sexta-feira, 28 de setembro de 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DIA 27 DE SETEMBRO:
DIA DE SÃO COSME
 E SÃO DAMIÃO
 
 
 
 
Só é possível ensinar uma criança a amar,
 amando-a.
                                           Johann Goethe                   

 Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos:
ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.
Louis Pasteur

Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que
 a forma como esta trata as suas crianças.
Nelson Mandela

 
 Em Louvor das Crianças

Se há na terra um reino que nos seja familiar e ao mesmo tempo estranho, fechado nos seus limites e simultaneamente sem fronteiras, esse reino é o da infância. A esse país inocente, donde se é expulso sempre demasiado cedo, apenas se regressa em momentos privilegiados — a tais regressos se chama, às vezes, poesia. Essa espécie de terra mítica é habitada por seres de uma tão grande formosura que os anjos tiveram neles o seu modelo, e foi às crianças, como todos sabem pelos evangelhos, que foi prometido o Paraíso.
A sedução das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais — a sua relação com o mundo não é a da utilidade, mas a do prazer. Elas não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade. Estas frágeis criaturas, as únicas desde a origem destinadas à imortalidade, são também as mais vulneráveis — elas têm o peito aberto às maravilhas do mundo, mas estão sem defesa para a bestialidade humana que, apesar de tanta tecnologia de ponta, não diminui nem se extingue.
O sofrimento de uma criança é de uma ordem tão monstruosa que, frequentemente, é usado como argumento para a negação da bondade divina. Não, não há salvação para quem faça sofrer uma criança, que isto se grave indelevelmente nos vossos espíritos. O simples facto de consentirmos que milhões e milhões de crianças padeçam fome, e reguem com as suas lágrimas a terra onde terão ainda de lutar um dia pela justiça e pela liberdade, prova bem que não somos filhos de Deus.

Eugénio de Andrade, in 'Rosto Precário'

 

As Crianças Chatas

Não posso. Não posso pensar na cena que visualizei e que é real. O filho que está de noite com dor de fome e diz para a mãe: estou com fome, mamãe. Ela responde com doçura: dorme. Ele diz: mas estou com fome. Ela insiste: durma. Ele diz: não posso, estou com fome. Ela repete exasperada: durma. Ele insiste. Ela grita com dor: durma, seu chato! Os dois ficam em silêncio no escuro, imóveis. Será que ele está dormindo? - pensa ela toda acordada. E ele está amedrontado demais para se queixar. Na noite negra os dois estão despertos. Até que, de dor e cansaço, ambos cochilam, no ninho da resignação. E eu não agüento a resignação Ah, como devoro com fome e prazer a revolta.
Clarice Lispector (19 de agosto de 1967)

 

Então, um “docinho” , nesse dia de São Cosme e Damião melhora
 um pouquinho; come, criança , a fome que  você tem vai passar,
confia, criança. O mundo é doce, sim !!!
LJD

27 DE SETEMBRO É DIA DE “SÃO COSME  DAMIÃO”

Acta e Passio, nomes verdadeiros de Cosme e Damião, foram irmãos – acredita-se que eram gêmeos – nascidos na Arábia no século IV.
No sincretismo religioso Cosme e Damião são os orixás Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, divindades protetoras do parto duplo, amigos das crianças e responsáveis por agilizar qualquer pedido em troca de doces – daí um outro costume que é o de distribuir doces para crianças no dia 27 de setembro.

A igreja católica, no entanto, comemora o dia de Cosme e Damião em 26 de setembro, pois no calendário católico o dia 27 é dedicado a São Vicente de Paula.
Há relatos que atestam que os santos são originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e passaram a praticar a profissão em nome de “Jesus Cristo e pelo seu poder”, segundo conta a lenda. Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menos sem receber qualquer pagamento por isso, razão pela qual eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Perseguidos por Diocleciano, os irmãos Cosme e Damião foram martirizados na Síria. Não se conhece a forma exata como morreram. Seus corpos foram transportados para Roma por fiés.
Fonte: http://www.bocaonews.com.br

 

 

O C. E. JOSE MARTI VAI VER ELIS REGINA!!!

DIA 28, ÀS 19 HORAS, AS TURMAS DO PROGRAMA AUTONOMIA IRÃO COM SEUS  PROFESSORES KARLOS BÖMER, LUANA E RENAM  VER ELIS

VIVA ELIS: Exposição multimídia de Elis Regina no CCBB
Centro Cultural Banco do Brasil expõe sobre uma das maiores cantoras do País:

Na exposição, e celebração dos  30 anos da morte de Elis Regina.,   o documentário sobre a vida do mito, Elis por Elis entra como a principal parte multimídia da mostra. Um dos pontos mais peculiares e que chamam atenção é o olhar especial aos figurinos da cantora, com reproduções de seus mais famosos vestidos.

Elis Regina é uma das maiores cantoras de MPB de todos os tempos, chamada de “Pimentinha”, por seu jeito de ser e viver intenso, de voz divina e arrebatadora
Ela foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil
Sempre engajada politicamente, Elis participou de uma série de movimentos de renovação política e cultural brasileira, com voz ativa da campanha pela Anistia de exilados brasileiros
Elis morreu em 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos, vítima de uma mistura fatal de cocaína e álcool. Deixou três filhos: João Marcelo Bôscoli, Pedro Mariano e Maria Rita, que na época tinham 12, 7 e 5 anos, respectivamente.

Nome completo
Elis Regina Carvalho Costa
Nascimento
Origem
País
Data de morte
19 de janeiro de 1982 (36 anos)

 
FRASES  IMPACTANTES  DE ELIS REGINA
O amor não me compete, eu quero é destilar as emoções...

Não tenho tempo de desfraldar outra bandeira que não seja a da compreensão, do encontro e do entendimento entre as pessoas.
Vivendo e aprendendo a jogar nem sempre ganhado nem sempre perdendo mas aprendendo a jogar

Não se trata de saudade de alguma coisa que acabou ou pessoa que morreu. É saudade do que está aí vivo, solto e nunca deixou de existir. Se não temos acesso a isso, é por falta de uma batalha maior.

É bacana correr riscos e eu não fico só na janela vendo a banda passar.
Tenho o prazer de me danar e me recompor sozinha. Não preciso de muletas

A vaidade é assim, poem o tonto no alto e retira a escada. Mas fica por perto esperando sentada, cedo ou tarde ele acaba no chão...

Viemos ao mundo para contribuir pro bem. Tem que batalhar pelo bem. (...) É responsabilidade nossa!

Eu sou do contra. Não vão me dirigir não. Decifra-me ou devoro-te? Não vai me devorar nem eu me decifrar, nunca. Eu sou a esfinge, e daí?

Importante é recuperar o ser para o próprio ser, na procura da melhoria da qualidade de vida
A lucidez me leva às raias da loucura.

Quando sou doce, sou doce. Senão, sou mais ardida que pimenta!

E DENTRE TANTOS FALARES MARCANTES , IRREVERENTES E LÚCIDOS  DE ELIS REGINA, FICAMOS , ORA, COM  AQUELE QUE, ESPECIALMENTE,  MUITO NOS DIZ NESSE MOMENTO, EM NOSSA ESCOLA, TRABALHANDO PARA ATINGIR A NOSSA META, UMA ESCOLA  PLENA,   À (A) LUZ DA EDUCAÇÃO DO  SÉCULO XXI

 ENQUANTO A NOSSA META NÃO FOR ATINGIDA, CONTINUAMOS GRITANDO O NOSSO CANTO!
ELIS REGINA

 "Viva Elis", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março 66, Centro — 3808-2020) até o dia 30 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Livre.

SAERJ: UMA PROVA DE CIDADANIA-3º BIMESTRE/2012
C.E.JOSE MARTI, "CANTANDO O SEU EN-CANTO COM SUA PRESENÇA!!!
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SURREALISMO...MUITO REAL!!!


MISTÉRIOS DO HORIZONTE, RENÉ MAGRITTE( SURREALISMO-SÉCULO XX)
 
SONHOS NÃO PRETENDEM FAZÊ-LO DORMIR, MAS DESPERTÁ-LO

 {René Magritte (1898-1967); a pintura surrealista de René Magritte, pintor belga,  tornou-se um marco do século XX, Chamaram-lhe pintor cerebral e apelidaram o seu estilo de "visual thinking}
O SURREALISMO DO SÉCULO XXI

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SAERJ UMA PROVA DE CIDADANIA

Hoje tem SAERJ?! Tem, sim senhor! Hoje tem SAERJINHO? Tem, sim senhor! E o SAERJ, o que é? É Prova A Toda Prova de  Cidadania!" – Vai melhorar nossas escolas? Vai, sim senhor! O SAERJ vai  mesmo fazer a diferença na qualidade da educação , no cotidiano do trabalho escolar?!  Vai, sim senhor ! E o SAERJ, o que é? É Educação Para (Por) Todos, sim, senhor!!!

DIAS 25 E 26 DE SETEMBRO,   O C. E. JOSE MARTI REALIZA O SAERJ DO 3º BIMESTRE/2012, CONTANDO COM VOCÊ, ALUNO-TRABALHADOR, PARA DAR PROVAS, MAIS UMA VEZ, DE SUA (IN) FORMAÇÃO, SUA CIDADANIA.

C.E. JOSE MARTI, A ESCOLA-DA-NOITE, BEM DE UTILIDADE PÚBLICA!!!
LJD
 


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

**
                                                              GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
                                               SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO 
                                               DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III
                                               COLÉGIO ESTADUAL JOSEMARTI – U.E.  33069948- U.A. 181731
                                                                     E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com; BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

 

AGENDA SINÓPTICA DO COLÉGIO  ESTADUAL  JOSE MARTI

(AUTO) REFLEXÕES, ILUMINURAS,  DO ANO  LETIVO DE 2012, REUNIÃO PEDAGÓGICA,  EM 20/09/2012

Nietzsche  define a verdade como :

“Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim,
 uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente...”; Assim, devemos lançar nossos olhares, e demais
sentidos, aguçados, embevecidos, para a avaliação, “um batalhão móvel
 de metáforas...”

AVAL-I-AÇÕES  IN –EX-TENSAS

AVALIAÇÃO :PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 174 DE 26 DE AGOSTO DE 2011 - ESTABELECE
NORMAS DE AVALIAÇÃO DO  DESEMPENHO ESCOLAR, E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS.;   PODER
 EXECUTIVO, DO DO ESTADO DO RJ, ANO XXXVII, Nº 163, PARTE I, TERÇA-FEIRA; 30 DE AGOSTO
 DE 2011 -RIO DE JANEIRO, 26 DE AGOSTO DE 2011,ANTONIO JOSE VIEIRA DE PAIVA NETO,
SUBSECRETÁRIO DE GESTÃO DE ENSINO; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

« Consoante PPP da U.E.,Projeto Intertitular: Nos Des-Embaraços dos
Des-a-Fios da Avaliação

Planos de Estudos ,respectivos e  co-respondentes à  Recuperação Paralela, Sistemas de

Dependência e de Adaptação, Avaliação Estratégica (AVE)

v  Avaliar integralmente: conhecer, compreender, interpretar,valorar  a instituição e o sistema de
educação,  oferecendo elementos para a
transformação, melhorando
a educação, suas instituições e seus sujeitos,
 alunos e professores.
LJD  
                                                                                                   
C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA
ESCOLA (GIDE); FORMAÇÃO DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE
 SOCIAL

 

Projeto Político Pedagógico do CEJM: Educação pela Ad-miração; Uma Escola Em – De – Todos os Sentidos

 Projeto Consolidativo: Colégio Estadual Jose.Marti : A Escola-da-Noite –
Sob a Luz dos Olhos  Teus , Sob a Luz    dos  Olhos  Meus –Uma Escola  Ex-Poente

        Intertítulos- chave do PPP da U.E.:

ü  Trabalhar: Verbo Transitivo ( escola « trabalho)

ü  Programa(s) de leitura(s).:Ex-cripta, Palavras Chamejantes ; entre-em-ten-dendo 
todas as linguagens

ü  Projeto de inclusão digital emidiático; Dedo In- Di(s)cador  (escola e inclusão –
midiática,      cidadão- mundo)

ü  Projeto atinente à introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira:
África: Ser --tão, (r)e(s)(x)istir Tanto...

ü  Projeto correspondente à cidadania ambiental; Educação e Sustentabilidade:
 Inter -(in)- con- fluências do Re- Uni -(di)- Verso

ü  Projeto MPB  Na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é Anima

ü  Projeto Faça Parte 2012, Selo Escola Solidária 2012: Re-Tratos da Solidariedade

ü  Programa Autonomia

  (...)PAP –Projeto de ações sócio (psico) pedagógigo – pela“inter-transmultipluri(in)disciplinaridade “(  bimestral , temático, “complexus )

Pré-ocupações- Instituição Escola;, “forças-fraquezas”,  
Ex (Dis) posições..

 

               A avaliação institucional educativa não pode se

confundir com a prestação de contas, com a mensuração

e muito menos como mero controle. Sua

intencionalidade é radicalmente distinta da simples

regulação. (DIAS SOBRINHO)

 
Princípios e  valores organizativos ; transparência, publicização,  competência e ética
e estética; comunicação  genuina com o outro: blog, e-mails, pasta de  informativos,
circulares, agendas, conexão educação;

planos de curso, POP, diários de classe...Valorizar  e otimizar,  o registro da prática e
a prática do registro; dizibilidades e visibilidades máximas; re-tratos da vida da escola,
avaliações permanentes, permanências e  mudanças, atualizações

ÞCon(tra)dições, dinâmicas socioespaciais da escola compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações: Termo de Cessão de uso nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas compartilhadas”

Þ Fluxos da(na) escola; mo(vi)mentos, fluidez: acesso, permanência; freqüência, desempenhos  {O (In)SUCESSO É DE/POR  TODOS NÓS!!! }; QH 2012, conformações com o fluxo 2011-2012; QH 2013, conformações com o fluxo 2012-2013

Þ Viabilizar, e potenciar, o trabalho empreendedor,  individual e em equipe,  assingularidades de comportamentos e atitudes, em prol  das comunidades
 escolar e local, da” sociedade global”

  Considerações nucleares : síntese dos  (inter)ditos  e ( des) feitos; “ ad-mirações das   
  (in) sensibilidades : (des) com-prometidos, com-pactos ,
para além das consensualidades

« Escola inclusiva, integrada, cidadã: valorização dos processos socio-psico-pedagógicos e  valorização da pluralidade pela singularidade:

              Planos de Ações 2012:Ambiental,  Ensino-aprendizagem e  Resultados...

    A in-dign- ação é mais do que um fato, é uma necessidade,
um ato de respeito pelo
outro,
por si mesmo, mas exige responsabilidade
“nomeada, reconhecida”
LJD

 

Inter-conexões  Cidadãs da Escola  de Gestão Integrada,  Pública:

ü  Conexão Educação da Rede. SEEDUC, DRM III, Escola(s)

ü  Associação de Apoio à Escola ( A.A.E do C.E. JOSE MARTI )

ü  Alunos Representantes de Turma

ü  Escola-Família; escola, local e  global

ü  Grêmio Estudantil : “QUANTA”

ü  Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA

ü  Conselho de Classe

*    ESCOLA-DA-NOITE: PARIDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES; OPINIÃO FORMADA E PRÉ-CONCEITO, RESSIGNIFICAÇÕESDA CIDADANIA, DOS  DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS; ( ESCOLA « TRABALHO)

 

A PALAVRA ELEITA 2012 É: (RE) COMPOR

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2012

A Equipe Diretiva  do  Colégio  Estadual  Jose Marti, a Escola-da-Noite, 
o aluno-trabalhador,   iluminando  as  noites de  nossa  cidade

Lúcia Duarte e  Alberto Nunes