terça-feira, 7 de outubro de 2014

COC 3 /2014 - Entre Conselhos...Ondas de possibilidades!!!


SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
                    COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III
                                                                      COLÉGIO ESTADUAL JOSE  MARTI

 

3º Conselho de Classe/2014, no C E Jose Marti: Entre Conselhos...Ondas de possibilidades!!!

A experiência é, em espanhol, “o que nos passa”. Em português se diria que a experiência é “o que nos acontece”, em francês a experiência seria ce que nos arrive; em italiano quello Che no succede ou quello Che no accade; em inglês seria what is happening to us; em alemão seria was mir passiert. A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. (Larrosa)

Texto emotizador: “El derecho al delírio”, Eduardo Galeano

SUPORTES E APORTES:

_ Publicização, ética; comunicação permanente, genuína, com o outro: livro-ata informativo, circulares, agendas, blog da u.e.., conexão educação; planos de curso, diários de classe, dentre outros espaços abertos à comunicação, pelo êxito da gestão de convivência , pessoal e profissional

_ Cuidados enquanto instituição escola; pré-ocupações: avaliação – diversas e diversificadas- nos des-embaraços dos des-a-fios da avaliação (todos: avaliadores e avaliandos permanentes : ética da responsabilidade)

 

_ Fluxos escolares (vicissitudes, susceptibilidades): acesso, permanência; frequência, desempenho escolar (é de/por todos nós!!!)


C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE); IN- FORMAÇÃO E  CIDADANIA PLENA,  RESPONSABILIDADE ÉTICO  SOCIAL

 
Projeto Político Pedagógico do CEJM: Educação pela Ad-miração; Uma Escola Em – De – Todos os Sentidos


 Projeto con-substantivo:Colégio Estadual Jose.Marti :A Escola-da-Noite – Sob a luz dos olhos  teus , sob a luz    dos  olhos  meus –Uma Escola  Ex-poente

 

*    Intertítulos-chave do PPP da U.E.:

ü  Trabalhar: Verbo Transitivo ( Binômio “escola « trabalho”)

ü  Programa(s) de leitura(s) : Ex-cripta, Palavras Chamejantes ; Entre-en-tendendo  para todas as linguagens

ü  Projeto de inclusão digital e midiático; Dedo In- Di(s)cador  (escola e inclusão – midiática,      cidadão- mundo; incorporação das novas tecnologias no cotidiano da escola )

ü  Projeto atinente à introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira:África: Ser --tão, (R)E(s)(x)istir Tanto...1º Comitê Étnico Racial, Regional Metropolitana III- DIA 29/10/2014

ü  Projeto correspondente à Cidadania Ambiental; Educação e Sustentabilidade: Inter -(in)- Con- Fluências do Re- Uni -(Di)- Verso

ü  Projeto MPB Na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é Anima

ü  Projeto Faça Parte 2014, Selo Escola Solidária 2014: Re-Tratos da Solidariedade

ü  Projeto Pedagógico realizado com base no Manual de Proteção Escolar e Cidadania”: Com-Passos  pela Galanteria do Convívio ( 1º bimestre de 2013...Ano 2014)

ü  Programa 5S DO c e Jose Marti: 6ºS, VOCÊ, SUJEITO DA SITUAÇÃO!

Consecução dos 5  SENSOS DE QUALIDADE: 6º S : SUJEITOS DA SITUAÇÃO CENTRO SOCCI DE CON-VIVÊNCIA, Galanteria do Convívio( 3º bimestre de 2013...Ano 2014)

 

ü  PAP –Projeto de ações sócio ( psico) pedagógico – pela“inter-trans-multi-plur-in-disciplinaridade”  (bimestral , temático, “complexus )

 
*      PAP 1/ 2014: ESPALHA FATOS... ( 1º bimestre de 2014)

*      PAP 2/ 2014: DENTRO E FORA A BOLA “IN-ROLA”... (NÃO) TEMOS A ALMA ESFÉRICA ( 2º bimestre de 2014)

*      PAP 3/ 2014:  À TERCEIRA MARGEM...É LÁ QUE EU QUERO MORAR  ( 3º bimestre de 2014

*      PAP 4/ 2014: ---------------(?!)   ( 4º bimestre de 2014)
ü  Programa Autonomia(...)


ESCOLA- FAMÍLIA = LAR LUGAR DE AFETO E RESPEITO ;A FAMÍLIA EM PAUTA NA ESCOLA, NAS MUDANÇAS DO SÉCULO XXI;DIREITOS E DEVERES DA(S) FAMÍLIA(S) NO SÉCULO XXI: DA VIDA PARA A ESCOLA; ASSIM COMO  DA ESCOLA PARA A VIDA.A FAMÍLIA NO SÉCULO XXI, OS CUIDADOS E A (IN) FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS,  DOS JOVENS E  DOS ADULTOS ( 4º bimestre de 2013)


 AVALIAÇÃO :  PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº   Portaria 419, de 27 de setembro de 2013 ; ESTABELECE NORMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS ; AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

Consoante PPP da U.E., Projeto Intertitular: Nos Des-Embaraços dos Des-a-Fios da Avaliação

Planos de Estudos ,respectivos e  co-respondentes à  Recuperação Paralela, Sistemas de

Dependência e de Adaptação; Avaliação Estratégica (AVE
Pré-ocupações- Instituição Escola ; “forças-fraquezas; oportunidades, ameaças,”, 

Des-Traços, Des- alineamentos; Con- (des) Figurações ; Ex- ( in- , dis- )  posições...

 Þ Princípios e  valores organizacionais ; transparência, publicização,  competência e ética e          estética; comunicação  genuina com o outro: blog, e-mails, pasta de  informativos, circulares, agendas, conexão educação; planos de curso, POP, diários de classe...Valorizar , e otimizar,  o registro da prática e a prática do registro; (In) dizibilidades e (In) visibilidades  (Im) Possíveis; re-tratos da vida da escola, avaliações permanentes, permanências e mudanças, atualizações

 Þ Con(tra)dições, dinâmicas socioespaciais da escola compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações: Termo de Cessão de uso nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas compartilhadas”

ÞFluxos da(na) escola; mo(vi)mentos, fluidez: acesso, permanência; freqüência, desempenhos  (O (In)SUCESSO É DE/POR/PARA   TODOS  NÓS!!!)

Þ            QH 2014, conformações com o fluxo ...Matrizes Curriculares

ATUALIZAÇÕES CONTÍNUAS E PERMANENTES; ESCOLA É MOVIMENTO... FLUIÇÃO, FRUIÇÃO.- Calendário letivo 2014 (SEEDUC)

Þ Viabilizar, e potenciar, o trabalho empreendedor ,  individual e em equipe,  as singularidades de comportamentos e atitudes, em prol  das comunidades escolar e local, da” sociedade global”

 Considerações nucleares : síntese dos  (inter) ( des) ditos  ; “ ad-mirações das     (in) sensibilidades” : (des) com-prometimentos, com-pactos, para além do consenso mútuo...

« Escola inclusiva, integrada, cidadã: valorização dos processos sócio(psico)pedagógicos e  valorização da pluralidade pela singularidade: justiça cognitiva, justiça social, paz

 
Projetivas: Planos de Ações 2014: Ambiental; Pedagógico, Ensino-aprendizagem e  Resultados... “BONIFICAÇÃO POR (PARA) RESULTADOS”

 

*    A in-dign- ação é mais do que um fato, é uma necessidade, um ato de respeito pelo outro, por si mesmo, é mola-propulsora para a mudança propugnada, ansiada, idealizada, com-sagrada pelos que crêem na “Educação é Manifestação na Bendita Palavra-ação 

 
Das  Inter-conexões  Cidadãs da Escola  de Gestão Integrada,  Pública, Colegiados:

 Associação de Apoio à Escola (A. A. E do C. E. JOSE MARTI )
Alunos Representantes de Turma
 Escola-Família; escola, local e  global
Grêmio Estudantil: “QUANTA”
Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA!
 Conselho de Classe

 
Conexão Educação da Rede. SEEDUC, RM III, Escola(s)- Comunicação e Marketing: Fazer fluir a comunicação em todos os sentidos, horizontal e vertical, permanente e democraticamente; desenvolver homepages, webmails para  acesso do público interno e externo às informações, divulgando as atividades da escola, diretrizes organizacionais  estruturas físicas;- mensagens “verbo-visuais”persuasivas, e-vocativas, sinérgicas

 

A  PALAVRA  ELEITA É ...(ANO LETIVO) (A PALAVRA “ELEITA” )- A PALAVRA  ELEITA  /2014 É  : “COM-PARTILHAR”

"Essa aventura condiz até onde não estava previsto, à consciência de que o eu não é senão uma contínua criação, um perpétuo devenir: uma permanente metamorfose". (Larrosa)

Colégio  Estadual  Jose Marti, a Escola-da-Noite,  o aluno-trabalhador,   iluminando  as  noites de  nossa  cidade!


3º Conselho de Classe do ano letivo 2014: 7, 8 e 9 de outubro de  2014

Rio de Janeiro, 7 de outubro de 2014   

 

Atenciosa e cordialmente
Lucia de J. Duarte
Diretora geral do Colégio Estadual Jose Marti

 

 


 

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