Em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente instituiu o dia 5 de junho como DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA
Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
O QUE É SUSTENTADO NUMA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL NÃO É O CRESCIMENTO ECONÓMICO, O DESENVOLVIMENTO, A QUOTA DE MERCADO OU A VANTAGEM COMPETITIVA, MAS A TOTALIDADE DA TEIA DA VIDA DA QUAL A NOSSA SOBREVIVÊNCIA A LONGO PRAZO ESTÁ DEPENDENTE. NOUTRAS PALAVRAS, UMA COMUNIDADE SUSTENTADA É CONCEBIDA DE UMA FORMA ONDE O COMÉRCIO, A ECONOMIA, AS ESTRUTURAS FÍSICAS E AS TECNOLOGIAS NÃO INTERFEREM COM A CAPACIDADE INATA DA NATUREZA PARA SUSTENTAR AS FORMAS DE VIDAFRITJOF CAPRA
EDUCAÇÃO E (É) SUSTENTABILIDADE
EDUCAÇÃO E (É) SUSTENTABILIDADE E (É) (DES)ENVOLVIMENTO
QUALIDADE DE VIDA TAMBÉM É MISSÃO DA ESCOLA; ASSIM SENDO, O C E JOSE MARTI TRABALHA PELO BEM-ESTAR EMOCIONAL, FÍSICO E SOCIAL DE SUA COMUNIDADE ESCOLAR
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NOS REMETE A UMA NECESSÁRIA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS PARA MUDARMOS AS FORMAS DE PENSAR E AGIR EM NOSSAS VIDAS, EM NOSSAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, EM NOSSO CONVÍVIO DIÁRIO COM O OUTRO, COM NÓS MESMOS; SE NÃO, AMANDO A NÓS MESMOS, AMANDO O OUTRO, “O OUTRO EM NÓS MESMOS”
EM OUTRAS PALAVRAS, PRECISAMOS ESTAR EM EQUILIBRIO COM O PLANETA. E NÃO HÁ CARTILHAS MODELOS, INSTRUCIONAIS, QUE NOS ENSINEM A VIVER, A COM-VIVER ELEGANTE E EDUCADAMENTE COM O OUTRO. PORTANTO, DIGAMOS NÃO ÀS MALFADADAS CARTILHAS QUE QUEREM NOSSOS “PENSAMENTOS COSTURADOS”, CLASSIFICANDO AS PESSOAS EM CATEGORIAS , TIPOS, COMO QUE AS PRESCREVENDO-AS EM RECEITUÁRIOS , “BULAS DE GENTE”, COM INDICAÇÕES DE USO E “ATÉ EFEITOS COLATERAIS”.
LEMBREMO-NOS DE QUE FOI NA ESCOLA, HÁ ALGUNS MUITOS ANOS IDOS, EM UMA “CARTILHA DE ESCOLA” QUE “ IVO VIU A UVA” E MAIS NÃO VIU. A VIDA IVO NÃO VIU. E IVO , NA ESCOLA, “FRACASSOU” (OU ... SERÁ QUE FOI A ESCOLA QUE FRACASSOU; SE NÃO, FRACASSARAM OS DOIS, A ESCOLA E IVO ) ; ENFIM, FOI NA “CARTILHA DA VIDA” QUE IVO APRENDEU AS LIÇÕES , IVO APRENDEU A VIVER COM OS OUTROS, ENTRE OS OUTROS. IVO APRENDEU, JÁ ADUL TO, A “SABER-FAZER-SER”!!!
NÃO OBSTANTE, NESTES TEMPOS EM QUE A INFORMAÇÃO ASSUME UM PAPEL CADA VEZ MAIS RELEVANTE, TEMPO DO CIBERESPAÇO, DA MULTIMÍDIA, DA INTERNET, A ESCOLA ANDA PELO MUNDO AFORA, O MUNDO ANDA PELA ESCOLA AFORA. EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE FORMAM UM BINÔMIO INDISSOCIÁVEL. POR ESSE ENTENDIMENTO, A EDUCAÇÃO EXIGE UM PROCESSO MAIS AMPLO, PARA ALÉM DA ESCOLA.
A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA REJEITA AS VELHAS “CARTILHAS MODELOS”. A EDUCAÇÃO LIVRE E EXIGENTE SEGUE O FLUXO DA VIDA, FLUINDO EM PLURALIDADES DE IDEIAS, DE FALARES, “PALAVRAS LIVRES”, TOMANDO DIFERENTES CAMINHOS, “ CURSOS”: DIS-CURSOS DO “HOMEM QUE NASCEU PROGRAMADO PARA FALAR” E O FAZ SEGUNDO EXPERIÊNCIAS VIVIDAS , NOS CURSOS DAS PRÁTICAS SOCIAIS, ENTENDIDAS EM SEUS REFERIDOS CONTEXTOS E MOMENTOS HISTÓRICOS. DAÍ DECORRE A IMPORTÂNCIA DO TEMA “EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE” PARA A ESCOLA REFLEXIVA, CIDADÃ, NOS TERMOS DA “EDUCAÇÃO PARA-POR- TODOS”
LJD
PRIMEIRA LIÇÃO
Na escola primária
Ivo viu a uva
e aprendeu a ler
Ao ficar rapaz
Ivo viu a Eva
e aprendeu a amar
E sendo homem feito
Ivo viu o mundo
seus comes e bebes
Um dia no muro
Ivo viu o mundo
a lição da plebe
E aprendeu a ver
Ivo viu a ave?
Ivo viu o ovo?
Na nova cartilha
Ivo viu a greve
Ivo viu o povo
IVO, Ledo. Poesia completa
SOBRE O CORPO SE ENCONTRA O ESTIGMA DOS ACONTECIMENTOS PASSADOS DO MESMO MODO QUE DELE NASCEM OS DESEJOS, OS DESFALECIMENTOS E OS ERROS; NELE TAMBÉM ELES SE ATAM E DE REPENTE SE EXPRIMEM, MAS NELE TAMBÉM ELES SE DESATAM, ENTRAM EM LUTA, SE APAGAM UNS AOS OUTROS E CONTINUAM SEU INSUPERÁVEL CONFLITO.
MICHEL FOUCAULT
EDUCAÇÃO E ( È ) SUSTENTABILIDADE! NÃO EXISTE DESENVOLVIMENTO SEM EDUCAÇÃO, ASSIM TAMBÉM, NÃO EXISTE EDUCAÇÃO SEM DESENVOLVIMENTO
LJD
Nenhum comentário:
Postar um comentário