sábado, 16 de março de 2013

UNESCO lança campanha que define 2013 o ano Internacional Da Cooperação Pela Água


Em dezembro de 2010, a Assembléia das Nações Unidas declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água, com base em uma proposta de um grupo de países iniciada pelo Tajiquistão.

Em agosto de 2011, a  UNESCO foi oficialmente nomeada pela ONU para liderar os preparativos para o Ano Internacional e o Dia Mundial da Água em 2013.


 

 “A água obviamente será um dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, (Brice Lalonde)

 
. “A água está no coração da economia verde”. (Emomali Rahmon )

 “A água é um dos desafios mais importantes da humanidade” (János Áder)

A Unesco publicou no final de 2012 uma de suas últimas campanhas que define o ano de 2013 como Ano Internacional da Cooperação pela Água 2013, destinada também ao Dia Mundial da Água (22 de março)

Para a Unesco, “a humanidade não pode prosperar sem a cooperação no gerenciamento dos recursos hídricos”; e o desenvolvimento da assistência pela água reúne fatores e disciplinas que devem cobrir as dimensões: religiosa, ética, social, política, legal, institucional e econômica.”

 O ano também será uma oportunidade para aproveitar a dinâmica criada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), e apoiar a formulação de novos objetivos que contribuam para o desenvolvimento dos recursos hídricos de maneira sustentável.

Em outras palavras, A UNESCO foi oficialmente nomeada pela ONU para liderar os preparativos para o Ano Internacional e o Dia Mundial da Água em 2013.
Em suma, 2013 Será o Ano Internacional da Cooperação da Água, durante o qual os países do mundo devem unir os esforços para tornar os recursos hídricos acessíveis para todas as pessoas do mundo, é o que se diz no comunicado do site do Fórum Mundial da Água.

Conforme relatório da ONU,  previamente apresentado à UNESCO, chamado "Gestão dos recursos hídricos em condições de incerteza e risco", até 2070 o déficit de recursos hídricos será sentido por 44 milhões de pessoas, especialmente na Europa Central e Meridional.

 

TERRA: PLANETA ÁGUA!

A água é um recurso renovável, graças ao interminável Ciclo Hidrológico, em atividade desde a formação da hidrosfera e da atmosfera, aproximadamente 3,8 bilhões de anos atrás. O ciclo consiste nas fases que a água percorre em sua trajetória no globo terrestre, envolvendo os estados líquido, gasoso e sólido, um verdadeiro mecanismo vivo que mantém a vida no planeta.

Um dos maiores desafios atuais para o desenvolvimento sustentável será minimizar os efeitos da escassez permanente ou sazonal e da poluição da água.

A água para a conservação dos ecossistemas também deverá receber mais atenção como tema sócio-político. Será imprescindível que os novos projetos para atender a demanda sejam concebidos dentro de uma perspectiva de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Para enfrentar os desafios da escassez e da poluição, a grande ferramenta será a gestão do suprimento e da demanda de água. A gestão do suprimento significa a adoção de políticas e ações relativas à quantidade e qualidade da água desde sua captação até o sistema de distribuição. A perspectiva de suprimento a partir de águas de superfície vem se tornando cada dia mais difícil, em virtude do crescimento dos custos de construção, devido às distâncias cada vez maiores dessas fontes, exigindo obras de grande porte e complexidade, além de acirrada oposição dos ambientalistas. A gestão da demanda trata do uso eficiente e de ações para evitar o desperdício. Dessa forma além de medidas para reduzir o índice elevado de perdas nas redes públicas, mas também a adoção de práticas e técnicas mais racionais de uso, a exemplo da irrigação por gotejamento na agricultura (Salati, Lemos e Salati,)

 
É preciso adoptar uma nova ética da água, que demonstre a nossa consciência da necessidade de repartir, de se associar e, mais ainda, de partilhar.»

(Federico Mayor, UNESCO)

«A água é o dom mais precioso que Deus concedeu aos seus filhos. Cada um deverá poder usufruir dela segundo as disponibilidades e as suas necessidades.»

(Da tradição da comunidade berbere da Argélia)

«Quando o assunto é água, não há vencedores nem perdedores, pois até os vencedores perderão no futuro. O segredo é compartilhar.»

(Szöllösi-Nagy, especialista da ONU)
 

NOSSAS FONTES FINITAS DE ÁGUA, LIDAR COM A ÁGUA DEMANDA COLABORAÇÃO!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário