sábado, 20 de novembro de 2010

20 de novembro : Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência da Dignidade Humana

Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no Brasil.


O Dia da Consciência Negra foi criado para homenagear não apenas Zumbi dos Palmares, mas todos os brasileiros afro-descendentes, todos os que estimam e lutam pela justiça, pela paz entre os homens, o amor , o respeito por todos os seres do nosso planeta Terra

Palmares surgiu a partir da reunião de negros fugidos da escravidão nos engenhos de açúcar da Zona da Mata nordestina, em torno do ano de 1600. Eles se estabeleceram na Serra da Barriga, onde hoje é o município de União dos Palmares, em Alagoas. Ali, devido às condições de difícil acesso, puderam organizar-se em uma comunidade que, estima se, chegou a reunir mais de 30 mil pessoas.

O quilombo era chamado pelos portugueses de República dos Palmares,

Zumbi nasceu livre, em Palmares, provavelmente em 1655, e, segundo historiadores, seria descendente do povo imbamgala ou jaga, de Angola. Ainda na infância, durante uma das tentativas de destruição do quilombo, ele foi raptado por soldados portugueses e teria sido dado ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo (hoje, em Alagoas), que o batizou de Francisco e ensinou-lhe português e latim. Aos dez anos tornou-o seu coroinha. Zumbi resistiu mesmo à aculturação,com 15 anos, Francisco foge, retorna a Palmares e adota o nome de Zumbi. Aos 20 anos, Zumbi destacou-se na luta contra os militares comandados pelo português Manuel Lopes. Aos vinte anos, Zumbi era respeitado por ser um bom lutador e estrategista militar.

Em 1678, Ganga Zumba, primeiro líder do Quilombo dos Palmares, e tio de Zumbi, aceitou a proposta de paz com o governo português.. Pelo acordo, todos os escravos fugidos seria considerados livres. Em troca o governador da Capitania de Pernambuco exigia à submissão à autoridade da Coroa Portuguesa.Zumbi não aceitou o acordo, lutando contra a opressão da Coroa Portuguesa. Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.

Em 1695, Zumbi foi denunciado por um antigo companheiro, um negro de Palmares. Zumbi foi capturado, condenado e morto pelo Estado. Sua cabeça foi exposta em praça pública no Recife

Portanto, o tal acordo de paz não passou de tramóia do governo português, que deu fim a vida do grande homem de Palmares, Zumbi, que lutava pela liberdade , pela justiça, pela igualdade de direitos, sem se deixar levar por dissimulados discursos opressores, mantenedores da escravidão do negro.

A palavra Zumbi significa "duende" em quimbando, uma língua africana

OLHA DE NOVO: NÃO EXISTEM BRANCOS, NÃO EXISTEM AMARELOS, NÃO EXISTEM NEGROS: SOMOS TODOS ARCO-ÍRIS.
ULISSES TAVARES

Entre os legados de Zumbi, sobressai a luta pelo fim dos pré-conceitos “da cor”, que não é – ou não deveria ser- “proveito para isso ou aquilo”, tampouco, não é- ou não deveria ser- restrição para isso ou aquilo”; muito simples e genuinamente,é a vida, de todas as cores, tons e entretons, fascinante, bela, por dignidade humana

Então, que esse Dia da Consciência Negra seja o Dia da Consciência da Dignidade Humana , pelos Direitos Humanos, Direitos Universais, sendo a liberdade , direito inalienável de toda pessoa, pelo direito à vida de todos os seres vivos do planeta Terra
LJD



SOU A FAVOR DO COSMOPOLITISMO, MAS PREFERIRIA CHAMAR ISSO DE OUTRO MODO, PORQUE O COSMOPOLITISMO NA TRADIÇÃO CRISTÃ, PAULINA, ASSIM COMO NA TRADIÇÃO KANTIANA, É SEMPRE UMA MUNDIALIDADE DOS CIDADÃOS, UMA POLITIZAÇÃO COSMOPOLÍTICA, A DOS CIDADÃOS DO MUNDO. DE MINHA PARTE, SOU A FAVOR - SITUO ISSO NOS “ESPECTROS DE MARX” - DE UMA SOLIDARIEDADE MUNDIAL QUE NÃO SEJA SIMPLESMENTE UMA SOLIDARIEDADE ENTRE OS CIDADÃOS, MAS QUE PODERIA SER TAMBÉM UMA SOLIDARIEDADE DOS SERES VIVOS,(,,,) HOJE DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM PESSOAS QUE SÃO LANÇADAS FORA DE SEUS PAÍSES, SEM CIDADANIA, E QUE NÃO SÃO RESPEITADAS COMO CIDADÃOS. É PRECISO PENSAR NUMA HOSPITALIDADE NÃO MAIS VOLTADA SOMENTE PARA CIDADÃOS, PORÉM QUE SE DIRIJA A QUALQUER UM. EVIDENTEMENTE O QUE ACABO DE DIZER DA ÉTICA E DA POLÍTICA VALE, POR EXCELÊNCIA, NAS RELAÇÕES COM O ESTRANGEIRO, O IMIGRADO, O EXILADO ETC. TODOS OS QUE, DESDE PELO MENOS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, FORAM LANÇADOS NA ESTRADA DO MUNDO: MILHÕES DE DEPORTADOS, PESSOAS DESLOCADAS, IMIGRADAS À FORÇA. HÁ PESSOAS SEM ESTATUTO,,,SEM DOCUMENTO, SEM ESTATUTO POLÍTICO, SEM IDENTIDADE NACIONAL...(...) EXISTEM VERDADEIRAS RESPONSABILIDADES A ASSUMIR QUANDO SE RECONHECE QUE O CONCEITO DE HOMEM É PRECÁRIO E PROBLEMÁTICO, PROVOCADOR DE QUESTÕES, E QUE, AO MESMO TEMPO, AO SE COLOCAR ESSAS QUESTÕES É PRECISO NÃO AMEAÇAR CONQUISTAS, TAIS COMO A DOS DIREITOS DO HOMEM, DA MULHER, E DA TRANSFORMAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM. A HISTÓRIA DOS DIREITOS DO HOMEM NÃO SE FEZ NUM ÚNICO LANCE, É UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÕES E DETERMINAÇÕES CRESCENTES. NÃO SE PAROU DE ACRESCENTAR DIREITOS AOS DIREITOS DO HOMEM DESDE QUE FORAM CRIADOS. DIREITOS AO TRABALHO, DIREITOS DA MULHER. PODE-SE, DESSE MODO, COLOCAR QUESTÕES QUANTO À HISTÓRIA DO CONCEITO DE HOMEM E, EM SEGUIDA, CONTRIBUIR NA ELABORAÇÃO, PARA O PROGRESSO DO DIREITO DO HOMEM. E DIRIA QUE ESSAS COISAS SÃO MESMO INDISSOCIÁVEIS. ALIÁS, SABE-SE QUE NADA É DADO NA NATUREZA, O QUE FAZ COM QUE SE POSSA INTERROGAR A RESPEITO DESSA HISTÓRIA E, AO MESMO TEMPO, TENTAR TRANSFORMÁ-LA, CONTRIBUINDO COM O PROCESSO.
JACQUES DERRIDA


APENAS A OPRESSÃO DEVE TEMER O EXERCÍCIO PLENO DAS LIBERDADES.
JOSE MARTÍ

Liberdade Pra Dentro Da Cabeça

Charlie Brown Jr.
Composição: Natiruts

Liberdade pra dentro da cabeça,
Liberdade pra dentro da cabeça... 2x
Vem comigo, vem comigo
Liberdade pra dentro da cabeça...
Quando você for embora
Não precisa me dizer
O que eu não quero jogo fora,
Você pode entender
Desigualdades e a lutar
Afim de encontrar
Liberdade e a paz...
Que a alma precisa ter, owh baby
Estar com você
Na virada do sol
Compreender que o que há de melhor
Tá na vida, na transformação da natureza que me traz a noção
Na verdade eu não vou chorar, eu não
Hoje sei, tudo o que a terra veio me ensinar
Sobre as coisas que vêm do coração
Pra que eu possa trazer para mim e pra você eee....
Liberdade pra dentro da cabeça,
Liberdade pra dentro da cabeça (2x)
Basta que venha da rua,
Basta que venha da favela,
Basta que venha do surf,
Basta que venha da mente,
Basta que venha do surf,
Basta que venha do skate,
Basta que venha do coração,
Basta que venha da mente,
Muito obrigado, valeu!!




NÃO HÁ EXCESSO DE LIBERDADE SE AQUELES QUE SÃO LIVRES SÃO RESPONSÁVEIS. O PROBLEMA É LIBERDADE SEM RESPONSABILIDADE.
MILTON FRIEDMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário