C. E. JOSE MARTI: A ESCOLA CIDADÃ,
POLIFÔNICA, PRIMAZIA DA INTERAÇÃO VERBAL; DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA,
PUBLICIZAÇÃO, GIDE
GIDE- A GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA , QUE IMPLICA RECONHECER A ESCOLA COMO UM CORPO VIVO, UM ORGANISMO DE RESPONSABILIDADE ÉTICA-SOCIAL; LOGO, CADA PESSOA QUE POVOA A ESCOLA, INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE, É QUE A “ANIMA”, CONFERINDO-LHE VIDA INTENSA E PROVEITOSA, BEM DE UTILIDADE PÚBLICA, “USINA DE LUZ”
QUEM AMA A PALAVRA DEVE TER CUIDADO
COM ELA, AMANDO-A, SENTINDO-A, AD-MIRANDO-A, JUNTO A (COM) ELA, OLHANDO-A
PROFUNDAMENTE, ,MIRANDO-A MUITO BEM , ANTES DE PROFERI-LA, SABENDO SUA POTÊNCIA ,
PARA QUE ELA SIGA O SEU PER-CURSO, PELO SEU DISCURSO, CHEGANDO BEM A SEU
DESTINO, ONDE VOCÊ A DESEJOU, DEPOIS DE MUITO
REFLETIR, PENSAR, PARA ELA CHEGAR, BEM E RELUZIDIA, BEM-DITA PALAVRA,
AVE...
Isto posto, podemos concluir que a GIDE é uma gestão de processos, de projetos instituídos e , sobretudo, instituintes, assegurando, através de meios, de caminhos, no cotidiano escolar, os fins que se pretende alcançar, o de-vir, o projeto-mãe individual e coletivo da escola integrada e integradora, caminhando par e passo com o Projeto Político Pedagógico da Escola.
A GIDE, enfim, é implantação e implementação de planos de ação ( Eixos pedagógico e Ambiental) e estratégias, avaliações processuais, sistemáticas, permanentes e resultados. Por conseguinte, e por mérito, o contentamento , extremada alegria do dever cumprido, orgulho imensurável , pessoal e profissional, de ser professor-educador, “um jeito muito nobre, muito elegante, de con-viver” , com (a) Educação.
Uma Palavra
Marisa MonteCama garganta e água
Gargalo e lábio
Batom e língua
Flama, Lama
Como quem ama
Uma palavra
Beijo e gengiva
Ar e saliva
Riso e comida
Chama, clama
Como quem ama
Uma palavra
Quando as palavras e ações se encontram, plenas, coesas e leves , com exatidão e inexatidão, fixidez e flexibilidade,
tradição e inovação, empreendimento e criatividade; destarte, acedemos às metasAr e saliva
Riso e comida
Chama, clama
Como quem ama
Uma palavra
Não se perca de mim, mas seja leve, não como uma pluma , mas como
um pásaro, parafraseando Italo Calvino
LJD
“A consistência é um
construto humano...todo discurso que venha a carregar a pretensão de ser consistente estará fadado a
perdê-la...consistencia é uma qualidade que deve ser perseguida...para ser
verificável é necessário ser consistente”
ALBERTO TORNAGHI
Mas...E os currículos, como fazer?! Objetivos, conteúdos , métodos são instrumentos do currículos, esses são estratégias e, portanto, flexíveis e dinâmicos. Logo, objetivos, conteúdos, métodos podem- e devem- solidariamente, interdialogicamente, modificarem-se, combinados a processos reflexivos e críticos , conduzindo de tal forma as aulas , objetiva e subjetivamente, para mérito do alcance das metas, simultânea e dialeticamente, prescritas e proativas
Do que aqui, reincidentemente, ficou dito, convém enfatizar que o C E Jose Marti é uma escola gestada com políticas asseguradoras de uma escola solidária, afetuosa, cuidadora, aquietando os desassossegos, extirpando as desesperanças, rechaçando as exclusões, os pré-conceitos, fazendo emanar o amor, o respeito, o diálogo, gerindo as forças da dinâmica social intensivas, e ex-tensivas, do ser humano
