terça-feira, 8 de março de 2011

CARNAVAL : MAGIA, MITO, FILOSOFIA, ARTE , CIÊNCIA...HIBRIDIZAÇÃO POR TODOS OS EN-CANTOS

CarnavalUm assunto controverso, historiadores divergem sobre o assunto. Uma coisa, porém, é comum a todos: o carnaval tem sua história, como ocorre com quase todas as grandes festas, ligada a fenômenos astronômicos e/ou da natureza.

É hoje o dia da alegria
É a tristeza nem pode pensar em chegar
Diga espelho meu!
Se há na avenida alguém mais feliz que eu
( ... )
No maior show da terra

É Hoje, Didi/Mestrinho - UNIÃO ILHA - 1981

A palavra “carnaval” apresenta, quanto a sua origem, diversas versões. Há quem defenda que o termo carnaval deriva de carne vale (adeus, carne!) ou de carne levamen (supressão da carne). Esta interpretação da origem etimológica da palavra remete-nos ao início do período da Quaresma que era, em sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos, dentre eles, o a carne.

Outra interpretação para a etimologia da palavra é a de que “carnaval” derive de currus navalis, expressão anterior ao Cristianismo e que significa carro naval. Esta interpretação baseia-se nas diversões do começo da primavera, com cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco, tanto na Grécia como em Roma.

Alguns historiadores associam o começo das festas carnavalescas aos cultos feitos pelos antigos para louvar a agricultura, a boa e farta colheita, a fertilidade da terra , isso a aproximadamente dez mil anos antes de Cristo. Já outros estudiosos defendem que o carnaval teve seu início mais tarde, no Egito, em homenagem à deusa Ísis e ao Touro Apis, com danças, festas e pessoas mascaradas. Há quem atribua o início do carnaval aos gregos que festejavam a celebração da volta da primavera e aos cultos ao Deus Dionísio. E outros ainda falam da Roma Antiga com seus bacanais, saturnais e lupercais em honra aos deuses Baco, Saturno e Pã.


Ainda, sobre as origens ( isto é, etimologia) da palavra “ carnaval”, de acordo com Antenor Nascentes, consagrado etimólogo brasileiro, o Verbete da palavra “Carnaval” :


Carnaval: aplicava-se originariamente à terça-feira gorda, a partir de quando a Igreja Católica proibia o consumo de carne. Entretanto, outros etimólogos propõem como origem o baixo latim carnelevamen, modificado mais tarde emcarne, vale! que significa "adeus, carne!" Carnelevamen pode ser interpretado como carnis levamen, "prazer da carne", antes das tristezas e continências que marcam o período da Quaresma.


No Brasil, o carnaval era chamado de Entrudo por influência dos portugueses , no início da colonização; logo, o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641, trazendo, brincadeiras e festejos carnavalescos. Muitos atribuem o início do nosso carnaval à celebração feita pelo povo para comemorar a chegada da Família Real. As pessoas saíram comemorando pelas ruas com música, usando máscaras e fantasias. Entretanto, porque o carnaval vem de muito , muito longe, O Carnaval originário tem início nos cultos agrários da Grécia, de 605 a 527 a.C. Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo
O CARNAVAL NO BRASIL E NO MUNDO


O termo “entrudo” é derivado do latim introitus, que significa "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja católica denominava o começo das solenidades da Quaresma. Porém as festividades do entrudo já existiam bem antes do Cristianismo, eram festividades comemoradas na mesma época do ano e serviam para celebrar o início da primavera.




TUDO PRINCIPIA COM ELEMENTOS EUROPEUS PARA MAIS TARDE INCORPORAR OS ELEMENTOS AFRICANOS, EM RITUAIS DE MAGIA...MAMA ÁFRICA

Ao contrário do que se imagina, a origem do carnaval brasileiro é europeia. Como já ficou dito alhures, a comemoração carnavalesca data do início da colonização, sendo uma herança do entrudo português e das mascaradas italianas. Somente muitos anos mais tarde, no início do século XX, foram acrescentados os elementos africanos, que contribuíram de forma definitiva para o seu desenvolvimento e originalidade.

ESCOLA DE SAMBA: IRREFUTAVELMENTE, PARADIGMA , O MAIS NOTÓRIO POSSÍVEL, DE EXCELÊNCIA DE QUALIDADE EMPRESARIAL; ORGANIZAÇÃO HUMANIZADA E HUMANIZADORA, GESTÃO PARTICIPATIVA COMPATÍVEL COM OS NOVOS PARADIGMAS EMPRESARIAISE , PROFISSIONAIS ALTAMENTE COMPETENTES, EMPENHADOS, MOTIVADOS, CRIATIVOS, COOPERATIVOS

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NOTAS:
 o modelo de excelência implementado nas organizações , facilmente identificado nas Escolas de Samba da cidade do Rio de Janeiro,A estrutura deste modelo está baseada em sete instrumentos administrativos que são: a administração participativa, a administração estratégica, a administração virtual, o empreendedorismo, a responsabilidade social e ética, a governança corporativa e a administração do conhecimento.
TEORIA DA EXCELÊNCIA ADMINISTRATIVA – ESCOLA MODERNA , INSTRUMENTOS ADMINISTRATIVOSTGA –Teoria Geral da Administração - Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira


 O teste decisivo da administração é o resultado da empresa. O que interessa é a realização e não o conhecimento. Administração, em outras palavras, é uma prática, e não uma ciência ou profissão, embora contenha elementos de ambas.”
Peter Drucker


 “O êxito está em ter êxito e não em ter condições de êxito. Fernando Pessoa




Até o aparecimento das primeiras escolas de samba, os cortejos carnavalescos das chamadas "sociedades" (clubes ou agremiações com suas alegorias e sátiras políticas) predominavam no carnaval carioca. O primeiro clube a desfilar, em 1855, chamava-se Congresso das Sumidades Carnavalescas.

No século XX, no Brasil, o carnaval transformou-se em forte atração turística. Podemos afirmar que o carnaval é não só a maior festa folclórica do Brasil como a maior festa , mais conhecida, célebre, de todo o mundo.
CARNAVAL: GRANDIOSO EVENTO SÓCIO-CULTURAL E FINANCEIRO, UM IMPORTANTÍSSIMO SEGMENTO DA INDÚSTRIA CULTURAL BRASILEIRA;


A PROPÓSITO DA TRAJETÓRIA DO CARNAVAL, EM PERMANENTE DIÁLOGO COM A HISTÓRIA , SEJA DE QUE TEMPO FOR. VAMOS, AQUI, TRANSCREVER A MÚSICA RITIMADA E DE CRÍTICA EXPRESSIVA, CONTESTADORA, DE FERNANDA ABREU E O BATUQUE DIGITAL (BATUQUE DIGITAL É “MEIO BATUQUE INOVAÇÃO DE MARCAÇÃO”, PLASTICIDADE E VELOCIDADE; REALISTA, VÍVIDA, (QUASE) UM QUADRO PINTADO., OU SEJA, UM TEXTO-MÚSICA, TEXTO VERBO-IMAGÉTICO ..; MISTURA - HIBRIDIZAÇÃO - DE MÚSICA ELETRÔNICA COM SAMBA).

OPORTUNO É DESTACAR QUE HÁ REFERÊNCIAS AO “BATUQUE “ NO SÉCULO XIX, FATOS REVELAM QUE, NESSA ÉPOCA, UTILIZAVAM-SE TAMBÉM FLAUTAS, GUITARRAS E CIMBA ( INSTRUMENTO DE ORIGEM AFRICANA; “CIMBA”É PALAVRA DE ORIGEM HIBRAICA, E SIGNIFICA “AQUELE QUE OUVE”)


