SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III
COLÉGIO
ESTADUAL JOSE MARTICOORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III
3º Conselho de Classe/2014, no C E
Jose Marti: Entre Conselhos...Ondas de possibilidades!!!
A experiência é, em espanhol, “o que
nos passa”. Em português se diria que a experiência é “o que nos acontece”, em
francês a experiência seria ce que nos arrive; em italiano quello Che
no succede ou quello Che no accade; em inglês seria what is
happening to us; em alemão seria was mir passiert. A experiência é o
que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. (Larrosa)
Texto emotizador: “El derecho al delírio”, Eduardo Galeano
SUPORTES E APORTES:
_ Publicização, ética;
comunicação permanente, genuína, com o outro: livro-ata informativo,
circulares, agendas, blog da u.e.., conexão educação; planos de curso, diários
de classe, dentre outros espaços abertos à comunicação, pelo êxito da gestão de
convivência , pessoal e profissional
_ Cuidados enquanto instituição escola; pré-ocupações: avaliação – diversas e diversificadas- nos des-embaraços dos des-a-fios da avaliação (todos: avaliadores e avaliandos permanentes : ética da responsabilidade)
_ Cuidados enquanto instituição escola; pré-ocupações: avaliação – diversas e diversificadas- nos des-embaraços dos des-a-fios da avaliação (todos: avaliadores e avaliandos permanentes : ética da responsabilidade)
_ Fluxos escolares (vicissitudes,
susceptibilidades): acesso, permanência; frequência, desempenho escolar (é de/por todos nós!!!)
C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE); IN- FORMAÇÃO E CIDADANIA PLENA, RESPONSABILIDADE ÉTICO SOCIAL
Projeto Político Pedagógico do CEJM: Educação pela Ad-miração; Uma
Escola Em – De – Todos os Sentidos
Projeto con-substantivo:Colégio
Estadual Jose.Marti :A Escola-da-Noite – Sob a luz dos olhos teus , sob a luz dos
olhos meus –Uma Escola Ex-poente
Intertítulos-chave do PPP da U.E.:
ü Trabalhar: Verbo Transitivo ( Binômio “escola « trabalho”)
ü Programa(s) de leitura(s) : Ex-cripta, Palavras Chamejantes ; Entre-en-tendendo para todas as linguagens
ü Projeto de inclusão digital e midiático; Dedo In-
Di(s)cador (escola e inclusão –
midiática, cidadão- mundo; incorporação das novas tecnologias no cotidiano da
escola )
ü Projeto atinente à introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira:África:
Ser --tão, (R)E(s)(x)istir Tanto...1º Comitê Étnico Racial, Regional Metropolitana
III- DIA 29/10/2014
ü Projeto
correspondente à Cidadania Ambiental; Educação e Sustentabilidade: Inter -(in)-
Con- Fluências do Re- Uni -(Di)- Verso
ü Projeto MPB Na
Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é Anima
ü Projeto Faça Parte 2014, Selo Escola Solidária 2014:
Re-Tratos da Solidariedade
ü Projeto Pedagógico realizado com base no Manual de Proteção Escolar e
Cidadania”: Com-Passos pela Galanteria
do Convívio ( 1º bimestre de 2013...Ano 2014)
ü Programa 5S DO c e Jose Marti: 6ºS,
VOCÊ, SUJEITO DA SITUAÇÃO!
Consecução dos 5 SENSOS DE QUALIDADE: 6º S : SUJEITOS DA
SITUAÇÃO CENTRO SOCCI DE CON-VIVÊNCIA, Galanteria do Convívio( 3º bimestre de 2013...Ano 2014)
ü PAP –Projeto de ações sócio ( psico)
pedagógico – pela“inter-trans-multi-plur-in-disciplinaridade”
(bimestral , temático, “complexus” )
PAP 1/ 2014: ESPALHA
FATOS... ( 1º bimestre de 2014)
PAP 2/ 2014: DENTRO E FORA A
BOLA “IN-ROLA”... (NÃO) TEMOS A ALMA ESFÉRICA ( 2º bimestre de 2014)
PAP 3/ 2014: À TERCEIRA MARGEM...É LÁ QUE EU QUERO MORAR ( 3º bimestre de 2014
PAP 4/ 2014: ---------------(?!) ( 4º bimestre de 2014)
ü Programa Autonomia(...)
