terça-feira, 31 de agosto de 2010

PAP3/2010-NA ERA DAS INCERTEZAS, O AD-MIRÁVEL MUNDO QUÂNTICO







ELA JAMAIS TEVE CERTEZA SE AS VOZES ERAM REAIS,
MAS FINALMENTE SE CONVENCEU DE QUE TINHAM SIDO PARTE
DE UMA DAQUELAS SITUAÇÕES EM QUE
O REAL É APENAS UM CONCEITO A MAIS.
"COUNT ZERO"

VOCÊ TEM PROCURADO POR TODA A MATRIX,
MAS EU TENHO OLHADO PARA A MATRIX, A COISA TODA.(...)
CONTINUIDADE É CONTINUIDADE.
CONTINUIDADE É O TRABALHO DE CONTINUIDADE...
"MONA LISA OVERDRIVE"
WILLIAM GIBSON



ESTA VIDA NÃO FOI FEITA
PARA SER GUARDADA NUM COFRE.
GUARDADA DENTRO DELE, A VIDA
É PRESENÇA QUE EM TUDO EXPLODE.
JOÃO CABRAL DE MELO NETO


COMO PRESENÇA CONSCIENTE NO MUNDO NÃO POSSO ESCAPAR À RESPONSABILIDADE ÉTICA NO MEU MOVER-ME NO MUNDO. SE SOU PURO PRODUTO DA DETERMINAÇÃO GENÉTICA OU CULTURAL OU DE CLASSE, SOU IRRESPONSÁVEL PELO QUE FAÇO NO MOVER-ME NO MUNDO E SE CAREÇO DE RESPONSABILIDADE NÃO POSSO FALAR EM ÉTICA. ISTO NÃO SIGNIFICA NEGAR OS CONDICIONAMENTOS GENÉTICOS, CULTURAIS, SOCIAIS A QUE ESTAMOS SUBMETIDOS. SIGNIFICA RECONHECER QUE SOMOS SERES CONDICIONADOS MAS NÃO DETERMINADOS. RECONHECER QUE A HISTÓRIA É TEMPO DE POSSIBILIDADES E NÃO DE DETERMINISMO, QUE O FUTURO, PERMITA-SE-ME REITERAR, É PROBLEMÁTICO E NÃO INEXORÁVEL.
PAULO FREIRE






  • SERÁ A NOSSA QUALIDADE DE VIDA NAS SOCIEDADES TECNOLOGICAMENTE AVANÇADAS MELHOR DO QUE A VIDA DOS NOSSOS ANCESTRAIS CAÇADORES-COLECTORES NA SAVANA AFRICANA?(...)
    O TECNOPESSIMISMO PODE POR VEZES SER ÚTIL QUANDO ENCORAJA UMA REFLEXÃO MAIS PROFUNDA SOBRE CONSEQUÊNCIAS IMPREVISTAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS, PREPARAÇÃO PARA O PIOR RESULTADO POSSÍVEL E MELHOR ANÁLISE DE RISCOS E GANHOS. MAS SE OS HUMANOS FOSSEM TODOS REALISTAS DEPRESSIVOS, AINDA VIVERÍAMOS EM CAVERNAS. OS TRANSUMANISTAS CRÊEM QUE PODEMOS SUPERAR AS NOSSAS LIMITAÇÕES FÍSICAS, INTELECTUAIS, EMOCIONAIS (E MORAIS?) COMO SERES HUMANOS ATRAVÉS DO USO RESPONSÁVEL DA TECNOLOGIA.
    DAVID PEARCE


  • QUAL SERÁ O ABSURDO DE HOJE QUE SERÁ A VERDADE DE AMANHÃ?
    ALFRED NORTH WHITEHEAD






Nenhum comentário:

Postar um comentário