terça-feira, 1 de maio de 2012

O HOMEM TRABALHADOR É TAMBÉM O HOMEM LÚDICO !!!

1º DE MAIO, DIA DO TRABALHO
·         O "TRABALHO"- PODEMOS DIZER- NASCEU COM O HOMEM, DESDE OS TEMPOS DE ANTÃO, TEMPOS MAIS REMOTOS- O HOMEM COMEÇOU A TRANSFORMAR A NATUREZA E O AMBIENTE AO REDOR COM O AUXÍLIO DO “ARTESÃO”, “HOMO FABER”, HOMEM “FAZEDOR”, FABRICANTE, TRABALHADOR
             
1º de maio um dia de organização e luta dos trabalhadores!  Entretanto, esvazia-se  esse sentido para dar espaço aos mais diversos  e “divinos, maravilhosos, espetáculos”, showmícios, de naturezas controversas,  comemorações e festas sem visão crítica ou busca por transformações. Face à essa realidade, nós , trabalhadores, e educandos permanentes , do C E Jose Marti vimos engrossar a fileira daqueles que vivem, no dia-a-dia, enaltecendo o trabalho, “transitivo”, constituindo a relação produção e consumo, isso implica  a interdepenência do binômio deveres e direitos, se não, o trabalhador produtor e consumidor, feliz e satisfeito, honrado com -e pelo- seu trabalho
 TRABALHO : ação que transforma o mundo natural e material de acordo com o desejo e as necessidades humanas pela humanização desse mundo e criando a cultura material.
Trabalho implica mais que hábitos significativos que definiriam a relação corpo-mundo. Trabalho é uma maneira de satisfação de necessidades e (ao menos algumas) necessidade é baseada no  corpo biológico ou sistema orgânico
Habermas



A Escola do aluno –trabalhador , naturalmente, instrumento maior de cidadania, espaço de eminência da reverberação político-social inovadora, transformadora, por um “país abençoado por Deus e bonito por natureza” ,  sobretudo, porque solidário
O EMPREGO É UM CONCEITO QUE SURGIU POR VOLTA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, É UMA RELAÇÃO ENTRE HOMENS QUE VENDEM SUA FORÇA DE TRABALHO POR ALGUM VALOR, ALGUMA REMUNERAÇÃO, E HOMENS QUE COMPRAM ESSA FORÇA DE TRABALHO PAGANDO ALGO EM TROCA, ALGO COMO UM SALÁRIO

  TRABALHO E EMPREGO - CONCEITOS DISTINTOS
  SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OCORRIDA NA INGLATERRA, INTEGRA O CONJUNTO DAS "REVOLUÇÕES BURGUESAS" DO SÉCULO XVIII, RESPONSÁVEIS PELA CRISE DO ANTIGO REGIME, NA PASSAGEM DO CAPITALISMO COMERCIAL PARA O INDUSTRIAL. OS OUTROS DOIS MOVIMENTOS QUE A ACOMPANHAM SÃO A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS E A REVOLUÇÃO FRANCESA, QUE SOB INFLUÊNCIA DOS PRINCÍPIOS ILUMINISTAS, ASSINALAM A TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA CONTEMPORÂNEA. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI RESPONSÁVEL PELA REORDENAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL DURANTE O SÉCULO 19, POIS REPRESENTOU A NOVA DINÂMICA CAPITALISTA, RESPONSÁVEL POR SUPERAR O MERCANTILISMO


HOJE- SÉCULO XXI - NA CHAMADA PÓS-MODERNIDADE OU CAPITALISMO TARDIO - É SOLICITADA UMA NOVA VISÃO DE TRABALHADOR/A: AQUELE QUE É FLEXÍVEL, CRIATIVO, PESQUISADOR, POLIVALENTE, QUE SAIBA ATUAR EM VÁRIOS RAMOS DO SETOR PRODUTIVO.
A FINALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, MULTIMÍDIA E GLOBALIZADA, É POSSIBILITAR QUE OS ALUNOS TRABALHEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA OPERÁ-LOS, REVÊ-LOS E RECONSTRUÍ-LOS COM SABEDORIA. O QUE IMPLICA ANALISÁ-LOS, CONFRONTÁ-LOS, CONTEXTUALIZÁ-LOS. PARA ISSO, HÁ QUE OS ARTICULAR EM TOTALIDADES QUE PERMITEM AOS ALUNOS IREM CONSTRUINDO A NOÇÃO DE “CIDADANIA MUNDIAL
PIMENTA
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EXIGE COMPROMISSO SOCIAL, O QUE SE ACENTUA NA ESCOLA DE ALUNOS TRABALHADORES, EM BUSCA DE EMPREGO

JOSE MARTI: ONDE O FEIJÃO E O SONHO NÃO SÃO INCOMPATÍVEIS COM A REALIDADE, ANTES “ALIMENTAM” UM AO OUTRO!!!
JOSE MARTI, A ESCOLA-DA-NOITE, TODOS OS DIAS, COM- E PARA - O TRABALHADOR. E , PORQUE SENDO DA FORMA MAIS CONCRETA POSSÍVEL, SONHA, ALMEJANDO E TRABALHANDO PARA UM MUNDO “ENTRE-EN-TENDENDO “ PARA –POR- TODOS

A LIÇÃO SABEMOS DE COR, SÓ NOS RESTA APRENDER....
Beto Guedes

 LJD
C E JOSE MARTI: O FEIJÂO E O SONHO NÂO SÂO INCOMPATÌVEIS COM A REALIDADE!!!

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