GOVERNO DO ESTADO DO RIO
DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA
III
COLÉGIO
ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948
U.A. 181731
A partícula celestial é uma popstar da ciência... O que ela tem de divino?! Ela, a Partícula de
Deus, assim como Deus , está em todas as
partes, dizem os físicos!
Assim, “todos
os corpos são compostos por partículas e os “bósons” são responsáveis por juntar essas
partículas fundamentais, dando massas aos corpos...”
“A questão é: valeu a
pena investir bilhões só para tentar comprovar uma teoria que não tem nenhuma
aplicação prática? Quem responde "não" costuma pensar que o estudo
dos problemas teóricos fundamentais da ciência não tem utilidade prática. Mas
foi de coisas sem "utilidade" que surgiu o mundo que a gente conhece.
A relatividade de Einstein, por exemplo, possibilitou o GPS. E o mesmo instituto
do acelerador de partículas foi um dos reponsáveis pela criação da internet. O
maior argumento a favor do LHC, enfim, é justamente a imprevisibilidade de
resultados práticos que podem sair da ciência pura. Nesse sentido, a busca pela
partícula de Deus não deixa de ser uma aposta na magia. Na magia divinatória da
ciência.”
O belga
François Englert e o britânico Peter Higgs ganham o prêmio por causa da teoria
que explica como as partículas adquirem massa ( em 8/10/2013)
E
não estará nessa magia, por onde principiamos com o mundo, e ainda hoje, o re-encantamento do mundo, da
educação?!
Com efeito, nossos
Indicadores de Desempenho, nas Avaliações Externas, por que/ para que
pensando/escrevemos nossos projetos, almejando melhorar a “nossa educação”, o nosso
desempenho nestas avaliações, motivando
nossos professores para a “autonomia possível” , com profissionais comprometidos, competentes educadores e educandos, visionários,
com todas as possibilidades de alcançarmos a nossa meta, e para se somar
a essa , as das alardeadas estatísticas,
aquela maior dentre elas, que fala fundo ao coração , ao do indizível
mensurar da paixão pelo ofício e
profissão, querendo, mais que tudo, “uma escola para todos- por- todos”- , porque
uma autonomia pedagógica é possível, em
companhia, com competência e ética...Por isso, empreendemos, aqui, os
nossos Círculos dialógicos, nossas polifonias, na democracia, na escola cidadã,
deveras, inclusiva; porquanto, sabemos o
sabor , comprometendo-nos com uma
educação de qualidade cognitiva-social pelo exercício da Cidadania Plena, com o
inalienável direito à “Educação de Qualidade, Para Todos, Por Todos”.
A
Equipe Diretiva do C E Jose Marti
Lucia J. Duarte
Matrícula: 02942910
Diretora do C E Jose Marti
COC
3/2013- C E JOSE MARTI- 7, 8 E 9 DE OUTUBRO DE 2013
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