quarta-feira, 23 de julho de 2014

“EU QUASE QUE ADIVINHAVA"...POR TANTA DOR, POR TANTA EMOÇÃO, PALAVRAS ME “SABEM” BEM...SABORES E DISSABORES, SÃO COISAS DA CRIAÇÃO, CRIADOR E CRIATURA...”AD-VINARE”...


                           GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
                                       SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
                                       DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III
                                      COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI – U.E.  33069948-  U.A. 181731
                                       ENDEREÇO: Av. Professor  Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ /RJ - Tel.: 23347528 -  Fax: 23347527
                                        E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com   BLOG :http://cejosemarti.blogspot.com

 
2º Conselho de Classe do ano letivo 2014, no C E Jose Marti

DES-TECENDO OS "DES(-A-)FIOS" DA ESCOLA “INTEIRA”,
CON-FIANÇA...(LJD)

A viga mestra  inter-relacional é a confiança.

Textos motivacionais, sinérgicos...
O BEM-AMADO É UMA USINA DE LUZ, UM BEM DE UTILIDADE PÚBLICA!(LJD)
Se sou amado,/quanto mais amado/mais correspondo ao amor./Se sou esquecido,/devo esquecer também,/Pois amor é feito espelho:/-tem que ter reflexo.(Pablo Neruda)
(…) Homens reuniam-se em grupos, faziam certas combinações e juravam não se zangarem… Mas começavam imediatamente a fazer outra coisa completamente diferente da que acabaram de combinar, punham-se a inculpar-se mutuamente, brigavam e degolavam-se. Houve incêndios, fome. Tudo e todos se perderam. E essa tal peste crescia e cada vez avançava mais. (Crime e Castigo / Dostoiévski)

Somos assim: sonhamos o voo,  mas tememos a altura . Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.”(Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski)

Explique-me: por que não havemos todos de ser como irmãos uns para os outros? Por que motivo, quando nos encontramos diante de outra pessoa, mesmo que ela seja a melhor do mundo, havemos sempre de esconder e de calar algo? Por que não havemos nós todos de dizer com a absoluta sinceridade aquilo que trazemos no coração, quando sabemos muito bem que as nossas palavras não seriam em vão? Parecemos todos mais frios e taciturnos do que somos na verdade; pode-se dizer que as pessoas têm medo de se comprometer expondo com fraqueza os sentimentos. (NOITES BRANCAs - FIODOR DOSTOIÉVSKI)

Se duas pessoas concordam entre si e unem as suas forças, terão mais poder (potentia) conjuntamente e, consequentemente, um direito superior sobre a natureza que cada uma delas não possui sozinha e, quanto mais numerosos forem os homens que tenham posto as suas forças em comum, mais direito terão eles todos.(Antonio Negri)

Dois excessos: excluir a razão, admitir apenas a razão.(Blaise Pascal)

Só amadurecem aqueles que experimentam a imensa amplidão da sua vulnerabilidade"-( Rose M. Muraro)
Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.( Guimarães Rosa)

 Rio de Janeiro, 23 de julho de 2014
Atenciosa e cordialmente
A Equipe Diretiva do C. E. Jose Marti
Lucia de J. Duarte
Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

terça-feira, 22 de julho de 2014

Calendário sinóptico do 2º semestre do ano letivo 2014


                        SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
                        COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III –CR - 26
                        COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI – U.E.  33069948   U.A. 181731
                        ATO AUTORIZATIVO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO/ 1987
                        RECONHECIMENTO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO DE 19
                        ENDEREÇO: Av. Professor  Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ / RJ- CEP.: 21021-350 –  Tel.: 23347528  Fax: 23347527        
                       E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com     BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

Somos  a  Escola-da-Noite: C.E. Jose Marti, iluminando as noites de nossa cidade!

 Calendário sinóptico do 2º semestre do ano letivo 2014
 
    Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.(Pitágoras)

          3º bimestre/2014-  Período compreendido entre 28/07 a 07/10= 52 dias letivos

           4º bimestre/2014-  Período compreendido entre 08/10 a 19/12= 51 dias letivos

 * 2º coc- 2º Conselho de classe 2014- 23, 24 e 25 de julho/2014
       3º coc-  3º Conselho de classe 2014- 3, 6 e 7 de outubro/2014
       4º coc-  4º Conselho de classe 2014- 15, 16 e 17 de dezembro/2014

SAERJINHO - 3º bimestre/2014- 9, 10 e 11 de setembro/2014

SAERJ - 4º bimestre/2014- 25, 26 e 27 de novembro/2014

 
PL—PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO-02 de agosto/2014 (sábado)- “Semana Pedagógica IntegrAções     envolvendo três eixos: GESTÃO,  AVALIAÇÃO E DESEMPENHO”; RE-PLANEJAMENTO, APÓS  DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO,  considerados os aspectos internos (forças e fraquezas) e externos (ameaças e oportunidades), implementação de um PROJETO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; -  TRABALHO INDIVIDUAL E EM EQUIPE, REUNINDO EQUIPE DIRETIVA E TODO CORPO DOCENTE DA UNIDADE ESCOLAR

 III Semana de Arte da Regional Metropolitana III- (MULTI) CULTURA (S)-"SOB AS  LENTES DO AMOR... TODA CULTURA FICA MAIS BONITA!"- 19, 20,21, 22 e 23 de agosto/2014

 PROJETO atinente à avaliação: NOS DES-EMBARAÇOS DOS DES-A-FIOS DA AVALIAÇÃO ( Todos: avaliadores e avaliandos permanentes : ética da responsabilidade)-Projeto SAERJ- “SAEJ, PROVA DE CIDADANIA A TODA PROVA”, projeto permanente e contínuo

Avaliações bimestrais- PROVÃO- INTER-TRANS-IN-DISCIPLINARES

Avaliações pertinentes ao 3º bimestre/2014 –AVAL 3/2014: de 22 de setembro a 26 de setembro/ 2014 (Semana de Prova- de segunda a sexta-feira), conforme calendário a ser divulgado, oportunamente, pela secretaria de  nossa escola

 
Avaliações pertinentes ao 4º bimestre/2014 – AVAL 4/2014: de 1º de dezembro a 5  de dezembro/ 2014 (Semana de Prova- de segunda a sexta-feira), conforme calendário a ser divulgado, oportunamente, pela secretaria de  nossa escola

 

Recuperação Paralela, Avaliação  Estratégica (AVE)

RECUPERAÇÃO PARALELA, PERMANENTE, PROCESSUAL  E  AVALIAÇÃO  ESTRATÉGICA (AVE) – consolidação de 08 de dezembro a 12 de dezembro/2014 ( de segunda à sexta-feira )

 
Projetos de Ações sócio(psico)Pedagógicas

PAP3/ 2014- culminância em 18  de setembro de 2014 (quinta-feira); nosso terceiro Projeto de Ações sócio(psico)Pedagógicas do ano letivo de 2014, referente, pois, ao 3º bimestre de 2014.

 
PAP4/ 2014- culminância em  12  de  novembro de 2014 ( quarta-feira); nosso 4º , e último PAP (Projeto de Ações sócio(psico)Pedagógicas) do ano letivo/2014, , referente, pois, ao 4º bimestre de 201; então,  compreendendo o  PLE- Projeto de Leitura:  - EX-CRIPTA, PALAVRAS CHAMEJANTES ;  ENTRE-EN-TEN-DENDO  PARA TODAS AS   LINGUAGENS; NÃO ME DEIXE SÓ; LIVROS À MÃO CHEIA! (PROGRAMA DE LEITURA(S) ) - 2 º SEMESTRE DE 2014- LIVRO DE AREIA -J.L. O livro de areia. In: Obras completas de Jorge Luis Borges. vol. 3. São Paulo:Globo, 1999. ***E o Projeto Étnico Racial 2014, contemplando  as Leis 10.639/03 e 11.645/08- Projeto intertítulo do PPP da U.E- Educação pela Ad-miração: Uma Escola Em- De- Todos os Sentidos- PROJETO: ÁFRICA, SER-TÃO,(R)E(X)ISTIR TANTO...- AÇÕES/PROCEDIMENTOS SOCIO(PSICO)PEDAGÓGICOS meses de novembro e dezembro/2014

Sábados Letivos – Por  Áreas de Conhecimento

 

1º SEMESTRE DE 2014
                               Sábados Letivos 2014- do 1º semestre/2014: 22 /02, 15/03, 29/3, 26/04, 10/05, 31/05,...

 22 /02- LINGUAGENS E CÓDIGOS; 15/03- CIÊNCIAS HUMANAS;  29/3- CIÊNCIAS DA NATUREZA ; 26/04- LINGUAGENS E CÓDIGOS

 10/05- CIÊNCIAS HUMANAS ; 31/05- CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

2º SEMESTRE DE 2014
        Sábado Letivo 2014- do 2º semestre/2014: 19/07
 
19/07- Todas as Áreas: LINGUAGENS E CÓDIGOS, CIÊNCIAS HUMANAS...,CIÊNCIAS DA NATUREZA... ; INÍCIO ÀS 8H30, TÉRMINO 12H30

 
RECESSO ESCOLAR: 22, 23 E  24 DE DEZEMBRO/2014; 29, 30 E 31 DE DEZEMBRO/2014

 
"Se todos fossem iguais... Que nostalgia seria viver!" ; "Com-passos da Galanteria do Convívio"

A  grandiloquência da função social da avaliação é a do empreendedorismo de uma escola comprometida com a disseminação da informação, a democratização do conhecimento, Educação  Para (por) Todos,  cidadania, justiça social, paz (LJD)

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2014
Atenciosa e cordialmente
Lucia de J. Duarte
Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 

 

sábado, 19 de julho de 2014


                                          GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
                                             SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
                              DIRETORIA  REGIONAL METROPOLITANA III
                                       COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI – U.E.  33069948   U.A. 181731
                       E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com     BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com
                                
  SÁBADO LETIVO  - 19 DE JULHO DE 2014
EDUCAÇÃO PELA PEDRA; EDUCAÇÃO PELA BOLA, “EN-ROLA”
Somos a Escola-da-Noite : C.E. Jose Marti, Usina de Luz...



...Bem de Utilidade Pública!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

  PROJETO DE LEITURA DO C E JOSE MARTI 2014
Título do Projeto: Palavra Ex-Cri(p)ta, Palavra-chama, entre-en-tendendo para (por) todas as linguagens
RIO DE JANEIRO, 20 DE MAIO DE 2014
 
Fomento e potenciação dos poderes de comunicação, “gramática natural “ e normativa, os falares e os  dis-cursos” sob os  registros da língua, introdução de pontos-chave da sociolinguística; o signo linguístico, as relações sociais em redes de significantes
 
O tema-motriz pro-move o contato com as mais variadas leituras de mundo, realizadas em contextos históricos distintos e similares, enredos e desenredos, (des)fabulações, (con)fabulações; enunciações e construções de sentidos
 
Construção e desconstrução de  textos, texturas e  potencialidades significativas,dialogando com o leitor, sua in-formação, (de) com outros textos, intertextualidades, entre-en-tendendo para  todas as linguagens, diferenças e pontos de contato
 
(Com) Vivência criativa com a língua, com a pluralidade cultural ,  reconhecimento de valores e objetivos de vida múltiplos e nem sempre compatíveis, porém a tolerância à diversidade; as linguagens para o esclarecimento e encantamento, a redenção, a autonomia, em companhia
 
A apreensão das dimensões da(s) cultura(s), ideologia(s),  em suas articulações no mundo da(s) linguagem(ens); língua e sociedade(s), o texto e suas tessituras, léxico e semântica
 
Murais - paineis motivacionais, temáticos; marketing direto,
Murais - paineis motivacionais, temáticos; marketing direto, empreendedor, pelo protagonismo social
Reconhecimento da natureza democrática da língua, o “inconsciente coletivo (sócio)linguístico”, regras subjacentes à língua de seus falantes e escritores,desmistificação da língua-gramática, potenciação da língua-comunicação, língua-liberdade,  tradutora e produtora das demais linguagens 
empreendedor, pelo protagonismo social
 
Promoção de ações (socio-psico) cognitivas-culturais pelo universo “trans(in-)formador” da leitura e da escrita, focando gêneros textuais, “ literários e não-literários” e gêneros digitais
 
Oficinas temáticas coordenadas,  em com-passos  às  áreas de conhecimento  
 
O movimento interdiscursivo acompanhado pela inter-trans-in-disciplinaridade, variações linguísticas, representações e estilos  discurso-texto; corpo e Mo(vi)mento 

O tema-motriz pro-move o contato com as mais variadas leituras de mundo, realizadas em contextos históricos distintos e similares, enredos e desenredos, (des)fabulações, (con)fabulações; enunciações e construções de sentidos