quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Decisão estratégica
Consolidar um Ensino Médio “Socializador”, empreendedor, em interlocução com o século XXI, com o mundo do trabalho e práticas criativas- produtivas, com responsabilidade ético-social e sustentabilidade; consubstanciação da educação continuada, e permanente, a etapa final da Educação Básica
 na perspectiva dos cursos subsequenciais , Ensino Superior , especializações e “desterritorializações”acadêmicas, profissionais
*Objetivos a médio prazo

1-Implantar um Ensino Médio potencializador de projetos de vida pessoais e
coletivos; face ao binômio escola-trabalho- exponencial  na
Escola-da-noite- corroborar, significativamente, para a inserção
socioeconômica do aluno-trabalhador na sociedade atual

2-Capacitar 75% dos  professores sobre sistemas e metodologias de avaliação;
(in) formação, (auto) avaliação, competência(s) e autonomia(s)

  • Metas
_Envolver, capacitar, 100% dos professores para trabalhar com a pedagogia de
projetos , consoante  “ PPP” da U.E, “inter-trans- in-disciplinarmente”

_Implementação de fluxos comunicacionais, intensificação do uso de  mídias e tecnologias, para in-formação e cidadania plena, com 100% da atuação efetiva e eficaz  dos    Conselhos (CEC- COC) , Associação (AAE), Grêmio Escolar, Grupo de Teatro, Alunos Representantes de Turma

*Objetivos a longo prazo

1-Reduzir expressivamente as taxas de evasão e repetência,  trabalhando
com relevância para os aspectos sócio cognitivo afetivo, na perspectiva dos
 direitos sociais, da escola polifônica, democrática

2-Consolidar a proposta educacional da U.E. , conjugando a terminalidade da
 educação básica ao ingresso no ensino superior, níveis de ensino subsequenciais

  • Metas

_Consolidar um ciclo de melhoramento contínuo, e permanente, da gestão
 integrada da escola, emotizando, envolvendo, compromissando, 100% de
 todos os segmentos da U.E., incrementando  100% de co-responsabilidade
 da família na (com a) escola

_Fomentar e colocar em prática componentes-chave asseguradores de
“aulas atrativas”, prazerosas e  produtivas; logo, bem-sucedidas na inter
relação aluno-professor, consequentemente, com 100% de participação
exitosa do aluno e seu desempenho escolar

_Inscrever 100% dos alunos da 3ª série do E. M. no ENEM, atingindo o índice de
90%  de aprovação em  universidades públicas, nos termos das políticas
públicas educacionais,  pelos vieses da gestão estratégica, “o Ser e o De-vir”,
“trans-in-form-ações”
 
Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objetivo,
cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo
 tempo que nos leva para diante.
O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para
os objetivos certos

 Para o  C. E. Jose Marti, a Escola-da-noite, iluminando as noites de nossa cidade
Lúcia Duarte
 

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