terça-feira, 7 de agosto de 2012

ENTÃO, O QUE ESCOLHER? O PESO OU A LEVEZA?(KUNDERA)


C. E. JOSE MARTI: A ESCOLA CIDADÃ, POLIFÔNICA, PRIMAZIA DA INTERAÇÃO VERBAL; DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA, PUBLICIZAÇÃO, GIDE




GIDE- A  GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA , QUE  IMPLICA RECONHECER  A ESCOLA COMO UM CORPO VIVO,  UM ORGANISMO DE  RESPONSABILIDADE ÉTICA-SOCIAL; LOGO, CADA PESSOA QUE POVOA A ESCOLA, INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE, É QUE  A “ANIMA”, CONFERINDO-LHE VIDA INTENSA E PROVEITOSA, BEM DE UTILIDADE PÚBLICA, “USINA DE LUZ”
QUEM AMA A PALAVRA DEVE TER CUIDADO COM ELA, AMANDO-A, SENTINDO-A, AD-MIRANDO-A, JUNTO A (COM) ELA, OLHANDO-A PROFUNDAMENTE, ,MIRANDO-A MUITO BEM  ,  ANTES DE PROFERI-LA, SABENDO SUA POTÊNCIA , PARA QUE ELA SIGA O SEU PER-CURSO, PELO SEU DISCURSO, CHEGANDO BEM A SEU DESTINO, ONDE VOCÊ A DESEJOU, DEPOIS DE MUITO  REFLETIR, PENSAR, PARA ELA CHEGAR, BEM E RELUZIDIA, BEM-DITA PALAVRA, AVE...
LJD
Nas palavras  de Marcos Bagno: “ Tratar da língua é tratar de um tema político, já que também é tratar de seres humanos”. E, coma  licença de Bagno, bem a propósito, estendemos nosso falar: “tratar da escola é tratar da língua”, da palavra proferida, com  intimidade de quem a ama, usando-a para disseminar vida, em sua inteireza, integridade do “sendo e existindo  humano”; a eficiente , eficaz, a boa comunicação verbal e, pois, a síntese da GIDE, a integração, a escola “com a-feições”, Responsabilidade Social,( in-)Formação de Cidadania, local, nacional e planetária, sob os alicerces do amor a si e ao próximo, aguçando as interações inter e intra psíquicas, pessoais, tanto quanto o compromisso,  a solidariedade, a ética, a competência ; em síntese, o trabalho co-labor-ativo, conhecendo onde se está  ( Marco Situacional: mundo, ser humano, educação) , onde se quer chegar ( Marco Doutrinal: missão, visão,valores; metas)  e como  chegar (Marco operativo: caminho, diretrizes, planos de ações e  estratégias)

Isto posto, podemos concluir que a GIDE é uma gestão de processos, de projetos instituídos e , sobretudo, instituintes,  assegurando, através de meios, de caminhos, no cotidiano escolar, os fins que se pretende alcançar, o de-vir, o projeto-mãe individual e coletivo da escola integrada e integradora, caminhando par e passo com o Projeto Político Pedagógico da Escola.
A  GIDE, enfim, é implantação e implementação de planos de ação (  Eixos pedagógico e Ambiental) e estratégias, avaliações processuais, sistemáticas, permanentes e resultados. Por conseguinte, e por mérito, o contentamento , extremada alegria do dever cumprido, orgulho imensurável , pessoal e profissional,   de  ser professor-educador, “um jeito muito nobre, muito elegante, de con-viver”  , com  (a) Educação.                   

 Uma Palavra
  Marisa Monte
Cama garganta e água
Gargalo e lábio
Batom e língua
Flama, Lama
Como quem ama
Uma palavra

Beijo e gengiva
Ar e saliva
Riso e comida
Chama, clama
Como quem ama
Uma palavra
Quando as palavras e ações se encontram,  plenas, coesas  e leves , com exatidão  e inexatidão, fixidez e flexibilidade, tradição e inovação, empreendimento e criatividade; destarte,  acedemos às metas

Não se perca de mim, mas seja leve, não como uma pluma , mas como um pásaro, parafraseando Italo Calvino
LJD
“A consistência é um construto humano...todo discurso que venha a carregar  a pretensão de  ser consistente estará fadado a perdê-la...consistencia é uma qualidade que deve ser perseguida...para ser verificável é necessário ser consistente”
ALBERTO TORNAGHI

Mas...E os currículos, como fazer?! Objetivos, conteúdos  , métodos são instrumentos do currículos, esses são estratégias e, portanto, flexíveis e dinâmicos. Logo, objetivos, conteúdos, métodos podem- e devem- solidariamente, interdialogicamente, modificarem-se, combinados a processos reflexivos e críticos , conduzindo de tal forma as aulas , objetiva e subjetivamente, para mérito  do alcance das metas,  simultânea e dialeticamente,  prescritas e proativas
Do que aqui, reincidentemente, ficou dito, convém enfatizar que o C E Jose Marti é uma escola gestada   com políticas asseguradoras de uma escola solidária, afetuosa, cuidadora, aquietando  os desassossegos, extirpando as  desesperanças, rechaçando as exclusões, os pré-conceitos, fazendo emanar o amor, o respeito, o diálogo,  gerindo  as forças da dinâmica social  intensivas, e ex-tensivas, do ser humano

Para lembrar de algumas Políticas Públicas, terminamos, ora, com um breve e despretensioso resumo acerca de algumas “palavras-força”, adentrando a escola ,            re-desenhando-a, “Uma escola como-vida, uma in-forma (a)cão; Um trabalho “legal”-“tijolo por tijolo... Num trabalho sólido- mágico, lógico”

PNE- dezembro/2010- então, Presidente  Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro da Educação, Fernando Haddad-  o Plano Nacional de Educação tem 20 metas para atingir até 2020, conhecê-las é imprescindível , para distingui-las, para o professor-educador desse 3º milênio. Com efeito,  concomitantemente, entender, interpretar, APRENDER-ENSINAR, realizar com êxito  as “ metas da GIDE”- GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA- sistema da SEEDUC, consoante PDE- Plano Desenvolvimento  Da Educação-,com vistas as metas do PNE, então, plurais e singulares, presidindo a escola desse milênio, entretanto, entre tantos saberes da escola  e da vida , um empreendimento inovador e criativo , lógico e mágico, é desejado e possível
Importa , ainda, saber:  CONAE, criado em 2001 (   Conferência Nacional de Educação) CONAE 2010,” com centralidade no tema construindo o sistema nacional articulado de educação(PAR) e  o Plano Nacional de Educação (PNE); PNE, criado em 2001( P NE 2011, suas diretrizes e estratégias de ação nacional de educação de 2011 a 2020;  e PDE, criado em 2007 (Plano de Desenvolvimento da Educação)-“PDE  2011”,  nos termos referendados pelo CONAE 2011-2020 e PNE 2011-2020.

CONAE 2010, a 1ª Conferência do século XXI- a cada 3 anos, realizar-se-á uma Conferência Nacional da Educação, re-discutindo diretrizes, metas, prazos e financiamentos, re-avaliando o PNE 2011-2020

“Quando analisamos as definições do MEC acerca do PNE e do PDE percebemos inúmeras similaridades – são idênticos em essência, só se diferem pelo apelo social do PDE. Apelo social” ( Juca Gil,  professor da Universidade de São Paulo,– especialista em políticas educacionais)

Salvo qualquer equívoco, modesta e  cautelosamente  , parece-me que O “ PDE 2011” potenciou a função social da escola, sua “autonomia”,  sob uma visão humanista das relações sociais e econômicas, ganhando concepção peculiar a educação de jovens e adultos, como  um direito de Cidadania, sob o discurso da Inclusão; entretanto, ainda, há um esvaziamento nas políticas públicas de educação de jovens e adultos, “alunos-trabalhadores   . Em linhas gerais, o PDE pode ser entendido como um desdobramento do PNE, respondendo à diversidade, pluralidade ,  de nosso país, com vistas à unidade. Em suma,  o PDE  fundamenta-se em decorrência do estágio em que se encontra a educação em cada um dos níveis e modalidades de ensino e das questões administrativas, financeiras e técnicas da educação em seu território e sua rede de ensino.  Na nossa Rede Pública Estadual de Ensino,  o  PDE está expresso  pela GIDE, Gestão Integrada da Escola, as relações interescolares e intra escolares tem por objetivo exponenciar a autonomia da gestão escolar a partir de um diagnóstico dos desafios de cada escola e da definição de um plano para a melhoria dos resultados, com foco na aprendizagem dos alunos. O plano de cada escola – feito pela própria equipe – deve indicar as metas a serem atingidas para aumentar os indicadores educacionais, o prazo para o cumprimento dessas metas e os recursos necessários.

AS METAS....AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS...SE NÃO CONHECÊ-LAS, COMO SABÊ-LAS?!

AS METAS: NECESSÁRIAS E POSSÍVEIS!!!

LJD




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