segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CONSELHO DE CLASSE," ANTES E DEPOIS DA GENTE, DO C E JOSE MARTI"


                                                                               GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

      DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III

                  COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI –  U.E.  33069948   -  U.A. 181731

                           ENDEREÇO: Av. Professor  Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ /RJ - Tel.: 23347528 -  Fax: 23347527

                 E-MAIL: colegioestadualjosemarti@gmail.com      BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com

CONSELHO DE CLASSE – 4º BIMESTRE DE 2013- NO C. E. JOSE MARTI

AGENDA SINÓPTICA


Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para se continuar a olhar ou a refle­tir. (...)
Michel Foucault

Textos dinamizadores, sinérgicos, in fragmentos correlatos

(DES) A-FEIÇÕES DA ESCOLA DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA, INCLUSIVA, CIDADÃ

_ Publicização, ética; comunicação permanente, genuína, com o outro: livro-ata informativo, circulares, agendas, blog da u.e.., conexão educação; planos de curso, diários de classe, dentre outros espaços abertos à comunicação, pelo êxito da gestão de convivência , pessoal e profissional

_ Cuidados enquanto instituição escola; pré-ocupações: avaliação – diversas e diversificadas- nos des-embaraços dos des-a-fios da avaliação (todos: avaliadores e avaliandos permanentes : ética da responsabilidade

_ Fluxos escolares (vicissitudes, susceptibilidades) : acesso, permanência; frequência, desempenho escolar (é de/por todos nós!!!)
 

C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE); IN- FORMAÇÃO E  CIDADANIA PLENA,  RESPONSABILIDADE ÉTICO  SOCIAL

Projeto Político Pedagógico do CEJM: Educação pela Ad-miração; Uma Escola Em – De – Todos os Sentidos

 Projeto con-substantivo:Colégio Estadual Jose.Marti :A Escola-da-Noite – Sob a luz dos olhos  teus , sob a luz    dos  olhos  meus –Uma Escola  Ex-poente

*    Intertítulos-chave do PPP da Unidade Escolar:
ü  Trabalhar: Verbo Transitivo ( Binômio “escola « trabalho)
ü  Programa(s) de leitura(s) : Ex-cripta, Palavras Chamejantes ; entre-en-ten-dendo  todas as linguas
ü  Projeto de inclusão digital e midiático; Dedo In- Di(s)cador  (escola e inclusão – midiática,      cidadão- mundo; incorporação das novas tecnologias no cotidiano da escola)
ü  Projeto atinente à introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira:África: Ser --tão, (R)E(s)(x)istir Tanto...
ü  Projeto correspondente à Cidadania Ambiental; Educação e Sustentabilidade: Inter -(in)- Con- Fluências do Re- Uni -(Di)- Verso

ü  Projeto MPB Na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é Anima

ü  Projeto Faça Parte 2013, Selo Escola Solidária 2013: Re-Tratos da Solidariedade

ü  Projeto Pedagógico realizado com base no Manual de Proteção Escolar e Cidadania”: Com-Passos  pela Galanteria do Convívio ( 1º bimestre de 2013)

ü  Programa 5S DO c e Jose Marti: 6ºS, VOCÊ, SUJEITO DA SITUAÇÃO!

Consecução dos 5  SENSOS DE QUALIDADE: 6º S : SUJEITOS DA SITUAÇÃO CENTRO SOCCI DE CON-VIVÊNCIA, Galanteria do Convívio

 
ü  PAP –Projeto de ações sócio ( psico) pedagógico – pela“inter-trans-multi-plur-in-disciplinaridade”  (bimestral , temático, “complexus )

 
*      PAP 1/ 2013: SE TODOS FOSSEM  IGUAIS...QUE NOSTALGIA SERIA VIVER !;  Lições de cidadania e direitos humanos; re-significando as relações humanas   ( 1º bimestre de 2013)

*      PAP 2/ 2013: “Canta Uirapuru, In- canta” !; DA LEI 11.645/2008 - A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS Cultura Afro-Indígena Brasileira e a Implementação da Lei 11.645/2008; PROMOVER A INCLUSÃO DE CONTEUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA DOS GRUPOS ÍNDIGENAS E AFRICANOS  ( 2º bimestre de 2013)

*                         PAP 3/ 2013: RE (E) DITOS DA INCLUSÃO; DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, ÍNTEGRA,  PARA (POR) TODOS, PELA JUSTIÇA COGNITIVA E SOCIAL ( 3º bimestre de 2013)

*      PAP 4/ 2013: ESCOLA- FAMÍLIA = LAR LUGAR DE AFETO E RESPEITO ;A FAMÍLIA EM PAUTA NA ESCOLA, NAS MUDANÇAS DO SÉCULO XXI;DIREITOS E DEVERES DA(S) FAMÍLIA(S) NO SÉCULO XXI: DA VIDA PARA A ESCOLA; ASSIM COMO  DA ESCOLA PARA A VIDA.A FAMÍLIA NO SÉCULO XXI, OS CUIDADOS E A (IN) FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS,  DOS JOVENS E  DOS ADULTOS ( 4º bimestre de 2013)

ü  Programa Autonomia

(...)

 AVALIAÇÃO :  PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº   Portaria 419, de 27 de setembro de 2013 ; ESTABELECE NORMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS ; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

Consoante PPP da U.E., Projeto Intertitular: Nos Des-Embaraços dos Des-a-Fios da Avaliação
Planos de Estudos ,respectivos e  co-respondentes à  Recuperação Paralela, Sistemas de
Dependência e de Adaptação; Avaliação Estratégica (AVE)
Pré-ocupações- Instituição Escola ; “forças-fraquezas; oportunidades, ameaças,”, 
Des-Traços, Des- alineamentos; Con- (des) Figurações ; Ex- (dis) Posições
Þ Princípios e  valores organizacionais ; transparência, publicização,  competência e ética e estética; comunicação  genuina com o outro: blog, e-mails, pasta de  informativos, circulares, agendas, conexão educação; planos de curso, POP, diários de classe...Valorizar , e otimizar,  o registro da prática e a prática do registro; (In) dizibilidades e (In) visibilidades  (Im) Possíveis; re-tratos da vida da escola, avaliações permanentes, permanências e mudanças, atualizações
Þ Con(tra)dições, dinâmicas socioespaciais da escola compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações: Termo de Cessão de uso nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas compartilhadas
ÞFluxos da(na) escola; mo(vi)mentos, fluidez: acesso, permanência; freqüência, desempenhos  (O (In)SUCESSO É DE/POR/PARA   TODOS  NÓS!!!)

Þ   QH 2014, conformações com o fluxo 2013-2014; Matrizes Curriculares 2014 afins;

ATUALIZAÇÕES CONTÍNUAS E PERMANENTES; ESCOLA É MOVIMENTO... FLUIÇÃO, FRUIÇÃO!!!

Calendário letivo 2014 (SEEDUC)

Þ Viabilizar, e potenciar, o trabalho empreendedor ,  individual e em equipe,  as singularidades de comportamentos e atitudes, em prol  das comunidades escolar e local, da” sociedade global”

*  Considerações nucleares : síntese dos  (inter) ( des) ditos  ; “ ad-mirações das     (in) sensibilidades” : (des) com-prometimentos, com-pactos, para além do consenso mútuo...

« Escola inclusiva, integrada, cidadã: valorização dos processos sócio(psico)pedagógicos e  valorização da pluralidade pela singularidade: justiça cognitiva, justiça social, paz

 
               Projetivas: Planos de Ações 2014: Ambiental; Pedagógico, Ensino-aprendizagem e  Resultados... “BONIFICAÇÃO POR (PARA) RESULTADOS”

*    A in-dign- ação é mais do que um fato, é uma necessidade, um ato de respeito pelo outro, por si mesmo, é mola-propulsora para a mudança propugnada, ansiada, idealizada, com-sagrada pelos que crêem na “Educação é Manifestação na Bendita Palavra-ação 

  Das  Inter-conexões  Cidadãs da Escola  de Gestão Integrada,  Pública, Órgãos Colegia
ü  Associação de Apoio à Escola (  A. A. E do C. E. JOSE MARTI)
ü  Alunos Representantes de Turma
ü  Escola-Família; escola, local e  global
ü  Grêmio Estudantil: “QUANTA
  Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA!
ü  Conselho de Classe

Conexão Educação da Rede. SEEDUC, DRM III, Escola(s)- Comunicação e Marketing: Fazer fluir a comunicação em todos os sentidos, horizontal e vertical, permanente e democraticamente; desenvolver homepages, webmails para  acesso do público interno e externo às informações, divulgando as atividades da escola, diretrizes organizacionais  estruturas físicas;- mensagens “verbo-visuais”persuasivas, e-vocativas, sinérgica
 
A PALAVRA ELEITA 2014 SERÁ: -----------------------------------------?!

 
Eu ainda não me convenci de que não penetrei além da geografia.
Saul Bellow, em Henderson the rain king

Colégio  Estadual  Jose Marti, a Escola-da-Noite,  o aluno-trabalhador,   iluminando  as  noites de  nossa  cidade!!!
C.E. Jose Marti- 4º Conselho de Classe 2013- DIAS 16, 17 E 18 DE DEZEMBRO DE 2013

A EQUIPE DIRETIVA DO C.E. JOSE MARTI

Lucia de J. Duarte  

Diretora Geral do Colégio Estadual Jose Marti

 


Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Li algumas postagens e adorei a interatividade.
    Profª Regina Bizarro
    Repres Portal Rioeduca/5ªCRE/SME/RJ

    ResponderExcluir