ANO DE 1822: A INDEPENDÊNCIA
DO BRASIL, UM PROCESSO HISTÓRICO, CONECTADO A UMA TRAMA POLÍTICO SOCIAL,
ENVOLVENDO NÃO SÓ PORTUGAL, ESPANHA, MAS MUITOS OUTROS PAISES ENTRELAÇADOS POR
INTERESSES DE FAMA E GLÓRIA, SOBERANIA, “RIQUEZAS E PODERES”
LJD07 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII.
A independência do Brasil restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial
Portanto 07 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII.
Com a “Independência”, a realidade sócio-econômica se manteve com as mesmas características do período colonial; porquanto a história se realiza no tempo e no espaço, processual e continuamente, nada- ou quase nada- se muda com em passes de mágica; outrossim, contextualizado, circunstancializado, às últimas décadas do século XVIII , assinalando-se na América Latina a crise do Antigo Sistema Colonial.
"ANTES DO GRITO..."
A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A CONJURAÇÃO BAIANA. FORAM OS PRIMEIROS
MOVIMENTOS SOCIAIS DA HISTÓRIA DO BRASIL
O AGRAVAMENTO DA CRISE DO COLONIALISMO NO BRASIL, JÁ QUE TROUXERAM
PELA PRIMEIRA VEZ OS IDEAIS ILUMINISTAS E OS OBJETIVOS REPUBLICANOS.
A maçonaria (reaberta no Rio de Janeiro com a loja maçônica Comércio e
Artes) e a imprensa uniram suas forças contra a postura recolonizadora das
Cortes.
D. Pedro é sondado para ficar no Brasil, pois sua partida poderia representar o esfacelamento do país. Era preciso ganhar o apoio de D. Pedro, em torno do qual se concretizariam os interesses da aristocracia rural brasileira. Um abaixo assinado de oito mil assinaturas foi levado por José Clemente Pereira (presidente do Senado) a D. Pedro em 9 de janeiro de 1822, solicitando sua permanência no Brasil. Cedendo às pressões, D. Pedro decidiu-se: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”
São Paulo vivia um clima de instabilidade para os irmãos Andradas, pois Martim Francisco (vice-presidente da Junta Governativa de São Paulo) foi forçado a demitir-se, sendo expulso da província. Em Portugal, a reação tornava-se radical, com ameaça de envio de tropas, caso o príncipe não retornasse imediatamente.
José Bonifácio, transmitiu a decisão portuguesa ao príncipe, juntamente com carta sua e de D. Maria Leopoldina, que ficara no Rio de Janeiro como regente. No dia sete de setembro de 1822 D. Pedro que se encontrava às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, após a leitura das cartas que chegaram em suas mãos, bradou: “É tempo… Independência ou morte… Estamos separados de Portugal”.Chegando no Rio de Janeiro (14 de setembro de 1822), D. Pedro foi aclamado Imperador Constitucional do Brasil. Era o início do Império, embora a coroação apenas se realizasse em primeiro de dezembro de 1822.
Enfim, com o apoio da elite, D.Pedro declara o Brasil independente ( 7 DE SETEMBRO DE 1822) ; a Independência- O “sete de setembro”- foi a consolidação de uma ruptura política, que já começara 14 anos atrás, com a abertura dos portos.
O IMPULSO
DE PRESERVAR O PASSADO É PARTE DO IMPULSO DE PRESERVAR O EU. SEM SABER ONDE
ESTIVEMOS, É DIFÍCIL SABER PARA ONDE ESTAMOS INDO. O PASSADO É O FUNDAMENTO DA
IDENTIDADE INDIVIDUAL E COLETIVA; OBJETOS DO PASSADO SÃO A FONTE DA
SIGNIFICAÇÃO COMO SÍMBOLOS CULTURAIS. O IMPULSO NOSTÁLGICO É UM IMPORTANTE
AGENTE DO AJUSTE À CRISE, É O SEU EMOLIENTE SOCIAL, REFORÇANDO A IDENTIDADE
NACIONAL QUANDO A CONFIANÇA ENFRAQUECE OU É AMEAÇADA.
HEWISON,1987,
APUD HARVEY
Grito dos Excluídos 2013
tem juventude como tema-chave este ano
O Grito
dos Excluídos 2013 convoca jovens ao protagonismo social
O Grito dos Excluídos 2013 lembrou que a
independência substancial ainda não aconteceu, e só acontecerá quando todos
tiverem acesso a saúde, educação e ao poder público.”
O
Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, aberto
e plural, polifônico, com a clareza de que “nada se conquista no grito”, se não, processual e
organizadamente, democraticamente
O Grito dos Excluídos foi criado em 1994, mas
o primeiro evento só ocorreu em setembro de 1995. Ele é organizado pela
Pastoral Social da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
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