segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CONSELHO DE CLASSE - 3º BIMESTRE/2013


          GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

                                                                          SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

                                                          DIRETORIA  REGIONAL METROPOLITANA III

                                         COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI – U.E.  33069948   U.A. 181731

                                             E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com     BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

                                 

A partícula celestial é uma popstar da ciência... O que ela tem de divino?! Ela, a Partícula de Deus,  assim como Deus , está em todas as partes, dizem os físicos!

Assim,  “todos os corpos são compostos por partículas e os  bósons” são responsáveis por juntar essas partículas fundamentais, dando massas aos corpos...”

“A questão é: valeu a pena investir bilhões só para tentar comprovar uma teoria que não tem nenhuma aplicação prática? Quem responde "não" costuma pensar que o estudo dos problemas teóricos fundamentais da ciência não tem utilidade prática. Mas foi de coisas sem "utilidade" que surgiu o mundo que a gente conhece. A relatividade de Einstein, por exemplo, possibilitou o GPS. E o mesmo instituto do acelerador de partículas foi um dos reponsáveis pela criação da internet. O maior argumento a favor do LHC, enfim, é justamente a imprevisibilidade de resultados práticos que podem sair da ciência pura. Nesse sentido, a busca pela partícula de Deus não deixa de ser uma aposta na magia. Na magia divinatória da ciência.”

O belga François Englert e o britânico Peter Higgs ganham o prêmio por causa da teoria que explica como as partículas adquirem massa ( em 8/10/2013)

E não estará nessa magia, por onde  principiamos com o mundo,  e ainda hoje, o re-encantamento do mundo, da educação?!

Com efeito, nossos Indicadores de Desempenho, nas Avaliações Externas, por que/ para que pensando/escrevemos nossos projetos, almejando melhorar a “nossa educação”, o nosso desempenho nestas avaliações,  motivando nossos  professores para  a “autonomia possível” , com  profissionais comprometidos,  competentes educadores e educandos,  visionários,  com todas as possibilidades de alcançarmos a nossa meta, e para se somar a essa , as das alardeadas estatísticas,  aquela maior dentre elas, que fala fundo ao coração , ao do indizível mensurar  da paixão pelo ofício e profissão, querendo, mais que tudo, “uma escola para todos- por- todos”- , porque uma autonomia pedagógica é possível, em companhia, com competência e ética...Por isso, empreendemos, aqui, os nossos Círculos dialógicos, nossas polifonias, na democracia, na escola cidadã, deveras, inclusiva; porquanto, sabemos o sabor , comprometendo-nos com  uma educação de qualidade cognitiva-social pelo exercício da Cidadania Plena, com o inalienável direito à “Educação de Qualidade, Para Todos, Por Todos”.

A Equipe Diretiva do C E Jose Marti

Lucia J. Duarte                                                                                                      

Matrícula: 02942910   

         Diretora do C E Jose Marti                                                        

   COC 3/2013- C E JOSE MARTI- 7, 8 E 9 DE OUTUBRO DE 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário