quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

 

C E JOSE MARTI: : RE-NASCENDO  A CADA POR DE SOL

O docente, com os seus devires, converte-se em índice da mais alta
potência: a evidência da singularidade não perecível e insubstituível de uma vida de docência (Sandra Corazza)






O C E JOSE MARTI , AO ANOITECER, SE ENCANTA COM O BRILHO DO LUAR
A docência eclode em corpo e alma, paixão, amor , argamassas de uma vida docente criadora de diferença (LJD)





 A profissionalidade docente não pode deixar de se construir no interior de uma pessoalidade do professor.Esse binômio se estende a todas as profissões, profissionalidade e pessoalidade são indissociáveis





Docência : com ciência e arte
                                                                                                                                                       



Para além dos limites do individual e do meramente coletivo. O
docente atinge, assim, processos e acontecimentos que transformam relações, saberes, exercícios,livros.( Sandra Corazza)

Educamos no sentido de criarmos condições à vida; EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE






Competência, responsabilidade e ação, criatividade pessoal e profissional





  
O conceito é dividido pelos indivíduos que o integram, mas apenas logicamente. A multiplicidade dos indivíduos necessita tanto da unidade lógico-formal (não material), quanto da identidade do conceito (o universal predicável de cada um dos seres)...ou seja: podemos dizer que Paulo é um docente, mas não podemos dizer que Paulo é toda a Docência.
O DOCENTE DA DIFERENÇA, SANDRA MARA CORAZZA


O que faz de um docente um docente, em vez de um engenheiro, um advogado, uma psicóloga, uma nutricionista? – O que faz de um docente este docente? A ênfase não reside mais na indagação – O que é...?, a qual nos encaminha a perguntar sobre a essência do ser, mas radica no este..., o que configura uma inflexão sobre a sua existência
Giuliano Antonello


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

4º CONSELHO DE CLASSE/ 2010

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III –CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948 U.A. 181731
ATO AUTORIZATIVO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO/ 1987
RECONHECIMENTO: DECRETO Nº 10.009DE 12 DE JUNHO DE 1987
ENDEREÇO: Av. Prof.º Plínio Bastos, 631 - Olaria – CEP.: 21021-350 – Tel.: 23347528 Fax: 23347527
E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com
BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

DO 4º CONSELHO DE CLASSE DO ANO LETIVO 2010
PRÉ-COC4, EM 17/ 12 E COC4, EM 20/ 12/2010


TEXTOS DINAMIZADORES, EMOTIZADORES, SINÉRGICOS




C E JOSE MARTI: A ESCOLA-DA-NOITE, SIMPLES E EXUBERANTE, PELAS LUZES TRANSMITIDAS POR SEUS CONSTRUTORES, DE ALMAS BOAS, RE-LUZIDIAS
LJD

Somos transmissores


Ao viver, somos transmissores de vida.
E quando deixamos de transmitir vida, a vida deixa de fluir através de nós.
E se, ao trabalhar, transmitimos vida em nosso trabalho,
vida, mais vida ainda, escorre em nós, para compensar,
para nos deixar dispostos,
e palpitamos, cheios de vida, pelos dias afora.
Mesmo se é apenas uma mulher fazendo uma torta de maçã,
ou um homem fazendo um banquinho de madeira,
se a vida entra na torta, boa será a torta,
bom será o banquinho,
feliz estará a mulher, plena de vida renovada,
feliz estará o homem.
Dai e vos será dado
é ainda a verdade da vida
Mas dar vida não é assim tão fácil.
Não significa entregá-la a alguém tolo e mau,
ou deixar que algum morto-vivo esgote a vida em você.
Significa nos tornarmos rios de água viva
e deixar fluir a vida onde ela não existe,
mesmo que seja apenas na dura rocha,
na alvura de um lenço recém-lavado,
na alegria de uma aula produtivamente dada,
ou nos conceitos, perspectivas, sonhos e artistagens de um
Pós-Currículo da Diferença Pura.
Sandra Mara Corazza






A DIREÇÃO DO C. E. JOSE MARTI
RIO DE JANEIRO, 20 DE DEZEMBRO DE 2010



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III –CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948 U.A. 181731
ATO AUTORIZATIVO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO/ 1987
RECONHECIMENTO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO DE 1987
ENDEREÇO: Av. Prof.º Plínio Bastos, 631 - Olaria – RCEP.: 21021-350 – Tel.: 23347528 Fax: 23347527
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  • DO 4º CONSELHO DE CLASSE
DO ANO LETIVO 2010


PRÉ-COC4, EM 17/ 12 E
COC4, EM 20/ 12/2010


TEXTOS DINAMIZADORES, EMOTIZADORES, SINÉRGICOS


Uma vida está em todos os lugares, em todos os momentos que atravessa esse ou aquele sujeito vivo e que são medidos por determinados objetos vividos: uma vida imanente levando consigo os acontecimentos ou singularidades que apenas se atualizam em sujeitos e objetos
            GILLES DELEUZE

José Saramago: Sorriso, diz-me aqui o dicionário, é o...


Sorriso, diz-me aqui o dicionário, é o acto de sorrir. E sorrir é rir sem fazer ruído e executando contracção muscular da boca e dos olhos.

O sorriso, meus amigos, é muito mais do que estas pobres definições, e eu pasmo ao imaginar o autor do dicionário no acto de escrever o seu verbete, assim a frio, como se nunca tivesse sorrido na vida. Por aqui se vê até que ponto o que as pessoas fazem pode diferir do que dizem. Caio em completo devaneio e ponho-me a sonhar um dicionário que desse precisamente, exactamente, o sentido das palavras e transformasse em fio-de-prumo a rede em que, na prática de todos os dias, elas nos envolvem.

Não há dois sorrisos iguais. Temos o sorriso de troça, o sorriso superior e o seu contrário humilde, o de ternura, o de cepticismo, o amargo e o irónico, o sorriso de esperança, o de condescendência, o deslumbrado, o de embaraço, e (por que não?) o de quem morre. E há muitos mais. Mas nenhum deles é o Sorriso.

O Sorriso (este, com maiúsculas) vem sempre de longe. É a manifestação de uma sabedoria profunda, não tem nada que ver com as contracções musculares e não cabe numa definição de dicionário. Principia por um leve mover de rosto, às vezes hesitante, por um frémito interior que nasce nas mais secretas camadas do ser. Se move músculos é porque não tem outra maneira de exprimir-se. Mas não terá? Não conhecemos nós sorrisos que são rápidos clarões, como esse brilho súbito e inexplicável que soltam os peixes nas águas fundas? Quando a luz do sol passa sobre os campos ao sabor do vento e da nuvem, que foi que na terra se moveu? E contudo era um sorriso.
José Saramago



Colégio Estadual Jose Marti: Sorria, você está sendo respeitado, querido, amado!!!
LJD



A DIREÇÃO DO C. E. JOSE MARTI
RIO DE JANEIRO, 17 DE DEZEMBRO DE 2010













sábado, 11 de dezembro de 2010

 É NATAL !!!



E O C E JOSE MARTI, A ESCOLA-DA- NOITE, PELA LUZ  QUE DO AFETO IRRADIA, ESPERA COM VOCÊ MAIS UM POR DO SOL. ESSE, DO DIA 24 DE DEZEMBRO, TRAZENDO-NOS O NATAL PARA QUE, MUITO ESPECIALMENTE, CELEBREMOS A VIDA, TRANSITIVA, INCLUSIVA E BELA, POR TODOS NÓS, PARA TODOS NÓS...


AVE-VIDA, CHEIA DE GRAÇA, BENDITA SOIS VÓS, AMÉM


A  DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI
"SOMOS TODOS IGUAIS, MAS DIFERENTES"

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III –CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948 U.A. 181731
E-mail:colegioestadualjosemarti@gmail.com
Blogger: http://cejosemarti.blogspot.com/









CALENDÁRIO DOS ÚLTIMOS DIAS
DO ANO LETIVO 2010

  • 2ª FEIRA - 13 DE DEZEMBRO - ORGANIZAÇÃO DO PAP4 / 2010 E LANÇAMENTOS DE NOTAS PELOS PROFESSORES DA U.E. -  MÉDIAS BIMESTRAIS ( RA (RE) TIFICAÇÕES )
PRESENÇAS: TODOS OS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR
ACENTUANDO: PROFESSORES DO DIA E TODOS OS ALUNOS DA U.E.

  • 3ª FEIRA- 14 DE DEZEMBRO- CULMINÂNCIA DO PAP4/ 2010 E CELEBR -A- ÇÕES NATALINAS
AQUI, ESTOU, CHEGANDO PARA RE-COMEÇAR DE NOVO, RE-NASCENDO, PERMANENTEMENTE...

VIDA QUE  RE-E- DITO E FEITO, RE-FAÇO...TRAVESSIA ...
PRESENÇAS: TODOS OS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR- TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS DA U.E. E SUAS  FAMÍLIAS; E COMUNIDADE LOCAL

  • 4ª FEIRA - 15 DE DEZEMBRO-- SEGUNDAS CHAMADAS DE AVALIAÇÕES DO ANO LETIVO DE 2010 E REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DE TURMA E GRÊMIO DA U.E.
PRESENÇAS- MOTRIZES:   TODOS OS  PROFESSORES DA U.E. E TODOS OS ALUNOS,   DIREÇÃO DA U.E. E EQUIPE ; ADEMAIS, FOCANDO OS ALUNOS REPRESENTANTES DE TURMA E DO GRÊMIO - QUANTA


ENFIM, TODOS OS AGENTES-PARTÍCIPES SINÉRGICOS DA COMUNIDADE ESCOLAR

  • 5ª FEIRA - 16 DE  DEZEMBRO - PRÉ – COC4/ 2010- 1ª SÉRIE

 PRESENÇAS: DIREÇÃO DA U.E. E EQUIPE, PROFESSORES RESPECTIVOS E DEMAIS PROFISSIONAIS  DA U.E.


  • 6ª FEIRA- 17 DE DEZEMBRO- PRÉ – COC4/ 2010 - 2ª E 3ª SÉRIES
PRESENÇAS: DIREÇÃO DA U.E. E EQUIPE, PROFESSORES RESPECTIVOS E DEMAIS PROFISSIONAIS DA U.E.



  • 2ª FEIRA - 20 DE  DEZEMBRO - COC4/ 2010 ( SEEDUC); CONSELHO DE CLASSE GLOBAL, CONSOLIDATIVO, E
 CELEBR -A- ÇÕES NATALINAS

PRESENÇAS: DIREÇÃO DA U.E. E EQUIPE, TODOS OS PROFESSORES DA U. E. ;  EM SUMA, TODOS OS PROFISSIONAIS DA U. E.


  • DE 21 DE DEZEMBRO A 31 DE DEZEMBRO - RECESSO ESCOLAR


A DIREÇÃO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI
RIO DE JANEIRO, 8 DE DEZEMBRO DE 2010




sábado, 4 de dezembro de 2010

.ENTRE UM DEUS QUE ERA DE PAZ ; E OUTRO DEUS QUE COMBATIA..AH, O AMOR !!!

4 DE DEZEMBRO - HOJE É O DIA DE IANSÃ, ORIXÁ DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS.

IANSÃ É CONHECIDA COMO SANTA BÁRBARA, NO CATOLICISMO; NAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS, ELA É DIVINDADE DOS VENTOS, RAIOS E TEMPESTADES

A lenda conta que IASÃ- ou OYÁ - viveu por volta de 1.400 a.C., na Nigéria, e pertenceu a uma família real. Filha de Iemanjá e Oxalá é a mulher de Xangô. No Brasil, corresponde a Santa Bárbara

Conta a lenda que Iansã é filha de Nanã – sua mãe genética – e Iemanjá é a mãe de criação de Iansã

Segundo as lendas yorubanas, Iansã foi mulher de Ogum, orixá guerreiro, frequentemente associado a São Jorge. Ela o abandonou para viver com Xangô, divindade dos trovões e da justiça; Iansã traz a espada flamejante, que faz dela a guerreira do fogo; O fogo é o elemento básico de Iansã. O fogo das paixões, o fogo a alegria, o fogo que queima. Iansã é o Orixá do fogo...

