quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONSELHO DE CLASSE : UM DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS MAIS EXPRESSIVOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA, CIDADANIA PLENA, RESPONSABILIDADE SOCIAL






PROJETO SOCCI; DA GALANTERIA DO CONVÍVIO




A avaliação passa a incorporar,
então a negociação
como um dos valores e
procedimentos centrais.
Ela requer uma nova postura,
mais democrática, e novos
instrumentos e metodologias adaptadas
de disciplinas de área de humanas e sociais.
Todos os passos da avaliação
devem ser discutidos pelos interessados
DIAS SOBRINHO                                    
 
                                                                 C. E. JOSE MARTI

1º COC/2013 - 25/04/2013

 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

1º CONSELHO DE CLASSE DO ANO LETIVO DE 2013- 24/04/2013


                                                                                                    

                                                                                                 
 SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
                                                         REGIONAL METROPOLITANA III
                                     COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E.  33069948-  U.A. 181731
                                                  ENDEREÇO: Av. Professor Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ /RJ - Tel.: 23347528 -   Fax: 23347527
                                 E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com BLOG :http://cejosemarti.blogspot.com
  1º CONSELHO DE CLASSE DO ANO LETIVO  DE 2013

DO C.. E. JOSE MARTI, EM 24 DE ABRIL DE 2013

EDUCA-SE PARA  MOBILIZAR AS POTÊNCIAS  DO PENSAMENTO,  E NÃO PARA A INÉRCIA, EDUCA-SE PARA O EXISTIR PLENO, PARA O NECESSÁRIO, ÚTIL E PRAZEROSO QUE É  CON-VIVER.

DE ACORDO COM GRAMSCI,  O QUE DEFINE O INTELECTUAL, COMO CATEGORIA, É SUA FUNÇÃO SOCIAL E “ESSE INTELECTUAL DE GRAMSCI” RESSURGE NA CRÔNICA DE NOSSO INCONTESTE INTELECTUAL, CRÍTICO   MORDAZ  ÀS DISFUNÇÕES DESSES “HOMENS PROFISSIONAIS PENSANTES” , ASSIM:
Intelectuais

LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

Nunca entendi muito bem o que é um intelectual. É alguém que pensa? Todo mundo pensa, mesmo que precise fazer um esforço. É alguém que tem idéias novas, que vive do que pensa? A perfeita descrição de um vigarista profissional, também. Alguém que lê muito? Ler muito, dependendo do tipo de livro, pode substituir o pensamento. Certos livros fazem para a mente o que o respirador artificial faz para o pulmão, enchem de ar para ele pensar que está funcionando. Um erudito não é necessariamente um intelectual. Cultura não é inteligência, inteligência não é cultura e agilidade mental pode ser apenas um dom performático, como mexer as orelhas. Se você se declarar um intelectual e alguém disser "Prove", o que é que você vai fazer? Usar óculos não é argumento, também existe a miopia burra e o astigmatismo sem qualquer redenção cultural. Você tem teses publicadas? Teses são como cheques, meu caro, como é que eu sei que elas têm fundamento? Também não adianta você me dizer uma coisa inteligente, pode ser decorado. E espontaneidade não é prova de poder intelectual, pode ser só reflexo elétrico. Você tem uma reputação como intelectual ? Entre quem, outros intelectuais? Quero ver as credenciais deles. Podem ser falsas. Precisamos de provas. DNA. Impressões digitais. Dizem que dedão de intelectual não deixa impressão, deixa arrazoado. Será? Gramsci escreveu que todo mundo é intelectual mas poucos têm a função de um intelectual numa sociedade. Assim o que define o Intelectual como categoria é a sua função social. Qual é a função social do intelectual gramisciano ? O próprio Gramsci (citado por Edward Said no seu último livro, Representações do intelectual) não ajuda. Diz que há dois tipos de intelectual - iiiihh - : o estático e o orgânico. O que mantém a sua função tradicional de transmissor dos cânones de uma geração a outra e o que se envolve nas lutas da sua geração, e quer ser conseqüente. Mas o intelectual orgânico também tem que respeitar uma tradição: a de, segundo Said, "levantar publicamente questões embaraçosas, confrontar a ortodoxia e o dogma em vez de produzi-los...Enfim, Nós somos o nosso comportamento, não os nossos títulos.

                     
NO C E JOSE MARTI, A PALAVRA ELEITA 2013 É: “COMPROMETIMENTO”; COM-PROMETER

 Tal como Descartes, no limiar da ciência moderna, exerceu a dúvida em vez de a sofrer,  nós, no limiar de um novo paradigma epistemológico, devemos exercer a insegurança em vez de a sofrer.
  Boaventura Santos

 
APORTES: PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 316 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2012, NOSSO  PPP- Projeto Político Pedagógico-: “EDUCAÇÃO PELA AD-MIRAÇÃO; UMA ESCOLA EM - DE- TODOS OS SENTIDOS”  E O NOSSO Projeto   atinente à AVALIAÇÃO: “ NOS DES-EMBARAÇOS DOS DES-A-FIOS DA AVALIAÇÃO; A AVALIAÇÃO É DE TODOS NÓS; POR TODOS NÓS!!!...;  “AVE” ( AValiação Estratégica) ; ASSIM, “AVE” FOI  E É A NOSSA MELHOR PALAVRA!!!

A vida só é possível no processo organizacional!

1º COC/2013 - 24/04/2013

Lucia J. Duarte

Diretora do Colégio Estadual Jose Marti

segunda-feira, 22 de abril de 2013

POR SÃO JORGE, HÁ POESIA NA LUA!!!


QUANDO A TERRA É AVISTADA DA LUA, NÃO SÃO VISÍVEIS NELA AS DIVISÕES EM NAÇÕES OU ESTADOS. ISSO PODE SER O SÍMBOLO DA MITOLOGIA FUTURA
                                                        JOSEPHY CAMPBELLE

 
 
 
Mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana
                                                     JOSEPHY CAMPBELLE

 

·         "OH, SÃO JORGE!!!" ...

QUERO DIZER QUE ALGUNS SÍMBOLOS SÃO IMAGENS DE COISAS COMUNS A TODOS OS HOMENS E TEM PORTANTO UM PODER COMUNICATIVO POTENCIALMENTE ILIMITADO
                                                       NORTHROP FRYE

 
E muitas são as lendas e tradições que reverenciam São Jorge. A lenda mais popular foi escrita por Jaume de Voràgine e conta a vitória de São Jorge sobre o dragão.

Num país  chamado Silene, um dragão aterrorizava os habitantes que, para acalma-lo, ofereciam-lhe periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio. Mas um dia a sorteada foi à filha do rei; São Jorge venceu o dragão e libertou a donzela. Então, o rei e "todo o povo" converteram-se à fé de Cristo.

SÃO JORGE- o nome "Georgius" (latim) quer dizer camponês, e talvez por isso a comemoração litúrgica foi fixada em 23 de abril, em plena primavera no continente europeu. Isto também explicaria em parte que as tradições populares tenham feito dele o protetor das colheitas.

"REZA" A HISTÓRIA SOBRE SÃO JORGE...

Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções. Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina.

SÃO JORGE é o cavaleiro da cruz que derrota o “dragão do mal”, metáfora da dominação e exclusão; é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade

  • 23 DE ABRIL: DIA DE SÃO JORGE E DA ROSA

Esta ligação de SÃO JORGE com a primavera também o relaciona diretamente com a Feira das Rosas que desde o século XV se celebra na praça de Sant Jaume, onde está localizada a sede do Governo da Catalunha (Generalitat de Catalunya).Mas a tradição popular de oferecer rosas no dia de São Jorge...São Jorge salvou uma donzela, livrando-a do dragão, da morte... Então, cedendo à tentação de buscar uma explicação para a relação "entre São Jorge e a rosa" , pode-se inferir que a explicação assenta-se no simbolismo do amor cortês que a rosa representa
Lua de São Jorge
Caetano Veloso
Lua de São Jorge, lua deslumbrante
Azul verdejante, cauda de pavão
Lua de São Jorge, cheia, branca e inteira
Oh, minha bandeira solta na amplidão
Lua de São Jorge, lua brasileira
Lua do meu coração!

(...)
Lua de São Jorge, lua maravilha
Mãe, irmã e filha de todo esplendor
Lua de São Jorge, brilha nos altares
Brilha nos lugares onde estou e vou
Lua de São Jorge, brilha sobre os mares
Brilha sobre o meu amor

Lua de São Jorge, lua soberana
Nobre porcelana sobre a seda azul
Lua de São Jorge, lua da alegria
Não se vê um dia claro como tu
Lua de São Jorge, serás minha guia
No Brasil de Norte a Sul


Ainda CAMPBELL: "A mitologia é a música. É a música da imaginação, inspirada nas energias do corpo. Uma vez um mestre zen parou diante de seus discípulos, prestes a proferir um sermão. No instante em que ele ia abrir a boca, um pássaro cantou. E ele disse: “O sermão já foi proferido”.

Se não,  oportunas são , também,  as  sábias palavras de EDGAR MORIN: "Damos vida às nossas idéias e, uma vez que lhes damos  vida, são elas que indicam o nosso comportamento, que nos mandam matar ou  morrer por elas; vale dizer que tais produtos são os nossos próprios produtores, e  que as realidades imaginária e mitológica são um aspecto fundamental da realidade humana."
 

MÃE TERRA: A solidariedade das culturas planetárias implica três princípios: sustentabilidade, responsabilidade e cooperação


         22 DE ABRIL - DIA DA TERRA

"A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste."
Antoine de Saint-Exupéry

 

O cuidado somente surge quando a existência

de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-me a ele. Disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas,

de seu sofrimento e de seus sucessos, enfim de sua vida.

Cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato. Como dizíamos, estamos diante de uma atitude

fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai

de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude.”

                                                  ( LEONARDO BOFF)

 
“O que precisamos não é desenvolvimento, mas o envolvimento sustentável”
Boaventura Santos

 Dia Internacional da Mãe Terra - data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra

Entretanto, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970

 

O Dia da Terra 2013 – SUSTENTABILIDADE; Um balanço entre economia, sociedade e ambiente.

“Temos que enfrentar a dura realidade que nosso planeta está em perigo. A mudança climática é um problema real e crescente(...)pela exploração insustentável dos recursos naturais frequentemente impulsionados pela cobiça(...) estamos solapando nosso único lar e nossa sobrevivência e, por isso, temos que passar a "honrar" à Terra". 

(Palavras do secretário-geral da ONU, Ban Kim-moon, na celebração do Dia Internacional da Terra 2013)

.
PELA MÃE TERRA: CIDADANIA TERRESTRE NA COMUNIDADE PLANETÁRIA !!!
LJD

sábado, 20 de abril de 2013

TODO ARTISTA TEM QUE IR AONDE O POVO ESTÁ... E TOM ZÉ VAI...

ESSE É O CARA !!!  QUEM GOSTA DE BOA MÚSICA  VAI COM ELE, VAI COM A ARTE , MUITA ARTE , ENCANTAMENTO E EMOÇÃO, TRANSFORMAÇÃO
 

ELE FEZ "PROPAGANDA DA COCA-COLA"? MAS, COITADO, ELE NÃO É A PAULA FERNANDA, MAS É LINDINHO  POR  DENTRO E TAMBÉM , COMO ELA, "É DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL".;ENTÃO, FOI ASSIM NUM MOMENTO DESSES QUE... "VIROU GAROTO PROPAGANDA", MAS, POR BOA CAUSA... O INFERNO SÃO OS OUTROS QUE O JULGAM... "IMPERIALISTA?!" JAMAIS!!!

Já está disponível para download gratuito o novo EP de Tom Zé, Tribunal do Feicebuqui, no site www.tomze.com.br.

Saiba mais em http://www2.uol.com.br/ziriguidum/1304/130422-01.htm




Dá uma olhada na letra de “Tribunal do Feicebuqui”
Composição: Marcelo Segreto / Gustavo Galo / Tatá Aeroplano / Emicida
Tom Zé mané
Baixou o tom
Baba baby
Bebe e baba
Velho babão
Tom Zé bundão
Baixou o tom
Baba baby
Bebe e baba
Mané babão
Seu americanizado
Quer bancar Carmen Miranda
Rebentou o botão da calça
Tio Sam baixou em sampa
Vendido, vendido, vendido!
A preço de banana
Já não olha mais pro samba
Tá estudando propaganda
Que decepção
Traidor, mudou de lado
Corrompido, mentiroso
Seu sorriso engarrafado
Não ouço mais, eu não gostei do papo
Pra mim é o príncipe que virou sapo
Onde já se viu? Refrigerante! E agora é a Madalena arrependida com conservantes
Bruxo, descobrimos seu truque
Defenda-se já
No tribunal do Feicebuqui
A súplica:
Que é que custava morrer de fome só pra fazer música?
 
 
PARA REFLETIR..."PALAVR-A-ÇÃO"...
 
A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas é a de abrir as portas fechadas. (Ernst Fisher, 1973)

 Para conseguir ser um artista, é necessário dominar, controlar e transformar a experiência em memória, a memória em expressão, a matéria em forma. A emoção para um artista não é tudo; ele precisa também saber tratá-la, transmiti-la, precisa conhecer todas as regras, técnicas, recursos, forma e convenções com que a natureza – esta provocadora – pode ser dominada e sujeitada à concentração da arte. A paixão que consome o diletante, serve ao verdadeiro artista; o artista não é possuído pela besta fera, mas doma-a (ERNST FICHER)

 



quarta-feira, 17 de abril de 2013

SAERJ - DIAS 16 E 17 DE ABRIL DE 2013 - NO C. E. JOSE MARTI














SAERJ: PROVA DE CIDADANIA A TODA PROVA!!!
DIA 16/04/2013
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
DIA 17/04/2013
PROVA PROVA DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS
 
NO C. E. JOSE MARTI , A AVALIAÇÃO ENDOSSA A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO PRESENTE EM SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO_ EDUCAÇÃO PELA AD-MIRAÇÃO ; UMA ESCOLA EM-DE- TODOS OS SENTIDOS; ASSIM, COMO NOS DIZ BERNARDO TORO
“A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade”
Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação
Bernardo Toro
 
LJD
 
 

sábado, 13 de abril de 2013

BEIJA EU, BEIJA EU... AH, O AFETO... O CARINHO, A GRATIDÃO, O AMOR, O AFAGO, O BEIJO...


Escultura "O beijo" (1887), do artista francês Auguste Rodin
13 DE ABRIL: DIA INTERNACIONAL DO BEIJO

 
A palavra beijo vem do latim, basium, e significa toque dos lábios. No dicionário, sua definição aparece como ato de pousar os lábios em alguém ou em alguma coisa

No Brasil, O dia 13 de abril celebra o mais emblemático símbolo do amor , que é o  BEIJO, comemorado, internacionalmente, nesse dia

  Dia Internacional do Beijo
Não se  sabe ao certo como surgiu o Dia Internacional do Beijo. Alguns pesquisadores dizem que os antigos registros sobre o beijo são de 2500 a.C., por conta de algumas imagens do templo de Khajuraho, na Índia. Na antiguidade, na região da Suméria, antiga Mesopotâmia, era comum as pessoas enviarem beijos aos deuses.

Bem, voltemos à Índia, os mais antigos registros literários do ato de beijar provêm justamente da Índia. Trechos das Vedas, os mais antigos textos sagrados do Hinduísmo, escritos em sânscrito por volta do ano 1.500 A.C., e de outros livros hindus como o Mahābhārata, contêm trechos com descrições sensuais de bocas se unindo. Eis um belo exemplo extraído da Satapatha Brahmana: “Amo beber o vapor de teus lábios”. Outra obra seminal da literatura indiana, o famoso tratado sexual Kama Sutra, dedica um capítulo inteiro à arte de beijar, explicando, dentre outras valiosas lições, que “não há duração fixa ou ordem estabelecida entre o abraço e o beijo, o aperto e as marcas feitas com as unhas e os dedos”.

Hoje, na Índia, beijar em público é considerado um ato obsceno que pode ser punido com até dois anos de prisão e 33 euros de multa. O que dizer sobre isso?! Cultura!!!

Gregos e romanos também mantinham a pratica de beijar guerreiros que voltavam de batalhas, como uma espécie de reconhecimento pela luta. Os imperadores romanos permitiam-se ser beijados na boca pelos nobres mais influentes. Já aos menos importantes, o cumprimento era feito nas mãos. Aos súditos só era permitido beijar os pés.

A cultura em que se é criado  tem papel importante sobre a reação ao ser beijado. O fato é que o beijo afeta desde o fluxo sanguíneo até o cérebro e, segundo a ciência, movimenta 29 músculos, libera um hormônio chamado serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar e felicidade

 
O beijo , portanto, é  a forma mais simples de demonstrar  carinho, afeto, amor, amizade, em quase todo mundo

 

 Beija eu
Arnaldo Antunes
Seja eu,
Seja eu,
Deixa que eu seja eu.
E aceita
O que seja seu.
Então deita e aceita eu.

Molha eu,
Seca eu,
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu.
Anoiteça e amanheça eu.

Beija eu,
Beija eu,
Beija eu, me beija.
Deixa
O que seja ser

Então beba e receba
Meu corpo no seu corpo,
Eu no meu corpo,
Deixa,
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça

 

“O beijo é como a água salgada; quanto mais se bebe, mais sede se tem”
 Provérbio chinês

O quadro "The kiss" (O beijo), de Gustav Klimt (1907-1908
LJD

quinta-feira, 11 de abril de 2013

C. E. JOSE MARTI: A HISTÓRIA FAZ DIFERENÇA..."CONTIGO APRENDI.."


“A educação... é uma atualização da cultura, e isso não somente no plano de seu conteúdo (as formas aprendidas), mas, sobretudo no plano de seu gesto exploratório, consciente, deliberado”.

Pierre Lévy

 

No C E Jose Marti ,  a introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira integra o currículo escolar , jovens e adultos,  no nível do   Ensino Médio, da modalidade regular  e Aceleração da Aprendizagem, Programa Autonomia, no  turno noturno,  participam do projeto “ÁFRICA: SER-TÃO, (R)E(S)(X)ISTIR -TANTO...” ,  intertítulo do PPP da U.E, EDUCAÇÂO PELA AD_MIRAÇÂO; UMA ESCOLA EM- DE_ TODOS OS SENTIDOS

“ÁFRICA: SER-TÃO, (R)E(S)(X)ISTIR -TANTO...” visa, sobretudo, construir uma sociedade livre, igualitária, fraterna , inclusiva, equitativa, equânime


 


       Uma boa árvore é aquela que

se  lembra da semente que a gerou
Provérbio Africano

 

“Os problemas sociais, a miséria e a questão da terra continuam sendo um desafio do continente...Queremos globalizar a Justiça Universal, a luta pelos direitos humanos e direitos indígenas... Não pode haver paz sem justiça, justiça sem igualdade, igualdade sem democracia e democracia sem respeito à diversidade”. (Rigoberta Manchú Tun)

 

 

SAERJ: UMA PROVA DE CIDADANIA A TODA PROVA!!!

ORGANOGRAMA AVALIAÇÃO EXTERNA- SAERJINHO 2013