quinta-feira, 16 de setembro de 2010

INTER-TRANSMULT- IN – DISCIPLINARIDADE; OS TEXTOS DIALOGAM



A PALAVRA (O TEXTO)
É UM CRUZAMENTO DE
PALAVRAS(DE TEXTOS)
ONDE SELÊ , PELO MENOS
, UMA OUTRA PALAVRA
(TEXTO). TODO TEXTO
SE CONSTROI COMO UM
MOSAICO DE CITAÇÕES,
TODO TEXTO É ABSORÇÃO
E TRANSFORMAÇÃO DE
UM OUTRO TEXTO. EM
LUAR DE NOÇÃO DE
INTERSUBJETIVIDADE,
INSTALA-SE A DE INTER
TEXTUALIDADE, E A
LINUAGEM POÉTICA
LÊ-SE PELO MENOS
COMO DUPLA
KRISTEVA, INTRODUÇÃO À SEMANÁLISE



EM DOM CASMURRO, O DIÁLOGO COM O LEITOR, O DIÁLOGO COM OUTROS TEXTOS, COM DISCURSOS JÁ CONSOLIDADOS...ISSO É INTERTEXTUALIDADE !!! SE NÃO, LEIA O FRAGMENTO DO LIVRO !

AGORA QUE EXPLIQUEI O TÍTULO, PASSO A ESCREVER O LIVRO, ANTES DISSO, PORÉM, DIGAMOS OS MOTIVOS QUE ME PÕEM A PENA NA MÃO(...) QUIS VARIAR, E LEMBROU-ME ESCREVER UM LIVRO. JURISPRUDÊNCIA (...) TIVE OUTRAS MUITAS, MELHORES E PIORES, MAS AQUELA NUNCA SE APAGOU DO ESPÍRITO. E O QUE VAIS ENTENDER, LENDO
DOM CASMURRO, MACHADO DE ASSIS

_ *Estabelecer jurisprudência, criar autoridade legal.

LEIA, AINDA, O FRAGMENTO A SEGUIR, UM “DIÁLOGO” – UMA “PARÁFRASE” _ EM DOM CASMURRO COM A “BÍBLIA”, CÂNTICO DOS CÂNTIGOS, DE SALOMÃO
(...) LEMBROU-ME IR CORRENDO À CASA VIZINHA, AGARRAR CAPITU (...) DAQUELA MANEIRA PARTICULAR, BOCA SOBRE BOCA(...) ERA OCASIÃO DE PEGÁ-LA, PUXÁ-LA, BEIJÁ-LA (...) NÃO CONHECIA NADA DA ESCRITURA. SE CONHECESSE, É PROVÁVEL QUE O ESPÍRITO DE SATANÁS ME FIZESSE DAR À LÍNGUA MÍSTICA DO CÂNTICO UM SENTIDO DIRETO E NATURAL. ENTÃO OBEDECERIA AO PRIMEIRO VERSÍCULO: “APLIQUE ELE OS LÁBIOS, DANDO-ME O ÓSCULO DA SUA BOCA”
DOM CASMURRO, MACHADO DE ASSIS


AQUI, ORA, FOCAMOS MACHADO DE ASSIS- DOM CASMURRO, CAPITU, DE OLHOS OBLÍQUOS - E JEAN PAUL SARTRE- ENTRE QUATRO PAREDES; SUSCITANDO:
_CADA UM DE NÓS É O CARRASCO DOS OUTROS DOIS
_O INFERNO SÃO OS OUTROS
JEAN-PAUL SARTRE

A CÉLEBRE FRASE "O INFERNO SÃO OS OUTROS" APARECE NA OBRA LITERÁRIA ENTRE QUATRO PAREDES, DE JEAN-PAUL SARTRE, O CONTO (DRAMA) SE PASSA NO INFERNO, - MAS, NÃO O INFERNO CRISTÃO, DO SENSO COLETIVO, COM DEMÔNIOS E OUTROS ESTEREÓTIPOS - OS PERSONAGENS - UM HOMEM E DUAS MULHERES - SÃO LEVADOS A UM SALÃO SEM JANELAS, ILUMINADO O TEMPO TODO, ONDE, ENCLAUSURADOS, SÃO CONDENADOS A UMA "VIDA SEM INTERRUPÇÃO"- A ETERNIDADE -, O QUE TORNA A SOBREVIVÊNCIA INSUPORTÁVEL...

ENTRE SIMULACROS... IDENTIDADES SOCIAIS, FLUÍDAS...”QUE PERTENCIMENTOS”!!! ASSIM:
ESTELLE, PARA REVERTER O PROCESSO DE DESNUDAMENTO DE SEU EU INTERIOR, RECORRE À TENTATIVA DE RECUPERAR SUA APARÊNCIA, EXIGINDO DE GARCIN UM ESPELHO: "UM ESPELHO, UM ESPELHINHO DE BOLSO, QUALQUER UM?" MAS NÃO RESTARAM TAIS OBJETOS E ELA SOFRE MAIS UMA PERDA: "QUANDO EU NÃO ME VEJO, PRECISO ME APALPAR PRA SABER SE ESTOU EXISTINDO MESMO". ELA É TODO EXTERIOR, DEPENDENTE DA PRÓPRIA IMAGEM, QUE A LIVRA DO NAUFRÁGIO EM SUA INTERIORIDADE. NA EXPECTATIVA DE RETER A IMAGEM CONSTRUÍDA PARA USO SOCIAL, ELA ACEITA A OFERTA DE INÊS, QUE SE APROXIMA E DEIXA QUE A OUTRA USE SEUS OLHOS APAIXONADOS COMO SUPERFÍCIE REFLETORA: "OLHA DENTRO DE MEUS OLHOS: VOCÊ CONSEGUE SE VER? (...) NENHUM ESPELHO VAI SER MAIS FIEL DO QUE EU."
SARTRE
O OLHAR DO OUTRO, RECUSANDO A PASSIVIDADE DO ESPELHO QUE APENAS REPRODUZ, DESCARNA A TODOS. (...) "CADA UM DE NÓS É O CARRASCO DOS OUTROS DOIS", DIZ INÊS
TODOS ESTES OLHARES QUE ME DEVORAM... (ELE SE VIRA DE REPENTE.) E VOCÊS, SÃO APENAS DUAS? AH, EU PENSAVA QUE VOCÊS SERIAM MUITO MAIS NUMEROSAS. (RI.) ENTÃO, É ISTO O INFERNO. EU NÃO PODERIA ACREDITAR... VOCÊS SE LEMBRAM: ENXOFRE, FORNALHAS, GRELHAS... AH! QUE PIADA. NÃO PRECISA DE NADA DISSO: O INFERNO SÃO OS OUTROS.
SARTRE

A INTERTEXTUALIDADE, O DIALOGISMO ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS
DA FÍSICA CLÁSSICA, CARTESIANA Á FÍSICA QUÂNTICA, HOLISTA
A PRINCIPAL CAUSA DE NOSSOS ERROS ENCONTRAR-SE-Á NOS PRECONCEITOS DE NOSSA INFÂNCIA (...) DE CUJOS PRINCÍPIOS ME DEIXEI PERSUADIR, NA MOCIDADE, SEM TER AVERIGUADO SE NELES HAVIA VERDADE
DESCARTES
EM TEMPO, SOBRE RENÉ DESCARTES:
DESCARTES FOI REALMENTE CONTROVERSO, FUNDADOR DA FILOSOFIA MODERNA, E DO RACIONALISMO, DOUTRINA QUE ATRIBUI À RAZÃO HUMANA A CAPACIDADE EXCLUSIVA DE CONHECER E ESTABELECER A VERDADE. O RACIONALISMO PRIVILEGIA O PENSAMENTO LÓGICO COMO FORMA DE EXPLICAÇÃO DA REALIDADE
RENÉ DESCARTES RECEBEU INSTRUÇÃO CIENTÍFICA E FILOSÓFICA EM UMA DAS MELHORES ESCOLAS DA FRANÇA, PENSO, LOGO EXISTO” É UMA DE SUAS SENTENÇAS MAIS CONHECIDAS .
PENSO, LOGO EXISTO ESTÁ, TAMBÉM, EM UM DOS TEXTOS MAIS CONHECIDOS DO FRANCÊS RENÉ DESCARTES: O DISCURSO DO MÉTODO “GRANDE LIVRO DO MUNDO” - TERMO POR ELE EMPREGADO EM O DISCURSO DO MÉTODO). O DISCURSO DO MÉTODO TRAZ A AUTOBIOGRAFIA INTELECTUAL DO FILÓSOFO E A METODOLOGIA POR ELE CRIADA PARA A BUSCA DE UM CONHECIMENTO VERDADEIRO.

  • A VIDA LÍQUIDA É UMA VIDA PRECÁRIA, VIVIDA EM CONDIÇÕES DE INCERTEZA CONSTANTE. AS PREOCUPAÇÕES MAIS INTENSAS E OBSTINADAS QUE ASSOMBRAM ESSE TIPO DE VIDA SÃO OS TEMORES DE SER PEGO TIRANDO UMA SONECA, NÃO CONSEGUIR ACOMPANHAR A RAPIDEZ DOS EVENTOS, FICAR PARA TRÁS, DEIXAR PASSAR AS DATAS DE VENCIMENTO, FICAR SOBRECARREGADO DE BENS AGORA INDESEJÁVEIS, PERDER O MOMENTO QUE PEDE MUDANÇA E MUDAR DE RUMO ANTES DE TOMAR UM CAMINHO SEM VOLTA. A VIDA LÍQUIDA É UMA SUCESSÃO DE REINÍCIOS, E PRECISAMENTE POR ISSO É QUE OS FINAIS RÁPIDOS E INDOLORES, SEM OS QUAIS REINICIAR SERIA INIMAGINÁVEL, TENDEM A SER OS MOMENTOS MAIS DESAFIADORES E AS DORES DE CABEÇA MAIS INQUIETANTES. ENTRE AS ARTES DA VIDA LÍQUIDO-MODERNA E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA PRATICÁ-LAS, LIVRAR-SE DAS COISAS TEM PRIORIDADE SOBRE ADQUIRI-LAS.

VIDA LÍQUIDA, ZYGMUNT BAUMAN

NÃO SEPARE COM TANTA PRECISÃO OS HERÓIS DOS VILÕES, CADA QUAL DE UM LADO, TUDO MUITO BONITINHO COMO NAS EXPERIÊNCIAS DE QUÍMICA. NÃO HÁ GENTE COMPLETAMENTE BOA NEM GENTE COMPLETAMENTE MÁ, ESTÁ TUDO MISTURADO E A SEPARAÇÃO É IMPOSSÍVEL. O MAL ESTÁ NO PRÓPRIO GÊNERO HUMANO, NINGUÉM PRESTA. ÀS VEZES A GENTE MELHORA. MAS PASSA ... E QUE INTERESSA O CASTIGO OU O PRÊMIO? ... TUDO MUDA TANTO QUE A PESSOA QUE PECOU NA VÉSPERA JÁ NÃO É A MESMA A SER PUNIDA NO DIA SEGUINTE.
LIGIA FAGUNDES TELES


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