terça-feira, 22 de abril de 2014

VENHA, O AMOR TEM SEMPRE AS PORTAS ABERTAS...


SÁBADO LETIVO- 26 DE ABRIL DE 2014, INÍCIO ÀS 8H30. E TÉRMINO ÀS 12H.30

 
 
 
NO C E JOSE MARTI...

Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além.
Paulo Leminski.
 
Eu antes tinha querido ser os outros para conhecer o que eu não era. Entendi então que eu já tinha sido os outros e isso era fácil. Minha experiência maior seria ser o outro dos outros: e o outro dos outros era eu.

 
 
A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado.
Mia Couto
A Equipe Diretiva e Corpo Docente do C. E. Jose Marti
Lucia de J. Duarte
 
 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

ESTRANGEIRO- ESTRANHO...PARA QUEM?!


CULTURA(S)

“Stuart Hall (1997), ao analisar as identidades culturais surgidas na era da globalização afirma:Em toda parte, estão emergindo identidades culturais que não  são fixas, mas que estão suspensas, em transição, entre diferentes posições; que retiram seus recursos, ao mesmo tempo, de diferentes tradições culturais; e que são o produto desses  complicados cruzamentos e misturas culturais que são cada vez mais comuns num mundo globalizado. (...) Este conceito (a Tradução) descreve aquelas formações de identidade que atravessam e intersectam as fronteiras naturais, compostas por pessoas que foram dispersadas para sempre de sua terra natal. Essas pessoas retêm fortes vínculos com seus lugares de origem e suas tradições, mas sem a ilusão de um retorno ao passado.
Elas são obrigadas a negociar com as novas culturas. (...) As pessoas pertencentes a essas culturas híbridas têm sido obrigadas a renunciar ao sonho ou à ambição de redescobrir qualquer tipo de pureza cultural “perdida” ou de absolutismo étnico. “

 

E POR FALAR EM CULTURAS,  SOCIEDADES E CIDADANIAS...
De Francisco Cesar Goncalves- TEXTO DE CHICO CÉSAR

Ariano sempre deita no chão de qualquer aeroporto, com ou sem copa do mundo. já o encontrei assim várias vezes. ele se sente melhor espichado - e tem direito de deitar no chão, como qualquer um de nós. mas não o fazemos pois achamos que isso é coisa de índio ou de preto. seria bom botar umas redes e fazer umas aeroportos-ocas pra que as onças pardas como eu pudessem relaxar. oca wi-fi, rede com rede. viva a copa do mundo, a copa das árvores, a copa-cabana

Como diria o Chicó, personagem de Suassuna conhecido na TV no Auto da Compadecida, “-Não sei. Só sei que foi assim..”

 
ARIANO SUASSUNA DEITADO NO CHÃO DO AEROPORTO...É COSTUME DO ESCRITOR...

 

sexta-feira, 18 de abril de 2014

NÓS DE CULTURA(S)...


DO C E JOSE MARTI, PROJETO CULTURA 2014: "SOB AS  LENTES DO AMOR... TODA CULTURA FICA MAIS BONITA!"

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).

O Povo está Divorciado da Cultura

O povo está divorciado da cultura, e encolhe-se cada vez mais na sua fome e na sua ignorância. Somos nós, os que saímos dele e o queremos verdadeiramente servir, que temos o dever de o procurar, de o esclarecer, de o interessar activamente na sua própria salvação. Que lhe importam os grandes livros, se ele os não pode nem sequer ler? Que lhe importam as grandes sinfonias, se ele as não sabe ouvir? é urgente chamar o povo à realidade nacional. É preciso interessá-lo de verdade no processo social, onde ele tem o único papel que conta.
— Para isso?...
— Convidá-lo desde já a votar livre e claramente. Chamá-lo a determinar-se, a escolher os seus homens, a responsabilizar-se no seu destino,
— Esse destino é?...
— O destino de todos os corpos vivos: crescer, multiplicar-se, procurar a felicidade, e deixar no seu caminho uma nítida e aberta marca de compreensão e de amor.
Miguel Torga, in "Diário (1945)"

