domingo, 21 de fevereiro de 2010

C.E. JOSE MARTI, A-FEIÇÕES; EDUCAÇÃO SOCIAL




PROJETO DO C.E. JOSE MARTI 2009:

RE - TRATOS DA SOLIDARIEDADE

PROJETO FAÇA PARTE 2009
(MAIS UM !!!) SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2009 CONFERIDO AO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI

Instituição: C.E. JOSE MARTI

Rede: Estadual
Endereço: AV PROF PLINIO BASTOS 631

Cidade: RIO DE JANEIRO (RJ)

CEP: 21021-350

Telefone: (21) 23347527 - 23347528


Que problema a escola quis resolver com esse projeto:

Projeto "re-tratos da solidariedade", tendo como basilar a questão da evasão escolar - frente ao registro de alto índice, sobremaneira nas escolas de ensino noturno, compreendendo, uma maioria quase absoluta, de alunos-trabalhadores, tomou-se por missão a ressignificação da função social da escola, reelaborando conceitos de pertencimento, de sociedade, deveras, democrática e, pois, inclusiva. Com efeito, potencializaram-se sentimentos provedores da re-conciliação das diferenças pela unidade. Isto significa dizer, revigorando a (sócio-psico) pedagogia pelo afeto reverberado em todos os segmentos da unidade escolar, em ex-tensão para a sociedade, "entre-tend (a) endo para to(l) dos".


Descrição do Projeto:

Em síntese, o projeto supramencionado, através da sinergia coletiva, reuniu os diversos seguimentos da unidade escolar, de forma "multi-inter-trans-pluri--in-disciplinar”, promovendo, concomitantemente ao currículo escolar- acadêmico- o currículo "oculto", considerando todos os saberes - pela pedagogia da in-conscientização (termo de Rubem Alves) - os "saberes que residem naturalmente dentro da gente". Daí, ressaltando-se a nova postura do professor, mediador da educação, educando permanente. Não obstante, todos participaram, efetiva e eficazmente, do projeto como agentes partícipes da "obra". Enfim, realizaram-se oficinas, as mais diversificadas possíveis, ao longo do ano letivo, bimestralmente, trabalhando-se um tema-gerador, reproduzindo o contexto, a circunstancialidade; então, no co-respondente bimestre.ademais, realizaram-se "workshops",enaltecendo, sobretudo, a produção do aluno-trabalhador, a sua intelectualidade intrínseca, pela auto-estima re-vigorada, seu "pertencimento", sua cidadania, na verdadeira acepção desse termo; ou seja; além de seminários, fóruns, colóquios , como ferramentas colaborativas para o êxito de "re-tratos da solidariedade" e,a par de todas as fases do projeto, redimensioram-se os espaços físicos- o lócus - da escola, abrindo-a pela solidariedade , estendendeo-a pelo bem-comum, vontade - desejo- da comunidade escolar- do aluno-trabalhador- expondo sonhos e desejos de um mundo de justiça e paz; porquanto, salvo a obviedade, o esporte também se fez presente, "mobilizando corpo e alma", re-avivando o espaço público, gestionado por- e para- todos, focando a força e poder da palavra, da palavra bem-dita à comunicação geradora de encontros,interlocução própria da democracia, da educação por que propugnamos todos nós brasileiros, cônscios da utilidade pública da "escola-da-noite" ; nos versos de Cecília Meireles: "a noite não é simplesmente um negrume/sem margens nem direções/ela tem sua claridade, seus caminhos, suas escadas/seus andaimes"

Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais:

Pelo trabalho em equipe, pela "comunhão" entre todos, traduzindo, produzindo, decodificando todas as linguagens, todos os "discursos"; isso implica dizer novas metodologias, novos ensinamentos e aprendizagens, re-vistos, pois, como "obra-aberta", livre de ranços e determinismos aprisionadores do pensamento, fomentando um "currículo social", con-substantivamente.


Resultados:

Além do que já ficou dito, a diminuição da evasão escolar pelo aluno-trabalhador é fato inconteste, verdade irrefutável; e o processo ensino-aprendizagem se faz útil e prazeroso, conferindo à escola sua plena função social; o aluno-trabalhador "permanece" na escola por vontade, pelo afeto recebido e ofertado, uma produção generosa de sentidos, de "bem-quereres"; a escola-da-noite, relevância pessoal e acadêmica, em suma.
LJD
(...) Podem ser consideradas relações de cuidado aquelas que se distinguem pela expressão de comportamentos de cuidar, que as pessoas compartilham, tais como, confiança, respeito, consideração, interesse, atenção, entre outros
WALDOW

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