quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."


05/12/2013- MORRE NELSON MANDELA (NELSON ROLIHLAHLA MANDELA, 18/07/1918 – 05/12/ 2013 ) EX-PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL

·     

 

 

   NELSON MANDELA, UMA DAS FIGURAS MAIS EXTRAORDINÁRIAS DA HISTÓRIA DE  LUTA E  CONQUISTA DA  LIBERDADE; FOI O   PRIMEIRO PRESIDENTE DEMOCRATICAMENTE ELEITO EM UMA ÁFRICA DO SUL LIVRE,  CONDUTOR E CONSOLIDADOR  DO FIM DO APARTHEID


Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em Mvezo e foi o primeiro da tribo a ir para a escola.Foi  advogado, líder defensor dos direitos humanos; presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

Mandela não foi somente contra o movimento segregacionista da África do Sul, o apartheid, mas em defesa da humanidade , da liberdade, da igualdade

“A luta dele era em favor do negro, mas também em favor do branco. Na sua luta, ele queria um mundo bom para todos, para o negro e para o branco.” (professor Dr. José Vicente, reitor da universidade Zumbi dos Palmares.)

Mandela ficou 27 anos preso, foi eleito presidente, cumpriu o seu tempo e “colocou outro no lugar”. Um dos  maiores legados que ele deixou para os políticos do mundo é o desapego ao poder e imensurável amor à humanidade.

Mandela foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948

A ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

 
 
 
 
 

Sobre o apartheid: "Permanecerá para sempre como uma mancha que não será apagada da história da humanidade o mero fato de que o crime do apartheid ocorreu. Sem dúvida as gerações futuras perguntarão: 'Que erro se cometeu para que esse sistema pudesse vigorar depois de ter sido aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Permanecerá para sempre como uma acusação e um desafio a todos os homens e mulheres o fato de que demoramos tanto tempo para bater o pé e dizer 'já basta'". (Discurso ante o Comitê Especial das Nações Unidas contra o Apartheid, 22 de junho de 1990)

Sobre a luta contra a pobreza: "Vivemos em um mundo em que os conhecimentos e a informação avançaram a passos gigantes, porém milhões de crianças não vão à escola. Vivemos em um mundo em que a epidemia de Aids põe em perigo o próprio tecido de nossas vida, mas gastamos mais dinheiro em armas do que para garantir o tratamento e o apoio para as milhões de pessoas infectadas com HIV. É um mundo de grandes promessas e esperanças, mas também é um mundo de desesperança, enfermidade e fome. A eliminação da pobreza não é um gesto de caridade. É um ato de justiça". (Concerto Live 8, Johanesburgo, 2 de julho de 2005)

Sobre a liberdade, Mandela disse : “Ser livre não é apenas abandonar as próprias correntes, mas viver de uma forma que respeita e aumenta a liberdade dos outros”.

 Sobre a  história da África do Sul

 
 
 
 
 
A História do país, propriamente dita, começa no século XVII com a ocupação permanente da região do Cabo da Boa Esperança pelos holandeses. Em 1909, a união das colónias britânicas de Cabo, Natal, Transval e Orange River origina a nação da África do Sul.
Os primeiros colonizadores bôeres (também denominados de afrikaner) compunham-se de grupos sociais europeus que vieram da Holanda, França e Alemanha e se estabeleceram no país nos séculos 17 e 18.
Os afrikaners se consideravam a verdadeira e autêntica nação (ou volk, que em alemão significa povo). A cor e as características raciais determinaram o domínio da população branca sobre os demais grupos sociais e a imposição de uma estrutura de classe baseada no trabalho escravo.

A República da África do Sul é muito conhecida por suas belezas naturais, com desertos, montanhas e planícies. Além desses, sua diversidade cultural e religiosa sobressaem aos olhos do mundo
Oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico, com 2.798 quilômetros de litoral.
Capitais: Pretória, Cidade do Cabo, Bloemfontein
GOVERNO: República constitucional, República parlamentarista
 
A população do país é constituída por diversos grupos étnicos, de modo que 70% são autóctones (zulus 20,5%, chosas 18%, pedis 9%, sotos 7%, tsuanas 6%, tsongas 3,5%, suazis 2%, nedebeles 2% e vendas 2%), europeus 12% (holandeses, alemães, franceses e ingleses), euroafricanos 13%, indianos 3% e outros 2%.

Diante da pluralidade cultural, existem diversos idiomas considerados oficiais, os principais são: africâner, inglês, sepédi, sessoto, setsuana, entre outros. Quanto à prática religiosa, 66,4% da população segue o cristianismo (reformistas católicos, metodistas, anglicanos, luteranos), 1,3 % hinduísmo, 1,1% islamismo, 0,2% sem filiação e 29,8% outras religiões


A África do Sul é um dos poucos países do continente africano de economia diversificada. A economia do país é alicerçada no setor de serviços, indústria, agricultura e extrativismo. Ocupa atualmente a condição de país mais rico e industrializado da África.
Por mais de trinta anos, a África do Sul  sofreu com o apartheid, triste história de preconceito racial

E vividas muitas e muitas histórias, anos e anos, em abril de 1994 fazem-se eleições multirraciais para o novo Parlamento. O ANC ganha as eleições e Nelson Mandela, formando um Governo de unidade nacional, torna-se o primeiro presidente sul-africano Em 2004, ano em que Thabo Mbeki completou cinco anos como sucessor de Nelson Mandela, o presidente da república da África do Sul prometeu acabar com toda a violência de carácter político que ainda  existia no país; porém , ainda, há muito o que fazer não só na África do Sul como em muitas outras partes do mundo, onde impera a injustiça e, pois, a violência, a guerra...

Atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma

 
C E JOSE MARTI: PROJETO ATINENTE À LEI 10.639/03 E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ÁFRICA SER-TÃO; (R) E(X)ISTIR TANTO!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário