Dia 30 de julho, início do 2º
semestre do ano letivo de 2012, nosso reencontro , nas palavras de Jean-Pierre Vernant,
ilustre historiador francês do século XX, fornece-nos uma interessante síntese sobre a
atividade-fim da escola, a in-formação integral do aluno-cidadão: “Aprendo
algo sobre mim mesmo quando faço história: estou longe de mim e me reencontro, e é esse vaivém entre o passado e presente que
o homem se constitui”
Se
soubesse como gosto das suas cheganças, você chegaria correndo todo dia
Chico
Buarque
A
par dessas e outras incontáveis perguntas, urge melhorar, continuamente, a
escola e, para tanto, o foco está na sinergia, na empatia, das relações
pessoais, com responsabilidade social e cidadania, ética e competência
SEM OBRIGAR
(-SE), MAS POR VONTADE, POR ESCOLHA, POR PRAZER E UTILIDADE, É QUE SE VAI À ESCOLA!
Tanto temos falado, tanto temos
escrito, desejado, prometido, pedido, e
até mesmo suplicado; tanto temos dito e
desdito, feito e desfeito; como, então,
explicar tanto “abandono”, se não, admitindo que sem “gente motivada, desejante, e “desejada”,
não há aparato tecnológico, eletrônico, que se sobreponha, ou se iguale, em valor à
pessoa envolvente, envolvida, comprometida, sinérgica, interessante, cativante,
convincente, competente, pessoa, enfim, dotada de ética e estéticaÉ imperativo, sim, admitir que as pessoas-profissionais afetuosos, dedicados, que se “comprometem” com políticas públicas de inclusão social , envolvidos com (pelo) bem-comum, São o recurso sem o qual todos os outros recursos se dispersam, evadem-se, assim como nossos “alunos evadidos”, ou melhor, “abandonados pela escola”
LJD
As
emoções definem o espaço relacional no qual ocorrem nossas ações, o que se diz,
pela linguagem. Então, o mesmo gesto, o mesmo movimento vai ter um caráter ou
outro segundo a emoção que o origina. O mesmo discurso vai ter um caráter ou
outro segundo a emoção a partir do qual ele foi gerado, de onde ele se faz. As
culturas são redes fechadas de conversações que produzem a configuração do
emocionar, é nessa rede fechada de conversações que vai formar o caráter da
cultura. Por isso é a
emoção que guia, no fundo, o fluir histórico.
Humberto Maturana
O
PROJETO PRESENÇA FOMENTA,
PROMOVE, UM QUESTIONAMENTO, UM REPENSAR,
REFLEXIVA E RIGOROSAMENTE, ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR E, POIS, O DIREITO INALIENÁVEL À EDUCAÇÃO, EFICAZ E
EFICIENTE; MAIS QUE O PODER IMPERATIVO DO ESTADO SOBRE SUA OBRIGATORIEDADE;
OUTROSSIM, A PARTIR DE POLÍTICAS PÚBLICAS CERTIFICADORAS DE QUE A ESCOLA É
ESPAÇO PULSANTE, PREPONDERANTE ,
VIGOROSO, PARA A MAIS PLENA REGULAMENTAÇÃO SOCIAL. DESEJAMOS QUE, NESSE
RETORNO, O PROJETO PRESENÇA , PRINCIPIANDO POR NOSSA COMUNIDADE ESCOLAR, TRAGA-NOS
AS CONSTANTES E DESEJADAS PRESENÇAS
DE PAIS, MÃES, AVÔS, IRMÃOS,
AMIGOS, DOS MAIS PRÓXIMOS AOS MAIS DISTANTES, À NOSAA ESCOLA, CORDIAL,
HOSPITALEIRA, INCLUSIVA, DEMOCRÁTICA, CIDADÃ
C. E. JOSE MARTI, TRABALHANDO, COM PERSEVERANÇA, FÉ
E ESMERO, PELO FIM DA EVASÃO ESCOLAR, UM EMPREENDIMENTO DE
VALORAMENTO À EDUCAÇÃO, LIVRE DE TRAVESTIMOS SEMÂNTICOS, PELA TRANSPARÊNCIA E
GRANDIOSIDADE DEVIDAS À PALAVRA “EDUCAÇÃO”,
PARA (POR) TODOS NÓS!
LJD
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