Iansã é o vento, a brisa que alivia o calor. Iansã é também o calor, a quentura, o abafamento. É o tremular dos panos, das árvores, dos cabelos. É a lava vulcânica destruidora. Ela é o fogo, o incêndio, a devastação pelas chamas.

Oyá – ou Iansã -é o raio, a beleza deste fenômeno natural. É o seu poder. É a eletricidade. Iansã está presente no ato simples de acendermos uma lâmpada ou uma vela. Ela é o choque elétrico, a energia que gera o funcionamento de rádios, televisões, máquinas e outros aparelhos. Iansã é a energia viva, pulsante, vibrante

Iansã é Divindade eólica,  sopram os ventos que afastam as nuvens, para a passagem dos raios desferidos por Xangô. E é o raio que abre os reservatórios do céu, para fazer cair a chuva, relação comum em todas as mitologias

Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é sua felicidade. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor. Mostra seu amor e sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza sua raiva, seu ódio. Dessa forma, passou a se identificar muito mais com todas as atividades relacionadas ao homem, que são desenvolvidas fora do lar; portanto não aprecia os afazeres domésticos, rejeitando o papel feminino tradicional. Iansã é a mulher que acorda de manhã, beija os filhos e sai em busca do sustento; o que não afasta Iansã das características próprias de uma mulher sensual; Graças a seus amores, conquistou grandes poderes e se tornou Divindade

Iansã rege o amor forte, violento; Iansã é bela e sábia, fascinante, sensual, ousada, corajosa; nela, habitam os sentimentos mais profundos, a impetuosidade do amor, da volúpia; Iansã é a paixão propriamente dita ; assim viveu Iansã guerreira e mulher, e, ainda, vive, para os que nela crêem

LJD



A DEUSA DOS ORIXÁS
Música( 1975) e letra : Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento

Mas Iansã, Cadê Ogum?
Foi pro mar!
(...)
Na terra dos orixás
Um amor se dividia
Entre um deus que era de paz
E outro deus que combatia
Como a luta só termina
Quando existe um vencedor
Iansã virou rainha na coroa de xangô
Mas Iansã, Cadê Ogum?



Dia de Iansã vira data festiva no calendário do Estado do RJ

O dia 4 de dezembro entrou para o calendário de festividades do Rio. Na data, comemora-se o Dia de Iansã, orixá de religiões afro-brasileiras. O governador em exercício Luiz Fernando Pezão sancionou a Lei nº 5540 que institui o dia como patrimônio imaterial do Estado

A lei entra em vigor a partir desta segunda-feira (14/9), data em que foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social


 SINCRETISMO

Significado da palavra sincretismo: (Aurélio)

1 - Fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns traços originários.

2 - Reunião artificial de idéias ou de teses de origens disparatadas

Correspondência de Santos Católicos com os Orixás africanos, veio pela única maneira que os negros escravos tinham de escapar dos castigos e perseguições dos seus senhores e de religiosos que tentavam difundir o catolicismo, impondo a crença com as suas representações católicas

No Brasil, Oyá é sincretizada com Santa Bárbara e, em Cuba, com Nossa Senhora da Candelária.




EPARREI OYA...!!!

LJD




quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, UM AMBIENTE MUITO VIGOROSO E POLÉMICO PARA A QUESTÃO DA IDENTIDADE NACIONAL. E , AQUÍ, O SAMBA FOI – E, AINDA, É - FENOMENAL:DE FILHO BASTARDO A FILHO DILETO!!!

2 DE DEZEMBRO, O DIA NACIONAL DO SAMBA

O VALOR DO SAMBA NA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO SOCIAL PARA O NEGRO NO BRASIL É FATO IRREFUTÁVEL


A música participou de um amplo processo de afirmação do negro na sociedade brasileira, primeiramente no período colonial, através das congadas, e posteriormente- na República - momento de modernização e urbanização, através do samba.

( E o Catolicismo caiu no samba!) Foi num clima de até certa permissividade, que as camadas subalternas da sociedade, ou mais especificamente, os negros escravos ou não, puderam se articular em redes solidárias dentro das irmandades católicas, podendo, através de seus toques, cantos e danças projetar seus discursos e deixar suas marcas na formação da cultura brasileira

"O catolicismo brasileiro era por demais dado a pompas exteriores, de pouco "rigor cerimonial", muito festivo e até sensual, segundo Sérgio Buarque esse fenômeno foi decisivo na formação de um ethos nacional"


  • Um imbróglio (Uma trapalhada!) nas tentativas de impedimentos das práticas musicais de origem africana
A não existência no âmbito do poder público, de um bloco homogêneo de ação quanto ao impedimento das práticas musicais de origem africana( Foi a vitória do samba”)


O binômio repressão/tolerância funcionou como uma espécie de gangorra ao longo de todo período escravocrata e mesmo depois, e é sob o signo dessa alternância que Marta Abreu nos informa que até 1830 realizavam-se as comemorações religiosas devocionais aos santos católicos e ao Espírito Santo (a maior delas) e também as exclusivamente negras, como as coroações dos reis do Congo realizadas pela igreja de Nossa Senhora do Rosário, e os cucumbis.

A partir do citado ano, as festas devocionais dos negros, mesmo no âmbito da igreja católica, passaram a ser cerceadas. É nesse período que começam as perseguições policiais aos batuques, aos cucumbis e as congadas, fazendo as irmandades recuarem e decretarem o fim da instituição de reis e rainhas do congo

Samba da Minha Terra
Dorival Caymmi

Samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba no samba me criei
e do danado do samba nunca me separei

Se Não Fosse o Samba
Bezerra da Silva

E se não fosse o samba
quem sabe hoje em dia eu seria do bicho?
E se não fosse o samba
quem sabe hoje em dia eu seria do bicho?
Não deixou a elite me fazer marginal
E também em seguida me jogar no lixo
A minha babilaque era um lápis e papel no bolso da jaqueta,
Uma touca de meia na minha cabeça,
Uma fita cassete gravada na mão
E toda vez que descia o meu morro do galo
Eu tomava uma dura
Os homens voavam na minha cintura
Pensando encontrar aquele três oitão
Mas como não achavam
Ficavam mordidos não dispensavam,
Abriam a caçapa e lá me jogavam
Mais uma vez na tranca dura pra averiguação
Batiam meu boletim
O nada consta dizia: ele é um bom cidadão
O cana-dura ficava muito injuriado
Porque era obrigado a me tirar da prisão
Batiam meu boletim
O nada consta dizia: ele é um bom cidadão
O cana-dura ficava muito injuriado
Porque era obrigado a me tirar da prisão
Mas hoje em dia eles passam,
Me vêem e me abraçam me chamam de amigo
Os que são compositores gravam comigo
E até me oferecem total proteção
Humildimente agradeço
E digo pra eles: estou muito seguro
Poque sou bom malandro
E não deixo furo
E sou considerado em qualquer jurisdição
Humildimente agradeço
E digo pra eles: estou muito seguro
Poque sou bom malandro
E não deixo furo
E sou considerado em qualquer jurisdição


BREVE, BREVÍSSIMA, HISTÓRIA DO SAMBA

Durante algum tempo, os sambistas foram perseguidos, censurados, interpelados pela polícia, considerados “ gente de má índole”, marginais, “vaga-mundos” (vagabundos) perniciosos à sociedade. Entretanto, o samba resistiu, em letras poderosas, inteligentes, de ritmo contagiante, irresistível; pouco a pouco, o samba foi cativando toda a população até que não mais se pode impedir o ecoar do samba, por todos os en – cantos
LJD

O nome "samba " é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.

O primeiro registro da palavra "samba" aparece na Revista O Carapuceiro, de Pernambuco, em 3 de fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama, escreve contra o que chamou de "samba d'almocreve". O Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil.

A partir de meados de 1915, sambistas como Marçal, Pixinguinha, Ismael Silva, Bidê, Donga, Elói e Nilton Bastos conseguiram consolidar o chamado "samba de morro". O primeiro samba, Pelo Telefone, de Donga, foi gravado em 1917. Em 1928 foi criada a primeira Escola de Samba do Brasil, a Deixa Falar. Os sambistas já não eram perseguidos pela polícia nem considerados baderneiros.

A porta estava aberta para que surgissem os sambistas brancos, e os primeiros foram Noel Rosa e Ary Barroso. As rádios tocavam samba com mais freqüência e a indústria fonográfica passou a prensar discos que foram bem aceitos pelo público.

Em 1968 foi criado o primeiro grupo de pagode, Os Originais do Samba. O golpe final para a conquista do público foi na 1ª Bienal do Samba, quando o grupo acompanhou ninguém menos que Elis Regina na música Lapinha.

Iniciou-se a formação de uma nova safra de sambistas, representada pelo grupo Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Jorge Aragão (autor da clássica Coisinha do Pai), Agepê e Almir Guineto. O samba e o pagode já estavam muito além dos limites cariocas: do Oiapoque ao Chuí, era conhecido como o mais brasileiro dos ritmos.

Um dos mais legítimos representantes do pagode saiu do Bloco Cacique de Ramos (RJ): é Zeca Pagodinho, um artista  que mantém as raízes, a irreverência e o ritmo do samba,assim:.
                                             
              Maldito ou bíblico
Demônio ou santo
Cada país foi me emprestando um canto
E assim nasceu meu canto brasileiro"
Canto brasileiro
Paulo César Pinheiro












quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

QUE LAÇOS NOS UNEM, EM ABRAÇOS OU EM EMBARAÇOS?!


Basta eu acordar, que não posso escapar deste lugar, o meu corpo. Posso me mexer, andar por aí, mas não posso me deslocar sem ele. Posso ir até o fim do mundo, posso me encolher debaixo das cobertas, mas o corpo sempre estará onde eu estou. Ele está aqui, irreparavelmente: não está nunca em outro lugar. Meu corpo é o contrário de uma utopia(...). É possível que contra esse corpo tenham nascido todas as utopias, dele nasce a utopia original –a de um corpo incorporal: o país das fadas, dos elfos, dos gênios, onde as feridas se curam imediatamente, onde caímos de uma montanha sem nos machucar, onde podemos ficar invisíveis (... )Para que eu seja eu mesmo, no meu corpo, sem utopia, é preciso uma situação bem definida. Só o ato amoroso, quando nos entregamos a ele, acalma a utopia do nosso corpo: por isso é tão próximo, no imaginário, ao espelho e à morte. É porque  só no amor o meu corpo está AQUI.

LE CORPS, LIEU D´UTOPIES, Michel Foucault


1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS

AMOR, CARINHO E RESPEITO TRANSMITEM VIDA!!!
A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer da mesma um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, como , também, e principalmente, falar e tratar a AIDS sem pré-conceitos, enfatizando a centralidade do amor , do afeto para a prevenção e cura da AIDS
• Dia Mundial 2010

Ano 2010, Campanha voltada para jovens de 15 a 24 anos


DST-Aids e Hepatites Virais


Organização Internacional de Trabalho (OIT) que estabeleceu a não discriminação ou estigmatização dos trabalhadores, em especial os que procuram por emprego, em razão de seu status de soropositivo, real ou suposto, ou do fato de pertencerem a regiões do mundo ou segmentos da população considerados com maior risco ou vulnerabilidade ao HIV.


AIDS : pode ser considerada uma doença de perfil crônico, ou seja, mesmo sem cura, mas sem “sentença de morte”; porque, hoje, tem tratamento capaz de dar longa vida à pessoa infectada pelo HIV. Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes


Qualquer pessoa pode ser infectada pelo HIV, desde que tenha comportamentos de risco, como relação sexual (homo ou heterossexual) com pessoa infectada e sem o uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas; transfusão de sangue contaminado pelo HIV; reutilização de objetos perfuro-cortantes com presença de sangue ou fluidos com o vírus.


O vírus da Aids pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. D, A convivência deve ser normal, sem que haja a necessidade de separar os pertences, mas não compartilhe objetos perfuro-cortantes.


Os soropositivos no trabalho

Os soropositivos podem viver normalmente, mantendo as mesmas atividades físicas, profissionais e sociais de antes do diagnóstico. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, informou que têm o direito de manter em sigilo a sua condição sorológica no ambiente de trabalho, como também em exames admissionais, periódicos ou demissionais.


A Organização Internacional de Trabalho (OIT) que estabeleceu a não discriminação ou estigmatização dos trabalhadores, em especial os que procuram por emprego, em razão de seu status de soropositivo, real ou suposto, ou do fato de pertencerem a regiões do mundo ou segmentos da população considerados com maior risco ou vulnerabilidade ao HIV.




O que é a sigla AIDS e a HIV?


Aids, na sigla traduzida do inglês, significa S Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (sigla do inglês: Acquired Immune Deficiency Syndrome) se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV (sigla do inglês - Human Immunodeficiency Vírus)ín drome da Imunodeficiência Adquirida.


Síndrome: Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.


Testes para o diagnóstico da infecção pelo HIV


Todos os testes devem ser realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados.


Departamento de DST/Aids - Ministério da Saúde


Para Saber Mais Acesse o Portal do Departamento DST/Aids do Ministério da Saúde:


http://www.aids.gov.br


O que são as DSTs?


"Doenças sexualmente transmissíveis são infecções transmitidas através de uma relação sexual com alguém que já seja portador da infecção".


Estas infecções são geralmente transmitidas através do coito, mas podem ainda ocorrer através de outros tipos de contato sexual, como a relação sexual anal e oral. Elas podem ser causadas por parasitas, bactérias ou vírus. A importância destas doenças está no fato de, além do alto risco de disseminação, poderem ocasionar graves danos à saúde do indivíduo acometido. As conseqüências podem ser desde distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais, até câncer, além de facilitar a transmissão do vírus da AIDS (HIV)". A incidência das DST vem aumentando nos últimos anos, sendo considerada como um problema de Saúde Pública. todo o mundo. Dentre as DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs): AIDS, sífilis, gonorréia , clamídia...




O QUE SÃO AS HEPATITES VIRAIS?

A Hepatite viral é uma infecção comum do fígado, e apesar de muitos vírus poderem causar a Hepatite, somente cinco deles são importantes e são descritos como "vírus da Hepatite", já que seu principal sítio de ação é o fígado (LEVINSON; JANETZ)


Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.


• Sintomas


Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas...


• Vacina


Atualmente, o Ministério da Saúde oferece vacina contra a hepatite dos tipos A e B...


• Hepatite A


A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”.


• Hepatite B


Causada pelo vírus B (HBV), a hepatite do tipo B é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga.


• Hepatite C


Essa variação da hepatite é causada pelo vírus do tipo C (VHC). Já foi chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o causador da hepatite B, está presente no sangue.


• Hepatite D


A hepatite D, também chamada de Delta, é causada pelo vírus D (VHD). Mas esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para contaminar uma pessoa.


• Hepatite E


De ocorrência rara no Brasil e comum na Ásia e África, a hepatite do tipo E é uma doença infecciosa viral causada pelo vírus VHE.


FONTE: http://www.aids.gov.br/pagina/hepatite-c



Aids, Pop, Repressão
Ratos de Porão

O rock brasileiro é uma farsa comercial
O sexo é apenas uma forma de morrer
As drogas representam um caso policial
Aquela antiga frase não dá mais para falar
Os tempos mudaram, agora é o fim
Um punk vira crente pra conseguir a salvação
Emborracha o danado para não se infectar
Aquela coisa boa você nunca vai achar
Hei
Sexo, drogas, rock'n roll
Quem está nascendo agora isso não vai conhecer
Temos que nos proteger
Os prazeres dessa vida já viraram maldição
Aids, Pop, Repressão
O que é que eu fiz para merecer isso?