SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI
Projeto Pedagógico
realizado com base no Manual de Proteção Escolar e Cidadania”
Autoria: Colégio
Estadual Jose Marti
Título: COM-PASSOS PELA
GALANTERIA DO CONVÍVIO
“ O outro nome da paz é justiça” ( Carlos
Drumond de Andrade)
Público Alvo: Alunos jovens e adultos do Ensino Médio, regular, noturno e do Programa Autonomia
Disciplinas Envolvidas: Todas as Disciplinas, consoante Matrizes Curriculares afins, inter-trans-in-disciplinarmente
Implementar, potenciar, ações/procedimentos/condutas (sócio psico) educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam e participam da Escola, levando ao cotidiano da escola e da vida reflexões sobre a ética, seus valores e fundamentos; igualmente, desenvolvendo ações conjuntas com a comunidade escolar e local, sublinhando os eixos temáticos: Ética – Convivência – Direitos e Deveres –– Solidariedade – Meio Ambiente; assim, carregando de significado máximo possível o empreendedorismo intrínseco à natureza humana para a felicidade nas relações interpessoais, comungando com Humberto Maturana que é o amor e a emoção que “fundam” o ser humano:
“Se queremos compreender
qualquer atividade humana devemos atentar para a emoção que define o domínio de
ações no qual aquela atividade acontece e, no processo, aprender a ver quais
são desejadas naquela emoção
Parece que normalmente pensamos que o amor é
humano demais para ser acessível às
reflexões de um cientista. Mas será que isso é mesmo assim?”
( Humberto Maturana )
Objetivos Específicos:
_Ratificar a
democracia na escola, assinalando a Gestão Integrada da Escola (GIDE), focando os princípios da responsabilidade, transparência,
da informação e participação ética para a formação de cidadania
_Fortalecer
e Estimular Ações de Cidadania e Participação,
através de leituras e reflexões
acerca dos direitos humanos, e dos direitos sociais , pelos
vieses de temas transversais como:
cidadania, cultura, meio ambiente,
política, saúde, trabalho, família
_Reforçar a
educação em cidadania, para destacar o
papel dos indivíduos como atores políticos de suas comunidades escolares, locais e globais; enfatizando as relações de
convivência harmoniosas: o diálogo, o respeito mútuo, o cuidado, a confiança, a
credibilidade; valorizando a proteção, pela co-operação, co-inspiração,
co-labor-ação,
_Conceituar e re-significar Políticas Inclusivas de Educação, e os Órgãos
Colegiados, no contexto da vida escolar;
alunos e profissionais da escola, entusiastas ingênuos e/ou otimistas
compromissados?! Movimento educacional pela
“Educação para Todos”(?!); As
políticas educacionais e o direito à educação, realização de projetos coletivos sociais e culturais,
inclusão e cidadania; novos dês-a-fios educacionais, repercussões diretas no
universo das salas de aula.
-Comprometer-se com a Cultura da Justiça, da Paz, reconhecendo seus Direitos e Deveres,
con-viver com o amor, com a liberdade,
com a autonomia, em companhia, sentir e saber-se cidadão íntegro, inteiro,
sonhador e capaz de realizar seus sonhos, com projetos da escola para a vida e
da vida para a escola
Com vistas à exitosa consecução do presente projeto o comprometimento de todo
o corpo docente, assim como o da equipe diretiva e funcionários de apoio ,
técnico e administrativo, da unidade escolar será mola-mestra para a emotização
e sinergia da comunidade discente que, assim,
disseminará o projeto pela comunidade local e circunvizinhanças da
escola
Destarte, a pesquisa orientada e
participante será nuclear como metodologia, aliada a seminários, palestras,
debates, oficinas, consoante os temas em pauta; e por meio de atividades
lúdicas, informações serão disponibilizadas aos alunos, permanentemente. Através
de material teórico e explicativo, como: banners, folders, murais ilustrativos,
teatralização e outros recursos visuais
a dinâmica do projeto ; nesse sentido, também, motivando e fomentando o
conhecimento, serão propostas leituras de divulgação, informação, dos temas
relativos ao projeto, re-unindo os códigos lingüísticos e extralingüísticos; em
síntese, sempre, oportunizando a “inter-trans-in-disciplinaridade”
“Seres humanos, pessoas
daqui e de toda parte, vocês que são arrastados no grande movimento da desterritorialização,
vocês que são enxertados no hipercorpo da humanidade e cuja pulsação ecoa as gigantescas
pulsações deste hipercorpo, vocês que pensam reunidos e dispersos entre o
hipercórtex das nações, vocês que vivem capturados, esquartejados, nesse imerso
acontecimento do mundo que não cessa de voltar a si e de recriar-se, vocês que são
pegos nesse enorme salto que nossa espécie efetua em direção à nascente do
fluxo do ser, sim, no núcleo mesmo desse estranho turbilhão, vocês estão em sua
casa. Benvindos à nova morada do gênero
humano”.
(Pierre Lévy, 1956)
BENEVIDES, Maria Vitória de Mesquita. CIDADANIA E DEMOCRACIA.
Editora Lua Nova: São Paulo.
BOBBIO, Norberto. A Era dos
Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CANDAU, V. Escola e violência. Rio de Janeiro: DP&A
Editora, 1999.
CERTEAU, M. de. A cultura no plural.
Campinas, SP: Papirus, 1995.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e
Democracia. São Paulo: Moderna 1984.
DIMENSTEIN, Gilberto. APREN DIZ DO FUTURO. Ática: São Paulo.
FRIGOTTO,
Gaudêncio. Os delírios
da razão. In: GENTILI, Pablo.Pedagogia da exclusão (org). Petrópolis:
Vozes, 1999
LARROSA, J. Linguagem e educação depois de babel. BH: Autêntica, 2004.
LÉVY, PIERRE. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial?. Tradução de Marcos
Marcionilo e Saulo Krieger. São Paulo: Loyola, 1998.
MORIN, Edgar. Ciência com
consciência. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2000.
SANTOS, B. S. Pela Mão de Alice:
o social e o político na pósmodernidade. São Paulo: Cortez, 1995
PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi. História da cidadania.
São Paulo: Contex
Lucia J. Duarte RJ, 2 2/03/2013
Matrícula: 02942910
Diretora do Colégio EstadualJose Marti
Assinatura do Diretor
e Carimbo
Nenhum comentário:
Postar um comentário