quinta-feira, 30 de setembro de 2010




GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III –CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948 U.A. 181731
ATO AUTORIZATIVO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO/ 1987 – RECONHECIMENTO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO DE 1987
ENDEREÇO: Av. Prof.º Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ / RJ
CEP.: 21021-350 – Tel.: 23347528 Fax: 23347527
E-MAIL:
colegioestadualjosemarti@gmail.com




AGENDA SINÓPTICA DO C.E JOSE MARTI
3º BIMESTRE LETIVO DE 2010, EM 29 DE SETEMBRO DE 2010



A JUSTIÇA SOCIAL GLOBAL NÃO É POSSÍVEL SEM UMA JUSTIÇA COGNITIVA GLOBAL
BOAVENTURA SOUZA SANTOS


Textos dinamizadores, emotizadores, sinérgicos


Instituição, Escolar Pública: conjunto de regras, normas e recursos implicados, de modo público e democrático, probatório da eticidade pessoal- profissional


§ Do trabalho com-partilhado, “Complexus”; .: GEP ( GRUPO DE ESTUDOS DOCENTES – EDUCAÇÃO- PERMANENTE)


§ ESCOLA ENTRE-TANTOS: ambiência inclusiva, cidadã, democrática; fluxo-refluxo-influxo; intersecções rotinizadas de práticas iníquas, desajuizadas, “deselegâncias”


§ A PALAVRA/2010 É: INCLUSÃO


§ Dinâmica socio-ténica-inclusiva: equipamentos eletro-eletrônicos, midiáticos, materiais didático- pedagógicos- compra, aquisição, da AAE; utilização e responsabilização do professor-mediador


§ Inter-conexões Cidadãs da Escola de Gestão Pública:
_Associação de Apoio à Escola( A.A.E do C.E. JOSE MARTI )
_ Alunos Representantes de Turma
_ Escola-Família-Mundo
_Conexão Educação
_Grêmio Estudantil : “QUANTA”
_Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA
_Conselho de Classe


§ PPP DA U.E: EDUCAÇÃO PELA AD- MIRAÇÃO; UMA ESCOLA- EM- DE TODOS OS SENTIDOS; e Intertítulos responsivos
_ PAP –Projetos de ações sócio ( psico ) pedagógigos – PROJ DEF, “Núcleo da parte Diversificada da Respectiva grade curricular, com vistas ao “Currículo Oculto”, ao Extracurricular; pela “inter-transmulti plur-i(in)disciplinaridade “ ( bimestral , temático, “complexus” )


*PAP4/2010 ( TEMÁTICA?!)- E - DITO –MU- RAL
·



  • Avaliação, consoante PPP da U.E., Projeto Intertitular: NOS DES-EMBARAÇOS DOS DES-A-FIOS DA AVALIAÇÃO

_Portfólio ou porta-fólio, reunindo arte e educação, um instrumento consubstanciador dos Discursos e Práticas de avaliação ; responsiv0 e consubstanciador das demais práticas avaliativas




  • Educação pela (para) Excelência de Qualidade...o Aluno-Trabalhador : Ciber-culturas, identidades; o Portifólio, o Blog ( É imprescindível participar...Torne-se um membro de nosso blog!!! )


  • Projeto Faça Parte- C.E. Jose Marti, Selo Escola Solidária: RE_TRATO S DA SOLIDARIEDADE...


  • Projetos e Programas implantados – e para implementação pelas U.ES: HISTÓRIA DA ÁFRICA E DAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS; Educação Fiscal; Cinema para Todos, Programa de Leitura(s), Projeto Geração do Futuro, PDDE, ...


  • Fluxos Escolares (vicissitudes, susceptibilidades) : acesso, permanência; freqüência, desempenho escolar ( É DE/POR TODOS!!! )




  • PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ES COLAR – “A Unidade Escolar foi indicada por seu Orientador de Gestão para participar do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2011 – Ano Base 2010”


    A CONFIANÇA SEM RESPONSABILIDADE PODE TORNAR-SE UNILATERAL, OU SEJA, CAIR NA DEPENDÊNCIA; A RESPONSABILIDADE SEM CONFIANÇA É IMPOSSÍVEL, PORQUE SIGNIFICARIA O ESCRUTÍNIO CONTÍNUO DOS MOTIVOS E DAS AÇÕES DO OUTRO
    ANTHONY GIDDENS




    A DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI
    RIO DE JANEIRO, 29 DE SETEMBRO DE 2010






    ,




quarta-feira, 29 de setembro de 2010

RE-UNIÃO DO C. E. JOSE MARTI



GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III –CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948 U.A. 181731
ATO AUTORIZATIVO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO/ 1987 - RECONHECIMENTO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO DE 1987
ENDEREÇO: Av. Prof.º Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ / RJ
CEP.: 21021-350 – Tel.: 23347528 Fax: 23347527
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BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com/



SINERGIA- FRUIÇÃO E FLUIÇÃO- IDEIA-FORÇA: BEM-PÚBLICO, “NOSSO-BEM”, BEM-COMUM

  • EU, O VENTO

Eu, o vento, que sou calmo e violento, sou vendaval e brisa que a mercê da vida, às vezes sou conforto, às vezes incômodo. Às vezes paz, às vezes caos. Eu, o vento, que sou incolor e frio, sou calor e sangue, que a mercê da vida, às vezes sou dor, às vezes rotina. As vezes sou morte, às vezes vida. Eu, o vento, que sou órfão e só, sou carinho e carente, que a mercê da vida, às vezes sou colheita, às vezes plantio. Às vezes sou notado, às vezes esquecido. Eu, o vento, que sou força e anemia, sou opressor e vítima, que a mercê da vida, às vezes sou vento, simplesmente.
Mário Nhardes

  • FAHRENHEIT 451
Felizmente, pessoas excêntricas como ela (a jovem sumida) não ocorrem com muita freqüência. Agora, já sabemos como consertar quase todas na infância bem cedo. Não se pode construir uma casa sem prego e sem tábuas. Se você não quer que uma casa seja construída, esconda os pregos e as tábuas. Se você não quer que uma pessoa seja politicamente infeliz, não lhe dê os dois lados de uma questão para se preocupar. Dê-lhe um só. Melhor ainda, não lhe dê nenhum. Será melhor ela esquecer que existe uma coisa como a guerra. Se o governo for ineficiente, autoritário e perdulário, é melhor ser tudo isso sem que as pessoas se preocupem com essas coisas. Paz, Montag. Dê às pessoas concursos que elas ganham lembrando-se das letras das canções mais populares, dos nomes das capitais ou de qual estado produz mais petróleo. É melhor entulhá-las de dados não combustíveis, entupi-las com tantas "informações" que elas se sintam enfastiadas, mas muitíssimo "brilhantes". Aí elas acham que estão pensando, ficam com uma impressão de estar em movimento sem se mexer. E ficarão felizes porque os fatos dessa espécie não se modificam.Não lhes dê coisas escorregadias, como filosofia ou sociologia para embrulhar as coisas. Esse é o caminho da melancolia. Qualquer homem que seja capaz de desmontar uma TV mural e montá-la de novo (e hoje em dia quase todo mundo sabe fazer isso) é mais feliz do que o homem que tenta calcular, medir e equacionar o Universo, que simplesmente não se deixa medir ou equacionar sem que o homem se sinta vil e solitário. Eu sei, eu já tentei. Para o inferno com isso. Então, vamos lá, com clubes e festas, acrobatas e mágicos, saltimbancos, carros a jato, ciclo-helicópteros, sexo e heroína, tudo o que tem a ver com reflexo automático. Se o drama é ruim, se o filme não diz nada, se a peça é vazia, agite-me com sons eletrônicos e bem altos. Vou pensar que estou reagindo à peça, quando se trata apenas de uma reação tátil às vibrações. Mas não ligo. Tudo o que eu quero é uma *boa diversão.
Ray Bradbury
*GRIFO MEU
  • UM TIPO DE PRIVAÇÃO

O ser humano se distingue dos outros animais por sua capacidade de fazer perguntas com o objetivo de adquirir conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo em que vive. Reconhecendo este fato, Aristóteles dá início a um de seus mais importantes livros com a seguinte sentença: "Todos os homens, por natureza, tendem ao saber". Em outras palavras, ele diz que o desejo de conhecer é uma necessidade tão natural quanto o desejo de comer.Entretanto, há uma diferença curiosa entre a necessidade de conhecimento e a necessidade de comida. Quando desprovidos de alimento, a maioria dos seres humanos é capaz de percebê-lo, porque sentem o estômago doer. Mas, se desprovidos de conhecimento, não é sempre que os seres humanos se dão conta dessa privação. Desafortunadamente, é raro sentirmos a dor da ignorância como sentimos a dor da fome.

Mortimer Adler

  • O termo solidariedade é apenas uma maneira de sugerir que nós, humanos, só podemos contar conosco e não podemos procurar a salvação fora das práticas sociais.
    Richard Rorty


  • ESCOLA PÚBLICA: A REVERBERAÇÃO DA GRANDEZA DO BEM-COMUM
    LJD



A DIREÇÃO DO C. E. JOSE MARTI
RIO DE JANEIRO, 29 DE SETEMBRO DE 2010


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CALENDÁRIO DO 4º BIMESTRE/ 2010



CALENDÁRIO BIMESTRAL
4º BIMESTRE / 2010 –

DE 04/10 A 20/12/2010




_AVALIAÇÕES BIMESTRAIS-AV4- DE 06/12 A 10/12/2010


  • PAP4/2010- CULMINÂNCIA - 14/12 / 2010

  • PRÉ-COC 4- 17/12/2010

  • COC4/2010- 20/12/2010

NO C E JOSE MARTI: CINEMA; UMA PARADA EM MOVIMENTO...


O Cinema Para Todos busca a democratização do acesso ao cinema Brasileiroatravés da distribuição de vales-ingresso a alunos e educadores da redepública estadual. Convidamos você a conhecer um pouco mais dessa iniciativa!
Saiba mais em www.cinemaparatodos.rj.gov.br


PREZADO ALUNO, AGUARDE A DIVULGAÇÃO DE NOSSA AGENDA!
VAMOS JUNTOS , MAIS UMA VEZ, AO CINEMA!!!

domingo, 26 de setembro de 2010

HOMEM E MÁQUINA, COMUNHÃO IM-PERFEITA?! QUEM NOS DIZ...




Você Está Aqui, de Christopher Potter.




TECNOLOGIA,
CENTRO DINÂMICO
DAS MUDANÇAS
ECONÔMICAS
E
SOCIAIS;
NOSSO

RELACIONAMENTO
COM O CORPO,
COM O MUNDO ,
COM OS OUTROS...





E UM LÉXICO,
DEVERAS, FAMILIAR:
PÓS-MODERNIDADE,
GLOBALIZAÇÃO,
RELATIVISMO,
QUÂNTICO,INTERNET,
TEMPO-ESPAÇO,
(NÃO) LINEARIDADE,
CARTESIANO, HOLISTA,
INCLUSÕES, EXCLUSÕES,
REAL, VIRTUAL,
REDE,AMBIENTE,NÓS,
CIBERCULTURAS,
CIBERCIDADÃOS, ...


ODE TRIUNFAL

AH! PODER EXPRIMIR-ME,TODO COMO O MOTOR SE EXPRIME

SER COMPLETO COMO UMA MÁQUINA!{...}

FRATERNIDADE COM TODAS AS DINÂMICAS

PROMISCUA FURIA DE SER PARTE-AGENTE

DO RODAR FÉRREO E COSMOPOLITA

DOS COMBOIOS ESTRÊNUOS...
Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa)





  • Com certeza, um novo homem nasce nos dias atuais. (...) Ainda que em meio a cadáveres resultantes de crimes globais e conscientes contra a humanidade
    Michel Serrres

Houve um progresso cognitivo inacreditável neste século, que levou a um progresso tecnológico, mas os progressos cognitivo e tecnológico não implicaram um progresso moral. É preciso estabelecer distinções claras. Dizer que Auschwitz é a consequência do iluminismo é ridículo
Alan Sokal


Nunca, na história da filosofia, uma vitória foi tão completa como a que goza hoje a epistemologia pós-moderna, em especial sua vertente relativista. Por meio da expansão cognitiva imbricada no indeterminismo quântico e na teoria do caos, a ciência pós-moderna abole o conceito de realidade "física" e privilegia a não-linearidade e a descontinuidade
Alan Sokal





  • No seu estado propriamente eletrônico, a informação - não importa se de uma peça musical, de um texto poético ou de uma imagem computadorizada - não consiste em outra coisa que impulsos ondulares ou bits numéricos. A escolha do meio de exibição é que vai definir o caráter formal da mensagem. Assim é que, em certas práticas significantes limítrofes, uma peça musical pode ser "vista" numa tela, uma imagem pode ser "ouvida" numa caixa de som e um poema literário pode ser experimentado como uma escultura holográfica
    Glauco Jose Machado


Não sou contra a técnica, ela nos deu objetos maravilhosos. O que quero sublinhar é que se nós não somos capazes de ter uma crítica desta arte do motor, ficamos como a1guém que gosta de música, mas sem ter julgamento de valor, achando que tudo em música é bom, é genial. E quando se diz que tudo é bom é porque não se tem nenhum julgamento, nenhum livre-arbítrio, mantendo-se condicionado.
Amar é escolher. É dizer isto e não aquilo. Amar isto, isto e isto, é igual a zero. Não existe divisão democrática da cultura técnica. O que é muito grave.

A bomba informática, Paul. Virilio



  • Hoje temos um capitalismo que está baseado no monopólio da invenção tecnológica. Não se trata de um monopólio da criação da ciência e de novas tecnologias. É um monopólio da invenção da tecnologia de cabo a rabo, desde o momento em que você inventa uma molécula até o momento em que ela se transforma em remédio. O que significa que todos podem descobrir com um pajé na Amazônia uma substância para curar a Aids, mas, para transformar essa molécula em remédio, é necessária uma quantidade de testes que custam algo em torno de US$ 400 milhões. Não temos condições. A não ser pela borda, procurando nichos para construir um caminho.
    Entrevista de José Arthur Gianotti ao jornal Folha de S. Paulo-30 dez. 2001

As sociedades se transformam – vão e vêm. As tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e até mesmo o pensamento. As desigualdades se deslocam, se agrava, são recriadas em novos terrenos. Os atores encontram-se em múltiplos campos sociais; a modernidade não permite que ninguém se proteja das contradições do mundo.
Perrenoud



  • Quando me perguntam o que é que o futuro nos reserva, eu respondo sempre ‘observem o vosso teclado de computador – está mesmo na vossa frente: “Sshift control.” Tal como disse, em 1998, um responsável pela IBM,”A emergência de redes poderosas respeita a muitas coisas, mas é sobretudo uma questão de transferência de poder
    Thornburg

Quem e o que está conectado e desconectado ao longo do tempo constitui característica fundamental de nossas sociedades
Manuel Castells




  • O campo das novas tecnologias é, como diz P.Lévy, "um campo aberto, conflituoso e parcialmente indeterminado, no qual nada está decidido a priori". Neste campo não há imutabilidade, mas constantemente novas conexões imprevisíveis. Por isto, o filósofo, o educador, o historiador ou o sociólogo precisam ir mais longe, não podem ficar presos a um ponto de vista, e sim, "abrir-se a possíveis metamorfoses"
    Pierry Lévy

Eu não estou dizendo que tudo é ruim; eu estou dizendo que tudo é perigoso
Michel Foucault.



Brincar De Viver
Guilherme Arantes
Composição: Jon Lucien / Guilherme Arantes
Quem me chamou?
Quem vai querer
Voltar pro ninho
Redescobrir seu lugar...
Prá retornar
E enfrentar o dia-a-dia
Reaprender a sonhar...
Você verá que é mesmo assim
Que a história não tem fim
Continua sempre que você
Responde "sim"
A sua imaginação
A arte de sorrir
Cada vez que o mundo
Diz "não"...
Você verá
Que a emoção começa agora
Agora é brincar de viver...
Não esquecer
Ninguém é o centro do universo
Assim é maior o prazer..
Você verá que é mesmo assim
Que a história não tem fim
Continua sempre que você
Responde "sim"
A sua imaginação
A arte de sorrir
Cada vez que o mundo
Diz "não"...
E eu desejo amar
A todos que eu cruzar
Pelo meu caminho
Como eu sou feliz
Eu quero ver feliz
Quem andar comigo...
Vem!
Agora é brincar de viver!
Agora é brincar de viver!...
Ah Ah Ah!
Oh Oh Oh!
Uh Uh! Uh Uh!...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NO SÉCULO XXI: ÉDIPO OU/E NARCISO?!


PINTURA A ÓLEO, ECO E NARCISO, DE JOHN WILLIAM WATERHOUSE
  • PÓS-MODERNIDADE:, “Sociedade Espetáculo” Debord): O imperativo e persuasivo superego pós-moderno;“ele manda você sentir prazer naquilo que vocêé obrigado a fazer”

VICISSITUDES DA ALMA; DOLOS E DANOS; FAÇAMO-NOS, POIS, CONSTRUTORES DE PONTES , FUNDEANDO EXTRAMUROS AO REVÉS DA SOCIEDADE DE CONTROLE
LJD
MAL-ESTAR SOCIAL, MAL-ESTAR EMOCIONAL, MAL-ESTAR FÍSICO


“AS NOVAS DOENÇAS DA ALMA” (KRISTEVA): DISTÚRBIOS (TRANSTORNOS) ESTADOS DE ANGÚSTIA, DEPRESSÃO, SINDROMES DO PÂNICO, DE BURNOUT; ANOREXIA, BULEMIA...; DISTURBIOS (TRANSTORNOS) DE COMPORTAMENTO, HIPERATIVIDADE...AUTISMO, AGRESSIVIDADE, ANSIEDADE ,FOBIA, BULLYING

Uma grande parte dos distúrbios de comportamento reflete o desequilíbrio social e emocional das relações existentes
-
Anorexia nervosa e bulimia: distúrbios do comportamento alimentar
-Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". A versão digital desse tipo de comportamento é chamada de cyberbullying, quando as ameaças são propagadas pelo meio virtual.
-BURNOT: UM DESAFIO À SAÚDE DO TRABALHADOR; esgotamento pessoal no ambiente de trabalho; uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional, caracterizando-se geralmente por exaustão emocional; O esgotamento psicofísico do organismo (burnout),


O ADOECER NUMA VISÃO PSICOSSOMÁTICAO adoecimento do ser humano é uma das formas de expressão quando ele se encontra no limiar do sofrimento.Cabe ao profissional da área da Saúde, buscar compreender essa forma de linguagem.Foi a única maneira que o paciente encontrou para dizerque ele não está, absolutamente, conseguindo lidar,com um certo equilíbrio, com as situações difíceis da sua vida.(A.D. Cantone)



DES-ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL, ECONÔMICA, DES-EMPREGO, DES-ESTABILIZAÇÃO; DES-ORGANIZAÇÃO EMOCIONAL, DES-ORGANIZAÇÃO FÍSICA
IN-CERTEZAS, DES-TERRITORIALIZAÇÕES, DES-ANIMOS
LJD




“Desde a origem da humanidade, o homem está exposto a situações de trauma psíquico. Trauma quer dizer “ferida “ em grego e pode ser definida como reação de pânico diante de situações de violência extrema. As situações traumáticas estão sempre ligadas a perdas que exigem um trabalho de luto que nem sempre é bem-sucedido. O desemprego, flagelo do nosso tempo, é uma das fontes mais profundas de traumas. O desemprego estrutural atinge tanto os paises ricos quanto os pobres, em que a vaga do trabalhador é substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos. O sujeito desempregado encontra-se sem perspectivas de conseguir outro emprego e se vê sem saída e solitário. O sujeito sente-se à margem da sociedade, sem referências e sem identidade.”




Prefiro as máquinas que servem para não funcionar:



quando cheias de areia de formiga e musgo –



elas podem um dia milagrar de flores.



(Os objetos sem função têm muito apego pelo abandono.)



(O abandono me protege.)
Manoel de Barros





AS NOVAS TECNOLOGIAS REPRESENTAM O TRIUNFO DE NARCISO SOBRE ÉDIPO


NARCISISMO

O indivíduo pode investir em sua identidade online por meio de dois artifícios: criar um alter ego ou transpor para a tela sua identidade na vida real Nesse processo, os limites entre identidade real e identidades online às vezes se embaralham... na sociedade narcisista, O outro, reduzido a mero instrumento de meu prazer, torna-se descartável. Não por acaso encontramos aqui a mesma compulsividade da sociedade de consumo, a reiteração do movimento que vai do encantamento à frustração.
O narcisista coloca seus próprios interesses acima de tudo... Entre identidades individuais fluidas e identidades grupais fluidas, o relacionamento naturalmente também é fluido. Cada faceta da identidade individual, por exemplo, pode ser associada a um grupo diferente ... cruzamento de várias redes (que se organizam de maneira não-hierárquica e transcendem as barreiras geográficas), sem ter maiores compromissos com nenhuma delas.






ÉDIPO REI, TRAGÉDIA GREGA ESCRITA POR SÓFOCLES - ÉDIPO- em grego antigo, significa “transliteração”*-ao nascer Édipo foi levado por um criado, por ordem de seu próprio pai, para ser abandonado em uma montana; porém, Édipo foi encontrado e por um rei adotado; anos depois, sem saber suas origens, matou , sem o saber, seu próprio pai; casou-se com sua mãe, a rainha, tornando-se o “rei Édipo. Dessa união, nasceram quatro filhos. Uma peste veio assolar Tebas, o reino de Édipo. Édipo envia seu cunhado, Creonte, ao Oráculo de Delfos para saber qual era a causa da peste. A resposta do Oráculo foi que a cidade estava naquela situação por causa da morte de Laio ( pai de Édipo, por ele assassinado) e que para solucionar o problema o assassino deveria ser descoberto e punido. Édipo descobre que Pólibo e Meréope não eram seus pais e que seu verdadeiro pai era Laio e sua verdadeira mãe era Jocasta, a rainha, sua esposa que se suicidou ao descobrir toda a tragédia. Édipo, também, não suportando a verdade de ser o assassino de seu pai e um parrecida fura os próprios olhos para não ver sua dura realidade. Expulso da cidade por Etéocles e Polinice, partiu para o exílio , na Ática, onde foi acolhido por Teseu . Édipo morreu, jamais retornou a Tebas, onde se dera sua “vitória” e tragédia final

O MITO DE NARCISO - Narciso era um belo rapaz, filho do deus so rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por ocasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face. Conta a lenda que a ninfa Eco observa Narciso a contemplar o seu reflexo na água. O belo Narciso. A bela ninfa Eco amava Narciso mas em vão. A beleza de Narciso era tanta que ele pensava ser semelhante a um deus, comparável à beleza de Apolo. Extremamente vaidoso, Narciso rejeitou Eco. Para dar uma lição ao frívolo rapaz, a deusa Némesis condenou Narciso a se apaixonar pelo próprio reflexo na lagoa de Eco.




Em virtude do fascínio que a tragédia de Narciso exerce, desde os mais longínquos tempos, da Grécia antiga aos dias atuais, incontáveis sáo as aparições de Narciso, na poesia , na prosa, na música, nas ciências,na vida; assim:

Eu
Marília de Dirceu
Tomás Antônio Gonzaga
Eu vi o meu semblante numa fonte,

Dos anos inda não está cortado:

Os pastores, que habitam este monte,

Respeitam o poder do meu cajado:

Com tal destreza toco a sanfoninha,

Que inveja até me tem o próprio Alceste:

Ao som dela concerto a voz celeste;

Nem canto letra, que não seja minha,

Graças, Marília bela,

Graças à minha Estrela!



DE ALMA EM ALMA
CRUZ E SOUZAALMA EM ALMA
Tu andas de alma em alma errando, errando,

como de santuário em santuário.

És o secreto e místico templário,

As almas, em silêncio, contemplando.

Não sei que de harpas há em ti vibrando,

que sons de peregrino estradivário

Que lembras reverências de sacrário

E de vozes celestes murmurando.

Mas sei que de alma em alma andas perdido

Atrás de um belo mundo indefinido

De silêncio, de Amor, de Maravilha. Vai!

Sonhador das nobres reverências!

A alma da Fé tem dessas florescências,

Mesmo da Morte ressuscita e brilha!


Eu Me Amo
Ultraje a Rigor
Há quanto tempo eu vinha me procurando

Quanto tempo faz, já nem lembro mais

Sempre correndo atrás de mim feito um louco

Tentando sair desse meu sufoco

Eu era tudo que eu podia querer

Era tão simples e eu custei pra aprender

Daqui pra frente nova vida eu terei

Sempre a meu lado bem feliz eu serei
Eu me amo, eu me amo

Não posso mais viver sem mim
Como foi bom eu ter aparecido

Nessa minha vida já um tanto sofrida

Já não sabia mais o que fazer

Pra eu gostar de mim, me aceitar assim

Eu que queria tanto ter alguém

Agora eu sei sem mim eu não sou ninguém

Longe de mim nada mais faz sentido

Pra toda vida eu quero estar comigo
Foi tão difícil pra eu me encontrar

É muito fácil um grande amor acabar, mas

Eu vou lutar por esse amor até o fim

Não vou mais deixar eu fugir de mim

Agora eu tenho uma razão pra viver

Agora eu posso até gostar de você

Completamente eu vou poder me entregar

É bem melhor você sabendo se amar

POEMA NARCISISTA
(o espelho é minha alma...)
sou narcisista

estupidamente narcisista

não nazista

nem stalinista

nem collorista

ou qualquer outro “ista”

irritante e exibicionistasou apenas narcisista
(o espelho é meu guia...)
sou narcisista

politicamente narcisista

não comunista

nem monarquista

nem capitalistaou qualquer outro “ista”desnecessário e alienista

sou apenas narcisista
(o espelho me acalma...)
sou narcisista

ingenuamente narcisista

não umbandista

nem adventista

nem catolicista

ou qualquer outro “ista”religioso e contritista

sou apenas narcisista
(o espelho me alicia...)
sou narcisista

literariamente narcisista

não concretista

nem positivista

nem parnasianista

ou qualquer outro “ista”complicado e radicalista

sou apenas narcisista
(o espelho é minha almao espelho é meu guia

o espelho me acalmao espelho me alicia)
sou narcisista

pretensiosamente narcisista

e quem não for

atire a primeira pedra......no espelho.
(Do livro “Os zumbis também escutam blues e outros poemas”, Textoarte Editora, 1998)



Narciso e Narciso
Ferreira Gullar
Se Narciso se encontra com Narciso

e um deles fingeque ao outro admira

(para sentir-se admirado),o outro

pela mesma razão finge também

e ambos acreditam na mentira.
Para Narciso

o olhar do outro, a voz

do outro, o corpo

é sempre o espelho

em que ele a própria imagem mira

E se o outro écomo ele

outro Narciso,

é espelho contra espelho:

o olhar que mira

reflete o que o admira

num jogo multiplicado em que a mentira

de Narciso a Narciso

inventa o paraíso.

E se amam mentindo no fingimento

que é necessidade e assim mais verdadeiro que a verdade.
Mas exige, o amor fingido,

ser sinceroo amor que como ele

é fingimento.

E fingem mais os dois

com o mesmo esmero

com mais e mais cuidado - e a mentira se torna desespero.

Assim amam-se

agora se odiando.
O espelho embaciado

já Narciso em Narciso não se mira:

se torturam

se ferem

não se largam

que o inferno de Narciso é ver que o admiravam de mentira.


O conto O Espelho, de machado de Assis, é um dos mais significativos exemplos da figura mitológica de Narciso na literatura brasileira



O MITO É O NADA QUE É TUDO
FERNANDO PESSOA


*Narciso narrado por Ovídio no ano 4 a.C.

*A TRANSLITERAÇÃO está ligada exclusivamente a PALAVRA , seria assim, ler, entender, a palavra “ao pé da letra”, sem aproximações de significado, não sendo, pois, “sinonímia”, o que a torna diferente de tradução ou versão uma vez que os termos versão e tradução admitem a pessoa que “lida “ com a palavra , substitui-la por outra que julgue de sentido equivalente, aproximado, colocando, expressando, a sua forma de entender a palavra ; se não, por exemplo, fazer a correspondência entre o alfabeto do grego antigo com o alfabeto da língua portuguesa ( alfabeto latino)

REVOLUÇÃO FARROUPILHA: OS DES-ENREDAMENTOS DE UMA IM-POSSÍVEL "EPOPEIA GAUCHA"

Revolução Farroupilha , tchê !


Os ideais libertários, igualitários, “separatistas”, as charqueadas, carta de Bento Gonçalves, Bento Manuel Ribeiro , Onofre Pires , Diogo Feijó, José de Araújo Ribeiro, Davi Canabarro, os líderes Bento Gonçallves da Silva, Giuseppe Garibaldi,... guerrilha terrestre, guerrilha náutica ,barcos farroupilhas ( lanchões) e marinha imperial, a proclamação da República Juliana, período pós-independência, pré-república e sua consolidação.


20 de setembro - declaração de independência da província como estado republicano; República Rio-Grandense , que se estendeu de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.


O estopim para esta rebelião foi as grandes diferenças de ideais entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (os Liberais Exaltados) e outro que dava apoio aos conservadores (os Legalistas).

Com a abdicação de D.Pedro I, a 7 de abril de 1831, começava no Brasil um dos momentos mais conturbados de sua História Política – o Período Regencial. Durante esse período por diversas vezes e diferentes regiões esteve ameaçada a integridade territorial brasileira. Em 1835, os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixarem a região.

Originalmente não tinha caráter separatista. Influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: irradiando influência para a Revolução Liberal que viria ocorrer em São Paulo em 1842 e para a Revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época, moldado nas Lojas Maçônicas, absorvendo os ideais republicanos da
Revolução Francesa (1789)


Entre as causas apontadas também situa-se o descaso administrativo do governo central para com a Província do Rio Grande do Sul, que conforme manifesto de seu líder, Bento Gonçallves da Silva, era apenas visto como fornecedor de soldados para defenderem as fronteiras brasileiras.

Com o crescimento econômico da região não previsto pelo império, devido a industrialização da carne salgada (charque), que era dado a consumo dos escravos no nordeste e sudeste do Brasil ( mineração, canaviais e café } e no Caribe (canaviais de Cuba) formou-se o lastro para o aprofundamento das divergências. O Brasil mantinha pesados impostos sobre a produção pecuária riograndense, gravando o charque, couro e a propriedade produtiva. , e desonerava as importações de charque do Uruguai e Argentina.



Este foi o conflito armado de mais longa duração na História do Brasil. As características de manter território definido, cunhar moedas próprias e estabelecer hierarquia administrativa própria (presidente da República e ministérios) o descaracteriza como rebelião, alçando-o a guerra civil, com a proclamação da República riograndense. Sua economia manteve-se graças a exportação de charque e couro e as conexões que mantinha com os hoje territórios das repúblicas do Uruguai e Argentina podendo suprir as suas forças por mais tempo



A revolução farroupilha recebeu inspiração ideológica de italianos carbonários refugiados, como o cientista Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além de Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália




1ª metade do século XIX, muitos movimentos liberais ocorreram no brasil, e “farroupilhas foi um desses movimentos, um dos maiores conflitos internos por que opassou nosso país, ou melhor, “ império brasileiro”


Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecido o conflito entre sul-rio-grandenses republicanos e o governo imperial, e que resultou na declaração de independência do Rio Grande do Sul, dando origem à República Rio-Grandense. Durou de 1835 a 1845


Os revoltosos sul-riograndenses foram alcunhados pejorativamente de Farrapos ou Farroupilhas; seus oponentes- imperiais - eram chamados de “caramurus”


O nome “Farroupilha” não se originou do fato dos revolucionários andarem “em farrapos”– o termo já existia anos antes de eclodir a revolução; termo considerado originalmente pejorativo, já utilizado pelo menos uma década antes da Guerra dos Farrapos para designar os sul-riograndenses vinculados ao Partido Liberal, oposicionistas e radicais ao governo central, destacando-se os chamados jurujubas. O termo, oriundo do parlamento, com o tempo foi adotado pelos próprios revolucionários, de forma semelhante a que ocorreu com os sans-cullotes à época da Revolução Francesa. Seus oponentes imperiais eram por eles chamados de caramurus ou camelos[6], termo jocoso em geral aplicado aos membros do Partido Restaurador no Parlamento Imperial.


A revolução Farroupilha só foi contida a partir de 1842, por meio da ação militar de Luís Alves de Lima e Silva, futuro duque de Caxias. Além da ação militar, Caxias procurou entrar em acordo com os líderes farroupilhas. No dia 1º. De março de 1845, já durante o Segundo Reinado, celebrou-se o acordo de paz entre as tropas imperiais (comandadas por Caxias) e as forças farroupilhas




  • Na Itália, muitos anos depois, no auge de sua fama, assim manifestou-se Garibaldi acerca de seus companheiros da Revolução Farroupilha.


“E, repassando na memória as vicissitudes da minha vida no vosso meio, em seis anos de guerra e de constante prática de ações magnânimas, como que em delírio exclamo: Onde estão estes belicosos filhos do Continente (Rio Grande do Sul), tão majestosamente intrépidos nos combates? Onde estão Bento Gonçalves, Antônio Neto, Davi Canabarro, Joaquim Teixeira Nunes e outros tantos lanceiros farrapos que não me lembro! Que o Rio Grande ateste, com uma modesta lápide, o sítio em que descansam seus ossos. E vossas belíssimas patrícias (a mulher gaúcha) cubram de flores este santuário de suas glórias.”

Tertúlia
Os Serranos; composição: Leonardo

Uma chamarra uma fogueira

Uma chinoca uma chaleira

Uma saudade, um mate amargo

E a peonada repassando o trago

Noite cheirando a querência

Nas tertúlias do meu pago.

Tertúlia é o eco das vozes perdidas no campo afora

Cantiga brotando livre novo prenúncio de aurora

É rima sem compromisso julgamento ou castração

Onde se marca o compasso no bater do coração.

É o batismo dos sem nome rodeio dos desgarrados

Grito de alerta do pampa tribuna de injustiçados

Tertúlia é o canpo sonoro sem fronteira ou aramados

Onde o violão e o poeta podem chorar abraçados.

tertúlia s. f.
1. Reunião familiar.
2. Assembleia literária.
3. Agrupamento de amigos.
4. Gír. Embriaguez.




sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PAP3/2010...ESPELHO, ESPELHO MEU,,,NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO...


ENTRE SIMULACROS... IDENTIDADES SOCIAIS, FLUIDAS...”QUE PERTENCIMENTOS”!!! ASSIM...


ESTELLE, PARA REVERTER O PROCESSO DE DESNUDAMENTO DE SEU EU INTERIOR, RECORRE À TENTATIVA DE RECUPERAR SUA APARÊNCIA, EXIGINDO DE GARCIN UM ESPELHO: "UM ESPELHO, UM ESPELHINHO DE BOLSO, QUALQUER UM?" MAS NÃO RESTARAM TAIS OBJETOS E ELA SOFRE MAIS UMA PERDA: "QUANDO EU NÃO ME VEJO, PRECISO ME APALPAR PRA SABER SE ESTOU EXISTINDO MESMO". ELA É TODO EXTERIOR, DEPENDENTE DA PRÓPRIA IMAGEM, QUE A LIVRA DO NAUFRÁGIO EM SUA INTERIORIDADE. NA EXPECTATIVA DE RETER A IMAGEM CONSTRUÍDA PARA USO SOCIAL, ELA ACEITA A OFERTA DE INÊS, QUE SE APROXIMA E DEIXA QUE A OUTRA USE SEUS OLHOS APAIXONADOS COMO SUPERFÍCIE REFLETORA: "OLHA DENTRO DE MEUS OLHOS: VOCÊ CONSEGUE SE VER? (...) NENHUM ESPELHO VAI SER MAIS FIEL DO QUE EU."
SARTRE


O OLHAR DO OUTRO, RECUSANDO A PASSIVIDADE DO ESPELHO QUE APENAS REPRODUZ, DESCARNA A TODOS. (...)


"CADA UM DE NÓS É O CARRASCO DOS OUTROS DOIS", DIZ INÊS
TODOS ESTES OLHARES QUE ME DEVORAM... (ELE SE VIRA DE REPENTE.) E VOCÊS, SÃO APENAS DUAS? AH, EU PENSAVA QUE VOCÊS SERIAM MUITO MAIS NUMEROSAS. (RI.) ENTÃO, É ISTO O INFERNO. EU NÃO PODERIA ACREDITAR... VOCÊS SE LEMBRAM: ENXOFRE, FORNALHAS, GRELHAS... AH! QUE PIADA. NÃO PRECISA DE NADA DISSO: O INFERNO SÃO OS OUTROS."

SARTRE


A INTERTEXTUALIDADE, O DIALOGISMO ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS


DA FÍSICA CLÃSSICA, CARTESIANA, Á FÍSICA QUÂNTICA, HOLISTA





  • A PRINCIPAL CAUSA DE NOSSOS ERROS ENCONTRAR-SE-Á NOS PRECONCEITOS DE NOSSA INFÂNCIA (...) DE CUJOS PRINCÍPIOS ME DEIXEI PERSUADIR, NA MOCIDADE, SEM TER AVERIGUADO SE NELES HAVIA VERDADE
    DESCARTES


EM TEMPO, SOBRE RENÉ DESCARTES:
DESCARTES FOI REALMENTE CONTROVERSO, FUNDADOR DA FILOSOFIA MODERNA, E DO RACIONALISMO, DOUTRINA QUE ATRIBUI À RAZÃO HUMANA A CAPACIDADE EXCLUSIVA DE CONHECER E ESTABELECER A VERDADE. O RACIONALISMO PRIVILEGIA O PENSAMENTO LÓGICO COMO FORMA DE EXPLICAÇÃO DA REALIDADE
RENÉ DESCARTES RECEBEU INSTRUÇÃO CIENTÍFICA E FILOSÓFICA EM UMA DAS MELHORES ESCOLAS DA FRANÇA, PENSO, LOGO EXISTO” É UMA DE SUAS SENTENÇAS MAIS CONHECIDAS .
PENSO, LOGO EXISTO ESTÁ, TAMBÉM, EM UM DOS TEXTOS MAIS CONHECIDOS DO FRANCÊS RENÉ DESCARTES: O DISCURSO DO MÉTODO “GRANDE LIVRO DO MUNDO” - TERMO POR ELE EMPREGADO EM O DISCURSO DO MÉTODO). O DISCURSO DO MÉTODO TRAZ A AUTOBIOGRAFIA INTELECTUAL DO FILÓSOFO E A METODOLOGIA POR ELE CRIADA PARA A BUSCA DE UM CONHECIMENTO VERDADEIRO.


NÃO SEPARE COM TANTA PRECISÃO OS HERÓIS DOS VILÕES, CADA QUAL DE UM LADO, TUDO MUITO BONITINHO COMO NAS EXPERIÊNCIAS DE QUÍMICA. NÃO HÁ GENTE COMPLETAMENTE BOA NEM GENTE COMPLETAMENTE MÁ, ESTÁ TUDO MISTURADO E A SEPARAÇÃO É IMPOSSÍVEL. O MAL ESTÁ NO PRÓPRIO GÊNERO HUMANO, NINGUÉM PRESTA. ÀS VEZES A GENTE MELHORA. MAS PASSA ... E QUE INTERESSA O CASTIGO OU O PRÊMIO? ... TUDO MUDA TANTO QUE A PESSOA QUE PECOU NA VÉSPERA JÁ NÃO É A MESMA A SER PUNIDA NO DIA SEGUINTE.


LIGIA FAGUNDES TELES



A VIDA LÍQUIDA É UMA VIDA PRECÁRIA, VIVIDA EM CONDIÇÕES DE INCERTEZA CONSTANTE. AS PREOCUPAÇÕES MAIS INTENSAS E OBSTINADAS QUE ASSOMBRAM ESSE TIPO DE VIDA SÃO OS TEMORES DE SER PEGO TIRANDO UMA SONECA, NÃO CONSEGUIR ACOMPANHAR A RAPIDEZ DOS EVENTOS, FICAR PARA TRÁS, DEIXAR PASSAR AS DATAS DE VENCIMENTO, FICAR SOBRECARREGADO DE BENS AGORA INDESEJÁVEIS, PERDER O MOMENTO QUE PEDE MUDANÇA E MUDAR DE RUMO ANTES DE TOMAR UM CAMINHO SEM VOLTA. A VIDA LÍQUIDA É UMA SUCESSÃO DE REINÍCIOS, E PRECISAMENTE POR ISSO É QUE OS FINAIS RÁPIDOS E INDOLORES, SEM OS QUAIS REINICIAR SERIA INIMAGINÁVEL, TENDEM A SER OS MOMENTOS MAIS DESAFIADORES E AS DORES DE CABEÇA MAIS INQUIETANTES. ENTRE AS ARTES DA VIDA LÍQUIDO-MODERNA E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA PRATICÁ-LAS, LIVRAR-SE DAS COISAS TEM PRIORIDADE SOBRE ADQUIRI-LAS.


VIDA LÍQUIDA, ZYGMUNT BAUMAN




Caetano Veloso - Sampa
Alguma coisa acontece no meu coração


que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João


é que quando eu cheguei por aqui


eu nada entendida dura poesia concreta de tuas esquinas


da deselegância discreta de tuas meninas


Ainda não havia para mim Rita Lee, a tua mais completa tradução


Alguma coisa acontece no meu coração


que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João


Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto


chamei de mau gosto o que vide mau gosto, mau gosto


é que Narciso acha feio o que não é espelho


e a mente apavora o que ainda não é mesmo velho


nada do que não era antes quando não somos mutantes


E foste um difícil começo


afasto o que não conheço


e quem vem de outro sonho feliz de cidade


aprende de pressa a chamar-te de realidade


porque és o avesso do avesso do avesso do avesso


Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas


da força da grana que ergue e destrói coisas belas


da feia fumaça que sobe apagando as estrelas


eu vejo surgir teus poetas de campos e espaços


tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva


Panaméricas de Áfricas utópicas, túmulo do samba


mais possível novo quilombo de Zumbi


e os novos baianos passeiam na tua garoa


e novos baianos te podem curtir numa boa.



Obs.:Quilombo = Refúgio dos escravos negros que fugiam./Zumbi = líder do maior quilombo que já houve./Baiano = da Bahia, estado do Nordeste do Brasil./Favelas = Lugar de casas muito humildes./Curtir = Deleitar-se, aproveitar-se, gostar.



ENFIM, NA PÓS-MODERNIDADE, O DEUS DIONÍSIO ESTÁ, TAMBÉM. SAIBA O PORQUÊ...
Na pós-modernidade, a essência do mito de Dionísio, deus pagão , filho de Zeus e Sêmele, Dionísio foi entregue às ninfas, aos sátiros, às musas e aos pastores dos bosques de Nisa, o que fez com que crescesse dançando, cantando e aprendendo certos cultivos. Quando adulto, viveu como nômade e onde passou ensinou canto, dança e a arte de beber. Segundo Marlene Fortuna, Dionísio representa todas as possibilidades de existência: “fantasia, desmesura, capricho, inquietação, encantamento, assombro, credulidade e incredulidade, sedução, tentação, magia”. A autora ainda completa: “o nascimento e a morte, sombra e luz, tensão e destensão do ser [...]; Dionísio: símbolo da “cólera cósmica”, a fúria, a metáfora da ira, o vinho, a fertilidade, a lua, turbilhão, criação, maldição e força. É por esse motivo que Dionísio ficou conhecido como deus do teatro, do ator, da loucura, da bebedeira, do disparate, da inconsequência, mas também, da agilidade, da criatividade, do sagrado mutante e de um poder comunicacional só dele: interagir com diferentes grupos de sua sociedade – da plebe aos deuses inferiores.


LJD



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

INTER-TRANSMULT- IN – DISCIPLINARIDADE; OS TEXTOS DIALOGAM



A PALAVRA (O TEXTO)
É UM CRUZAMENTO DE
PALAVRAS(DE TEXTOS)
ONDE SELÊ , PELO MENOS
, UMA OUTRA PALAVRA
(TEXTO). TODO TEXTO
SE CONSTROI COMO UM
MOSAICO DE CITAÇÕES,
TODO TEXTO É ABSORÇÃO
E TRANSFORMAÇÃO DE
UM OUTRO TEXTO. EM
LUAR DE NOÇÃO DE
INTERSUBJETIVIDADE,
INSTALA-SE A DE INTER
TEXTUALIDADE, E A
LINUAGEM POÉTICA
LÊ-SE PELO MENOS
COMO DUPLA
KRISTEVA, INTRODUÇÃO À SEMANÁLISE



EM DOM CASMURRO, O DIÁLOGO COM O LEITOR, O DIÁLOGO COM OUTROS TEXTOS, COM DISCURSOS JÁ CONSOLIDADOS...ISSO É INTERTEXTUALIDADE !!! SE NÃO, LEIA O FRAGMENTO DO LIVRO !

AGORA QUE EXPLIQUEI O TÍTULO, PASSO A ESCREVER O LIVRO, ANTES DISSO, PORÉM, DIGAMOS OS MOTIVOS QUE ME PÕEM A PENA NA MÃO(...) QUIS VARIAR, E LEMBROU-ME ESCREVER UM LIVRO. JURISPRUDÊNCIA (...) TIVE OUTRAS MUITAS, MELHORES E PIORES, MAS AQUELA NUNCA SE APAGOU DO ESPÍRITO. E O QUE VAIS ENTENDER, LENDO
DOM CASMURRO, MACHADO DE ASSIS

_ *Estabelecer jurisprudência, criar autoridade legal.

LEIA, AINDA, O FRAGMENTO A SEGUIR, UM “DIÁLOGO” – UMA “PARÁFRASE” _ EM DOM CASMURRO COM A “BÍBLIA”, CÂNTICO DOS CÂNTIGOS, DE SALOMÃO
(...) LEMBROU-ME IR CORRENDO À CASA VIZINHA, AGARRAR CAPITU (...) DAQUELA MANEIRA PARTICULAR, BOCA SOBRE BOCA(...) ERA OCASIÃO DE PEGÁ-LA, PUXÁ-LA, BEIJÁ-LA (...) NÃO CONHECIA NADA DA ESCRITURA. SE CONHECESSE, É PROVÁVEL QUE O ESPÍRITO DE SATANÁS ME FIZESSE DAR À LÍNGUA MÍSTICA DO CÂNTICO UM SENTIDO DIRETO E NATURAL. ENTÃO OBEDECERIA AO PRIMEIRO VERSÍCULO: “APLIQUE ELE OS LÁBIOS, DANDO-ME O ÓSCULO DA SUA BOCA”
DOM CASMURRO, MACHADO DE ASSIS


AQUI, ORA, FOCAMOS MACHADO DE ASSIS- DOM CASMURRO, CAPITU, DE OLHOS OBLÍQUOS - E JEAN PAUL SARTRE- ENTRE QUATRO PAREDES; SUSCITANDO:
_CADA UM DE NÓS É O CARRASCO DOS OUTROS DOIS
_O INFERNO SÃO OS OUTROS
JEAN-PAUL SARTRE

A CÉLEBRE FRASE "O INFERNO SÃO OS OUTROS" APARECE NA OBRA LITERÁRIA ENTRE QUATRO PAREDES, DE JEAN-PAUL SARTRE, O CONTO (DRAMA) SE PASSA NO INFERNO, - MAS, NÃO O INFERNO CRISTÃO, DO SENSO COLETIVO, COM DEMÔNIOS E OUTROS ESTEREÓTIPOS - OS PERSONAGENS - UM HOMEM E DUAS MULHERES - SÃO LEVADOS A UM SALÃO SEM JANELAS, ILUMINADO O TEMPO TODO, ONDE, ENCLAUSURADOS, SÃO CONDENADOS A UMA "VIDA SEM INTERRUPÇÃO"- A ETERNIDADE -, O QUE TORNA A SOBREVIVÊNCIA INSUPORTÁVEL...

ENTRE SIMULACROS... IDENTIDADES SOCIAIS, FLUÍDAS...”QUE PERTENCIMENTOS”!!! ASSIM:
ESTELLE, PARA REVERTER O PROCESSO DE DESNUDAMENTO DE SEU EU INTERIOR, RECORRE À TENTATIVA DE RECUPERAR SUA APARÊNCIA, EXIGINDO DE GARCIN UM ESPELHO: "UM ESPELHO, UM ESPELHINHO DE BOLSO, QUALQUER UM?" MAS NÃO RESTARAM TAIS OBJETOS E ELA SOFRE MAIS UMA PERDA: "QUANDO EU NÃO ME VEJO, PRECISO ME APALPAR PRA SABER SE ESTOU EXISTINDO MESMO". ELA É TODO EXTERIOR, DEPENDENTE DA PRÓPRIA IMAGEM, QUE A LIVRA DO NAUFRÁGIO EM SUA INTERIORIDADE. NA EXPECTATIVA DE RETER A IMAGEM CONSTRUÍDA PARA USO SOCIAL, ELA ACEITA A OFERTA DE INÊS, QUE SE APROXIMA E DEIXA QUE A OUTRA USE SEUS OLHOS APAIXONADOS COMO SUPERFÍCIE REFLETORA: "OLHA DENTRO DE MEUS OLHOS: VOCÊ CONSEGUE SE VER? (...) NENHUM ESPELHO VAI SER MAIS FIEL DO QUE EU."
SARTRE
O OLHAR DO OUTRO, RECUSANDO A PASSIVIDADE DO ESPELHO QUE APENAS REPRODUZ, DESCARNA A TODOS. (...) "CADA UM DE NÓS É O CARRASCO DOS OUTROS DOIS", DIZ INÊS
TODOS ESTES OLHARES QUE ME DEVORAM... (ELE SE VIRA DE REPENTE.) E VOCÊS, SÃO APENAS DUAS? AH, EU PENSAVA QUE VOCÊS SERIAM MUITO MAIS NUMEROSAS. (RI.) ENTÃO, É ISTO O INFERNO. EU NÃO PODERIA ACREDITAR... VOCÊS SE LEMBRAM: ENXOFRE, FORNALHAS, GRELHAS... AH! QUE PIADA. NÃO PRECISA DE NADA DISSO: O INFERNO SÃO OS OUTROS.
SARTRE

A INTERTEXTUALIDADE, O DIALOGISMO ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS
DA FÍSICA CLÁSSICA, CARTESIANA Á FÍSICA QUÂNTICA, HOLISTA
A PRINCIPAL CAUSA DE NOSSOS ERROS ENCONTRAR-SE-Á NOS PRECONCEITOS DE NOSSA INFÂNCIA (...) DE CUJOS PRINCÍPIOS ME DEIXEI PERSUADIR, NA MOCIDADE, SEM TER AVERIGUADO SE NELES HAVIA VERDADE
DESCARTES
EM TEMPO, SOBRE RENÉ DESCARTES:
DESCARTES FOI REALMENTE CONTROVERSO, FUNDADOR DA FILOSOFIA MODERNA, E DO RACIONALISMO, DOUTRINA QUE ATRIBUI À RAZÃO HUMANA A CAPACIDADE EXCLUSIVA DE CONHECER E ESTABELECER A VERDADE. O RACIONALISMO PRIVILEGIA O PENSAMENTO LÓGICO COMO FORMA DE EXPLICAÇÃO DA REALIDADE
RENÉ DESCARTES RECEBEU INSTRUÇÃO CIENTÍFICA E FILOSÓFICA EM UMA DAS MELHORES ESCOLAS DA FRANÇA, PENSO, LOGO EXISTO” É UMA DE SUAS SENTENÇAS MAIS CONHECIDAS .
PENSO, LOGO EXISTO ESTÁ, TAMBÉM, EM UM DOS TEXTOS MAIS CONHECIDOS DO FRANCÊS RENÉ DESCARTES: O DISCURSO DO MÉTODO “GRANDE LIVRO DO MUNDO” - TERMO POR ELE EMPREGADO EM O DISCURSO DO MÉTODO). O DISCURSO DO MÉTODO TRAZ A AUTOBIOGRAFIA INTELECTUAL DO FILÓSOFO E A METODOLOGIA POR ELE CRIADA PARA A BUSCA DE UM CONHECIMENTO VERDADEIRO.

  • A VIDA LÍQUIDA É UMA VIDA PRECÁRIA, VIVIDA EM CONDIÇÕES DE INCERTEZA CONSTANTE. AS PREOCUPAÇÕES MAIS INTENSAS E OBSTINADAS QUE ASSOMBRAM ESSE TIPO DE VIDA SÃO OS TEMORES DE SER PEGO TIRANDO UMA SONECA, NÃO CONSEGUIR ACOMPANHAR A RAPIDEZ DOS EVENTOS, FICAR PARA TRÁS, DEIXAR PASSAR AS DATAS DE VENCIMENTO, FICAR SOBRECARREGADO DE BENS AGORA INDESEJÁVEIS, PERDER O MOMENTO QUE PEDE MUDANÇA E MUDAR DE RUMO ANTES DE TOMAR UM CAMINHO SEM VOLTA. A VIDA LÍQUIDA É UMA SUCESSÃO DE REINÍCIOS, E PRECISAMENTE POR ISSO É QUE OS FINAIS RÁPIDOS E INDOLORES, SEM OS QUAIS REINICIAR SERIA INIMAGINÁVEL, TENDEM A SER OS MOMENTOS MAIS DESAFIADORES E AS DORES DE CABEÇA MAIS INQUIETANTES. ENTRE AS ARTES DA VIDA LÍQUIDO-MODERNA E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA PRATICÁ-LAS, LIVRAR-SE DAS COISAS TEM PRIORIDADE SOBRE ADQUIRI-LAS.

VIDA LÍQUIDA, ZYGMUNT BAUMAN

NÃO SEPARE COM TANTA PRECISÃO OS HERÓIS DOS VILÕES, CADA QUAL DE UM LADO, TUDO MUITO BONITINHO COMO NAS EXPERIÊNCIAS DE QUÍMICA. NÃO HÁ GENTE COMPLETAMENTE BOA NEM GENTE COMPLETAMENTE MÁ, ESTÁ TUDO MISTURADO E A SEPARAÇÃO É IMPOSSÍVEL. O MAL ESTÁ NO PRÓPRIO GÊNERO HUMANO, NINGUÉM PRESTA. ÀS VEZES A GENTE MELHORA. MAS PASSA ... E QUE INTERESSA O CASTIGO OU O PRÊMIO? ... TUDO MUDA TANTO QUE A PESSOA QUE PECOU NA VÉSPERA JÁ NÃO É A MESMA A SER PUNIDA NO DIA SEGUINTE.
LIGIA FAGUNDES TELES


SURREALISMO...E PERSEVERAMOS TODOS, SONHANDO...

QUADRO DE SALVADOR DALI
  • A ARTE É A ASSINATURA DA CIVILIZAÇÃO
    BEVERLY SILLS

O olho existe em estado selvagem. As maravilhas da terra a cem pés de altura, as maravilhas do mar a cem pés de profundidade, têm por única testemunha o olho selvagem, cuja cor remonta todo o arco-íris [...] A necessidade de fixar imagens visuais, preexistentes ou não, o ato de fixar-se nelas, exteriorizou-se desde tempos imemoriais e levou a formação de uma verdadeira linguagem que não me parece mais artificial do que a linguagem falada.
Andre Breton

O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, , focando a importância do inconsciente , do irracional; da “pulsões” humanas ( vida e morte ), o mundo dos sonhos, da transcendência; ponte, enfim, entre a psicanálise e a revolução social, “loucura”, todas as formas de paixão, “razões apaixonadas”;
As origens do Surrealismo estão no “dadaísmo “ , na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.; não obstante, a publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, época do pós-guerra,marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto ( ID ) como inspiração para uma nova linguagem artística; uma renovação total dos valores artísticos, morais, políticos e filosóficos

Inicialmente, além intelectuais da frança, país de Breton, artistas de outros países se encantaram com as propostas de Breton; entre os muitos artistas que logo vieram se juntar a Breton e sua turma, destacam-se os espanhóis Luis Buñuel e Salvador Dalí.
Em síntese, muitos são os artistas surrealistas do século 20, dentre eles: Max Ernst, Picabia, Salvador Dalí, Pablo Picasso, André Breton, Joan Miró, traziam consigo uma nova maneira de compreender e fazer arte: o surrealismo.

Em tempo: René Magritte, foi um dos principais artistas surrealistas. Nasceu na Bélgica, 21 de novembro de 1898. Praticou o surrealismo realista, ou "realismo mágico". Teve uma influência muito forte da pintura de Giorgio Chirico, um pintor italiano


A pintura surrealista dividiu-se em duas escolas principais; de uma delas faziam parte o espanhol Salvador Dali e o belga René Magritte. A outra escola surrealista adotou um método de pintura chamado automatismo: os artistas deixavam seus pincéis se movimentarem sobre a superfície da pintura, criando imagens e símbolos que revelavam seus subconscientes.

No surrealismo, a mulher é "dona da chave do inconsciente”, dela se reverberam os sentimentos mais profundos", exacerbados , incontroláveis sentimentos, “mulher, fera indomável”, enigma avassalador, sedutor

A busca de um espírito livre , contestador e do mundo maravilhoso do inconsciente tornou o Surrealismo um dos mais importantes momentos da arte modernista . Nos turbulentos anos 20, quando o industrializado Ocidente vivia as seqüelas da barbárie da Primeira Guerra Mundial , o Surrealismo surgiu conjugando amor e política, cotidiano e sonho

  • HOMENS CONVICTOS SÃO PRISIONEIROS

Friedrich Nietzsche

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A MÚSICA, PELOS DES-CAMINHOS DA "FINA SENSIBILIDADE,AGUDA PERCEPÇÃO ARTÍSTICA DE JOVENS E ADULTOS", NO C E JOSE MARTI...EN-CANTEMOS...

Voca people What you are about to hear, people What you are about to hear, is pure human vocals, No isntrum...

"O QUE VOCÊ ESTÁPRESTESA OUVIR É PURA VOCALIZAÇÃO HUMANA; SEM INSTRUMENTOS..."

HOJE, NO FLUXO MUSICAL, O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

FOI PROPÓSITO DA MÚSICA, EM SEU INÍCIO,O EVOCAR EMOÇÕES COLETIVAS, O ATUAR COMO ESTÍMULO PARA O TRABALHO,PARA O GOZO SEXUALE PARAA GUERRA. A MÚSICA ERA UM MEIO DE ATORDOAR OS EXCITAR OSSENTIDOS, OU PRENDER POR ENCANTAMENTO, OU IMPELIR À AÇÃO. SERVIA PARA POR O HOMEM EM UM ESTADO E NÃO PARA REFLETIR OS FENÔMENOS DO MUNDO EXTERNO
ERNEST FISCHER

A ARTE É TÃO ANTIGA QUANTO O HOMEM. É UMA FORMA DE TRABALHO, E O TRABALHO É UMA UMA ATIVIDADE CARACTERÍSTICA DO HOMEM.

O HOMEM SE APODERA DA NATUREZA TRANSFORMANDO-A. O TRABALHO É A TRANSFORMAÇÃO DA NATUREZA. O HOMEM TAMBÉM SONHAQ COM UM TRABALHO MÁGICO QUE TRANSFORME

A NATUREZA, SONHA COM A CAPACIDADE DE MUDAR OS OBJETOS E DAR-LHES NOVAS FORMA POR MEIOS MÁGICOS.TRATA-SE DE UM EQUIVAÇLENTE NA IMAGINAÇÃO ÀQUILO QUE O TRABALHO SIGNIFICA NA REALIDADE. O HOMEM, É, POR PRINCÍPIO, UM MÁGICO

O HOMEM TORNOU-SE HOMEM ATRAVÉS DA FERRAMENTA. ELE SE FEZ E PRODUZIU A SI MESMO, FAZENDO E PRODUZIDO FERRAMENTAS...NÃO HÁ FERRAMENTA SEM O HOMEM, NEM HOMEM SEM FERRAMENTA. OS DOIS PASSARAM A EXISTIR SIMULTANEAMENTE E SEMPRE SE ACHARAM INDISSOLUVELMENTE LIGADOS UM AO OUTRO...

O SER PRÉ-HUMANO QUE SE DESENVOLVEU E SE TORNOU HUMANO SÓ FOI CAPAZ DE TAL DESENVOLVIMENTO PORQUE POSSSUIA UM ÓRGÃO ESPECIAL, A MÃ, COM A QUAL PODIA APANHAR E SEGURAR OBJETOS

NOS ALVORES DA HUMANIDADE, A ARTE ERA UM INSTRUMENTO MÁGICO, UMA ARMA DA COLETIVIDADE HUMANA EM SUA LUTA PELA SOBREVIV~ENCIA
A MAGIA ORIGINAL VEIO A SE DIFERENCIAR GRADUALMENTE EM CIÊNCIA, RELIGIÃO E ARTE

DA NECESSIDADE DA ARTE, ERNEST FISCHER

  • "MÚSICA" É UMA PALAVRA DE ORIGEM GREGA - VEM DE MUSIKÉ TÉCHNE, A ARTE DAS MUSAS - E SE CONSTITUI, BASICAMENTE, DE UMA SUCESSÃO DE SONS, ENTREMEADOS POR CURTOS PERÍODOS DE SILÊNCIO, ORGANIZADA AO LONGO DE UM DETERMINADO TEMPO.

  • QUANDO O ARTISTA ESTÁ VIVO EM QUALQUER PESSOA, QUALQUER QUE SEJA O SEU TIPO DE TRABALHO, ELA SE TORNA UMA CRIATURA INVENTIVA, PESQUISADORA, OUSADA, EXPRESSIVA. TORNA-SE INTERESSANTE AOS OLHOS DE OUTRAS PESSOAS. PERTURBA, AGITA, ESCLARECE E ABRE O CAMINHO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO. QUANDO AQUELES QUE NÃO SÃO ARTISTAS ESTÃO PROCURANDO FECHAR O LIVRO, ELE O ABRE E MOSTRA QUE AINDA HÁ UM GRANDE NÚMERO DE PÁGINAS POSSÍVEIS.
    HENRI, APUD EDWARDS

TONAL, MODAL, ATONAL NÃO SIGNIFICAM MAIS QUASE NADA. NÃO EXISTE SENÃO A MÚSICA PARA SER ARTE COMO COSMOS E TRAÇAR AS LINHAS VIRTUAIS DA VARIAÇÃO INFINITA."DELEUZE E GUATTARI, 1980, IN A MÚSICA TECNO INSPIRA FILÓSOFOS,POR GLÓRIA KREINZ

A PROPÓSITO:
NO INÍCIO DOS ANOS 90 OS FILÓSOFOS G. DELEUZE E J.P. MANGANARO ESCREVERAM UM ARTIGO COM O TÍTULO DE "NIETZSCHE À LA TECHNO", E COLOCARAM COMO SUBTÍTULO, MANIFESTO PARA AS MÁQUINAS PENSANTES QUE VIEREM, NO SENTIDO PERVERSO DE INSTIGAR INDAGAÇÕES, E PROPOR NOVAS REFLEXÕES ENTRE MÚSICA, CONQUISTAS TECNOLÓGICAS E FILOSOFIA
DELEUZE, G. E MANGANARO, DE NIETZSCHE À LA TECHNO,
http://www.imaginet.tr/Deleuze/IXI/TECHNO.html%20



A MÚSICA FICA A SERVIÇO DE UM CONTINUUM CÓSMICO, VIRTUAL, DO QUAL ATÉ MESMO OS BURACOS, OS SILÊNCIOS, AS RUPTURAS, OS CORTES FAZEM PARTE.

MANIFESTO DA MÚSICA TECNO, DELEUZE E GUATTARI

LJD