terça-feira, 9 de julho de 2013

C.E. Jose Marti- 2º Conselho de Classe 2013- DIAS 8, 9 E 10 DE JULHO DE 2013



    SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
      DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III
    COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E.  33069948-  U.A. 181731
    ENDEREÇO: Av. Professor  Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ /RJ - Tel.: 23347528 -  Fax: 23347527
 

 
 
 
 
CONSELHO DE CLASSE – 2º BIMESTRE DE 2013- NO C. E. JOSE MARTI

                              AGENDA SINÓPTICA

Viver no mundo estranho, encontrar suas ambivalências e ambigüidades [...] é também afirmar um profundo desejo de solidariedade social: ‘Estou buscando o encontro... Quero o encontro...Quero o encontro”.(BHABHA, Homi K.)

 
C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE); IN- FORMAÇÃO E  CIDADANIA PLENA,  RESPONSABILIDADE ÉTICO  SOCIAL

Projeto Político Pedagógico do CEJM: Educação pela Ad-miração; Uma Escola Em – De – Todos os Sentidos

 Projeto con-substantivo:Colégio Estadual Jose.Marti :A Escola-da-Noite – Sob a luz dos olhos  teus , sob a luz    dos  olhos  meus –Uma Escola  Ex-poente

*    Intertítulos-chave do PPP da U.E.

ü  Trabalhar: Verbo Transitivo ( Binômio “escola « trabalho”)

ü  Programa(s) de leitura(s) :Ex-cripta, Palavras Chamejantes ; entre-en-ten-dendo  todas as linguagens

ü  Projeto de inclusão digital e midiático; Dedo In- Di(s)cador  (escola e inclusão – midiática,      cidadão- mundo; incorporação das novas tecnologias no cotidiano da escola )

ü  Projeto atinente àintrodução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira:África: Ser --tão, (r)e(s)(x)istir Tanto

ü  Projeto correspondente à Cidadania Ambiental; Educação e Sustentabilidade: Inter -(in)- Con- Fluências do Re- Uni -(Di)- Verso

ü  Projeto MPB Na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é Anima

ü  Projeto Faça Parte 2013, Selo Escola Solidária 2013: Re-Tratos da Solidariedade

ü  Projeto Pedagógico realizado com base no Manual de Proteção Escolar e Cidadania”: Com-Passos  pela Galanteria do Convívio ( 1º bimestre de 2013)

ü  PAP 1/ 2013: SE TODOS FOSSEM  IGUAIS...QUE NOSTALGIA SERIA VIVER !;  Lições de cidadania e direitos humanos; ressignificando as relações humanas   ( 1º bimestre de 2013)

ü  PAP  2/ 2013: “Canta Uirapuru, In- canta” !; DA LEI 11.645/2008 - A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS;Cultura Afro-Indígena Brasileira e a Implementação da Lei 11.645/2008; PROMOVER A INCLUSÃO DE CONTEUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA DOS GRUPOS ÍNDIGENAS E AFRICANOS  ( 2º bimestre de 2013)

ü  Programa Autonomia

  (...)

PAP –Projeto de ações sócio (psico ) pedagógigo – pela“inter-transmultiplur-

i(in)disciplinaridade “ (  bimestral , temático, “complexus )

 

AVALIAÇÃO :  PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 316 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2012; ESTABELECE NORMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS ; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

 
Consoante PPP da U.E.,Projeto Intertitular: Nos Des-Embaraços dos Des-a-Fios da Avaliação

*   Planos de Estudos ,respectivos e  co-respondentes à  Recuperação Paralela, Sistemas de

Dependência e de Adaptação; Avaliação Estratégica (AVE)

 
*                    Pré-ocupações- Instituição Escola;“forças-fraquezas; oportunidades, ameaças,”, 
Des-Traços, Des- alineamentos; Con- (des) Figurações ; Ex- (dis) posições

Þ Princípios e  valores organizacionais ; transparência, publicização,  competência e ética e estética; comunicação  genuina com o outro: blog, e-mails, pasta de  informativos, circulares, agendas, conexão educação; planos de curso, POP, diários de classe...Valorizar , e otimizar,  o registro da prática e a prática do registro; (In) dizibilidades e (In) visibilidades  (Im) Possíveis; re-tratos da vida da escola, avaliações permanentes, permanências e mudanças, atualizações


Þ Con(tra)dições, dinâmicas socioespaciais da escola compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações: Termo de Cessão de uso nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas compartilhadas”

ÞFluxos da(na) escola; mo(vi)mentos, fluidez: acesso, permanência; freqüência, desempenhos  (O (In)SUCESSO É DE/POR/PARA   TODOS  NÓS!!!)

         Matrizes Curriculares afins

       QH 2013, conformações com o fluxo 2012-2013; ATUALIZAÇÕES CONTÍNUAS E PERMANENTES; ESCOLA É MOVIMENTO,        FLUIÇÃO..FRUIÇÃO.

Calendário letivo 2013 (SEEDUC)

Þ Viabilizar, e potenciar,o trabalho empreendedor,  individual e em equipe,  assingularidades de comportamentos e atitudes, em prol  das comunidades escolar e local, da” sociedade global”

*  Considerações nucleares : síntese dos  (inter)ditos  e ( des) ditos; “ ad-mirações das     (in) sensibilidades : (des) com-prometidos, com-pactos, para além das consensualidades

« Escola inclusiva, integrada, cidadã: valorização dos processos socio-psico-pedagógicose  valorização da pluralidade pela singularidade: justiça cognitiva, justiça social, paz

               Planos de Ações 2013:Ambiental,  Ensino-aprendizagem e  Resultados... “BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS”

*    A in-dign- ação é mais do que um fato, é uma necessidade, um ato de respeito pelo outro, por si mesmo, é mola-propulsora para a mudança propugnada, ansiada, idealizada, com-sagrada pelos que crêem na “Educação é Manifestação na Bendita Palavra-ação 

 

*    Inter-conexões  Cidadãs da Escola  de Gestão Integrada,  Pública, Órgãos Colegiados:

ü  Associação de Apoio à Escola ( A.A.E do C.E. JOSE MARTI )

ü  Alunos Representantes de Turma

ü  Escola-Família; escola, local e  global

ü  Grêmio Estudantil : “QUANTA”

ü  Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA!

ü  Conselho de Classe


Conexão Educação da Rede. SEEDUC, DRM III, Escola(s)- Comunicação e Marketing: Fazer fluir a comunicação em todos os sentidos, horizontal e vertical, permanente e democraticamente; desenvolver homepages, webmails para  acesso do público interno e externo às informações, divulgando as atividades da escola, diretrizes organizacionais  estruturas físicas;- mensagens “verbo-visuais”persuasivas, e-vocativas, sinérgicas


*   A PALAVRA ELEITA 2013 É: COMPROMETIMENTO


 Colégio  Estadual  Jose Marti, a Escola-da-Noite,  o aluno-trabalhador,   iluminando  as  noites de  nossa  cidade

C.E. Jose Marti- 2º Conselho de Classe 2013- DIAS 8, 9 E 10 DE JULHO DE 2013

Se eu mesmo sou um ser acabado e se o

acontecimento é algo acabado, não posso nem viver

nem agir: para viver, devo estar inacabado, aberto

para mim mesmo – pelo menos no que constitui o

essencial da minha vida –, devo ser para mim

mesmo um valor ainda por-vir, devo não coincidir

com a minha própria atualidade.

                                                                              BAKHTIN

A EQUIPE DIRETIVA DO C.E. JOSE MARTI

Lucia J. Duarte  

Diretora do Colégio Estadual Jose Marti

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