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O "TRABALHO"- PODEMOS DIZER- NASCEU COM O
HOMEM, DESDE OS TEMPOS DE ANTÃO, TEMPOS MAIS REMOTOS- O HOMEM COMEÇOU A
TRANSFORMAR A NATUREZA E O AMBIENTE AO REDOR COM O AUXÍLIO DO “ARTESÃO”, “HOMO
FABER”, HOMEM “FAZEDOR”, FABRICANTE, TRABALHADOR
1º de maio um dia de organização
e luta dos trabalhadores! Entretanto,
esvazia-se esse sentido para dar espaço
aos mais diversos e “divinos,
maravilhosos, espetáculos”, showmícios,
de naturezas controversas, comemorações
e festas sem visão crítica ou busca por transformações. Face à essa realidade,
nós , trabalhadores, e educandos permanentes , do C E Jose Marti vimos
engrossar a fileira daqueles que vivem, no dia-a-dia, enaltecendo o trabalho,
“transitivo”, constituindo a relação produção e consumo, isso implica a interdepenência do binômio deveres e direitos, se não, o trabalhador produtor e consumidor, feliz e satisfeito, honrado com -e pelo- seu trabalho
Trabalho implica mais que hábitos significativos que definiriam a relação corpo-mundo. Trabalho é uma maneira de satisfação de necessidades e (ao menos algumas) necessidade é baseada no corpo biológico ou sistema orgânico
Habermas
A Escola do aluno –trabalhador , naturalmente, instrumento maior de cidadania, espaço de eminência da reverberação político-social inovadora, transformadora, por um “país abençoado por Deus e bonito por natureza” , sobretudo, porque solidário
O EMPREGO É UM CONCEITO QUE SURGIU
POR VOLTA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, É UMA RELAÇÃO ENTRE HOMENS QUE VENDEM SUA
FORÇA DE TRABALHO POR ALGUM VALOR, ALGUMA REMUNERAÇÃO, E HOMENS QUE COMPRAM
ESSA FORÇA DE TRABALHO PAGANDO ALGO EM TROCA, ALGO COMO UM SALÁRIO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OCORRIDA NA INGLATERRA, INTEGRA O CONJUNTO DAS "REVOLUÇÕES BURGUESAS" DO SÉCULO XVIII, RESPONSÁVEIS PELA CRISE DO ANTIGO REGIME, NA PASSAGEM DO CAPITALISMO COMERCIAL PARA O INDUSTRIAL. OS OUTROS DOIS MOVIMENTOS QUE A ACOMPANHAM SÃO A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS E A REVOLUÇÃO FRANCESA, QUE SOB INFLUÊNCIA DOS PRINCÍPIOS ILUMINISTAS, ASSINALAM A TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA CONTEMPORÂNEA. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI RESPONSÁVEL PELA REORDENAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL DURANTE O SÉCULO 19, POIS REPRESENTOU A NOVA DINÂMICA CAPITALISTA, RESPONSÁVEL POR SUPERAR O MERCANTILISMO
HOJE- SÉCULO XXI - NA CHAMADA PÓS-MODERNIDADE OU CAPITALISMO TARDIO - É SOLICITADA UMA NOVA VISÃO DE TRABALHADOR/A: AQUELE QUE É FLEXÍVEL, CRIATIVO, PESQUISADOR, POLIVALENTE, QUE SAIBA ATUAR EM VÁRIOS RAMOS DO SETOR PRODUTIVO.
A FINALIDADE DA
EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, MULTIMÍDIA E GLOBALIZADA, É
POSSIBILITAR QUE OS ALUNOS TRABALHEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E
TECNOLÓGICOS, DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA OPERÁ-LOS, REVÊ-LOS E
RECONSTRUÍ-LOS COM SABEDORIA. O QUE IMPLICA ANALISÁ-LOS, CONFRONTÁ-LOS,
CONTEXTUALIZÁ-LOS. PARA ISSO, HÁ QUE OS ARTICULAR EM TOTALIDADES QUE PERMITEM
AOS ALUNOS IREM CONSTRUINDO A NOÇÃO DE “CIDADANIA MUNDIAL”
PIMENTA
PIMENTA
JOSE MARTI: ONDE O FEIJÃO E O SONHO NÃO SÃO INCOMPATÍVEIS
COM A REALIDADE, ANTES “ALIMENTAM” UM AO OUTRO!!!
JOSE MARTI, A ESCOLA-DA-NOITE, TODOS OS DIAS, COM- E PARA -
O TRABALHADOR. E , PORQUE SENDO DA FORMA MAIS CONCRETA POSSÍVEL, SONHA, ALMEJANDO
E TRABALHANDO PARA UM MUNDO “ENTRE-EN-TENDENDO “ PARA –POR- TODOS
A
LIÇÃO SABEMOS DE COR, SÓ NOS RESTA APRENDER....
Beto Guedes
LJD
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