segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NO SÉCULO XXI: ÉDIPO OU/E NARCISO?!


PINTURA A ÓLEO, ECO E NARCISO, DE JOHN WILLIAM WATERHOUSE
  • PÓS-MODERNIDADE:, “Sociedade Espetáculo” Debord): O imperativo e persuasivo superego pós-moderno;“ele manda você sentir prazer naquilo que vocêé obrigado a fazer”

VICISSITUDES DA ALMA; DOLOS E DANOS; FAÇAMO-NOS, POIS, CONSTRUTORES DE PONTES , FUNDEANDO EXTRAMUROS AO REVÉS DA SOCIEDADE DE CONTROLE
LJD
MAL-ESTAR SOCIAL, MAL-ESTAR EMOCIONAL, MAL-ESTAR FÍSICO


“AS NOVAS DOENÇAS DA ALMA” (KRISTEVA): DISTÚRBIOS (TRANSTORNOS) ESTADOS DE ANGÚSTIA, DEPRESSÃO, SINDROMES DO PÂNICO, DE BURNOUT; ANOREXIA, BULEMIA...; DISTURBIOS (TRANSTORNOS) DE COMPORTAMENTO, HIPERATIVIDADE...AUTISMO, AGRESSIVIDADE, ANSIEDADE ,FOBIA, BULLYING

Uma grande parte dos distúrbios de comportamento reflete o desequilíbrio social e emocional das relações existentes
-
Anorexia nervosa e bulimia: distúrbios do comportamento alimentar
-Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". A versão digital desse tipo de comportamento é chamada de cyberbullying, quando as ameaças são propagadas pelo meio virtual.
-BURNOT: UM DESAFIO À SAÚDE DO TRABALHADOR; esgotamento pessoal no ambiente de trabalho; uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional, caracterizando-se geralmente por exaustão emocional; O esgotamento psicofísico do organismo (burnout),


O ADOECER NUMA VISÃO PSICOSSOMÁTICAO adoecimento do ser humano é uma das formas de expressão quando ele se encontra no limiar do sofrimento.Cabe ao profissional da área da Saúde, buscar compreender essa forma de linguagem.Foi a única maneira que o paciente encontrou para dizerque ele não está, absolutamente, conseguindo lidar,com um certo equilíbrio, com as situações difíceis da sua vida.(A.D. Cantone)



DES-ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL, ECONÔMICA, DES-EMPREGO, DES-ESTABILIZAÇÃO; DES-ORGANIZAÇÃO EMOCIONAL, DES-ORGANIZAÇÃO FÍSICA
IN-CERTEZAS, DES-TERRITORIALIZAÇÕES, DES-ANIMOS
LJD




“Desde a origem da humanidade, o homem está exposto a situações de trauma psíquico. Trauma quer dizer “ferida “ em grego e pode ser definida como reação de pânico diante de situações de violência extrema. As situações traumáticas estão sempre ligadas a perdas que exigem um trabalho de luto que nem sempre é bem-sucedido. O desemprego, flagelo do nosso tempo, é uma das fontes mais profundas de traumas. O desemprego estrutural atinge tanto os paises ricos quanto os pobres, em que a vaga do trabalhador é substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos. O sujeito desempregado encontra-se sem perspectivas de conseguir outro emprego e se vê sem saída e solitário. O sujeito sente-se à margem da sociedade, sem referências e sem identidade.”




Prefiro as máquinas que servem para não funcionar:



quando cheias de areia de formiga e musgo –



elas podem um dia milagrar de flores.



(Os objetos sem função têm muito apego pelo abandono.)



(O abandono me protege.)
Manoel de Barros





AS NOVAS TECNOLOGIAS REPRESENTAM O TRIUNFO DE NARCISO SOBRE ÉDIPO


NARCISISMO

O indivíduo pode investir em sua identidade online por meio de dois artifícios: criar um alter ego ou transpor para a tela sua identidade na vida real Nesse processo, os limites entre identidade real e identidades online às vezes se embaralham... na sociedade narcisista, O outro, reduzido a mero instrumento de meu prazer, torna-se descartável. Não por acaso encontramos aqui a mesma compulsividade da sociedade de consumo, a reiteração do movimento que vai do encantamento à frustração.
O narcisista coloca seus próprios interesses acima de tudo... Entre identidades individuais fluidas e identidades grupais fluidas, o relacionamento naturalmente também é fluido. Cada faceta da identidade individual, por exemplo, pode ser associada a um grupo diferente ... cruzamento de várias redes (que se organizam de maneira não-hierárquica e transcendem as barreiras geográficas), sem ter maiores compromissos com nenhuma delas.






ÉDIPO REI, TRAGÉDIA GREGA ESCRITA POR SÓFOCLES - ÉDIPO- em grego antigo, significa “transliteração”*-ao nascer Édipo foi levado por um criado, por ordem de seu próprio pai, para ser abandonado em uma montana; porém, Édipo foi encontrado e por um rei adotado; anos depois, sem saber suas origens, matou , sem o saber, seu próprio pai; casou-se com sua mãe, a rainha, tornando-se o “rei Édipo. Dessa união, nasceram quatro filhos. Uma peste veio assolar Tebas, o reino de Édipo. Édipo envia seu cunhado, Creonte, ao Oráculo de Delfos para saber qual era a causa da peste. A resposta do Oráculo foi que a cidade estava naquela situação por causa da morte de Laio ( pai de Édipo, por ele assassinado) e que para solucionar o problema o assassino deveria ser descoberto e punido. Édipo descobre que Pólibo e Meréope não eram seus pais e que seu verdadeiro pai era Laio e sua verdadeira mãe era Jocasta, a rainha, sua esposa que se suicidou ao descobrir toda a tragédia. Édipo, também, não suportando a verdade de ser o assassino de seu pai e um parrecida fura os próprios olhos para não ver sua dura realidade. Expulso da cidade por Etéocles e Polinice, partiu para o exílio , na Ática, onde foi acolhido por Teseu . Édipo morreu, jamais retornou a Tebas, onde se dera sua “vitória” e tragédia final

O MITO DE NARCISO - Narciso era um belo rapaz, filho do deus so rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por ocasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face. Conta a lenda que a ninfa Eco observa Narciso a contemplar o seu reflexo na água. O belo Narciso. A bela ninfa Eco amava Narciso mas em vão. A beleza de Narciso era tanta que ele pensava ser semelhante a um deus, comparável à beleza de Apolo. Extremamente vaidoso, Narciso rejeitou Eco. Para dar uma lição ao frívolo rapaz, a deusa Némesis condenou Narciso a se apaixonar pelo próprio reflexo na lagoa de Eco.




Em virtude do fascínio que a tragédia de Narciso exerce, desde os mais longínquos tempos, da Grécia antiga aos dias atuais, incontáveis sáo as aparições de Narciso, na poesia , na prosa, na música, nas ciências,na vida; assim:

Eu
Marília de Dirceu
Tomás Antônio Gonzaga
Eu vi o meu semblante numa fonte,

Dos anos inda não está cortado:

Os pastores, que habitam este monte,

Respeitam o poder do meu cajado:

Com tal destreza toco a sanfoninha,

Que inveja até me tem o próprio Alceste:

Ao som dela concerto a voz celeste;

Nem canto letra, que não seja minha,

Graças, Marília bela,

Graças à minha Estrela!



DE ALMA EM ALMA
CRUZ E SOUZAALMA EM ALMA
Tu andas de alma em alma errando, errando,

como de santuário em santuário.

És o secreto e místico templário,

As almas, em silêncio, contemplando.

Não sei que de harpas há em ti vibrando,

que sons de peregrino estradivário

Que lembras reverências de sacrário

E de vozes celestes murmurando.

Mas sei que de alma em alma andas perdido

Atrás de um belo mundo indefinido

De silêncio, de Amor, de Maravilha. Vai!

Sonhador das nobres reverências!

A alma da Fé tem dessas florescências,

Mesmo da Morte ressuscita e brilha!