 
POR MUITO MAIS A DIZER SOBRE “CULTURA”, FICAMOS , ORA, POR AQUI, ATENTANDO PARA A POLISSEMIA DESSA PALAVRA, TECIDA SOB MUITAS VESTES; POR ISSO, DEVEMOS APREENDÊ-LA EM SEU CONTEXTO , CONSOANTE CONTIGÊNCIAS QUE A INSCREVERAM EM FRASE, EM ORAÇÃO, CO-RESPONDENDO AO DESEJO, PROPÓSITO DO FALANTE EXPRESSANDO SEUS SENTIMENTOS, SEUS DESEJOS, SUAS IDEIAS...

A Equipe Diretiva e Corpo Docente do C. E. Jose Marti

Lucia de J. Duarte

 

 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

MACONDO ESTÁ EM TODA PARTE; IN LABORATÓRIOS DE ALQUIMIA, REALISMO-FANTÁSTICO!!!


DOI, DOR TERRÍVEL E INDISCRITIVELMENTE, DOLORIDA, A CONSCIÊNCIA DA NOSSA EFEMERIDADE

O que acontece é que não aguentamos o peso da consciência.
Gabriel García Marquez

Gabriel García Márquez (6 de março de 1927- 17 de abril de 2014) Morreu o escritor colombiano Gabriel García Márquez, aos 87 anos

Autor de ‘Cem Anos de Solidão’ e ‘O Amor nos Tempos do Cólera’, escritor colombiano é aclamado como um dos mais importantes do século XX.

Cem anos de solidão (1967)  -Obra-prima – No início dos anos 60.  a necessidade de escrever sobre suas origens voltou a incomodar o escritor. Em 1968, é lançada sua obra-prima, o livro Cem Anos de Solidão. Márquez disse que a obra demorou dezenove anos para ser feita, entre o idealizar da história e sua concretização. Para se dedicar inteiramente à ideia, o escritor empenhou seu carro, esperando que o dinheiro durasse seis meses, período calculado por ele para escrever o livro. No fim, ele demorou um ano e meio escrevendo. Enquanto isso, sua esposa segurou as pontas das finanças na família e se encarregava até mesmo de trazer com frequência as folhas de papel em que o marido trabalhava.

A década de 1970 foi o período de maior atividade política do escritor, quando ele anunciou que não voltaria a publicar obras de ficção até que Augusto Pinochet deixasse o poder no Chile. Ele também se dedicou a escrever artigos jornalísticos.

Cem anos de solidão é   considerado, ao lado de “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, um dos livros mais importantes da literatura em língua espanhola. Foi traduzido para 35 idiomas. Exemplo máximo do realismo fantástico – gênero característico do boom latino-americano da segunda metade do século XX –, “Cem anos de solidão” se passa na fictícia aldeia de Macondo e acompanha, ao longo de gerações, a saga da família Buendía.

Gabriel García Márquez é considerado um dos mais importantes escritores do século 20 e um dos mais renomados autores latinos da história, Gabriel García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia. Chegou a estudar direito e ciências políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas não concluiu o curso, preferindo iniciar carreira no jornalismo.

Especialista em observar o comportamento humano, Gabo (apelido carinhoso de  Gabriel García Márquez ) é responsável pela criação de personagens com extrema sensibilidade e características humanas inseridas em um realismo fantástico que inspirou escritores como o brasileiro Dias Gomes, morto em 1999

Entre seus títulos mais conhecidos estão  "A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada", "O outono do patriarca", "Crônica de uma morte anunciada", "O amor nos tempos do cólera", "Do amor e outros demônios" e "Memórias de minhas putas tristes" dentre outras obras de arte, também publicou o livro de relatos Doces Contos Peregrinos, uma grande reportagem, Notícia de um Sequestro e suas memórias, Viver para Contar, em 2002..

Em 1982, ele ganhou o prêmio  Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra. 

Gabriel García Márquez foi o gênio do realismo fantástico latino-americano

Aqui, ora, ficamos com alguns dos memoráveis pensamentos de Gabriel García Márquez:

_O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão.
_Não se é de parte nenhuma enquanto não se tem um morto debaixo da terra.

_Tomei consciência de que a força invencível que impulsionou o mundo não são os amores felizes mas os contrariados.

(Trecho do livro Memórias de Minhas Putas Tristes)
_Não passes o tempo com alguém que não esteja disposto a passá-lo contigo

_Não chores porque já terminou, sorria porque aconteceu.

_A idade não é a realidade salva no mundo físico.
A essência de um ser humano resiste ao passar do tempo.
As nossas vidas são eternas, o que significa que os nossos espíritos continuam a ser tão jovens e vigorosos como quando éramos jovens. Pensa no amor como um estado de graça...não é um meio para nada, mas sim o alfa e o ómega.
Um fim em si mesmo.

_Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma.

_Tive que buscar forças na fraqueza para não me colocar na frente de todos com um letreiro que consagrasse minha verdade: Estou louco de amor.

(DES) COBRIR (-SE); DESVARIOS DO SER, DES-ACERTOS...

Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do zodíaco.
Gabriel García Marquez

quarta-feira, 16 de abril de 2014

SÁBADO LETIVO - 26/04: “culturas , sociedades e cidadanias”;


PRÓXIMO SÁBADO LETIVO/2014, POR ÁREAS DE CONHECIMENTO, DIVERSAS E UNAS...

 Dia 26/04- LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - INÍCIO ÀS 8H30, TÉRMINO ÀS 12H30

 
ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTE E INFORMÁTICA

 Objetivos nucleares- conhecer, apreender, distinguir, potenciar os patrimônios culturais nacional e internacional; aceder  e    (re) produzir  informações,  fazeres culturais  local e global, universal,  adquirir, apreender   e disseminar   conhecimentos,  como agente e líder partícipe da história, individual e coletivamente, encontrando-se como educando e educador contínua   e permanentemente.

Para efeito, nesse sábado letivo, elencamos para con-substantivar o nosso encontro o tema-chave “culturas , sociedades e cidadanias”; reconceituando Direitos e Deveres, faces de uma mesma moeda,   garantias individuais e coletivas. Por esses vieses,  re-tratando as diversidades,  e complementaridades, sócio(político)culturais, gênero, raça/etnia, religião, orientação sexual; ex-pressões,   dis-cursos e práxis,  da Educação em-/para- os Direitos Humanos. Enfim,  re-escreveremos , experienciaremos,  o diálogo polifônico e democrático  sobre o tema dentro de um processo sistemático e orientado de forma a contribuir para a in- formação do sujeito de direitos e deveres , ansiando, buscando,   a efetivação de  culturas livres, interdialógicas, autônomas e, responsavelmente,  participativas, instituídas e instituintes , porque,  sempre, em companhia.

 Por oportuno, vamos principiar concretizando  o conceito antropológico de cultura, que se expressa na CF/88 ( Constituição Federal/88) como “todos os modos de viver, fazer e criar” (art. 216)

Ademais, esperamos você,   sábado, conforme combinado, quando mais e melhor aprenderemos e ensinaremos, juntos, re-descobrindo  culturas, sociedades e cidadanias, fomentando, realizando, ratificando,  nossa cidadania plena, “sujeitos de direitos e deveres”

A  “cultura é considerada uma das duas ou três palavras mais complexas de nossa língua [...].” Mais complexa do que o termo cultura, para o autor, somente o termo “natureza”, que é o seu oposto”

“Cultura”, de acordo com Eagleton

 


 

 

 

 

sábado, 12 de abril de 2014

ÁFRICA EM NÓS!!!


O  direito a ter direitos  só pode ser realizado no contexto de uma comunidade política na qual as pessoas não são julgadas por características que carregam em seu nascimento, mas suas ações e opiniões, por suas manifestações e pensamentos
BENHABIB, S.

HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: da Lei 10.639

Em janeiro de 2003, com a aprovação da Lei 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, nº 9394/96 para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e africana

Se o século XX é reconhecido como o século dos direitos humanos, individuais, sociais, econômicos, políticos e culturais, o século XXI será reconhecido como o século dos direitos da Mãe Terra, dos animais, das plantas, de todas as criaturas vivas e de todos os seres, cujos direitos também devem ser respeitados e protegidos.
Michel Serres


 Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,...
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.
Fernando pessoa, in Álvaro Campos
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero."


____________________Fernando Pessoa.Projeto  cor-respondente  do C E Jose Marti:
ÁFRICA SER-TÃO, RES-(EX)ISTIR TANTO...

 
LJD

sexta-feira, 11 de abril de 2014

(MULTI)CULTURA: "SOMOS TODOS IGUAIS, MAS DIFERENTES!!!"


Cultura não é aquilo que entra pelos
 
olhos, é o que modifica seu olhar.
José Paulo Paes

 

Quem somos nós, quem é cada um de nós senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser completamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis.

 

TEXTO-BASE DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE
CULTURA*

No mundo contemporâneo - onde a cultura e as identidades culturais estão na base de
inúmeros conflitos -, respeitar a diversidade cultural significa, antes de tudo, garantir a paz e a segurança internacionais. Para tanto, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada pela Unesco em 2005

 A diversidade cultural é um dos maiores patrimônios do Brasil, fruto de nossa formação histórica. Por isso o diálogo intercultural deve estabelecer-se também no âmbito interno, entre os diversos grupos de identidade existentes no território nacional. Para tanto, a Convenção reafirma o direito soberano dos Estados de implantar as políticas e medidas que eles julgarem apropriadas para proteger e promover a diversidade das expressões culturais existentes em seus territórios, tendo presente que cabe proteção especial aos grupos mais vulneráveis às dinâmicas excludentes da globalização.

 A diversidade cultural é um dos maiores patrimônios do Brasil, fruto de nossa formação histórica. Por isso o diálogo intercultural deve estabelecer-se também no âmbito interno,entre os diversos grupos de identidade existentes no território nacional. Para tanto, a Convenção reafirma o direito soberano dos Estados de implantar as políticas e medidas que eles julgarem apropriadas para proteger e promover a diversidade das expressões culturais existentes em seus territórios, tendo presente que cabe proteção especial aos grupos mais vulneráveis às dinâmicas excludentes da globalização. enriquece o acervo coletivo; (ix) os espaços públicos são bens coletivos e nenhum indivíduo ou grupo pode ver-se privado de sua livre utilização, dentro do respeito às normas adotadas em cada cidade.

 O direito à livre participação na vida cultural foi proclamado no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948): toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de gozar das artes e de aproveitar-se dos progressos científicos e dos benefícios que deles resultam. Analisando documentos posteriores, pode-se subdividir o direito à participação na vida cultural em quatro categorias: direito à livre criação, livre fruição, livre difusão e livre participação nas decisões de política cultural.

A Recomendação sobre o Status do Artista (1980), que trata da liberdade de criação

 

A Equipe Diretiva e Corpo Docente do C. E. Jose Marti

Lucia de J. Duarte

 

 

1º COC/2014: Toque de Mestre, “se Toque”...!!!


 1º Conselho de Classe do ano letivo 2014, no C E Jose Marti:
 
Toque de Mestre, “se  Toque”...!!!

 

O grande problema do nosso sistema democrático é que permite fazer coisas nada democráticas democraticamente.

José Saramago

 

 
RIO DE JANEIRO, 11, 14 E 15 DE ABRIL DE  2014
Lucia de J. Duarte
Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 

 

1º COC/2014:Toque de Mestre, “se Toque”...!!!

1º Conselho de Classe do ano letivo 2014,

no C E Jose Marti:

 Toque de Mestre, “se  Toque”...!!!

Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as ideias.

Victor Hugo

 

RIO DE JANEIRO, 11, 14 E 15 DE ABRIL DE  2014

Lucia de J. Duarte

Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 

 

1º COC/2014: Toque de Mestre, “se Toque”...!!!


1º Conselho de Classe do ano letivo 2014, no C E Jose Marti:
Toque de Mestre, “se  Toque”...!!!

Poucas pessoas, em qualquer lugar do mundo, podem continuar sem consciência do

fato de que suas atividades locais são influenciadas, e às vezes até determinadas, por

acontecimentos ou organismos distantes [...] Hoje, as ações cotidianas de um indivíduo produzem consequências globais [...]

Anthony Giddens

 
RIO DE JANEIRO, 11, 14 E 15 DE ABRIL DE  2014

Lucia de J. Duarte

Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 

1º COC/2014:Toque de Mestre, “se Toque”...!!!


1º Conselho de Classe do ano letivo 2014, no
C E Jose Marti: Toque de Mestre, “se Toque”...!!!

A PALAVRA É ESSENCIALMENTE O MEIO DE SER RECONHECIDO. ELA ESTÁ LÁ ANTES DE TODA COISA QUE ESTÁ POR DETRÁS. E, É POR LÁ QUE ELA É AMBIVALENTE, ABSOLUTAMENTE INSONDÁVEL. O QUE ELA DIZ, É VERDADE? É O QUE NÃO DIZ, É VERDADE? É UMA MIRAGEM. É ESSA MIRAGEM PRIMEIRA QUE VOS ASSEGURA QUE ESTAIS NO TERRITÓRIO DA PALAVRA.
J. LACAN

RIO DE JANEIRO, 11/04/2014

Lucia de J. Duarte

Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 

1º COC/2014:Toque de Mestre, “se Toque”...!!!


1º Conselho de Classe do ano letivo 2014, no C E Jose Marti: Toque de Mestre, “se  Toque”...!!!

“QUEM É VOCÊ? EU NÃO SEI.

EU ME ESFORÇO PARA SABER. E EU FAÇO ISSO POR ESCRITO.

A PALAVRA PERFURA A CARAPAÇA

PARA CHEGAR A DESCOBRIR O “EU MESMO”.

Essas palavras são do poeta Aimé Césaire, que nasceu na Martinica há quase 100 anos.

RIO DE JANEIRO, 11, 14 E  15 DE ABRIL DE 2014

Lucia de J. Duarte

         Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 

1º COC /2014: Toque de Mestre, “se Toque”...!!!


1º Conselho de Classe do ano letivo 2014, no C E Jose Marti: Toque de Mestre, “se  Toque”...!!!

Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações.

Vincent Van Gogh

RIO DE JANEIRO, 11, 14 E 15 DE ABRIL DE 2014

Lucia de J. Duarte

Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 

 

1º COC/2014:Toque de Mestre, “se Toque”...!!!


 1º Conselho de Classe do ano letivo 2014, no C E Jose Marti: Toque de Mestre, “se  Toque”...!!!

O ENSINO DEVE SER INTERESSANTE, ALEGRE, GRACIOSO. TODA ESCOLA SE DEVE CONDUZIR POR UMA SEVERA DOÇURA

MONTAIGNE- 1533- 1592

 
RIO DE JANEIRO, 11/04/2014

Lucia de J. Duarte

Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 

ACEITA UM CONSELHO?!" INÚTIL DORMIR, A DOR NÃO PASSA", URGE O TRABALHAR EMPREENDEDOR, TRANSITIVO...


                                          GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
                                          SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
                                          DIRETORIA  REGIONAL METROPOLITANA III
                               COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI – U.E.  33069948   U.A. 181731
                               E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com    
                                               BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

                                
                    LISTA DE PRESENÇA

1º Conselho de Classe do ano letivo 2014, no C E Jose Marti: Toque de Mestre, “se Toque”...!!!

PALAVRAS DE TOQUE, T (R) OCANDO EM MIÚDOS, PODE GUARDAR.. AQUELA ESPERANÇA DE TUDO SE AJEITAR...

EM TODA PARTE, SÓ SE APRENDE COM QUEM SE AMA (GOETHE)

SEGMENTO(S) DA U.E:
 
 

 

_____________________________________________________________________________________

 

RIO DE JANEIRO, _______/_______/  2014

 

 Nome
Assinatura
Segmento(s)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

• São os    inter-relacionamentos e   as interdependências   entre todos  os    "seres" , entre   os fenômenos psicológicos, biológicos, físicos, sociais e culturais - a "teia da vida", a vida "mais que sustentável", divina, maravilhosamente bela!!!
LJD