LINGUAGENS IN (DIS) CURSOS;
PÓS-MODERNIDADE, GLOBALIZAÇÃO
Macondo era então uma aldeia de vinte casas de barro e taquara (...). O mundo era tão recente que muitas coisas careciam de nome e para mencioná-las se precisava apontar com o dedo.
Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez
A ‘realidade’ é uma concepção dialogicamente construída por sujeitos sociais que interagem discursivamente(…)
- ... Enquanto falo, sempre levo em conta o fundo aperceptivo sobre o qual minha fala será recebida pelo destinatário: o grau de informação que ele tem da situação, seus conhecimentos especializados na área de determinada comunicação cultural, suas opiniões e suas convicções, seus preconceitos (de meu ponto de vista), suas simpatias e antipatias, etc; pois é isso que condicionará sua compreensão responsiva de meu enunciado.
Michel Bakhtin
- TODA CONVERSAÇÃO É UMA LUTA PELO PODER
DINO PRETI
Michel Foucault
- LÍNGUA- CÓDIGO COLETIVO
DISCURSO- CÓDIGO SÓCIOINDIVIDUAL ( O PESSOAL NO SOCIAL )
Prática discursiva =processos de produção, distribuição e consumo do texto- são processos sociais relacionados a ambientes econômicos, políticos e institucionais particulares.
A análise intertextual refere-se às relações dialógicas entre o texto e outros textos (intertextualidade) e às relações entre ordens de discurso (interdiscursividade).
ETIMOLOGIA DA PALAVRA “TEXTO”
text - ou 'texto' vem do latim texere (construir, tecer), cujo particípio passado textus também era usado como substantivo, e significava 'maneira de tecer', ou 'coisa tecida', e ainda mais tarde, 'estrutura'.
Foi só lá pelo século 14 que a evolução semântica da palavra atingiu o sentido de "tecelagem ou estruturação de palavras", ou 'composição literária', e passou a ser usado em inglês,proveniente do francês antigo texte.
A palavra texto provém do latim textum, que significa tecido, ... Daí poder falar em textura ou tessitura de um texto
Em sentido amplo, o texto pode ser não-verbal, ou seja, a imagem traduz a palavra, a mensagem, é chamada de linguagem da imagética
PÓS-MODERNIDADE ( OU MODERNISMO TARDIO OU ERA DO VAZIO OU...) ; UM NOVO TRIPÉ: EFICIÊNCIA ECONÔMICA, PRUDÊNCIA ECOLÓGICA, JUSTIÇA SOCIAL
( SEGUNDO BRUNDTLAND, UM NOVO DESENVOLVIMENTO, UM NOVO PARADIGMA DE SUSTENTABILIDADE)
Zygmunt Bauman.
VAMOS, AGORA, DESTACAR ALGUNS PONTOS-CHAVE DO MODERNISMO E DO PÓS-MODERNISMO; APROFUNDANDO-NOS ASSIM NOS “TEXTOS_DISCURSOS_PÓS-MODERNISTAS”
Segundo alguns estudiosos, por volta dos anos 80 (1980- queda do comunismo no final dos anos 80), entramos de vez em uma nova era, a chamada terceira revolução industrial, ou a revolução científico-tecnológica. Na década seguinte, a de 90 (1990), vivemos o seu ápice: o neoliberalismo,nova concepção do capitalismo- Capitalismo Tardio
Segundo Fredric Jameson "a emergência da pós-modernidade está estritamente relacionada à emergência desta nova fase do capitalismo avançado, multinacional e de consumo”; o que foi nomeado por: Capitalismo Tardio, Capitalismo da Globalização
A globalização está presente na realidade e no pensamento, desafiando grande número de pessoas em todo o mundo. A despeito das vivências e opiniões de uns e outros, a maioria reconhece que esse problema está presente na forma pela qual se desenha o novo mapa do mundo, na realidade e no imaginário.
IANNI, Octavio – Prefácio – Teoria da Globalização
A globalização está em toda parte: na escola, no trabalho, na política, na ciência, nos jornais, nas revistas; enfim, está em diversos setores,assim é que encontramos palavras e/ou expressões como “aldeia global”, “fábrica global”, “terra pátria”, “nave espacial”, “nova Babel” etc. que são metáforas que atuam em diversos contextos globalizados, globalizandos, globalizadores,...globais...
A era moderna foi marcada, sobretudo, pela crença na razão e no progresso . Na pós-modernidade, a euforia no progresso dá lugar à incerteza no futuro – A incerteza, eis aqui um dos componentes essenciais das “almas pós-modernas”.
Na pós-modernidade, nas relações humanas, as identidades são marcadas pelas incertezas; um estado de permanente ansiedade, de desconforto e de incerteza. Os vínculos são ditados por um jogo onde o jogador deve conquistar o maior número possível de admiradores, mas com o devido cuidado para manter uma distância que não permita criar laços sólidos; toda teia social é passível de suspeita universal, nela estão emboscadas que podem tirar o participante do jogo, presume-se que tudo seja precário e duvidoso.; vivermos no mundo do simulacro.
Na pós-modernidade, o discurso e a narrativa são temas muito presentes, discutidos pelos intelectuais da pós-modernidade. O verdadeiro significado das palavras é parte de um sistema de uma cultura, que não faz igual sentido para uma outra cultura.Fato esse que corrobora com a afirmação de que a linguagem é uma criação (sócio-psico) cultural; as palavras são destituídas de sentido absoluto, não há, pois, sentido absoluto, verdade absoluta, outrossim, sentidos relativos, palavras relativas, verdades relativas; tudo depende de quem observa, lê; o texto, a narrativa, todo discurso, pode ser desconstruído, construído pela ótica de cada leitor, logo, um escritor em potencial. Em síntese, a idéia dos pós-modernistas desconstrucionistas é tirar o poder das palavras; poder esse que formou a civilização ocidental. Daí, a nuclearidade da imagem, das narrativas curtas ( o gênero conto é o preferido), a linguagem “clip”, telegráfica, midiática, instantânea; o anacoluto é a figura de sintaxe freqüente(isto é, a quebra do contexto com a injunção de um pensamento solto, sem ligação com o resto da sequência), gerando uma inconsistência( relatividade-nebulosa- intruncada) sintáctica, semântica;dizem mesmo alguns estudiosos tratar-se da “Babel pós-moderna”, tamanho embaralhamento de signos lingüísticos, do código verbal, da língua
- SOMOS O RESULTADO DOS DISCURSOS QUE NOS CONSTROEM
MICHEL FOUCAULT
NA ESCOLA COMO (NA)VIDA
KENSKI
(...) Incerteza, que vem reconfigurando todas as formas de agir. Isto, vinculado com o atual avanço e disseminação das TICs, "vêm criando novas formas de convivência, novos textos, novas leituras, novas escritas e, sobretudo, novas maneiras de interagir no espaço cibernético
PÓVOA
No contexto informacional que configura o ciberespaço das sociedades contemporâneas, invadidas pela tecnologia e pela globalização, as questões relativas à humanidade permanecem as mesmas, com uma forte dose de global e de planetário, mas esse ciberespaço “ainda é um universal, no sentido mais profundo, porque ele é indissociável da idéia de humanidade
LÉVY
SEJA VOCÊ UM EXÍMIO TECELÃO DE PALAVRAS!
PALAVRA É FORÇA E PODER!
LJD
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