terça-feira, 4 de agosto de 2009

A IMENSURÁVEL CAPACIDADE EVOCATIVA DA FOTOGRAFIA



Obra do Fotógrafo norte-americano Paul Strand

A intrigante fotografia intitulada "Young boy" foi feita em 1951, durante uma viagem à cidade de Gondeville, na França. Essa imagem foi amplamente discutida nos meios intelectuais, que a consideram como um dos grandes portraits do Século XX


O repórter da France-Culture Michel Boujut resolveu investigar o destino desse jovem. A única pista era a legenda da foto deixada por Paul Strand. O repórter viajou para Gondeville, onde conseguiu localizar a irmã. Dessa forma, a identidade do jovem foi revelada, trata-se de Claude Grigalvas, serralheiro, cinco filhos e aposentado. O Cerco foi se apertando, até que o repórter conseguiu enfim localizá-lo num modesto conjunto habitacional nas proximidades de Paris. O sinal dos tempos se expressava no rosto de Claude Grigalvas. Depois de vencer a sua resistência, ele não queria dar entrevista, ele disse que se lembra muito bem dessa foto em que ele foi forçado pelo pai a posar, contrariado por perder a pescaria. Ele se emociona ao lembrar desse Momento:


“ - Esse meu olhar na foto me angustia, eu era rebelde, eu poderia ter sido feliz, mais isso não foi possível”.







PARA VOCÊ, ALUNO-TRABALHADOR, AQUI VAI MAIS ESSA HISTÓRIA DE VIDA, REITERANDO A NOSSA TÔNICA, JÁ LUGAR COMUM, MAS NÃO TÃO COMUM QUE SE FAÇA INDISPENSÁVEL; OUTROSSIM, AINDA OPORTUNO:
VOCE, FAZ A SUA HISTÓRIA !!!

ASSIM, "TE CHAMAMOS", ALUNO-TRABALHADOR., "TE E -VOCAMOS"




Nenhum comentário:

Postar um comentário