sábado, 28 de abril de 2012

PROJETO DO C. E. JOSE MARTI ATINENTE À AVALIAÇÃO : NOS DES-EMBARAÇOS DOS DES-A-FIOS DA AVALIAÇÃO


          A AVALIAÇÃO NÃO ESTÁ COM ESSA OU AQUELA PESSOA; A AVALIAÇÃO ESTÁ ENTRE TODOS NÓS!  AVE!!!
       AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA (  AVE ), UMA IDEIA E INICIATIVA DA COMUNIDADE ESCOLAR DO C E JOSE MARTI, ORGANIZANDO, ACOMPANHANDO, (RE)VIGORANDO A RECUPERAÇÃO PARALELA, NOS TERMOS DA PORTARIA 174
A RESPONSABILIDADE DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL C. E. JOSE MARTI NO QUE SE REFERE À AVALIAÇÃO É ESTRATÉGIA DE SUCESSO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

 NOS DES-EMBARAÇOS DOS DES-A-FIOS DA AVALIAÇÃO

Viabilizar a transparência –coerência , equidade e equanimidade - das práticas avaliativas, embasadas em competências e habilidades previstas, planejadas, e as des-envolvidas,  (re) construídas, processual, crítica e responsavelmente. nesta prática avaliativa,  sobremaneira, qualitativa (político-social) referencia-se  a avaliação  quantitativa. isso implica  dizer que  cada aluno deve ser visto individualmente, em suas singularidades de comportamentos, aprendizagens e “histórias particulares”, sem assistencialismo, sem pieguismos, sem torpezas, sem ambiguidades, sem pré-conceitos, sem exclusões. em suma, cremos na avaliação do rendimento escolar que prioriza o saber tácito, o currículo oculto, o currículo acadêmico,  o contexto situacional, isto é,  a grandeza do ser humano, com suas susceptibilidades, vicissitudes


Segundo Luckesi:

A avaliação da aprendizagem é um ato amoroso no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo. Para compreender isso, importa distinguir a avaliação do julgamento. O julgamento é um ato que distingue o certo e o errado, incluindo o primeiro e excluindo o segundo. A avaliação tem por base acolher uma situação, para então, ajuizar a sua qualidade, tendo em vista dar-lhe suporte de mudança. A avaliação, como ato diagnóstico, tem por objetivo a inclusão e não a exclusão; a inclusão e não a seleção. O diagnóstico tem por objetivo aquilatar coisas, atos, situações, pessoas, tendo em vista tomar decisões no sentido de criar condições para a obtenção de uma maior satisfatoriedade daquilo que se esteja buscando ou construindo

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: Além do autoritarismo. In: Educando, AMAE


 E, ainda, segundo Teresa Esteban:

“Avaliar o aluno deixa de significar um julgamento sobre a aprendizagem do aluno, para servir como modelo capaz de revelar o que o aluno já sabe, os caminhos que percorreu para alcançar o conhecimento, o que o aluno não sabe, o que pode vir a saber, o que é potencializado e revelado em seu processo, suas possibilidades de avanço e suas necessidades para superação, sempre transitória do saber.”

ESTEBAN, M.T. (org.) (1999a) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos

O  C. E. JOSE MARTI  TEM COMO FOCO OS  DEVIRES DA RE-CONSTRUÇÃO DE  UMA SOCIEDADE DE CIDADÃOS CRÍTICOS, PARTICIPATIVOS,  SUJEITOS  LIDERES E PARTÍCIPES DA  HISTÓRIA.
LJD

Avaliar é confirmar e certificar o trabalho da escola,  compreendendo   todos os profissionais, funcionários, e  alunos da escola, estendendo-se, pois, às famílias e mesmo à comunidade local
LJD

             UMA AVALIAÇÃO EQUIVOCADA 
 É, NO MINÍMO,  UMA DESELEGÂNCIA!
LJD
A avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir, e por isso, é necessário que seja usada da melhor maneira possível.
LUCKESI, Cipriano C. Prática docente e avaliação

 NO C. E. JOSE MARTI,  É   REALIDADE , EM PERMANENTE REFLEXÃO E AÇÃO,  A GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA , DENTRE TANTOS
A-FAZERES, REGISTRANDO PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS ( COMO, POR EXEMPLO,  OS PADRÕES POP,  PGP ...) CONSUBSTANCIADORAS DA “GIDE”


A Gestão Integrada Da Escola busca “a melhor escola possível”, entendendo a afetividade como mola-mestra do “sucesso escolar” do aluno e, por pertinência, do professor e de todos os que nela trabalham, atuam, com fé  , com amor


NO C. E. JOSE MARTI, INSCREVE-SE O PADRÃO DE PROCESSO (PGP) REFERENTE AO “PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO DO ALUNO, QUE INTITULAMOS POR “AVE” : AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA =  AVE
LJD



VIREI-ME SOBRE A MINHA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA, E CONTEMPLEI-A.
Cecília Meireles

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