segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

4º COC 2014: "BOM CONSELHO..."!!! RE-CON-SIDER-AÇÕES...


SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
                    COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III
                                                                      COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI


4º Conselho de Classe/2014, no C E Jose Marti: (RE)CON-SIDER-AÇÃO, O ATO, A CRIAÇÃO , O  MO(VI)MENTO...

Con * sider * ar/(observar as estrelas... /e daí pensar atentamente, /avaliar,

ponderar...)( Fonte:http://silentstilllife.blogspot.com.br)

 
 
o
único e
verdadeiro
realista.

 
 
 
Texto emotizador: Quando um homem quiser ( Ary dos Santos)

 

SUPORTES E APORTES:


_ Publicização, ética; comunicação permanente, genuína, com o outro: livro-ata informativo, circulares, agendas, blog da u.e.., conexão educação; planos de curso, diários de classe, dentre outros espaços abertos à comunicação, pelo êxito da gestão de convivência , pessoal e profissional

_ Cuidados enquanto instituição escola; pré-ocupações: avaliação – diversas e diversificadas- nos des-embaraços dos des-a-fios da avaliação (todos: avaliadores e avaliandos permanentes : ética da responsabilidade)

 

_ Fluxos escolares (vicissitudes, susceptibilidades): acesso, permanência; frequência, desempenho escolar (é de/por todos nós!!!)- ID, IDERJ...

 

C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE); IN- FORMAÇÃO E  CIDADANIA PLENA,  RESPONSABILIDADE ÉTICO  SOCIAL- IFC/RS

 

Projeto Político Pedagógico do CEJM: Educação pela Ad-miração; Uma Escola Em – De – Todos os Sentidos


 Projeto con-substantivo:Colégio Estadual Jose.Marti :A Escola-da-Noite – Sob a luz dos olhos  teus , sob a luz    dos  olhos  meus –Uma Escola  Ex-poente


*    Intertítulos-chave do PPP da U.E.:

ü  Trabalhar: Verbo Transitivo ( Binômio “escola « trabalho
 

ü  Programa(s) de leitura(s) : Ex-cripta, Palavras Chamejantes ; Entre-en-tendendo  para todas as linguagem
ü  Projeto de inclusão digital e midiático; Dedo In- Di(s)cador  (escola e inclusão – midiática,      cidadão- mundo; incorporação das novas tecnologias no cotidiano da escola )


ü  Projeto atinente à introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira:África: Ser -tão, (R)E(S)(X)ISTIR Tanto...1º Comitê Étnico Racial, Regional Metropolitana III- DIA 29/10/2014, com o  Grupo de dança da UE, “AR-REBENTO” ; Metropolitana III - Culminância de Programas e Projetos- 11 DE DEZEMBRO/2014, com o  Grupo de dança da UE, “AR-REBENTO”, Exposição de nossos “PAPS”/2014 ;  Arte Além dos Muros- 12  Dezembro de 2014-C E JOSE MARTI, "A ARTE É QUE RESISTE", com o  Grupo de dança da UE, “AR-REBENTO”

ÁFRICA, (R)E(S)(X)ISTIR TANTO, SER-TÃO..." MARAVILHOSAMENTE  BELA!!!


ü  Projeto correspondente à Cidadania Ambiental; Educação e Sustentabilidade: Inter -(in)- Con- Fluências do Re- Uni -(Di)- Verso

ü  Projeto MPB Na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é
ü  Projeto Faça Parte 2014, Selo Escola Solidária 2014: Re-Tratos da Solidariedade


ü  Projeto Pedagógico realizado com base no Manual de Proteção Escolar e Cidadania”: Com-Passos  pela Galanteria do Convívio ( 1º bimestre de 2013...Ano 2014)


ü  Programa 5S DO c e Jose Marti: 6ºS, VOCÊ, SUJEITO DA SITUAÇÃO!

Consecução dos 5  SENSOS DE QUALIDADE: 6º S : SUJEITOS DA SITUAÇÃO CENTRO SOCCI DE CON-VIVÊNCIA, Galanteria do Convívio( 3º bimestre de 2013...Ano 2014)

 

PAP –Projeto de ações sócio ( psico) pedagógico – pela“inter-trans-multi-plur-in-disciplinaridade”  (bimestral , temático, “complexus” )

PAP 1/ 2014: ESPALHA FATOS; ESPALHAFATOS... ( 1º bimestre de 2014)

PAP 2/ 2014: DENTRO E FORA A BOLA “IN-ROLA”... (NÃO) TEMOS A ALMA ESFÉRICA ( 2º bimestre de 2014)

PAP 3/ 2014:  À TERCEIRA MARGEM...É LÁ QUE EU QUERO MORAR  ( 3º bimestre de 2014)

PAP 4/ 2014: UBUNTU - A FILOSOFIA ÉTICA E HUMANISTA DO CONTINENTE AFRICANO (4º bimestre de 2014)

ü  Projeto  Autonomia(...)

ESCOLA- FAMÍLIA = LAR LUGAR DE AFETO E RESPEITO ;A FAMÍLIA EM PAUTA NA ESCOLA, NAS MUDANÇAS DO SÉCULO XXI;DIREITOS E DEVERES DA(S) FAMÍLIA(S) NO SÉCULO XXI: DA VIDA PARA A ESCOLA; ASSIM COMO  DA ESCOLA PARA A VIDA.A FAMÍLIA NO SÉCULO XXI, OS CUIDADOS E A (IN) FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS,  DOS JOVENS E  DOS ADULTOS ( 4º bimestre de 2013

 AVALIAÇÃO :  PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº   Portaria 419, de 27 de setembro de 2013 ; ESTABELECE NORMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS ; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

Consoante PPP da U.E., Projeto Intertitular: Nos Des-Embaraços dos Des-a-Fios da Avaliação

Planos de Estudos ,respectivos e  co-respondentes à  Recuperação Paralela, Sistemas de

Dependência e de Adaptação; Avaliação Estratégica (AVE)

Pré-ocupações- Instituição Escola ; “forças-fraquezas; oportunidades, ameaças,”, 

Des-Traços, Des- alineamentos; Con- (des) Figurações ; Ex- ( in- , dis- )  posiçõ
Þ Princípios e  valores organizacionais ; transparência, publicização,  competência e ética e          estética; comunicação  genuina com o outro: blog, e-mails, pasta de  informativos, circulares, agendas, conexão educação; planos de curso, POP, diários de classe...Valorizar , e otimizar,  o registro da prática e a prática do registro; (In) dizibilidades e (In) visibilidades  (Im) Possíveis; re-tratos da vida da escola, avaliações permanentes, permanências e mudanças, atualizaçõe
 Þ Con(tra)dições, dinâmicas socioespaciais da escola compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações: Termo de Cessão de uso nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas compartilhadas”

ÞFluxos da(na) escola; mo(vi)mentos, fluidez: acesso, permanência; freqüência, desempenhos  (O (In)SUCESSO É DE/POR/PARA   TODOS  NÓS!!!)

Þ            QH 2015, conformações com a respectiva legislação em vigor; o fluxo ...Matrizes Curriculares

ATUALIZAÇÕES CONTÍNUAS E PERMANENTES; ESCOLA É MOVIMENTO... FLUIÇÃO, FRUIÇÃO.- Calendário letivo 2015 (SEEDUC)

Þ Viabilizar, e potenciar, o trabalho empreendedor ,  individual e em equipe,  as singularidades de comportamentos e atitudes, em prol  das comunidades escolar e local, da” sociedade gl
*  Considerações nucleares : síntese dos  (inter) ( des) ditos  ; “ ad-mirações das     (in) sensibilidades” : (des) com-prometimentos, com-pactos, para além do consenso mútuo...

« Escola inclusiva, integrada, cidadã: valorização dos processos sócio(psico)pedagógicos e  valorização da pluralidade pela singularidade: justiça cognitiva, justiça social, paz


               Projetivas: Planos de Ações 2014 e 2015: Ambiental; Pedagógico, Ensino-aprendizagem e  Resultados... “BONIFICAÇÃO POR (PARA) RESULTADOS”

*    A in-dign- ação é mais do que um fato, é uma necessidade, um ato de respeito pelo outro, por si mesmo, é mola-propulsora para a mudança propugnada, ansiada, idealizada, com-sagrada pelos que crêem na “Educação é Manifestação na Bendita Palavra-ação
  Das  Inter-conexões  Cidadãs da Escola  de Gestão Integrada,  Pública, Colegiados:

ü  Associação de Apoio à Escola (A. A. E do C. E. JOSE MARTI )
Alunos Representantes de Turma
Escola-Família; escola, local e  global
Grêmio Estudantil: “QUANTA"
Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA
ü  Grupo de Dança: AR-REBENTO!
ü  Conselho de Classe

 
Conexão Educação da Rede. SEEDUC, RM III, Escola(s)- Comunicação e Marketing: Fazer fluir a comunicação em todos os sentidos, horizontal e vertical, permanente e democraticamente; desenvolver homepages, webmails para  acesso do público interno e externo às informações, divulgando as atividades da escola, diretrizes organizacionais  estruturas físicas;- mensagens “verbo-visuais”persuasivas, e-vocativas, sinérgicas

 

A  PALAVRA  ELEITA É ...(ANO LETIVO) (A PALAVRA “ELEITA” )- A PALAVRA  ELEITA  /2014 É  : “COM-PARTILHAR”

Devia era, logo de manhã, passar um sonho pelo rosto. É isso que impede o tempo e atrasa a ruga... (Mia Couto)

Colégio  Estadual  Jose Marti, a Escola-da-Noite,  o  jovem aluno-trabalhador,   iluminando  as  noites de  nossa  cidade!
4º Conselho de Classe do ano letivo 2014: 15, 16 e 17 de dezembro  de  2014

 

Rio de Janeiro, 15 de dezembro  de 2014

 Atenciosa e cordialmente

Lucia de J. Duarte

Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 


 
 
               

domingo, 14 de dezembro de 2014

4º CONSELHO DE CLASSE DO ANO LETIVO DE 2014..."BOM CONSELHO!!!"

C. E. JOSE MARTI: CONSELHO DE CLASSE



4º COC 2014- "ACEITA UM BOM CONSELHO/QUE EU LHE DOU DE GRAÇA/ VENHA , MEU AMIGO...", É NOSSO CONSELHO DE CLASSE: 15, 16 E 17 DE DEZEMBRO/2014, COM INÍCIO, PONTUALMENTE, ÀS 19 HORAS, NO C E JOSE MARTI.
 
PROFESSOR: OFÍCIO E PROFISSÃO,CELEBRAÇÃO DIÁRIA, PESSOAL E COLETIVA..."POR ONDE SE COMEÇA UM RECOMEÇO"..."RE-CON-SIDER-AR"
LJD
Con * sider * ar    (observar as estrelas... /e daí pensar atentamente, /avaliar, ponderar...)(Fonte:http://silentstilllife.blogspot.com.br)

 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

EX-TENSÕES DA ESCOLA, C E JOSE MARTI;Programas e Projetos - Arte Além dos Muros; EM ENREDOS E DESENREDOS , CON-FABULAÇÕES ATÁVICAS, O "JOGO"!!!


Metropolitana III - Culminância de Programas e Projetos - Arte Além dos Muros Dezembro de 2014-C E JOSE MARTI, "A ARTE É QUE RESISTE"(DELEUZE)

ÁFRICA, (R)E(S)(X)ISTIR TANTO, SER-TÃO..." MARAVILHOSAMENTE BELA!!!(LJD)

 

A ARTE NOS RE-VELA; DES-CONTINUIDADES E(STÉ)TICAS...(LJD)

 

PROJETOS 2014, BIMESTRAIS -" PAPS"- DO C E JOSE MARTI:

PAP –Projeto de ações sócio ( psico) pedagógico – pela“inter-trans-multi-plur-in-disciplinaridade”  (bimestral , temático, “complexus” )

PAP 1/ 2014: ESPALHA FATOS; ESPALHAFATOS... ( 1º bimestre de 2014)

PAP 2/ 2014: DENTRO E FORA A BOLA “IN-ROLA”... (NÃO) TEMOS A ALMA ESFÉRICA ( 2º bimestre de 2014)

PAP 3/ 2014:  À TERCEIRA MARGEM...É LÁ QUE EU QUERO MORAR  ( 3º bimestre de 2014)

PAP 4/ 2014: UBUNTU - A FILOSOFIA ÉTICA E HUMANISTA DO CONTINENTE AFRICANO (4º bimestre de 2014)
GRUPO DE DANÇA DO C E JOSE MARTI: "AR-REBENTO"
Rebento
subtantivo abstrato
O ato, a criação, o seu momento
Como uma estrela nova e o seu barato
que só Deus sabe, lá no firmamento
Rebento
Tudo o que nasce é Rebento
Tudo que brota, que vinga, que medra
Rebento raro como flor na terra,
rebento farto como trigo ao vento
Outras vezes rebento simplesmente
no presente do indicativo
Como as correntes de um cão furioso,
ou as mãos de um lavrador ativo
às vezes mesmo perigosamente
como acidente em forno radioativo
Às vezes, só porque fico nervoso, rebento
às vezes, somente porque estou vivo!
Rebento, a reação imediata
a cada sensação de abatimento
Rebento, o coração dizendo: Bata!
a cada bofetão do sofrimento
Rebento, esse trovão dentro da mata
e a imensidão do som nesse momento

(Rebento, Gilberto Gil)
 
 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

NATAL TEM GOSTO DE FESTA, NÓS DE LAÇOS, ENTRELAÇOS...PRESENTES E ABRAÇOS

DO NOSSO NATAL NO C E JOSE MARTI , EMANANDO PELO MUNDO AFORA...
 
NATAL: RE-NASCER, E-TERNIDADE, ASSIM QUEREMOS O NOSSO NATAL, EM COMUNHÃO, CON-SAGRANDO O AMOR ÀS COISAS SIMPLES, AO ATO GRATUITO DE CON-VIVER, ENTRE (PELOS) OS HOMENS, O QUE É DIVINO, MARAVILHOSO. ENTÃO, QUE A ESTRELA GUIA BRILHE PARA O PERDÃO, QUE ELE SEJA SAGRADO...QUE A JUSTIÇA SOBREVIVA!!!
 
PELO PORVIR DO NATAL POR VIR, OREMOS TODOS, A TRILOGIA DO NATAL INCLUSIVO: SAÚDE SOCIAL = SAÚDE EMOCIONAL E SAÚDE FÍSICA
LJD

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

C E Jose Marti, (R)E(s)(x)istir Tanto...ÁFRICA!!!

PAP 4/2014: Ubuntu - A filosofia ética e humanista do continente africano Culminância em 3 de dezembro de 2014, quarta-feira; nosso quarto, e último, Projeto de Ações sócio(psico)Pedagógicas do ano letivo de 2014, referente, portanto, ao 4º bimestre de 2014
 
Projeto atinente à introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira: África: Ser --tão, (R)E(s)(x)istir Tanto...

Ubuntu - A filosofia ética e humanista da Africa : Eu sou porque nós somos

Somos iguais, mas diferentes...EQUIDADE E EQUANIMIDADE!!!

A África habita fundo o coração da gente!
 

Eu só existo porque nós existimos”.

África, nossa comoção, espiritualidade e fé!!!

Nas sociedades africanas dá-se muita importância ao altruísmo coletivo, à partilha e a colaboração entre os seres humanos sempre com o devido respeito. Ubuntu também poderá ser entendido como um guia de conduta social solidária.

Hoje eu sei, África rouba-nos o ser, e nos vaza de maneira inversa, enchendo-nos de alma.(Mia Couto)

MIA COUTO: "Dizem agora que vivemos na aldeia global, mas o que se globalizou de fato foi um mundo sem aldeias, sem lugares. Já havia os sem-terra, agora existem os sem-aldeia – esse pequeno lugar onde nós nos inventamos.  

 SOMOS TODOS DE CARNE, OSSO E MEMÓRIA "IN-FORMATIVA"...

Mas a lição foi aprendida:
Não basta que seja pura e justa
a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça
existam dentro de nós.”
(poeta e líder libertário angolano Agostinho Neto)


ONU aprova Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024

África, nas Redes Sociais, visibilidade e "dizibilidade" possíveis...!!!

VOZES DA MULHER AFRICANA, ECLODINDO...

"Trabalhando e cantando , ouvindo a canção ..." da África...

UMA BOA ÁRVORE É AQUELA QUE SE LEMBRA DA SEMENTE QUE A GEROU  (PROVÉRBIO AFRICANO)
 
 
não existem amarelos, não existem negros:
somos todos arco-íris.
Ulisses Tavares