Eu Me Amo
Ultraje a Rigor
Há quanto tempo eu vinha me procurando

Quanto tempo faz, já nem lembro mais

Sempre correndo atrás de mim feito um louco

Tentando sair desse meu sufoco

Eu era tudo que eu podia querer

Era tão simples e eu custei pra aprender

Daqui pra frente nova vida eu terei

Sempre a meu lado bem feliz eu serei
Eu me amo, eu me amo

Não posso mais viver sem mim
Como foi bom eu ter aparecido

Nessa minha vida já um tanto sofrida

Já não sabia mais o que fazer

Pra eu gostar de mim, me aceitar assim

Eu que queria tanto ter alguém

Agora eu sei sem mim eu não sou ninguém

Longe de mim nada mais faz sentido

Pra toda vida eu quero estar comigo
Foi tão difícil pra eu me encontrar

É muito fácil um grande amor acabar, mas

Eu vou lutar por esse amor até o fim

Não vou mais deixar eu fugir de mim

Agora eu tenho uma razão pra viver

Agora eu posso até gostar de você

Completamente eu vou poder me entregar

É bem melhor você sabendo se amar

POEMA NARCISISTA
(o espelho é minha alma...)
sou narcisista

estupidamente narcisista

não nazista

nem stalinista

nem collorista

ou qualquer outro “ista”

irritante e exibicionistasou apenas narcisista
(o espelho é meu guia...)
sou narcisista

politicamente narcisista

não comunista

nem monarquista

nem capitalistaou qualquer outro “ista”desnecessário e alienista

sou apenas narcisista
(o espelho me acalma...)
sou narcisista

ingenuamente narcisista

não umbandista

nem adventista

nem catolicista

ou qualquer outro “ista”religioso e contritista

sou apenas narcisista
(o espelho me alicia...)
sou narcisista

literariamente narcisista

não concretista

nem positivista

nem parnasianista

ou qualquer outro “ista”complicado e radicalista

sou apenas narcisista
(o espelho é minha almao espelho é meu guia

o espelho me acalmao espelho me alicia)
sou narcisista

pretensiosamente narcisista

e quem não for

atire a primeira pedra......no espelho.
(Do livro “Os zumbis também escutam blues e outros poemas”, Textoarte Editora, 1998)



Narciso e Narciso
Ferreira Gullar
Se Narciso se encontra com Narciso

e um deles fingeque ao outro admira

(para sentir-se admirado),o outro

pela mesma razão finge também

e ambos acreditam na mentira.
Para Narciso

o olhar do outro, a voz

do outro, o corpo

é sempre o espelho

em que ele a própria imagem mira

E se o outro écomo ele

outro Narciso,

é espelho contra espelho:

o olhar que mira

reflete o que o admira

num jogo multiplicado em que a mentira

de Narciso a Narciso

inventa o paraíso.

E se amam mentindo no fingimento

que é necessidade e assim mais verdadeiro que a verdade.
Mas exige, o amor fingido,

ser sinceroo amor que como ele

é fingimento.

E fingem mais os dois

com o mesmo esmero

com mais e mais cuidado - e a mentira se torna desespero.

Assim amam-se

agora se odiando.
O espelho embaciado

já Narciso em Narciso não se mira:

se torturam

se ferem

não se largam

que o inferno de Narciso é ver que o admiravam de mentira.


O conto O Espelho, de machado de Assis, é um dos mais significativos exemplos da figura mitológica de Narciso na literatura brasileira



O MITO É O NADA QUE É TUDO
FERNANDO PESSOA


*Narciso narrado por Ovídio no ano 4 a.C.

*A TRANSLITERAÇÃO está ligada exclusivamente a PALAVRA , seria assim, ler, entender, a palavra “ao pé da letra”, sem aproximações de significado, não sendo, pois, “sinonímia”, o que a torna diferente de tradução ou versão uma vez que os termos versão e tradução admitem a pessoa que “lida “ com a palavra , substitui-la por outra que julgue de sentido equivalente, aproximado, colocando, expressando, a sua forma de entender a palavra ; se não, por exemplo, fazer a correspondência entre o alfabeto do grego antigo com o alfabeto da língua portuguesa ( alfabeto latino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário