quinta-feira, 12 de abril de 2012

C E JOSE MARTI: RE-UNI-DI-VERSO


 Colégio  Estadual Jose Marti, a Escola-da-Noite, de Jovens e Adultos, Alunos-trabalhadores

 PROJETO ATINENTE À EDUCAÇÃO AMBIENTAL/2012 DO C E JOSE MARTI


INTER -(IN)- CON- FLUÊNCIAS DO RE- UNI -(DI)- VERSO

Ideia –força: 5 S; Educação e Sustentabilidade;  A Gestão Integrada do Planeta



A Erradicação da pobreza está  na Agenda Rio + 20!

Saúde social= Saúde física, saúde emocional

 Acrescida a transversalidade da tema , re-unindo todas as  áreas de conhecimento, neste ano letivo de 2012, o C E Jose Marti,  em consonância com a  Agenda  Rio + 20, aguçará, em especial, a percepção para a relação “corpo - meio ambiente”, contribuindo, assim, para uma compreensão mais ampla   do “papel do corpo ” – cultura(s) do corpo – na atualidade, corpo-espaço-tempo,  novas (des) territorialidades

A natureza e o corpo humano
unem-se num universo límpido e
lúcido transfigurado por uma
percepção e uma vivência sensual
e sensorial. uma força vital na
natureza, que tudo impulsiona,
celebra a vida na sua plenitude.
Eugénio de Andrade


Basta eu acordar, diz foucault, que não posso escapar deste lugar, o meu corpo. posso me mexer, andar por aí, mas não posso me deslocar sem ele. posso ir até o fim do mundo, posso me encolher debaixo das cobertas, mas o corpo sempre estará onde eu estou. ele está aqui, irreparavelmente: não está nunca em outro lugar. meu corpo é o contrário de uma utopia.
Michel Foucault, le corps, lieu d´utopies



No ensinamento antigo dos terapeutas de Alexandria, está escrito que cuidar do corpo é cuidar do universo e cuidar do universo e do meio ambiente é cuidar do nosso corpo. porque o microcosmo e o macrocosmo não estão separados

.O que deve ser sustentável é a sociedade e não o desenvolvimento.
FREI LEONARDO BOFF



 O corpo é,  natural e potencialmente, ex-pressão do  sentimento   de pertencimento, que não enclausura, não imobiliza; outrossim, instrumentaliza a liberdade, coadunando memória e devir
LJD



Foi uma sensação súbita, mas suavíssima. a luminosidade sorria no ar: exatamente isto. era um suspiro do mundo. não sei explicar assim como não se sabe contar sobre a aurora a um cego. é indizível oque me aconteceu em forma de sentir: preciso  depressa de tua empatia. sinta comigo. era uma felicidade suprema ... o estado de graça de que falo não é usado para nada. é como se viesse apenas para que se soubesse que realmente se existe e existe o mundo.... e há uma bem-aventurança física que a nada se compara. o corpo se transforma num dom. e se sente que é um dom porque se está experimentando, em fonte direta, a dádiva de repente indubitável de existir milagrosamente e materialmente. (...) passa-se a sentir que tudo que existe respira e exala um finíssimo resplendor de energia. (...)

ÁGUA VIVA,  CLARICE LISPECTOR


O corpo é “anima”, em estado de graça

LJD


Nenhum comentário:

Postar um comentário