização desse mundo e criando a cultura material.

Trabalho implica mais que hábitos significativos que definiriam a relação corpo-mundo. Trabalho é uma maneira de satisfação de necessidades e (ao menos algumas) necessidade é baseada no
corpo biológico ou sistema orgânico

Habermas



No lugar do trabalho organizado, altos níveis de desemprego estrutural; rápida destruição e reconstrução de habilidades; ganhos modestos, quando há, de salários reais; e o retrocesso do poder sindical".
D.Harvey


POR CONTA DA DISSEMINAÇÃO DA LÓGICA DO CAPITAL QUE TRANSFORMA FORÇA DE TRABALHO EM MERCADORIA, O SENSO COMUM TENDE, EM GERAL, A CONFUNDIR TRABALHO COM EMPREGO. ASSIM SENDO:
PARA GRAMSCI, O TRABALHO É A PRÓPRIA FORMA DE O SER HUMANO PARTICIPAR ATIVAMENTE NA VIDA DA NATUREZA A FIM DE A TRANSFORMAR E A “SOCIALIZAR


TRABALHO E EMPREGO - CONCEITOS DISTINTOS:



  • O "TRABALHO"- PODEMOS DIZER- NASCEU COM O HOMEM, DESDE OS TEMPOS DE ANTÃO, TEMPOS MAIS REMOTOS- O HOMEM COMEÇOU A TRANSFORMAR A NATUREZA E O AMBIENTE AO REDOR COM O AUXÍLIO DO “ARTESÃO”, “HOMO FABER”, HOMEM “FAZEDOR”, FABRICANTE, TRABALHADOR


  • O EMPREGO É UM CONCEITO QUE SURGIU POR VOLTA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, É UMA RELAÇÃO ENTRE HOMENS QUE VENDEM SUA FORÇA DE TRABALHO POR ALGUM VALOR, ALGUMA REMUNERAÇÃO, E HOMENS QUE COMPRAM ESSA FORÇA DE TRABALHO PAGANDO ALGO EM TROCA, ALGO COMO UM SALÁRIO

SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OCORRIDA NA INGLATERRA, INTEGRA O CONJUNTO DAS "REVOLUÇÕES BURGUESAS" DO SÉCULO XVIII, RESPONSÁVEIS PELA CRISE DO ANTIGO REGIME, NA PASSAGEM DO CAPITALISMO COMERCIAL PARA O INDUSTRIAL. OS OUTROS DOIS MOVIMENTOS QUE A ACOMPANHAM SÃO A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS E A REVOLUÇÃO FRANCESA, QUE SOB INFLUÊNCIA DOS PRINCÍPIOS ILUMINISTAS, ASSINALAM A TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA CONTEMPORÂNEA. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI RESPONSÁVEL PELA REORDENAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL DURANTE O SÉCULO 19, POIS REPRESENTOU A NOVA DINÂMICA CAPITALISTA, RESPONSÁVEL POR SUPERAR O MERCANTILISMO

O HOMEM TRABALHADOR É TAMBÉM O HOMEM LÚDICO !!!

"
O SER HUMANO É COMPLEXO E TRAZ EM SI, DE MODO BIPOLARIZADO, CARACTERES ANTAGONISTAS:
HOMO SAPIENS E DEMENS (SÁBIO E LOUCO)
HOMO FABER E LUDENS (TRABALHADOR E LÚDICO)
HOMO EMPIRICUS E IMAGINARIUS (EMPÍRICO E IMAGINÁRIO)
HOMO ECONOMICUS E CONSUMANS (ECONÔMICO E CONSUMISTA)
HOMO PROSAICUS E POETICUS (PROSAICO E POÉTICO)."

HOMO FABER: O HOMEM QUE FABRICA, CARÁTER UTILITÁRIO, RAZÃO
HOMO LUDENS: O HOMEM QUE BRINCA, FRUIÇÃO, EMOÇÃO, PRAZER


HOJE- SÉCULO XXI - NA CHAMADA PÓS-MODERNIDADE OU CAPITALISMO TARDIO - É SOLICITADA UMA NOVA VISÃO DE TRABALHADOR/A: AQUELE QUE É FLEXÍVEL, CRIATIVO, PESQUISADOR, POLIVALENTE, QUE SAIBA ATUAR EM VÁRIOS RAMOS DO SETOR PRODUTIVO.


E BRAVERMAN NOS AUXILIA A COMPREENDER MELHOR A DIMENSÃO DIALÉTICA E CRIADORA DO TRABALHO:
O TRABALHO QUE ULTRAPASSA A MERA ATIVIDADE INSTINTIVA É ASSIM A FORÇA QUE CRIOU A ESPÉCIE HUMANA E A FORÇA PELA QUAL A HUMANIDADE CRIOU O MUNDO COMO O CONHECEMOS”


SE NÃO, A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO, FACE À PÓS-MODERNIDADE:
A FINALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, MULTIMÍDIA E GLOBALIZADA, É POSSIBILITAR QUE OS ALUNOS TRABALHEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA OPERÁ-LOS, REVÊ-LOS E RECONSTRUÍ-LOS COM SABEDORIA. O QUE IMPLICA ANALISÁ-LOS, CONFRONTÁ-LOS, CONTEXTUALIZÁ-LOS. PARA ISSO, HÁ QUE OS ARTICULAR EM TOTALIDADES QUE PERMITEM AOS ALUNOS IREM CONSTRUINDO A NOÇÃO DE “CIDADANIA MUNDIAL
PIMENTA

O ATO EDUCATIVO EM SI É UM ATO DE TRABALHO E LUDICIDADE
LJD


NO C.E.JOSE MARTI, PROJETO INTERTITULAR , A PROPÓSITO DO TEMA TRANSVERSAL "TRABALHO":



  • TRABALHAR, VERBO TRANSITIVO, PROCESSUALIDADE INSTITUINTE

LJD


Nada de horrível, não pensem,
Nenhuma desgraça ilustre
Nem dores maravilhosas,
Dessas que orgulham a gente,
Fazendo cegos vaidosos,
Tísicos excepcionais,
Ou formando Aleijadinhos,
Bethovens e heróis assim:
Pedro apenas trabalhou.
Mário de Andrade

CONSELHO DE CLASSE: INTER - MEDI -A- ÇÕES SOCIO (PSICO) PEDAGÓGICAS



GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO METROPOLITANA III – CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U. A. 181731; UE 33069948
Av. Professor Plínio Bastos, 631 - Olaria - CEP.: 21021-350– RJ/RJ
Telefones: 23347528 e 23347527
E-MAIL: COLEGIOESTADUALJOSEMARTI@GMAIL.COM
BLOG: cejosemart.blogspot.com
Photobucket
TEXTOS MOTIVACIONAIS DO CONSELHO DE CLASSE / 2010, em 30 DE ABRIL DE 2010
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI; A ESCOLA-DA-NOITE, ESCOLA DO
EX-POENTE

PENSAR É TRANSGREDIR
Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido. Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo.
Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante: "Parar pra pensar, nem pensar!" O problema é que quando menos se espera ele chega, o sorrateiro pensamento que nos faz parar. Pode ser no meio do shopping, no trânsito, na frente da tevê ou do computador. Simplesmente escovando os dentes. Ou na hora da droga, do sexo sem afeto, do desafeto, do rancor, da lamúria, da hesitação e da resignação. Sem ter programado, a gente pára pra pensar. Pode ser um susto: como espiar de um berçário confortável para um corredor com mil possibilidades. Cada porta, uma escolha. Muitas vão se abrir para um nada ou para algum absurdo. Outras, para um jardim de promessas. Alguma, para a noite além da cerca. Hora de tirar os disfarces, aposentar as máscaras e reavaliar: reavaliar-se. Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto. Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigações também, é claro, pois não temos sempre cinco anos de idade, quando a prioridade absoluta é dormir abraçado no urso de pelúcia e prosseguir, no sono, o sonho que afinal nessa idade ainda é a vida.
Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar. Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo. Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos. Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem. Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada. Parece fácil: "escrever a respeito das coisas é fácil", já me disseram. Eu sei. Mas não é preciso realizar nada de espetacular, nem desejar nada excepcional. Não é preciso nem mesmo ser brilhante, importante, admirado. Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.
Lya Luft



  • É INCRÍVEL QUANTO AS PESSOAS GOSTAM DE JULGAR. JULGA-SE EM TODO LUGAR, CONTINUAMENTE. PROVAVELMENTE, PARA A HUMANIDADE, É UMA DAS COISAS MAIS SIMPLES A FAZER, NÃO POSSO DEIXAR DE PENSAR EM UMA CRÍTICA QUE NÃO PROCURE CRITICAR, MAS FAZER EXISTIR UMA OBRA, UMA FRASE, UMA IDEIA, ACENDERIA FOGOS, OLHARIA A GRAMA CRESCER, ESCUTARIA O VENTO E IMEDIATAMENTE TORNARIA A ESPUMA DO MAR PARA DISPERSAR. REPRODUZIRIA, AO INVÉS DE JUIZOS, SINAIS DE VIDA, INVOCÁ-LOS-IA, ARRRANCÁ-LOS-IA DO SEU SONO
    FOUCAULT


    ESCOLA-DA-NOITE: PARIDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES; RESSIGNIFICANDO OS ENTRE-TONS INSTITUCIONAIS
    LJD


    A DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI




  • VIVER E APRENDER SÃO COISAS QUE NÃO SE SEPARAM, JÁ QUE VIDA, EXPERIÊNCIA E APRENDIZAGEM ESTÃO INTRINSECAMENTE LIGADAS (...)VIVEMOS, EXPERIMENTAMOS, APRENDEMOS E CONHECEMOS
    MATURANA, APRENDER NO VIVER
    DA LISTA DE PRESENÇA DO 1º CONSELHO DE CLASSE/ 2010
    RJ, 30 DE ABRIL DE 2010

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO METROPOLITANA III – CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U. A. 181731; UE33069948
Av. Professor Plínio Bastos, 631 - Olaria - CEP.: 21021-350– RJ/RJ

Telefones: 23347527 e 23347528

E-MAIL:colegioestadualjosemarti@gmail.com

BLOG: cejosemart.blogspot.com

AGENDA SINÓPTICA DO C.E. JOSE MARTI
CONSELHO DE CLASSE/ 2010, em 30 de abril de 2010

NOS DES-EMBARAÇOS DOS DES-A-FIOS DA AVALIAÇÃO ;

Todos: avaliadores e avaliandos permanentes : ética da responsabilidade

Re-apresentação do “PPP” da U.E:
EDUCAÇÃO PELA AD –MIRAÇÃO; UMA ESCOLA EM-DE- TODOS OS SENTIDOS

C.E. JOSE MARTI: MISSÃO, VALORES...IDENTIDADE(S) DA ESCOLA-C.E. JOSE MARTI- PLURAL E SINGULAR, INCLUSIVA-UNIDADE NA/DA DIVERSIDADE

RA (RE) TIFICAÇÃO DO ( RE ) PLANEJAMENTO (EXTRA) CURRICULAR
Textos Motivacionais , sinergia
MOMENTO SÓCIO(PSICO)INSTITUCIONAL DA PALAVRA E DO DIÁLOGO; DIS-CURSOS ...

A ligação, as conexões, da Unidade Escolar com órgãos centrais; regulamentações, normatizações, diretrizes; autonomia-interonomia

Gestão democrática, publicização e transparência, bem-público, bem-comum
Associação de Apoio à Escola( A.A.E do C.E. JOSE MARTI )
Alunos Representantes de Turma
Grêmio Estudantil : “QUANTA”
Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA...
Conselho de Classe...

PROJETOS EXTRA INSTITUCIONAIS
· Olimpíadas de língua Portuguesa
· Olimpíadas de Matemática
· PROJETO FAÇA A PARTE : C.E. Jose Marti, Selo Escola Solidária:
RE_TRATO S DA SOLIDARIEDADE...

PAP, da Parte Diversificada do Currículo- da atinente Matriz Curricular
PAP1 - 05/05/2010 - ENTRE-TANTOS A-FAZERES DA/NA ESCOLA; ESCOLA-DA-NOITE, DO ALUNO-TRABALHADOR
PAP2 - 06/07/2010 - SOB A ÓTICA DA DES-CONFIANÇA; NA ERA DAS IN- CERTEZAS

Portfólio ou porta-fólio, reunindo arte e educação, um intrumento de
desing de avaliação consubstanciador das demais práticas avaliativas

FLUXO ESCOLAR; IN- FREQUÊNCIA, PRESENÇA- efetiva e eficaz- E PONTUALIDADE (S)

AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Conforme o Calendário da Unidade Escolar, em consonância com o respectivo Calendário/2010 da SEEDUC

  • Os protagonistas do novo paradigma conduzem uma luta apaixonada contra todas as formas de dogmatismo e autoridade

Santos, Boaventura de Souza. Um Discurso sobre as Ciências

  • São as responsabilidades éticas individuais que asseguram os direitos coletivos

LJD

A DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI