quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

QUE LAÇOS NOS UNEM, EM ABRAÇOS OU EM EMBARAÇOS?!


Basta eu acordar, que não posso escapar deste lugar, o meu corpo. Posso me mexer, andar por aí, mas não posso me deslocar sem ele. Posso ir até o fim do mundo, posso me encolher debaixo das cobertas, mas o corpo sempre estará onde eu estou. Ele está aqui, irreparavelmente: não está nunca em outro lugar. Meu corpo é o contrário de uma utopia(...). É possível que contra esse corpo tenham nascido todas as utopias, dele nasce a utopia original –a de um corpo incorporal: o país das fadas, dos elfos, dos gênios, onde as feridas se curam imediatamente, onde caímos de uma montanha sem nos machucar, onde podemos ficar invisíveis (... )Para que eu seja eu mesmo, no meu corpo, sem utopia, é preciso uma situação bem definida. Só o ato amoroso, quando nos entregamos a ele, acalma a utopia do nosso corpo: por isso é tão próximo, no imaginário, ao espelho e à morte. É porque  só no amor o meu corpo está AQUI.

LE CORPS, LIEU D´UTOPIES, Michel Foucault


1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS

AMOR, CARINHO E RESPEITO TRANSMITEM VIDA!!!
A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer da mesma um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, como , também, e principalmente, falar e tratar a AIDS sem pré-conceitos, enfatizando a centralidade do amor , do afeto para a prevenção e cura da AIDS
• Dia Mundial 2010

Ano 2010, Campanha voltada para jovens de 15 a 24 anos


DST-Aids e Hepatites Virais


Organização Internacional de Trabalho (OIT) que estabeleceu a não discriminação ou estigmatização dos trabalhadores, em especial os que procuram por emprego, em razão de seu status de soropositivo, real ou suposto, ou do fato de pertencerem a regiões do mundo ou segmentos da população considerados com maior risco ou vulnerabilidade ao HIV.


AIDS : pode ser considerada uma doença de perfil crônico, ou seja, mesmo sem cura, mas sem “sentença de morte”; porque, hoje, tem tratamento capaz de dar longa vida à pessoa infectada pelo HIV. Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes


Qualquer pessoa pode ser infectada pelo HIV, desde que tenha comportamentos de risco, como relação sexual (homo ou heterossexual) com pessoa infectada e sem o uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas; transfusão de sangue contaminado pelo HIV; reutilização de objetos perfuro-cortantes com presença de sangue ou fluidos com o vírus.


O vírus da Aids pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. D, A convivência deve ser normal, sem que haja a necessidade de separar os pertences, mas não compartilhe objetos perfuro-cortantes.


Os soropositivos no trabalho

Os soropositivos podem viver normalmente, mantendo as mesmas atividades físicas, profissionais e sociais de antes do diagnóstico. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, informou que têm o direito de manter em sigilo a sua condição sorológica no ambiente de trabalho, como também em exames admissionais, periódicos ou demissionais.


A Organização Internacional de Trabalho (OIT) que estabeleceu a não discriminação ou estigmatização dos trabalhadores, em especial os que procuram por emprego, em razão de seu status de soropositivo, real ou suposto, ou do fato de pertencerem a regiões do mundo ou segmentos da população considerados com maior risco ou vulnerabilidade ao HIV.




O que é a sigla AIDS e a HIV?


Aids, na sigla traduzida do inglês, significa S Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (sigla do inglês: Acquired Immune Deficiency Syndrome) se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV (sigla do inglês - Human Immunodeficiency Vírus)ín drome da Imunodeficiência Adquirida.


Síndrome: Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.


Testes para o diagnóstico da infecção pelo HIV


Todos os testes devem ser realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados.


Departamento de DST/Aids - Ministério da Saúde


Para Saber Mais Acesse o Portal do Departamento DST/Aids do Ministério da Saúde:


http://www.aids.gov.br


O que são as DSTs?


"Doenças sexualmente transmissíveis são infecções transmitidas através de uma relação sexual com alguém que já seja portador da infecção".


Estas infecções são geralmente transmitidas através do coito, mas podem ainda ocorrer através de outros tipos de contato sexual, como a relação sexual anal e oral. Elas podem ser causadas por parasitas, bactérias ou vírus. A importância destas doenças está no fato de, além do alto risco de disseminação, poderem ocasionar graves danos à saúde do indivíduo acometido. As conseqüências podem ser desde distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais, até câncer, além de facilitar a transmissão do vírus da AIDS (HIV)". A incidência das DST vem aumentando nos últimos anos, sendo considerada como um problema de Saúde Pública. todo o mundo. Dentre as DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs): AIDS, sífilis, gonorréia , clamídia...




O QUE SÃO AS HEPATITES VIRAIS?

A Hepatite viral é uma infecção comum do fígado, e apesar de muitos vírus poderem causar a Hepatite, somente cinco deles são importantes e são descritos como "vírus da Hepatite", já que seu principal sítio de ação é o fígado (LEVINSON; JANETZ)


Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.


• Sintomas


Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas...


• Vacina


Atualmente, o Ministério da Saúde oferece vacina contra a hepatite dos tipos A e B...


• Hepatite A


A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”.


• Hepatite B


Causada pelo vírus B (HBV), a hepatite do tipo B é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga.


• Hepatite C


Essa variação da hepatite é causada pelo vírus do tipo C (VHC). Já foi chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o causador da hepatite B, está presente no sangue.


• Hepatite D


A hepatite D, também chamada de Delta, é causada pelo vírus D (VHD). Mas esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para contaminar uma pessoa.


• Hepatite E


De ocorrência rara no Brasil e comum na Ásia e África, a hepatite do tipo E é uma doença infecciosa viral causada pelo vírus VHE.


FONTE: http://www.aids.gov.br/pagina/hepatite-c



Aids, Pop, Repressão
Ratos de Porão

O rock brasileiro é uma farsa comercial
O sexo é apenas uma forma de morrer
As drogas representam um caso policial
Aquela antiga frase não dá mais para falar
Os tempos mudaram, agora é o fim
Um punk vira crente pra conseguir a salvação
Emborracha o danado para não se infectar
Aquela coisa boa você nunca vai achar
Hei
Sexo, drogas, rock'n roll
Quem está nascendo agora isso não vai conhecer
Temos que nos proteger
Os prazeres dessa vida já viraram maldição
Aids, Pop, Repressão
O que é que eu fiz para merecer isso?
















Nenhum comentário:

Postar um comentário