SECRETARIA DO
ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III
COLÉGIO
ESTADUAL JOSE MARTI – U.E.
33069948- U.A. 181731
ENDEREÇO: Av.
Professor Plínio Bastos, 631 - Olaria –
RJ /RJ - Tel.: 23347528 - Fax: 23347527
CONSELHO DE CLASSE – 2º BIMESTRE DE 2013- NO C. E.
JOSE MARTI
AGENDA
SINÓPTICA
Viver no mundo estranho, encontrar suas
ambivalências e ambigüidades [...] é também afirmar um profundo desejo de
solidariedade social: ‘Estou buscando o encontro... Quero o encontro...Quero o
encontro”.(BHABHA, Homi K.)
C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA
DA ESCOLA (GIDE); IN- FORMAÇÃO E
CIDADANIA PLENA, RESPONSABILIDADE
ÉTICO SOCIAL
Projeto Político Pedagógico do
CEJM: Educação pela Ad-miração; Uma Escola Em – De – Todos os Sentidos
Projeto con-substantivo:Colégio Estadual
Jose.Marti :A Escola-da-Noite – Sob a luz dos olhos teus , sob a luz dos
olhos meus –Uma Escola Ex-poente
Intertítulos-chave
do PPP da U.E.
ü Trabalhar:
Verbo Transitivo ( Binômio “escola « trabalho”)
ü Programa(s)
de leitura(s) :Ex-cripta, Palavras
Chamejantes ; entre-en-ten-dendo todas
as linguagens
ü Projeto de inclusão digital e midiático; Dedo
In- Di(s)cador (escola e inclusão –
midiática, cidadão- mundo; incorporação
das novas tecnologias no cotidiano da escola )
ü Projeto
atinente àintrodução de História e Cultura
Africana e Afro-brasileira:África: Ser --tão, (r)e(s)(x)istir Tanto
ü Projeto correspondente à Cidadania Ambiental;
Educação e Sustentabilidade: Inter -(in)- Con- Fluências do Re- Uni -(Di)-
Verso
ü
Projeto MPB
Na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é Anima
ü
Projeto Faça Parte 2013, Selo
Escola Solidária 2013: Re-Tratos da Solidariedade
ü
Projeto Pedagógico realizado com base
no Manual de Proteção Escolar e Cidadania”: Com-Passos pela Galanteria do Convívio ( 1º bimestre de
2013)
ü
PAP 1/
2013: SE
TODOS FOSSEM IGUAIS...QUE NOSTALGIA
SERIA VIVER !; Lições
de cidadania e direitos humanos; ressignificando as relações humanas ( 1º bimestre de 2013)
ü
PAP
2/ 2013: “Canta Uirapuru, In- canta” !; DA LEI 11.645/2008 - A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS;Cultura
Afro-Indígena Brasileira e a Implementação da Lei 11.645/2008; PROMOVER A INCLUSÃO DE CONTEUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA DOS GRUPOS
ÍNDIGENAS E AFRICANOS ( 2º
bimestre de 2013)
ü Programa
Autonomia
(...)
PAP –Projeto de ações sócio (psico )
pedagógigo – pela“inter-transmultiplur-
i(in)disciplinaridade “ ( bimestral , temático, “complexus” )
AVALIAÇÃO : PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 316 DE
23 DE NOVEMBRO DE 2012; ESTABELECE NORMAS DE AVALIAÇÃO DO
DESEMPENHO ESCOLAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS ; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS
Consoante
PPP da U.E.,Projeto Intertitular: Nos
Des-Embaraços dos Des-a-Fios da Avaliação
Planos
de Estudos ,respectivos e
co-respondentes à Recuperação
Paralela, Sistemas de
Dependência e de Adaptação; Avaliação
Estratégica (AVE)
Pré-ocupações- Instituição
Escola;“forças-fraquezas; oportunidades, ameaças,”,
Des-Traços, Des-
alineamentos; Con- (des) Figurações ;
Ex- (dis) posições
Þ Princípios
e valores organizacionais ;
transparência, publicização, competência
e ética e estética; comunicação genuina
com o outro: blog, e-mails, pasta
de informativos, circulares, agendas,
conexão educação; planos de curso, POP,
diários de classe...Valorizar
, e otimizar, o registro da prática e a
prática do registro; (In) dizibilidades
e (In) visibilidades (Im) Possíveis;
re-tratos da vida da escola, avaliações permanentes, permanências e mudanças,
atualizações
Þ Con(tra)dições, dinâmicas
socioespaciais da escola compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações:
Termo de Cessão de uso nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas
compartilhadas”
ÞFluxos da(na) escola; mo(vi)mentos, fluidez: acesso, permanência;
freqüência, desempenhos (O (In)SUCESSO É
DE/POR/PARA TODOS NÓS!!!)
Matrizes Curriculares
afins
QH 2013, conformações com o fluxo 2012-2013; ATUALIZAÇÕES CONTÍNUAS E PERMANENTES;
ESCOLA É MOVIMENTO, FLUIÇÃO..FRUIÇÃO.
Calendário
letivo 2013 (SEEDUC)
Þ Viabilizar,
e potenciar,o trabalho empreendedor,
individual e em equipe, assingularidades de comportamentos e atitudes, em prol das comunidades escolar e local, da”
sociedade global”
Considerações nucleares : síntese
dos (inter)ditos e ( des) ditos; “ ad-mirações das (in) sensibilidades : (des) com-prometidos, com-pactos,
para além das consensualidades
« Escola
inclusiva, integrada, cidadã: valorização dos processos
socio-psico-pedagógicose valorização da
pluralidade pela singularidade: justiça cognitiva, justiça
social, paz
Planos de Ações 2013:Ambiental, Ensino-aprendizagem
e Resultados... “BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS”
A
in-dign- ação é mais do que um fato,
é uma necessidade, um ato de respeito pelo outro, por si mesmo, é
mola-propulsora para a mudança propugnada, ansiada, idealizada, com-sagrada
pelos que crêem na “Educação é Manifestação na Bendita Palavra-ação”
Inter-conexões
Cidadãs da Escola de Gestão
Integrada, Pública, Órgãos Colegiados:
ü Associação
de Apoio à Escola ( A.A.E do C.E. JOSE MARTI )
ü Alunos
Representantes de Turma
ü Escola-Família;
escola, local e global
ü Grêmio
Estudantil : “QUANTA”
ü Grupo de
Teatro: AVE-PALAVRA!
ü Conselho
de Classe
Conexão
Educação da Rede. SEEDUC, DRM III, Escola(s)- Comunicação e Marketing: Fazer fluir a comunicação em todos os sentidos, horizontal e
vertical, permanente e democraticamente; desenvolver
homepages, webmails para acesso do público interno e externo às
informações, divulgando as atividades da escola, diretrizes organizacionais estruturas físicas;- mensagens
“verbo-visuais”persuasivas, e-vocativas,
sinérgicas
A PALAVRA ELEITA 2013 É: COMPROMETIMENTO
Colégio Estadual
Jose Marti, a Escola-da-Noite, o
aluno-trabalhador, iluminando as
noites de nossa cidade
C.E. Jose
Marti- 2º Conselho de Classe 2013- DIAS 8, 9 E 10 DE JULHO DE 2013
Se eu mesmo sou um ser acabado e se o
acontecimento é algo acabado, não posso nem viver
nem agir: para viver, devo estar inacabado, aberto
para mim mesmo – pelo menos no que constitui o
essencial da minha vida –, devo ser para mim
mesmo um valor ainda por-vir, devo não coincidir
com a minha própria atualidade.
BAKHTIN
A EQUIPE DIRETIVA DO C.E. JOSE MARTI
Lucia J. Duarte
Diretora do Colégio Estadual Jose Marti
Nenhum comentário:
Postar um comentário