PAP1/ 2012
PAP –Projeto de ações sócio ( psico )
pedagógigo – pela“inter-transmult- in-disciplinaridade “
(
bimestral , temático, “complexuxus"
CULMINÂNCIA: 02/05/ 2012
CULMINÂNCIA: 02/05/ 2012
PALAVRAS-CHAVE: CORPOS E LINGUAGENS- FLUIDEZ E FRUIÇÃO
INSPIRAÇÃO : CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE NELSON RODRIGUES, CON- VIVENDO E RE-APRENDENDO A JOGAR
A PROPÓSITO DA LINGUAGEM DA IMAGÉTICA, HOJE TÃO PRESENTE, PERSUASIVA E INTERATIVA EM - COM- NOSSO COTIDIANO, UM MURAL APRESENTOU CITAÇÕES ILUSTRATIVAS ACERCA DESSA "NOVA VELHA DIZIBILIDADE, IN-VISIBILIDADES "DE CABEÇA E CORAÇÃO"
Você não fotografa com sua máquina. VOcê fotografa com toda sua cultura.Sebastião Salgado
Fotografar é colocar na mesma mira a cabeça,o olho e o coração.”
Henri Cartier Bresson
Henri Cartier Bresson
Há ainda aqueles que, no dizer de Paul Klee, não têm a intenção de refletir o visível, mas de tornar o invisível visível.
Nise da Silveira
Os humanos andam eretos há milhões de anos, mas só há 25 mil anos nossos ancestrais inventaram a arte. Em algum momento da era glacial, quando os caçadores e coletores ainda viviam em cavernas, a mentalidade Neanderthal de fazer instrumentos deu lugar ao impulso Cro-Magnon de fazer imagens.
Nise da Silveira
Os humanos andam eretos há milhões de anos, mas só há 25 mil anos nossos ancestrais inventaram a arte. Em algum momento da era glacial, quando os caçadores e coletores ainda viviam em cavernas, a mentalidade Neanderthal de fazer instrumentos deu lugar ao impulso Cro-Magnon de fazer imagens.
STRICKLAND,
"ver precede as palavras. A criança olha e reconhece, antes mesmo de poder falar...ainda que, por meio do ato de ver, o ser humano estabelece seu lugar no mundo
"ver precede as palavras. A criança olha e reconhece, antes mesmo de poder falar...ainda que, por meio do ato de ver, o ser humano estabelece seu lugar no mundo
Berger
Somos, assim, obrigados a nos tornar imagens antes mesmo de se considerar a necessidade de nos tornarmos pessoas. Somos obrigados a ser apenas visuais. Todo o mais, todo o restante é dispensável. É acessório.
BAITELLO
[...] uma cultura constitui um corpo complexo de normas, símbolos, mitos e imagens que penetram o indivíduo em sua intimidade, estruturam os instintos, orientam as emoções. Esta penetração se efetua segundo trocas mentais de projeção e de identificação polarizadas nos símbolos, mitos e imagens da cultura como nas personalidades míticas ou reais que encarnam os valores (os ancestrais, os heróis, os deuses). Uma cultura fornece pontos de apoio imaginários à vida prática, pontos de apoio práticos à vida imaginária; ela alimenta o ser semi-real, semi-imaginário, que cada um secreta no interior de si (sua alma), o ser semi-real, semi-imaginário que cada um secreta no exterior de si e no qual se envolve (sua personalidade).
EDGAR MORIN
Ao vaguear pela superfície, o olhar vai estabelecendo relações temporais entre os elementos da imagem: um elemento é visto após o outro. O vaguear do olho é circular: tende a voltar para contemplar elementos já vistos. Assim, o "antes" se torna "depois", e o "depois" se torna "antes". O tempo projetado pelo olhar sobre a imagem é o eterno retorno. O olhar diacroniza a sincronicidade imagística por ciclos. FLUSSER,
[...] uma cultura constitui um corpo complexo de normas, símbolos, mitos e imagens que penetram o indivíduo em sua intimidade, estruturam os instintos, orientam as emoções. Esta penetração se efetua segundo trocas mentais de projeção e de identificação polarizadas nos símbolos, mitos e imagens da cultura como nas personalidades míticas ou reais que encarnam os valores (os ancestrais, os heróis, os deuses). Uma cultura fornece pontos de apoio imaginários à vida prática, pontos de apoio práticos à vida imaginária; ela alimenta o ser semi-real, semi-imaginário, que cada um secreta no interior de si (sua alma), o ser semi-real, semi-imaginário que cada um secreta no exterior de si e no qual se envolve (sua personalidade).
EDGAR MORIN
Ao vaguear pela superfície, o olhar vai estabelecendo relações temporais entre os elementos da imagem: um elemento é visto após o outro. O vaguear do olho é circular: tende a voltar para contemplar elementos já vistos. Assim, o "antes" se torna "depois", e o "depois" se torna "antes". O tempo projetado pelo olhar sobre a imagem é o eterno retorno. O olhar diacroniza a sincronicidade imagística por ciclos. FLUSSER,
As emoções
definem o espaço relacional no qual ocorrem nossas ações, o que se diz, pela
linguagem. Então, o mesmo gesto, o mesmo movimento vai ter um caráter ou outro
segundo a emoção que o origina. O mesmo discurso vai ter um caráter ou outro
segundo a emoção a partir do qual ele foi gerado, de onde ele se faz. As
culturas são redes fechadas de conversações que produzem a configuração do
emocionar, é nessa rede fechada de conversações que vai formar o caráter da
cultura. Por isso é a emoção que guia, no fundo, o fluir histórico.
Humberto Maturana
A relação entre o imagético e o lingüístico
Nelson Rodrigues, ademais de ser dramaturgo, jornalista, escritor,
foi um tremendo frasista. Confira algumas de suas célebres frases
“Toda unanimidade é burra.”
“Um povo que ri da própria desgraça pode ser miserável. Mas jamais
derrotado.”
“Em muitos casos, a raiva contra o subdesenvolvimento é
profissional. Uns morrem de fome, outros vivem dela, com generosa abundância.”
“O
Ser Humano, tal como imaginamos, não existe.”
“Não
há mulher bonita feliz.”
“Só
os imbecis têm medo do ridículo.”
“Só
acredito em amor que chora.”
“Nem
toda mulher gosta de apanhar. Só as normais.”
“Não
há normalidade que resista a um olhar do avesso.”
“Acho
a liberdade mais importante que o pão.”
“Sou
um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura. Nunca fui outra coisa. Nasci
menino, hei de morrer menino. E o buraco da fechadura é, realmente, a minha
ótica de ficcionista. Sou (e sempre fui) um anjo pornográfico.”
“O
cretino fundamental é aquele que tenta deturpar o óbvio ululante
“No dia em que a criatura
humana perder a capacidade de admirar,
cairá de quatro, para sempre. O mal de todos nós, a nossa crise,
a nossa doença, é que admiramos pouco, admiramos de menos"
"O adulto não existe. O homem é o menino perene."
"A perfeita solidão há de ter pelo menos a presença
numerosa de um amigo real.
cairá de quatro, para sempre. O mal de todos nós, a nossa crise,
a nossa doença, é que admiramos pouco, admiramos de menos"
"O adulto não existe. O homem é o menino perene."
"A perfeita solidão há de ter pelo menos a presença
numerosa de um amigo real.
“Cada um nós morre uma
única e escassa vez.
Só o ator é reincidente.
O ator ou a atriz pode morrer todas as noites e duas vezes às quintas,
sábados e domingos, com vesperais a preços reduzidos."
"No Brasil, há platéia para tudo e o brasileiro é, por vocação, platéia.
Se um camelô vende caneta-tinteiro, junta gente;
se morre um cachorro atropelado, junta gente; e se,
passa um batalhão, nós vamos atrás.
O brasileiro tem uma alma de cachorro de batalhão."
"Invejo a burrice, porque é eterna."
Só o ator é reincidente.
O ator ou a atriz pode morrer todas as noites e duas vezes às quintas,
sábados e domingos, com vesperais a preços reduzidos."
"No Brasil, há platéia para tudo e o brasileiro é, por vocação, platéia.
Se um camelô vende caneta-tinteiro, junta gente;
se morre um cachorro atropelado, junta gente; e se,
passa um batalhão, nós vamos atrás.
O brasileiro tem uma alma de cachorro de batalhão."
"Invejo a burrice, porque é eterna."
"Todo óbvio é
ululante."
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta."
“Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."
"Eu disse, certa vez, que toda unanimidade é burra. Nem todas, porém. De cinqüenta em cinqüenta anos, aparece uma unanimidade cujo julgamento é preciso, inapelável, eterno, como o Juízo Final."
"Com sorte, você atravessa o mundo.
Sem sorte não atravessa a rua"
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta."
“Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."
"Eu disse, certa vez, que toda unanimidade é burra. Nem todas, porém. De cinqüenta em cinqüenta anos, aparece uma unanimidade cujo julgamento é preciso, inapelável, eterno, como o Juízo Final."
"Com sorte, você atravessa o mundo.
Sem sorte não atravessa a rua"
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