segunda-feira, 2 de julho de 2012

Entre paradigmas emergentes e dominantes, circulamos todos...IM-PRECISAS OCORRÊNCIAS...


NOS  DES-ENREDOS DA VIDA,  AS  TRAMAS DA  ESCOLA,  DES-A- FIAMOS ... “UM GRITO, UM  DESABAFO...E O QUE IMPORTA É NÃO ESTAR VENCIDO”

Tomo emprestado os versos  de João Cabral de Melo Neto, oferecendo-os àqueles que con-firmam, em palavras e ações, a criação , com o  trabalho de ferreiro  que forja, com luta, com fé, a sua obra, autêntica, original, identitária, obra com as marcas de sua mãos. Esses são professores-educadores, “docentes da diferença”, porque com eles, entre eles, estão os paradigmas emergentes, “receitas humildes”, à medida  da grandeza humana, grandiosidade
LJD

O FERRAGEIRO DE CARMONA

João Cabral de Melo Neto

Um ferrageiro de Carmona,
que me informava de um balcão:
"Aquilo? É de ferro fundido,
foi a forma que fez, não a mão.

Só trabalho em ferro forjado
que é quando se trabalha ferro
então, corpo a corpo com ele,
domo-o, dobro-o, até o onde
quero.

O ferro fundido é sem luta
é só derramá-lo na forma.
Não há nele a queda de braço
e o cara a cara de uma forja.

Existe a grande diferença
do ferro forjado ao fundido:
é uma distância tão enorme
que não pode medir-se a gritos
.

Conhece a Giralda, em Sevilha?
De certo subiu lá em cima.
Reparou nas flores de ferro dos quatro jarros das esquinas?

Pois aquilo é ferro forjado.
Flores criadas numa outra
língua.
Nada têm das flores de forma,
moldadas pelas das campinas.

Dou-lhe aqui humilde receita,
Ao senhor que dizem ser poeta:
O ferro não deve fundir-se
nem deve a voz ter diarréia.

Forjar: domar o ferro à força,
Não até uma flor já sabida,
Mas ao que pode até ser flor
Se flor parece a quem o diga

Sejamos ,  professores-educadores, “gestores –ferreiros de ferro forjado” , de paradigmas emergentes. Para tanto, e tão pouco, sejamos agentes-partícipes e líderes do forjamento livre de ranços, passadiços paradigmas, excludentes, refutando  as visões simplistas que  opõem as múltiplas linguagens à realidade escolar
LJD

O PENSAMENTO SEM A INVENÇÃO NÃO CONTA, POIS APENAS COPIA E REPETE. A INSPIRAÇÃO NÃO OCORRE JAMAIS SEM A TRANSPIRAÇÃO
SERRES, MICHEL

OS PROTAGONISTAS DO NOVO PARADIGMA CONDUZEM UMA LUTA APAIXONADA CONTRA TODAS AS FORMAS DE DOGMATISMO E AUTORIDADE
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS

Enfim, deixo as palavras de Lygia Clark, posto que confiamos  à professora-educadora,  agora, nossa tutora , Esther Lück, , nossa profissionalidade  e pessoalidade,  binômio indissociável,  para quem “prefere plantar carvalhos à eucaliptos”, por que ascendemos   em paradigmas emergentes, tecendo diálogos, forjando pontes, entusiastas de disposições ético-estético-afetivas: “Forjar: domar o ferro à força/não até uma flor já sabida,/mas ao que pode até ser flor/ se flor parece a quem o diga”
LJD


CADA VEZ QUE ATACO NOVA FASE DE MINHA OBRA, EXPERIMENTO TODOS OS SINTOMAS DE GRAVIDEZ. DESDE QUE A GESTAÇÃO COMEÇA, EU TENHO AS VERDADEIRAS PERTURBAÇÕES FÍSICAS, A VERTIGEM, POR EXEMPLO, ATÉ O MOMENTO EM QUE CHEGO A AFIRMAR MEU NOVO ESPAÇO-TEMPO NO MUNDO. ISTO SE PRODUZ NA MEDIDA EM QUE CHEGO A IDENTIFICAR, RECONHECER ESTA NOVA
LYGIA CLARK


NÃO, NÃO FOI HÁ MUITO TEMPO...OUTROSSIM, MUITO, MUITO, RECENTEMENTE...ACONTECEU, MINHA GENTE, UM DIA BEM DIFERENTE...
"É PRECISO CONHECER PARA DISTINGUIR!!!"


Respeitosamente e carinhosamente
Lucia de Jesus Duarte
Diretora do Colégio Estadual Jose Marti








Nenhum comentário:

Postar um comentário