sexta-feira, 17 de abril de 2015

PROJETO DE AÇÕES (SÓCIO) PEDAGÓGICAS, 1º BIMESTRE/2015 - PAP 1/2015 - CULMINÂNCIA 17 DE ABRIL/2015, DAS 18H ÀS 22H

 
CARTO-GRAFIAS: IN-FINITAMENTE IN-PESSOAIS
CARTOGRAFIA É TEXTO, PORQUE (COM) TUDO COMUNICA!
AH, A PEREGRINA "GEO-GRAFIA"...NADA É PARA SEMPRE IGUAL!
 
 
"BASTA EU ACORDAR, DIZ FOUCAULT, QUE NÃO POSSO ESCAPAR DESTE LUGAR, O MEU CORPO. POSSO ME MEXER, ANDAR POR AÍ, MAS NÃO POSSO ME DESLOCAR SEM ELE. POSSO IR ATÉ O FIM DO MUNDO, POSSO ME ENCOLHER DEBAIXO DAS COBERTAS, MAS O CORPO SEMPRE ESTARÁ ONDE EU ESTOU. ELE ESTÁ AQUI, IRREPARAVELMENTE: NÃO ESTÁ NUNCA EM OUTRO LUGAR. MEU CORPO É O CONTRÁRIO DE UMA UTOPIA."
MICHEL FOUCAULT, LE CORPS, LIEU D´UTOPIES
 
 

 "Paisagens psicossociais também são cartografáveis"; Cartografias sentimentais..In-formações do desejo no campo social..Des-organização, des-construção, dos afetos, um “limiar de desterritorialização"...
SOMOS (E-) FEITOS DE LINHAS”, SEGUNDO DELEUZE & GUATTARI, AS LINHAS, BASICAMENTE, SÃO TRÊS, AS LINHAS DURAS, AS LINHAS MALEÁVEIS E AS LINHAS DE RUPTURA, DE FUGA :

“DEVEMOS INVENTAR NOSSAS LINHAS DE FUGA SE SOMOS CAPAZES DISSO, E SÓ PODEMOS INVENTÁ-LAS TRAÇANDO-AS EFETIVAMENTE, NA VIDA (DELEUZE & GUATTARI, CARTOGRAFIA DOS AFETOS)

DEVERÍAMOS FALAR AGORA NÃO DE PESSOAS FAZENDO SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, MAS DE PESSOAS FAZENDO SUA PRÓPRIA GEOGRAFIA. (JOHN URRY)

 
O ARTISTA E A CARTOGRAFIA : A ARTE , ATRAVÉS DA CARTOGRAFIA, PROBLEMATIZA A RELAÇÃO COM O ESPAÇO...


CARTOGRAFAR: POR EXCELÊNCIA, A LINGUAGEM DA IMAGÉTICA, TEXTO POTENCIAL!
CARTOGRAFIA : A GEOMETRIA PRODUZIDA PELOS EMARANHADOS DAS LINHAS, ONDE ESTÃO TODOS OS CORPOS, TODAS AS ALMAS, RAZÃO E CORAÇÃO ...PRO-FUSÃO DE DEVIRES...
NA ERA DA IMAGÉTICA: “NUM MOMENTO HISTÓRICO EM QUE SE PRIVILEGIA A IMAGEM E A VISUALIDADE, O MAPA VISTO COMO FORMA DE VISUALIZAÇÃO INSTANTÂNEA DOS LUGARES, PERCURSOS, FENÔMENOS, TORNOU-SE UM ARTEFATO AMPLAMENTE UTILIZADO NO COTIDIANO”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário