domingo, 10 de março de 2013

COM-PASSOS PELA GALANTERIA DO CONVÍVIO, NO C E JOSE MARTI


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III

COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI



 

Projeto Pedagógico realizado com base no Manual de Proteção Escolar e Cidadania”

Autoria: Colégio Estadual Jose Marti

Título: COM-PASSOS PELA GALANTERIA DO CONVÍVIO

 
Apresentação do Projeto:

  A intencionalidade do presente projeto tem como tônica a informação, o esclarecimento,  a orientação dos nossos alunos- jovens e adultos-  no que se refere a seus direitos e deveres como cidadãos locais e globais , como  alunos atentos e questionadores   e, portanto, como membros  integrantes, agentes-partícipes,  da Rede Pública Estadual de Ensino do RJ. Nesse sentido, para eles- e por eles-  trataremos, também,  das políticas públicas na educação, principiando pela máxima “Educação Para Todos” , políticas essas em defesa dos Direitos Humanos, “contra todas as formas de injustiças”, social, cognitiva. Isso implica  uma escola democrática, polifônica, de todas as gentes, inclusiva, cidadã, presidida pela “galanteria do convívio”, ratificando todas as culturas, um mundo equitativo e equânime para todos, em defesa essencial da justiça”,   pela – e para- a cultura da paz, porquanto, como diz tão bem Carlos Drumond de Andrade:

 

O outro nome da paz é justiça” ( Carlos Drumond de Andrade)

 Palavras-força: CIDADANIA – DIREITOS - DEVERES -  RELAÇÕES SOCIAIS- JUSTIÇA E PAZ

Público Alvo: Alunos jovens e adultos do Ensino Médio, regular, noturno e do   Programa Autonomia

Disciplinas Envolvidas: Todas as Disciplinas, consoante  Matrizes Curriculares afins, inter-trans-in-disciplinarmente

 
Duração do Projeto: O ano letivo de 2013; esse Projeto será implantado durante o primeiro bimestre de 2013, com implementação,  e construção individual e coletiva,  durante os outros três bimestres letivos, concomitantemente à implantação e construção, bimestral, do PAP – Projeto de Ação  (sócio psico)Pedagógico da Unidade Escolar; a culminância do Projeto acontecerá , concomitantemente, ao PAP, ao final do quarto bimestre, encerrando o ano letivo de 2013

 
Objetivo Geral:

Implementar, potenciar,  ações/procedimentos/condutas (sócio psico) educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam e participam da Escola, levando ao cotidiano da escola e da vida  reflexões sobre a ética, seus valores e fundamentos; igualmente,  desenvolvendo ações conjuntas com a comunidade escolar e  local, sublinhando os  eixos temáticos: Ética – Convivência – Direitos e Deveres –– Solidariedade – Meio Ambiente; assim,  carregando de significado máximo possível o empreendedorismo  intrínseco à natureza humana para a felicidade nas relações interpessoais, comungando com Humberto Maturana que é o amor e a emoção que “fundam” o ser humano:

 

“Se queremos compreender qualquer atividade humana devemos atentar para a emoção que define o domínio de ações no qual aquela atividade acontece e, no processo, aprender a ver quais são desejadas naquela emoção

Parece  que normalmente pensamos que o amor é humano  demais para ser acessível às reflexões de um cientista. Mas será que isso é mesmo assim?”

( Humberto Maturana )

Objetivos Específicos:

_Ratificar  a  democracia na escola, assinalando  a  Gestão Integrada da Escola (GIDE), focando  os princípios da responsabilidade, transparência,  da informação e  participação ética  para a  formação de cidadania

_Fortalecer e Estimular Ações de Cidadania e Participação,  através de  leituras e reflexões acerca  dos  direitos humanos, e dos direitos sociais , pelos vieses de  temas transversais como: cidadania,  cultura, meio ambiente, política, saúde, trabalho,  família

_Reforçar  a educação em cidadania,  para destacar o papel dos indivíduos como atores políticos de suas comunidades escolares,  locais e globais; enfatizando as relações de convivência harmoniosas: o diálogo, o respeito mútuo, o cuidado, a confiança, a credibilidade; valorizando a proteção, pela co-operação, co-inspiração, co-labor-ação,

_Conceituar e re-significar  Políticas Inclusivas de Educação, e os Órgãos Colegiados,  no contexto da vida escolar; alunos e profissionais da escola, entusiastas ingênuos e/ou otimistas compromissados?! Movimento educacional pela  “Educação para Todos”(?!); As políticas educacionais e o direito à educação, realização de projetos coletivos sociais e culturais, inclusão e cidadania;  novos dês-a-fios educacionais, repercussões diretas no universo das salas de aula.

-Comprometer-se com a Cultura da Justiça,  da Paz, reconhecendo seus Direitos e Deveres, con-viver com o amor, com  a liberdade, com a autonomia, em companhia, sentir e saber-se cidadão íntegro, inteiro, sonhador e capaz de realizar seus sonhos, com projetos da escola para a vida e da vida para a escola

 
METODOLOGIA:

Com vistas à exitosa consecução  do presente projeto o comprometimento de todo o corpo docente, assim como o da equipe diretiva e funcionários de apoio , técnico e administrativo, da unidade escolar será mola-mestra para a emotização e sinergia da comunidade discente que, assim,  disseminará o projeto pela comunidade local e circunvizinhanças da escola

Destarte, a pesquisa orientada e participante será nuclear como metodologia, aliada a seminários, palestras, debates, oficinas, consoante os temas em pauta; e por meio de atividades lúdicas, informações serão disponibilizadas aos alunos, permanentemente. Através de material teórico e explicativo, como: banners, folders, murais ilustrativos,  teatralização e outros recursos visuais a dinâmica do projeto ; nesse sentido, também, motivando e fomentando o conhecimento, serão propostas leituras de divulgação, informação, dos temas relativos ao projeto, re-unindo os códigos lingüísticos e extralingüísticos; em síntese, sempre, oportunizando a “inter-trans-in-disciplinaridade

 

 “Seres humanos, pessoas daqui e de toda parte, vocês que são arrastados no grande movimento da desterritorialização, vocês que são enxertados no hipercorpo da humanidade e cuja pulsação ecoa as gigantescas pulsações deste hipercorpo, vocês que pensam reunidos e dispersos entre o hipercórtex das nações, vocês que vivem capturados, esquartejados, nesse imerso acontecimento do mundo que não cessa de voltar a si e de recriar-se, vocês que são pegos nesse enorme salto que nossa espécie efetua em direção à nascente do fluxo do ser, sim, no núcleo mesmo desse estranho turbilhão, vocês estão em sua casa. Benvindos à nova  morada do gênero humano”.

(Pierre Lévy, 1956)

 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BENEVIDES, Maria Vitória de Mesquita. CIDADANIA E DEMOCRACIA. Editora Lua Nova: São Paulo.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CANDAU, V. Escola e violência. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

CERTEAU, M. de. A cultura no plural. Campinas, SP: Papirus, 1995.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia. São Paulo: Moderna 1984.

 CORAZZA, S. M. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, Marisa V. (org.). Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. RJ: DP&A, 2

 COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

DIMENSTEIN, Gilberto. APREN DIZ DO FUTURO. Ática: São Paulo.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os delírios da razão. In: GENTILI, Pablo.Pedagogia da exclusão (org). Petrópolis: Vozes, 1999

LARROSA, J. Linguagem e educação depois de babel. BH: Autêntica, 2004.

LÉVY, PIERRE. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial?. Tradução de Marcos

Marcionilo e Saulo Krieger. São Paulo: Loyola, 1998.

 MATURANA, Humberto R. Emociones y lenguaje en educacion y politica. Santiago: Hachete, 1990

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2000.

SANTOS, B. S. Pela Mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. São Paulo: Cortez, 1995

PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi. História da cidadania. São Paulo: Contex                                    

Lucia J. Duarte                                        RJ, 2 2/03/2013                      

Matrícula: 02942910

Diretora do Colégio EstadualJose  Marti

Assinatura do Diretor e Carimbo

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