purgatório da beleza e do caos
capital do sangue quente do Brasil
capital do sangue quente
do melhor e do pior do Brasil
cidade sangue quente
maravilha mutante
o rio é uma cidade de cidades misturadas
o rio é uma cidade de cidades camufladas
com governos misturados, camuflados, paralelos
sorrateiros ocultando comandos
omando de comando submundo oficial
comando de comando submundo bandidaço
comando de comando submundo classe média
comando de comando submundo camelô
comando de comando submáfia manicure
comando de comando submáfia de boate
comando de comando submundo de madame
comando de comando submundo da TV
submendo deputado - submáfia aposentado
submundo de papai - submáfia da mamãe
submundo da vovó - submáfia criancinha
submundo dos filhinhos
na cidade sangue quente
na cidade maravilha mutante
rio 40 graus...
quem é dono desse beco?
quem é dono dessa rua?
de quem é esse edifício?
de quem é esse lugar?
é meu esse lugar
sou carioca, pô
eu quero meu crachá
sou carioca
"canil veterinário é assaltado liberando
cachorrada doentia
atropelando na xuxu das esquinas
de macumba violenta
escopeta de sainha plissada
na xuxa das esquinas de macumba violeta
escopeta de shortinho de algodão"
cachorrada doentia do Joá
cachorrada doentia São Cristóvão
cachorrada doentia Bonsucesso
Cachorrada doentia Madureira
Cachorrada doentia da Rocinha
cachorrada doentia do Estácio
na cidade sangue quente
na cidade maravilha mutante
rio 40 graus...
a novidade cultural da garotada
favelada, suburbana, classe média marginal
é informática metralha
sub-azul equipadinha com cartucho musical
de batucada digital
meio batuque inovação de marcação
pra pagodeira curtição de falação
de batucada com cartucho sub-uzi
de batuque digital, metralhadora musical
de marcação invocação
pra gritaria de torcida da galera funk
de marcação invocação
pra gritaria de torcida da galera samba
de marcação invocação
pra gritaria de torcida da galera tiroteio
de gatilho digital
de sub-uzi equipadinha
com cartucho musical
de contrabando militar
da novidade cultural
da garotada da favelada suburbana
de shortinho e de chinelo
sem camisa carregando
sub-uzi e equipadinha
com cartucho musical
de batucada digital
na cidade sangue quente
na cidade maravilha mutante
rio 40 graus
cidade maravilha
purgatório da beleza e do caos

O CARNAVAL NÃO É UMA FESTA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRA, O CARNAVAL É VIVIDO POR MUITOS PAÍSES, SENDO, POIS, UMA FARRA QUE TEVE INÍCIO NA ANTIGUIDADE,POR VOLTA DE 605 A 527 A.C., PROVAVELMENTE, O CARNAVAL PAGÃO, QUE COMEÇA QUANDO PISISTRÁTO OFICIALIZA O CULTO A DIONISO NA GRÉCIA (DIONÍSIO DEUS GREGO, DO ÊXTASE , DO ENTUSIASMO, CORRESPONDE AO DEUS ROMANO “BACO” , DEUS PAGÃO DAS FESTAS, DO VINHO, DA INSÂNIA, ) . SOB A ÉGIDE DESSES DEUSES PAGÃOS, VIVIA-SE O CARNAVAL PAGÃO QUE “TERMINA”, QUANDO A IGREJA CATÓLICA ADOTA A FESTA EM 590 D.C.. CONCENTRAÇÃO CARNAVALESCA SE LOCALIZAVA NO EGITO. A FESTA ERA NADA MAIS QUE DANÇA E CANTORIA EM VOLTA DE FOGUEIRAS. OS FOLIÕES USAVAM MÁSCARAS E DISFARCES SIMBOLIZANDO A INEXISTÊNCIA DE CLASSES SOCIAIS. DEPOIS, A TRADIÇÃO SE ESPALHOU POR GRÉCIA E ROMA, ENTRE O SÉCULO VII A.C. E VI D.C.. EM SEGUIDA, O CARNAVAL CHEGA EM VENEZA PARA, ENTÃO, SE ESPALHAR PELO MUNDO. DIZ-SE QUE FOI LÁ QUE A FESTA TOMOU AS CARACTERÍSTICAS ATUAIS: MÁSCARAS, FANTASIAS, CARROS ALEGÓRICOS, DESFILES...

MAS O CARNAVAL ACONTECE (QUASE )NO MUNDO TODO, CADA POVO FAZ SEU CARNAVAL


O CARNAVAL CRISTÃO PASSA A EXISTIR QUANDO A IGREJA CATÓLICA OFICIALIZA A FESTA, EM 590 D.C. ANTES, A INSTITUIÇÃO CONDENAVA A FESTA POR SEU CARÁTER “PECAMINOSO”. NO ENTANTO, AS AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS DA ÉPOCA SE VIRAM NUM BECO SEM SAÍDA. NÃO ERA MAIS POSSÍVEL PROIBIR O CARNAVAL. É SÓ EM 1545, NO CONCÍLIO DE TRENTO, QUE O CARNAVAL É RECONHECIDO COMO UMA MANIFESTAÇÃO POPULAR DE RUA. EM 1582, O PAPA GREGÓRIO XIII TRANSFORMA O CALENDÁRIO JULIANO EM GREGORIANO E ESTABELECE AS DATAS DO CARNAVAL. O MOTIVO DA MOBILIDADE DA DATA É NÃO COINCIDIR COM A PÁSCOA CATÓLICA, QUE NÃO PODE TER DATA FIXA PARA NÃO COINCIDIR COM A PÁSCOA DOS JUDEUS.



SAMBAS DE ENREDO- “BRILHANTES” DOCUMENTOS (A- ) HISTÓRICOS

SAMBA-ENREDO: HISTÓRIA, CIÊNCIA E ARTE

BRASIL, CIÊNCIAS E ARTES
GRES ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA - 1947
Autor(es) Carlos Cachaça e Cartola


Tu és meu Brasil em toda parte
Quer nas ciências ou na arte
Portentoso e altaneiro
Os homens que escreveram
Tua história
Conquistaram tuas glórias
Epopéias triunfais
E quero neste pobre enredo revivê-los
Glorificando os nomes seus
Levá-los ao panteão
Dos grandes imortais
Pois merecem muito mais
Não querendo levá-los ao cume da altura
Cientistas tu tens cultura
E nestes rudes poemas
Destes pobres vates
Há sóbrios como Pedro Américo
E César Lates


CARNAVAL, NO BRASIL, A FESTA MAIS INCLUSIVA POSSÍVEL: FESTA PARA TODOS!!!
Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia
Beija-Flor de Nilópolis-1989
Autores: Betinho, Glyvaldo, Zé Maria e Osmar

Leba - larô - ô ô ô ô
Ébo - lebará - laiá - laiá - ô
Reluziu... É ouro ou lata
Formou a grande confusão
Qual areia na farofa
É o luxo e a pobreza
No meu mundo de ilusão
Xepá, de lá pra cá xepei
Sou na vida um mendigo
Da folia eu sou rei
Sai do lixo a pobreza
Euforia que consome
Se ficar o rato pega
Se cair urubu come
Vibra meu povo
Embala o corpo
A loucura é geral (é geral)
Larguem minha fantasia, que agonia
Deixem-me mostrar meu Carnaval
Firme... Belo perfil
Alegria e manifestação
Eis a Beija-flor tão linda
Derramando na avenida
Frutos de uma imaginação
Leba - larô - ô ô ô ô
Ébo - lebará - laiá - laiá - ô
E, AINDA, UMA MARCHINHA DE CARNAVAL, HUMOR-CRÍTICO, DESCONSTRUINDO A EMBLEMÁTICA FIGURA DO REI ( PODER E (É) FORTUNA); AH, A AMBIGÜIDADE É COMUM ÀS MARCHINHAS DE CARNAVAL.

Marchinhas de Carnaval-------
Autores: Haroldo Lobo/David Nasser

A coroa do Rei,
Não é de ouro nem de prata,
Eu também já usei,
E sei que ela é de lata.
Não é ouro nem nunca foi,
A coroa que o Rei usou,
É de lata barata,
E olhe lá... borocochô
Na cabeça do Rei andou,
E na minha andou também,
É por isso que eu digo,
Que não vale um vintém.


EM SÍNTESE, O SAMBA É UMA DAS MARAVILHAS BRASILEIRAS, ASSIM, NA DÉCADA DE 40, PEDIU PASSAGEM , COMEÇOU, ENTÃO, A VIAJEM , O BRASIL PELO MUNDO AFORA


CONTA E CANTA A HISTÓRIA QUE EM 1941, DAVID NASSER COMPÔS COM ALCYR PIRES VERMELHO O SAMBA EXALTAÇÃO "CANTA BRASIL" GRAVADO POR FRANCISCO ALVES NA ODEON ACOMPANHADO PELA ORQUESTRA DA RÁDIO NACIONAL, APARECENDO NO SELO DO DISCO COMO "CENA BRASILEIRA" E REGISTRADA EM DUAS PARTES, OCUPANDO OS DOIS LADOS DO DISCO. ESTE SAMBA, LANÇADO APÓS "AQUARELA DO BRASIL", FEZ BASTANTE SUCESSO E CONSOLIDARIA O PRESTÍGIO DO GÊNERO, SAMBA EXALTAÇÃO (SAMBA-EXALTAÇÃO É O NOME DE UM GÊNERO DE SAMBA SURGIDO NA DÉCADA DE 40.; EXALTANDO AS QUALIDADES E A GRANDIOSIDADE DO PAÍS, FOI A COMPOSIÇÃO AQUARELA DO BRASIL, DO MINEIRO ARY BARROSO.; SEGUNDO ALGUNS ESTUDIOSOS FOI O PRIMEIRO MOMENTO DE EXPORTAÇÃO DA MÚSICA POPULAR, O BRASIL APRESENTADO-SE PARA O MUNDO
LJD

CANTA,,  BRASIL
AUTORES: ALCIR PIRES VERMELHO / DAVID NASSER

As selvas te deram nas noites teus ritmos bárbaros
E os negros trouxeram de longe reservas de pranto
Os brancos falavam de amor nas suas canções
E dessa mistura de vozes nasceu o teu canto
Brasil, minha voz enternecida
Já dourou os teus brasões
Na expressão mais comovida
Das mais ardentes canções
Também, na beleza deste céu
Onde o azul é mais azul
Na aquarela do Brasil
Eu cantei de norte a sul
Mas agora o teu cantar
Meu Brasil quero escutar
Nas preces da sertaneja
Nas ondas do rio-mar
Oh! Este rio turbilhão
Entre selvas e rojão
Continente a caminhar
No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!
Na beleza deste céu
Onde o azul é mais azul
Na aquarela do Brasil
Eu cantei de norte a sul
Mas agora o teu cantar
Meu Brasil quero escutar
Nas preces da sertaneja
Nas ondas do rio-mar
Oh! Este rio turbilhão
Entre selvas e rojão
Continente a caminhar
No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!
No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!
No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!
No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!


O HOMEM ERUDITO É UM DESCOBRIDOR DE FATOS QUE JÁ EXISTEM; MAS O HOMEM SÁBIO É UM CRIADOR DE VALORES QUE NÃO EXISTEM E QUE ELE FAZ EXISTIR.
ALBERT EINSTEIN


OS FATOS SÃO COMO OS BONECOS DOS VENTRÍLOQUOS. SENTADOS NO JOELHO DE UM HOMEM SÁBIO ARTICULARÃO PALAVRAS DE SABEDORIA; NOUTROS JOELHOS, NÃO DIRÃO NADA OU DIRÃO DISPARATES, OU COMPRAZER-SE-ÃO EM PURO DIABOLISMO.
ALDOUS HUXLEY


O QUE DIFERENCIA UMA PESSOA DE OUTRA É O SEU IMAGINÁRIO, A INTERPRETAÇÃO QUE DÁ AOS FATOS DA VIDA.
TIZUKA YAMASAKI











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