ESCOLA- FAMÍLIA = LAR – LUGAR DE AFETO E RESPEITO ;A FAMÍLIA EM PAUTA NA ESCOLA, NAS MUDANÇAS DO SÉCULO XXI;DIREITOS
E DEVERES DA(S) FAMÍLIA(S) NO SÉCULO XXI: DA VIDA PARA A ESCOLA; ASSIM
COMO DA ESCOLA PARA A VIDA.A FAMÍLIA NO SÉCULO XXI, OS CUIDADOS E A (IN) FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS, DOS JOVENS E
DOS ADULTOS ( 4º bimestre de 2013)
AVALIAÇÃO : PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº Portaria 419, de 27 de
setembro de 2013 ; ESTABELECE NORMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E DÁ OUTRAS
PROVIDÊNCIAS ; AVALIAÇÕES
INTERNAS E EXTERNAS
Consoante PPP da U.E., Projeto Intertitular: Nos
Des-Embaraços dos Des-a-Fios da Avaliação
Planos de Estudos ,respectivos e
co-respondentes à Recuperação
Paralela, Sistemas de
Dependência e de Adaptação; Avaliação Estratégica (AVE
Pré-ocupações- Instituição Escola ; “forças-fraquezas; oportunidades,
ameaças,”,
Des-Traços, Des- alineamentos;
Con- (des) Figurações ; Ex- ( in- , dis- )
posições...
Þ Princípios e
valores organizacionais ; transparência, publicização, competência e ética e estética; comunicação genuina com o outro: blog, e-mails, pasta de
informativos, circulares, agendas, conexão educação; planos de curso, POP, diários de classe...Valorizar , e otimizar, o registro da prática e a prática do
registro; (In) dizibilidades e (In)
visibilidades (Im) Possíveis; re-tratos
da vida da escola, avaliações permanentes, permanências e mudanças,
atualizações
Þ Con(tra)dições,
dinâmicas socioespaciais da escola
compartilhada- dificuldades, alcances, (des)implicações: Termo de Cessão de uso
nº 251/2011-SME E SEEDUC- “escolas compartilhadas”
ÞFluxos
da(na) escola; mo(vi)mentos, fluidez: acesso, permanência; freqüência, desempenhos (O (In)SUCESSO É DE/POR/PARA TODOS
NÓS!!!)
Þ
QH 2014, conformações
com o fluxo ...Matrizes
Curriculares
ATUALIZAÇÕES
CONTÍNUAS E PERMANENTES; ESCOLA É MOVIMENTO... FLUIÇÃO, FRUIÇÃO.- Calendário letivo
2014 (SEEDUC)
Þ Viabilizar, e potenciar, o trabalho empreendedor , individual e em equipe, as singularidades de comportamentos e atitudes, em
prol das comunidades escolar e local,
da” sociedade global”
« Escola inclusiva, integrada, cidadã: valorização
dos processos sócio(psico)pedagógicos e
valorização da pluralidade pela singularidade: justiça cognitiva,
justiça social, paz
A in-dign-
ação é mais do que um fato, é uma necessidade, um ato de respeito pelo
outro, por si mesmo, é mola-propulsora para a mudança propugnada, ansiada,
idealizada, com-sagrada pelos que crêem na “Educação é Manifestação na Bendita Palavra-ação”
Escola-Família; escola, local e global
Grêmio Estudantil: “QUANTA”Grupo de Teatro: AVE-PALAVRA!
Conselho de Classe
A
PALAVRA ELEITA É ...(ANO LETIVO)
(A PALAVRA “ELEITA” )- A PALAVRA
ELEITA /2014 É : “COM-PARTILHAR”
"Essa aventura condiz
até onde não estava previsto, à consciência de que o eu não é senão uma
contínua criação, um perpétuo devenir: uma permanente metamorfose". (Larrosa)
Colégio Estadual Jose Marti, a Escola-da-Noite, o aluno-trabalhador, iluminando
as noites de nossa
cidade!
3º
Conselho de Classe do ano letivo 2014: 7, 8 e 9
de outubro de 2014
Rio de Janeiro, 7 de outubro de 2014
Atenciosa
e cordialmente
Lucia de J. DuarteDiretora geral do Colégio Estadual Jose Marti
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