Para lembrar de algumas Políticas Públicas, terminamos, ora, com um breve e despretensioso resumo acerca de algumas “palavras-força”, adentrando a escola , re-desenhando-a, “Uma escola como-vida, uma in-forma (a)cão; Um trabalho “legal”-“tijolo por tijolo... Num trabalho sólido- mágico, lógico”
PNE- dezembro/2010- então, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro da Educação, Fernando Haddad- o Plano Nacional de Educação tem 20 metas para atingir até 2020, conhecê-las é imprescindível , para distingui-las, para o professor-educador desse 3º milênio. Com efeito, concomitantemente, entender, interpretar, APRENDER-ENSINAR, realizar com êxito as “ metas da GIDE”- GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA- sistema da SEEDUC, consoante PDE- Plano Desenvolvimento Da Educação-,com vistas as metas do PNE, então, plurais e singulares, presidindo a escola desse milênio, entretanto, entre tantos saberes da escola e da vida , um empreendimento inovador e criativo , lógico e mágico, é desejado e possível
Importa , ainda, saber: CONAE, criado em 2001 ( Conferência Nacional de Educação) CONAE 2010,” com centralidade no tema construindo o sistema nacional articulado de educação(PAR) e o Plano Nacional de Educação (PNE); PNE, criado em 2001( P NE 2011, suas diretrizes e estratégias de ação nacional de educação de 2011 a 2020; e PDE, criado em 2007 (Plano de Desenvolvimento da Educação)-“PDE 2011”, nos termos referendados pelo CONAE 2011-2020 e PNE 2011-2020.
CONAE 2010, a 1ª Conferência do século XXI- a cada 3 anos, realizar-se-á uma Conferência Nacional da Educação, re-discutindo diretrizes, metas, prazos e financiamentos, re-avaliando o PNE 2011-2020
“Quando
analisamos as definições do MEC acerca do PNE e do PDE percebemos inúmeras
similaridades – são idênticos em essência, só se diferem pelo apelo social do
PDE. Apelo social” ( Juca Gil, professor
da Universidade de São Paulo,– especialista em políticas educacionais)
Salvo qualquer equívoco, modesta e cautelosamente , parece-me que O “ PDE 2011” potenciou a função social da escola, sua “autonomia”, sob uma visão humanista das relações sociais e econômicas, ganhando concepção peculiar a educação de jovens e adultos, como um direito de Cidadania, sob o discurso da Inclusão; entretanto, ainda, há um esvaziamento nas políticas públicas de educação de jovens e adultos, “alunos-trabalhadores . Em linhas gerais, o PDE pode ser entendido como um desdobramento do PNE, respondendo à diversidade, pluralidade , de nosso país, com vistas à unidade. Em suma, o PDE fundamenta-se em decorrência do estágio em que se encontra a educação em cada um dos níveis e modalidades de ensino e das questões administrativas, financeiras e técnicas da educação em seu território e sua rede de ensino. Na nossa Rede Pública Estadual de Ensino, o PDE está expresso pela GIDE, Gestão Integrada da Escola, as relações interescolares e intra escolares tem por objetivo exponenciar a autonomia da gestão escolar a partir de um diagnóstico dos desafios de cada escola e da definição de um plano para a melhoria dos resultados, com foco na aprendizagem dos alunos. O plano de cada escola – feito pela própria equipe – deve indicar as metas a serem atingidas para aumentar os indicadores educacionais, o prazo para o cumprimento dessas metas e os recursos necessários.
AS
METAS....AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS...SE NÃO CONHECÊ-LAS, COMO SABÊ-LAS?!
AS METAS: NECESSÁRIAS E POSSÍVEIS!!!
LJD
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