sábado, 25 de agosto de 2012

INDEPENDÊNCIA !!!





ÁFRICA: SER-TÃO, (R)E(S)(X)ISTIR -TANTO...
AGOSTO DE 2012: José Eduardo dos Santos proclamado Presidente-eleito de Angola


Angola Eleições 2012: Angolanos votam pela terceira vez em 37 anos de independência
Porto – Em 1991, depois de quase duas décadas de guerra civil, o MPLA e a UNITA assinam os chamados acordos de Bicesse, concordam num cessar-fogo e na realização de eleições no ano seguinte. Portugal assume um papel decisivo para este entendimento.


Angola, segundo país petroleiro na África depois de Nigéria;Angola é o segundo maior produtor de petróleo  e exportador de diamantes da África

 O  Desenvolvimento Humano é muito baixo em Angola


Angola: do planalto à costa, caminhos da recuperação


 
 
 
Angola era o quarto maior produtor de diamantes do mundo antes de 1975 e tem atualmente uma das maiores e menos exploradas reservas de minerais em todo o mundo? Depósitos importantes de ouro, minérios de ferro, magnésio, fosfatos, quartzo, cobre, chumbo, mármores, berilos, granito negro, zinco e inúmeros metais estratégicos e de base são encontrados no país.
Angola tem recursos consideráveis de madeiras valiosas inexplorados desde a independência? As espécies de árvores valiosas são ébano, sândalo africano, mogno, tola e amoreira. Cerca de 150 mil hectares de eucaliptos, ciprestes e das plantações de pinus esperam a reabilitação.
Quando o navegador português Diogo Cão desembarcou na foz do rio Congo em 1483, dois reinos distintos governavam a região? O reino de Bakongo imperava no norte. O reino dos Quimbundos, também conhecido como Ndongo, dominava as zonas central e ocidental. O rei do Quimbundos foi chamado Ngola. A região, tomando o nome do rei, se tornou Angola.
fonte: Curiosidades de Angola
 
LJD

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

BRASIL E PORTUGAL...




2012/2013 O Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal

Minha pátria é minha língua”
Fernando Pessoa
“Da minha língua vê-se o mar”
Vergílio Ferreira

O Ano de Portugal no Brasil celebra-se entre 7 de Setembro de 2012 e 10 de Junho de 2013, em simultâneo

Com o Ano do Brasil em Portugal. A celebração, que se realiza pela primeira vez, foi decidida na 10.ª Cimeira Luso-Brasileira, em Maio de 2010. “Concebemos o Ano de Portugal no Brasil como uma apresentação da criatividade e do conhecimento português nas artes, na cultura, no pensamento, na ciência, na investigação, na inovação tecnológica e na economia”, disse à Lusa em Dezembro, Miguel Horta, nomeado comissário-geral do evento.O programa das comemorações - que começam a 7 de Setembro de 2012, Dia da Independência do Brasil, e terminam a 10 de Junho de 2013, Dia de Portugal

 A cerimônia de abertura conjunta do Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal, será no dia 7 de setembro e se estenderá até 10 de junho de 2013, Data Nacional de Portugal. Espera-se a presença da famosa fadista portuguesa Mariza – Mariza and the Story of Fado | Facebook, num espetáculo conjunto com Roberta de Sá, acompanhadas pela Orquestra Sinfônica de Brasília.

 A inauguração oficial do Ano de Portugal, porém , só ocorrerá no dia 9 de setembro, em Belo Horizonte, com a assinatura de um Protocolo entre os dois Governos, brasileiro e português

Em suma, o  Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal têm o objetivo de promover encontros que estimulem a criatividade e a diversidade do pensamento, das manifestações artísticas e culturais dos dois países, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e estreitar as relações econômicas entre as duas margens. O programa, assim,  está construído sobre  cinco pilares temáticos: cultura, ciência, tecnologia/inovação, economia/desenvolvimento empresarial e desporto.

Portugal, do grande Mar Oceano afora ;  Brasil, do Grande  Sertão-veredas adentro
 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

GIDE- GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA

A GIDE É POP!!!
A “GIDE” É   “PROCESSOS”; O “POP” COMPÕE UM PROCESSO, QUE  SE LANÇA  A OUTRO PROCESSO, QUE A OUTRO SE LANÇA...ASSIM, TUDO BEM  INTERCONECTADO, UM “ GRANDE LOQUENTE E VIVAZ” SISTEMA “COMPLEXUS !!!

 
 
A GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA  VISA  ÀS MELHORES  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS  E ADMINISTRATIVAS, PARA INSTITUIÇÃO DE PROCEDIMENTOS  OPERACIONAIS  PADRÕES(POPS)
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO CREDITADO POR- PARA- TODOS
LER É  UMA DENTRE AS BOAS PRÁTICAS DO C E JOSE MARTI
PROJETO DA U. E. CORRRESPONDENTE:““NÃO ME DEIXE SÓ; LIVROS A MÃO CHEIA! LIVROS, CDS, DISCOS, VÍDEOS, DVDS A MANCHEIA!!!

CENTRO DE LINGUAGENS, UM PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO CREDITADO POR- PARA- TODOS: otimizando o espaço físico “compartilhado” da unidade escolar, utilizamos “carrinhos de feira” para levar livros, CDs, vídeos até nossos alunos, que escolhem “suas leituras”, consoantes suas vontades; evidentemente, contamos com a participação  , sobretudo, dos professores da área de códigos e linguagens, fomentando e aguçando o desejo pelas “leituras diversas e diversificadas”; assim, também , participam os professores da demais áreas do conhecimento, de forma “processual e sistemática”, sem contudo, dirimir o prazer que é aporte desse projeto aberto a toda comunidade escolar, incluindo os familiares de nossos alunos; POR ISSO, CREDITADO POR-PARA- TODOS- UM PROCESSO, EM SÍNTESE.

 

 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CON-(IN) FLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS


SEM MANDAMENTOS É MUITO MAIS DIFÍCIL VIVER!!!...MAS...É QUE É SER LIVRE!!!

EDUCAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA

           Com carinho e com afeto, para os professores-arautos das novas Políticas Públicas Educacionais, revelando-nos que para a imaginação não há o impossível; outrossim,  livre arbítrio, senso moral,  liberdade e responsabilidade, o que, em breves linhas, consubstancia-se na “ÉTICA”

        Ou nas palavras da ilustre filósofa Marilena Chauí :  "agente ético" é  um ser racional, responsável e consciente, que sabe o que faz. "Ética pressupõe consciência, liberdade e responsabilidade (...)  A capacidade de viver bem está em nós mesmos, o mundo exterior é apenas a expressão dessa liberdade

      Se não, ainda, bem a propósito,  vem-nos a “lição” de comportamento e atitude ético-moral e autodeterminação da pessoa na sociedade pela

“ ética da liberdade”,  a prática do bem e do justo, como apregoou Espinosa (Baruch de Espinosa (1632-1677), filósofo holandês) , é preciso estar longe das paixões que escravizam, adoecem, entorpecendo o pensamento, anuviando falares e atos ; em suma, segundo Espinosa, é preciso ter “saúde emocional”para o exercício da  liberdade

Quanto maior o grau de autonomia do indivíduo, maior equilíbrio e mais longe da servidão das paixões estará.
          Espinosa nos recomenda um exercício sistemático da razão e nos diz que “Durante o tempo em que não estamos tomados por afetos que são contrários à nossa natureza, nós temos o poder de ordenar e concatenar as afecções do corpo segundo a ordem própria do intelecto. Do mesmo modo, completa Espinosa, “para acabar com o medo é preciso pensar com firmeza, enumerar e pensar com frequência, os perigos da vida é a melhor maneira de evitá-los é  superá-los por meio da coragem e da fortaleza.”

Com efeito,  “viver é con-viver, exercício de ““suprema satisfação de ânimo”, cultivando a amizade mútua e pensando na sociedade comum, ou seja, de que “ o bem é grandeza precisa” , de que o quanto melhor convivermos com os outros melhor teremos nossa potência de existir aumentada.

Ousamos mesmo dizer que a Ética de Espinosa é uma exaltação aos encontros cuidados pelos jogos das paixões humanas, mediados  pelo conhecimento , pela reflexão, pela crítica, pela responsabilidade; nas palavras de Espinosa:
     O simples conhecimento racional é impotente para nos fazer desejar outras coisas que não àquilo que um conhecimento imaginativo nos apresenta como prazeroso. Em compensação, é possível trabalhar para o futuro, exercitando-nos em imaginar os meios de lutar, de não “ceder à tentação” que será sempre grande. [...] É possível fazer um uso inteiramente prático do pensamento de Espinosa, compreendendo pouco a pouco nossa própria afetividade, ou seja, apreendendo, fundamentalmente, quais são as relações entre conhecimento e afetividade.

Sermos agentes e líderes de processos potencializadores de situações geradoras de alegria , de prazer, de contentamento, de satisfação é nosso dever ético, moral, social; a escola, na pós-modernidade, entre fluxos e refluxos, ditos e desditos, re-clama por uma nova ordem possível e emergente , “sem mandamentos --- ”, redesenhada pela geo-grafia local e global, re-organizada visualmente e dizilvelmente, às luzes do real e do virtual, da imaginação, re-criação, contínuo “vir-a-ser”, empreendendo meios eficazes para garantir a boa saúde institucional e, portanto, das pessoas que, mutuamente,  empreendem-na e são por ela empreendidas, garantindo o êxito da instituição escolar, assim, também, a felicidade das pessoas

                        Sem Mandamentos
Oswaldo Montenegro
Hoje eu quero a rua cheia de sorrisos francos
De rostos serenos, de palavras soltas
Eu quero a rua toda parecendo louca
Com gente gritando e se abraçando ao sol
Hoje eu quero ver a bola da criança livre
Quero ver os sonhos todos nas janelas
Quero ver vocês andando por aí
Hoje eu vou pedir desculpas pelo que eu não disse
Eu até desculpo o que você falou
Eu quero ver meu coração no seu sorriso
E no olho da tarde a primeira luz
Hoje eu quero que os boêmios gritem bem mais alto
Eu quero um carnaval no engarrafamento
E que dez mil estrelas vão riscando o céu
Buscando a sua casa no amanhecer
Hoje eu vou fazer barulho pela madrugada
Rasgar a noite escura como um lampião
Eu vou fazer seresta na sua calçada
Eu vou fazer misérias no seu coração
Hoje eu quero que os poetas dancem pela rua
Pra escrever a música sem pretensão
Eu quero que as buzinas toquem flauta-doce
E que triunfe a força da imaginação

 

 CONFIAR O BASTANTE NA VIDA PARA DENUNCIAR TODOS OS FANTASMAS DO NEGATIVO
Gilles Delleuze

 

 

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Beatles 50 Anos de musica, amor e rock and roll

Beatles : música reivindicativa,provocativa, sinergia coletiva

Beatles : novo estilo de vida, na história dos tempos modernos

50º aniversário do primeiro show com a formação clássica dos Beatles.

Beatles cada vez mais atuais, 50 anos depois...

 

No dia 4 de setembro de 1962, um quarteto de jovens desconhecidos entrava no estúdio para sua primeira gravação oficial. Um mês depois, chegava às lojas o primeiro compacto dos Beatles de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison, com Love Me Do e P.S: I Love You. O produtor George Martin e os executivos da gravadora não levavam muita fé. Nunca imaginariam que estavam assistindo a estreia do maior fenômeno da história da música popular.

Passaram-se 50 anos. Nesse período, os Fab Four rodaram o mundo, venderam 177 milhões de discos nos Estados Unidos, ajudaram a mudar costumes e até mesmo a derrubar governos totalitários. Os países pelos quais passaram nunca foram os mesmos, seja na Ásia, na África, na América Latina e até na União Soviética.

Também há cinquenta anos foi feito o primeiro registro fotográfico de John, Paul, George e Ringo. A imagem foi feita em um ensaio à tarde, poucos dias antes de 22 de agosto de 1962 – a data do primeiro show dos Beatles.

A penetração dos Beatles não foi natural em todos os países. Em alguns lugares, gostar do quarteto inglês era considerado oficialmente uma contravenção.

 A banda Nasceu  em Liverpool, cidade portuária ao norte da Inglaterra, e aí também começará a “acontecer” o sucesso do grupo, que se espalhará pelo mundo inteiro trazendo delírio aos que os ouvem ou vêem em seus performáticos shows, e, ainda, dentro de um breve transcorrer de tempo, apresentando um novo e provocativo modo de encarar a vida, sobretudo entre a juventude. Isso foi tão marcante que recebeu um nome: Beatlemania.

Os Beatles inspiraram a criação de bandas de todas as tendências do rock ‘n’ roll: construíram uma ponte entre a canção popular e a música erudita: e levaram riso, choro, indizíveis emoções
DE 1966 A 1970, A BANDA  SE POPULARIZOU AINDA MAIS, DIVIDIU OPINIÕES, ATÉ O FIM EM 1970,  QUANDO O MUNDO NÃO ERA MAIS O MESMO E, COM CERTEZA, AS MÚSICAS DOS BEATLES CONTRIBUIRAM PARA ESSAS MUDANÇAS

Em 1969, já rumando para seu final em 1970, chamaram a atenção do mundo com a canção   "All You Need Is Love", escrita por Lennon, gravada ao vivo, trazendo uma mensagem de paz nos tempos da Guerra do Vietnã. Os Beatles convidaram vários amigos para participarem do evento, cantando o coro da canção – Mick Jagger, Eric Clapton, Marianne Faithfull, Keith Moon e Graham Nash.

 
All You Need Is Love

All You Need Is Love
Love, love, love
Love, love, love
Love, love, love
There's nothing you can do that can't be do
Nothing you can sing that can't be sung
Nothing you can say but you can learn how the play the game
It's easy
There's nothing you can make that can't me made
No one you can save that can't be saved
Nothing you can do but you can learn how to be you in ti
it's easy
All you need is love
All you need is love
All you need is love, love
Love is all you need
love, love, love
Love, love, love
Love, love, love
All you need is love
All you need is love
All you need is love, love
Love is all you need
There's nothing you can know that isn't known
Nothing you can see that isn't shown
No where you can be that isn't where you're meant to be
It's easy
All you need is love
All you need is love
All you need is love, love
Love is all you need
All you need is love
All you need is love
All you need is love, love
Love is all you need
Love is all you need
Love is all you need
Love is all you need
Love is all you need
Love is all you need

 Tudo o Que Você Precisa É de Amor

Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito
Não há nada que você possa cantar que não possa ser cantado
Nada que você possa dizer, mas você pode aprender a jogar
É fácil
Nada que você possa fazer que não possa ser feito
Ninguém que você possa salvar que não possa ser salvo
Nada que você pode fazer, mas você pode aprender como ser com o tempo
É fácil
Tudo Que Você Precisa é Amor
Tudo Que Você Precisa é Amor
Tudo Que Você Precisa é Amor, Amor
Amor é tudo Que Você Precisa
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Tudo Que Você Precisa é Amor
Tudo Que Você Precisa é Amor
Tudo Que Você Precisa é Amor, Amor
Amor é tudo Que Você Precisa
Não há nada que você possa saber que não possa ser conhecido
Nada que você possa ver que não possa ser visto
Nenhum lugar onde você possa estar que não seja onde você quer estar
É fácil
Tudo Que Você Precisa
Tudo Que Você Precisa é Amor
Tudo Que Você Precisa é Amor, Amor
Amor é tudo Que Você Precisa
Tudo Que Você Precisa é Amor
Tudo Que Você Precisa é Amor
Tudo Que Você Precisa é Amor, Amor
Amor é tudo Que Você Precisa
Amor é tudo Que Você Precisa
Amor é tudo Que Você Precisa
Amor é tudo Que Você Precisa
Amor é tudo Que Você Precisa
Amor é tudo Que Você Precisa

 
A MÚSICA E SEU PODER DE ENCANTO E FRUIÇÃO ESTÉTICA

 Foram 208 músicas de juventude , rebeldia e sabedoria,  que influenciaram toda uma geração. E há histórias por traz de todas as canções, aguçando , ainda hoje, a curiosidade  de muita gente, apaixonada ou não pelo grupo inglês de Liverpool......Ah, QUEM FOI LUCY?!

“Em "Lucy in the Sky with Diamonds", ao contrário das incansáveis associações às drogas --pois as iniciais das palavras formam a sigla LSD-- nasceu numa tarde de 1967, quando o filho de John, Julian, voltava da escolinha para casa com um desenho de sua colega, Lucy. Ao explicar ao pai, disse que era Lucy "no céu com diamantes".”

 Lucy In The Sky With Diamonds

Picture yourself in a boat on a river
With tangerine trees and marmalade skies
Somebody calls you, you answer quite slowly
A girl with kaleidoscope eyes
Cellophane flowers of yellow and green
owering over your head
Look for the girl with the sun in her eyes
And she's gone
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Follow her down to a bridge by a fountain
Where rocking horse people eat marshmallow pies
Everyone smiles as you drift past the flowers
That grow so incredibly high
Newspaper taxis appear on the shore
Waiting to take you away
Climb in the back with your head in the clouds
And you're gone
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Picture yourself on a train in a station
With plasticine porters with looking glass ties
Suddenly someone is there at the turnstile
The girl with kaleidoscope eyes
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds

 
Lucy No Céu Com Diamantes

Imagine-se consigo mesmo em um barco em um rio
com árvores de tangerina e céus de marmelada
Alguém te chama, você responde muito lentamente
Uma garota com olhos de caleidoscópio
Flores de celofane amarelas e verdes
Elevadas sobre a sua cabeça
Procure pela garota com o sol em seus olhos
E ela se foi
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Siga-a abaixo em uma ponte através de uma fonte
Onde pessoas de balanço de cavalinho comem tortas de marshmallow
Todos sorriem enquanto você é levado através das flores
Que crescem tão inacreditavelmente alto
Táxis de jornal aparecem à margem do rio
Esperando pra te levar
Suba na traseira com sua cabeça nas nuvens
E você se foi
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Imagine você mesmo em um trem numa estação
Com porteiros de massa-de-modelar com gravatas de espelho
De repente alguém está lá na catraca
A garota com olhos de caleidoscópio
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamant
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes

 No final da década de 60 começaram os primeiros desentendimentos na banda, que tinha dificuldade para empresariar seu capital após a morte do empresário Brian Epstein. George Harrison estava descontente com a predominância das composições de Lennon e McCartney. A situação piorou quando começou o relacionamento de John e Yoko Ono. John levava Yoko para todos os lugares, inclusive para o estúdio durante as gravações, e não tinha aprovação da banda. A situação de desconforto entre eles se agravou até que em 1970 Paul anunciou o fim da banda (que já era notório), tendo lançado seu álbum solo uma semana depois.

Até hoje, qualquer lugar que se visite em Liverpool guarda alguma referência à banda, principal responsável pela inserção da cidade no Guinness Book como Capital Mundial da Música Pop

Pode-se  creditar aos Beatles extraordinária influência no comportamento humano após sua eclosão, como o uso da pílula, a liberação sexual, a contestação política, e outras inumeráveis mudanças ocorreram emanadas aos sons das músicas dessa banda extraordinariamente contagiante, empolgante,persuasiva,célebre,inesquecível, arte isso é o que é BEATLES