Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortá pro meu sertão" Asa Branca
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
FOLCLORE, um universo fantástico e telúrico, onde forças primitivas e inimagináveis , como, por exemplo...
O Mito do Boto
UMA PROVA CABAL DO PODER DA ORALIDADE, INTERCONECTANDO O MUNDO, DESDE OS MAIS REMOTOS TEMPOS, SE NÃO, LEIA
O boto, mamífero de águas doces, é um cetáceo delfinídeo do gênero Sotália, parente do golfinho chinês e indiano que, desde a antiguidade clássica, tem sido considerado um símbolo lúbrico, um fetiche dedicado a Vênus ou Afrodite, deusa do amor. A razão disso é a analogia existente entre as qualidades protetoras e sensuais do boto tucuxi amazônico e aquelas atribuídas ao delfim consagrado a Afrodite, a deusa nascida do mar e protetora dos amantes. O golfinho, ou delfim, é também associado a Apolo, o deus da beleza, cuja associação resultou no nome de Delfos ao seu famoso santuário na Grécia. Além disso, uma tradição chilena ainda hoje conta a história dos peixes que foram os seres humanos pré-diluvianos, os quais, de tempos em tempos, saem dos rios e vêm procriar com as mulheres. Em muitos mitos, por sinal, em várias partes do mundo, sempre houve referências à fecundação por deuses e entes mágicos. Segundo o historiador Câmara Cascudo, alguns cronistas relataram histórias do boto como sendo a personificação do Uauiará, ou Uiara (Senhor das Águas), o grande amante das mulheres caboclas e índias na mitologia tupi.
Folclore NÃO É APENAS FOLGUEDOS E FESTAS. É A HISTÓRIA CONSTRUÍDA PELOS ANSEIOS, ASPIRAÇÕES, SONHOS, DESEJOS, E ESPERANÇAS DE UM POVO, É UMA LINGUAGEM NA QUAL SE MANIFESTA A VIDA, EM SUA GRANDILOQUÊNCIA...
Folclore NÃO É APENAS FOLGUEDOS E FESTAS. É A HISTÓRIA CONSTRUÍDA PELOS ANSEIOS, ASPIRAÇÕES, SONHOS, DESEJOS, E ESPERANÇAS DE UM POVO, É UMA LINGUAGEM NA QUAL SE MANIFESTA A VIDA, EM SUA GRANDILOQUÊNCIA...
DIA 22 DE AGOSTO- Dia do Folclore Brasileiro
DIA 2 DE AGOSTO - Dia Universal do Folclore
Todo país tem seu folclore. Através dele fica na memória a história e a cultura de cada povo; o folclore é construído historicamente; folclore é “sabedoria do povo”
A palavra Folclore provém do neologismo inglês folk-lore (saber do povo) cunhado por Williem John Thoms, em 1846, para denominar um campo de estudos até então identificado como "antigüidades populares" ou "literatura popular".
Entretanto, é imprescindível ressaltar que a definiçao da palavra “folclore” abarca muitos diferentes- e até complementares – conceitos, ideias,ou seja, é palavra “polissêmica” , com várias interpretações, vários significados, vários conceitos (Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece )
Geralmente, os fatos- “causos” - folclóricos tem autoria- criação- desconhecida, é , portanto, comum o anonimato;sendo assim de aceitação coletiva, internalizado pelo senso comum; cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral,assim, resumidamente, folclore:
__Anonimato, aceitação coletiva (senso comum), transmissão oral
FOLCLORE são , então lendas, contos com preceitos morais e normas de procedimento, narrativas imaginosas sobre a natureza e o sobrenatural, cantos, provérbios, parlendas, adivinhas, brinquedos, poesia,( ah, segundo alguns estudiosos, também, a “ciência popular”, curandeiros, parteiras, conhecedores da natureza, fazedores de chás, banhos, com ervas, pedras, e mais o que a natureza oferece ao homem para seu equilíbrio com a mãe terra, o cosmo, o universo!)
E TANTO MAIS HÁ A FALAR SOBRE “FOLCLORE” QUE, ORA, OPTAMOS POR LER E REFLETIR SOBRE ALGUNS PENSAMENTOS COM IDEIAS-MESTRA A RESPEITO DE CULTURA(S), “FOLCLORE”
E TANTO MAIS HÁ A FALAR SOBRE “FOLCLORE” QUE, ORA, OPTAMOS POR LER E REFLETIR SOBRE ALGUNS PENSAMENTOS COM IDEIAS-MESTRA A RESPEITO DE CULTURA(S), “FOLCLORE”
- A vida humana não se caracteriza por uma totalidade e uma racionalidade dominadores, um centro fixo, uma metalinguagem que possa apreender sua infinita variedade; há, apenas, uma pluralidade de culturas e narrativas que não podem ser hierarquicamente ordenadas ou "privilegiadas" e que devem, portanto, respeitar a inviolável "diversidade" de maneiras de fazer as coisas que não lhe são intrínsecas
- A verdade é o produto da interpretação, os fatos são construções do discurso (...) o sujeito humano é uma ficção, tanto quanto a realidade que contempla
- A cultura pós-moderna volta sua aversão por limites e categorias fixos para a tradicional distinção entre "grande arte" e "arte popular", desconstruindo o limite entre elas ao produzir artefatos autoconscientemente populistas ou comuns, ou que se oferecem como mercadorias para o consumo enquanto fonte de prazer.
Terry Eagleton
Do livro: Teoria da Literatura: Uma introdução. Trad. Waltensir Dutra, Martins Fontes - O VIRA
João Ricardo-Luli
O GATO PRETO CRUZOU A ESTRADA
PASSOU POR DEBAIXO DA ESCADA
E LÁ NO FUNDO AZUL
NA NOITE DA FLORESTA
A LUA ILUMINOU
A DANÇA, A RODA, A FESTA
.VIRA, VIRA, VIRA
VIRA, VIRA HOMEM, VIRA, VIRA,
VIRA, VIRA, LOBISOMEM.
BAILAM CORUJAS E PIRILAMPOS
BAILAM CORUJAS E PIRILAMPOS
ENTRE OS SACIS E AS FADAS
E LÁ NO FUNDO AZUL
NA NOITE DA FLORESTA
A LUA ILUMINOU A DANÇA, A RODA, A FESTA.
VIRA, VIRA, VIRA
VIRA, VIRA HOMEM,
VIRA, VIRA,
VIRA, VIRA, LOBISOMEM
HISTÓRIA DA MPB-Secos & Molhados 1973 -100 DISCOS FUNDAMENTAIS DA MPB
HISTÓRIA DA MPB-Secos & Molhados 1973 -100 DISCOS FUNDAMENTAIS DA MPB
LJD
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