sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

4 de janeiro de 2013 - 25 ANOS SEM HENFIL (1944-1988)


HUMOR A(R)MADO DE HENFIL...É CATÁRTICOOOOOOO!!!

 4 de janeiro de 2013 - 25 ANOS SEM HENFIL (1944-1988)

Henfil, um dos maiores cartunistas do Brasil
Henfil- Henrique de Souza Filho (5 de fevereiro de 1944, Ribeirão das Neves, Minas Gerais - 4 de janeiro de 1988, Rio de Janeiro), foi um cartunista, jornalista e escritor brasileiro.
Henfil teve uma atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra a ditadura, pela democratização do país, pela anistia aos presos políticos e pelas Diretas Já. Com humor mordaz e desenho caligráfico, Henfil destaca-se como um dos militantes mais ativos na resistência ao regime militar, comprometimento político social dos mais atuantes de nosso século XX.

Henfil foi, junto com Ziraldo, Jaguar e Millôr, soldado do humor contra a repressão da ditadura


 Hemofílico, Henfil contraiu o vírus da AIDS numa transfusão de sangue e morreu com 43 anos
Há 25 anos morria o autor de personagens como Os Fradinhos, Comprido e Baixim, Bode Orelana, Graúna, o nordestino Zeferino, Ubaldo, o paranoico e outros  que burlaram a censura na ditadura militar

Henfil foi genial pessoa,  humorista, jornalista e cartunista, mineiro que perdeu  sua luta contra a aids e morreu, após dois anos de constantes internações, em 4 de janeiro de 1988.

SE NÃO HOUVER FRUTOS, VALEU A BELEZA DAS FLORES; SE NÃO HOUVER FLORES, VALEU A SOMBRA DAS FOLHAS; SE NÃO HOUVER FOLHAS, VALE A INTENÇÃO DA SEMENTE.

Hemofílico, assim como seus irmãos, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho- e o escritor Francisco Mário Souza, Henfil também foi contaminado pelo vírus HIV durante uma transfusão de sangue. Seu drama, um reflexo da negligência governamental na área da saúde e da falta de controle nos bancos de sangue durante a década de 80, ganhou a mídia e mobilizou a sociedade numa campanha de conscientização sobre a aids.

Betinho, , o sociólogo Herbert de Souza, irmão de Henfil, foi o artífice da Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria. Nos anos 1960, durante a perseguição empreendida pela ditadura, Betinho passou alguns anos foragido do Brasil, episódio mencionado na música Bêbado e Equilibrista, do compositor Aldir Blanc.
Na edição de 6/1/1988 edição vários cartunistas dedicaram suas tiras ao Henfil

 

A vida inteira Henfil lutou contra a doença, pela saúde, extravasando  sua indignação contra a opressão, a injustiça, o abandono, as mazelas na educação, na saude, na segurança; ou seja , Henfil, criticou  a ditadura, satirizando políticos e evidenciando a hipocrisia e os preconceitos da sociedade brasileira conservadora e moralista da época. Dessa maneira, Henfil  com-viveu intensa e sabiamente, deixando sua história  com seus feitos e “belos efeitos, como o Núcleo Henfil ( HIV) e o Dia de Doação de Sangue ( Hemofilia), intercedendo , ainda hoje, pela saúde  pública com excelência de qualidade  para todos: prevenção,  diagnóstico, tratamento, cuidados, orientações...

SAUDE  SOCIAL,  SAUDE EMOCIONAL,  SAUDE FÍSICA...


O teste rápido é uma ótima estratégia de incentivo ao diagnóstico precoce da Aids. É muito importante que o acompanhamento seja iniciado imediatamente após a confirmação da doença, para que sejam evitadas quaisquer complicações e o soropositivo tenha qualidade de vida

 

HENFIL TAMBÉM ESTÁ VIVO NA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE


O dia 5 de fevereiro, data do aniversário do Henfil é o Dia Henfil de Doação de Sangue. Uma homenagem ao cartunista, cuja morte, como ficou dito alhures,  por insuficiência respiratória decorrente da síndrome da imunodeficiência adquirida contraída em uma transfusão de sangue, marcou o início do movimento que revolucionou o sistema de hemocentros no país, proporcionando qualidade e segurança transfusional.

Participe desta corrente de solidariedade, doe sangue e ajude a salvar vidas!

 O humor que vale para mim é aquele que dá um soco no fígado de quem oprime.
Henfil

 

HENFIL: A INCAPACIDADE DE ASSISTIR IMPASSÍVEL À INJUSTIÇA... PAZ E BEM...

terça-feira, 1 de janeiro de 2013


O último dia do ano não é o último dia do tempo.
O último dia do tempo não é
O último dia de tudo.
Outros dias virão...
(Drumond)

QUE  AS EXPERIÊNCIAS CONTINUEM A NOS ENCANTAR, ILUMINANDO-NOS, COM A GRANDEZA DAQUELES PARA OS QUAIS A VIDA VIBRA EM COMPANHIA COM O(S) OUTRO(S)

 

A ESCOLA NOS TOCA, A SSIM COMO AS PALAVRAS, O CUIDADO COM O(S) OUTRO(S), NOS-MESMOS, IMENSURÁVEL  É O NOSSO CO-EXISTIR

2001

 “(A VIDA ÍNTEGRA)...  NOS TOCA,  NOS MEXE” É EXPERÊNCIA...

aquilo que nos forma e nos transforma. Somente o sujeito da experiência está, portanto, aberto a sua própria transformação.
APROXIMANDO-NOS, NOMEANDO-NOS COMO SERES HUMANOS, SINGULARES E PLURAIS
LJD

 Não há substâncias, mas processos de individuação, não
há sujeitos, mas processos de subjetivação
Pierre Lévy,

 Ser autor (...) dizer a própria palavra, cunhar nela
sua marca pessoal e marcar-se a si e aos outros pela palavra
dita, gritada, sonhada...
Jorge Larrosa

Somente o sujeito da experiência está aberto à própria
transformação
Jorge Larrosa

Na escola, à semelhança do que acontece na vida, imprescindível é  o valor de relações reflexivas e comunicativas , limpas, como a água da fonte
LJD

 Creio na palavra, na sua força , no seu poder, em oração, sempre, cuidada, respeitada; por isso, comungando com as palavras de  Caio Fernando de Abreu, sou, imensamente, grata a todos aqueles  que ficaram, que caminharam, que souberam repartir os sentimentos de cada dia, cada feito,com amor e dedicação; sou grata , sou feliz, por (com) todos vocês que bendizem o amor ao próximo, na sala de aula, porque assim o fazem na vida :

Se algumas pessoas se afastarem de você, não fique triste, isso é resposta da oração: “livrai-me de todo mal, amém”.
Caio Fernando Abreu

 

LUZ DA LUZ  É O HOMEM DE BOA  VONTADE, INTELIGÊNCIA, MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO E AFETIVIDADE, QUE ESTEJAMOS JUNTOS EM 2013, MULTIPLICANDO E REPARTINDO A REALIDADE, O SONHO, O AMOR,  A LIBERDADE
LJD