quarta-feira, 2 de março de 2011

NO C E JOSE MARTI, ESTÃO AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS PELAS QUAIS O MUNDO SE COMUNICA: OBSERVAÇÃO, DESCRIÇÃO, ANÁLISE, CRITICIDADE, INTERPRETAÇÃO, COMPARAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, DENTRE OUTRAS.

É CARNAVAL : “NOSSA ESCOLA SE ENCANTA / O POVÃO SE AGIGANTA / É DONO DO CARNAVAL”



UM DOS MAIS BELOS SAMBAS-ENREDO DA HISTÓRIA DO CARNAVAL, OBRA-PRIMA ANTOLÓGICA NA HISTÓRIA DO CARNAVAL CARIOCA


Aquarela Brasileira
Compositor: Silas de Oliveira
Vejam essa maravilha de cenário:
É um episódio relicário,
Que o artista, num sonho genial
Escolheu para este carnaval.
E o asfalto como passarela
Será a tela do Brasil em forma de aquarela.
Caminhando pelas cercanias do Amazonas
Conheci vastos seringais.
No Pará, a ilha de Marajó
E a velha cabana do Timbó.
Caminhando ainda um pouco mais
Deparei com lindos coqueirais.
Estava no Ceará, terra de Itapuã,
De Iracema e Tupã
E fiquei radiante de alegria
Quando cheguei na Bahia...
Bahia de Castro Alves, do acarajé,
Das noites de magia do Candomblé.
Depois de atravessar as matas do Ipu
Assisti em Pernambuco
A festa do frevo e do maracatu.
Brasília tem o seu destaque
Na arte, na beleza, arquitetura.
Feitiço de garoa pela serra!
São Paulo engrandece a nossa terra!
Do leste, por todo o Centro-Oeste,
Tudo é belo e tem lindo matiz.
No Rio dos sambas e batucadas,
Dos malandros e mulatas
De requebros febris.
Brasil, essas nossas verdes matas,
Cachoeiras e cascatas de colorido sutil
E este lindo céu azul de anil
Emoldura em aquarela o meu Brasil.
Samba-enredo do G.R.E.S Império Serrano, 1964




O samba, Aquarela Brasileira, inspirado na música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, mostra um viajante, pelo Brasil afora, contando , e cantando, o que vê, então, o Brasil dividido por regiões ( na época em que o samba foi composto, a divisão geográfica oficial do Brasil era outra e São Paulo, até 1969, figurava como Estado da região Sul do país)

“Do Leste por todo o Centro-Oeste”
( (geo) grafia do mapa do Brasil com a antiga divisão regional)




Irrefutavelmente, Aquarela Brasileira é um samba-poesia, obra-prima, com predominância da técnica da descrição, empregando um vocabulário apurado com o máximo cuidado, primor, pela palavra mais “certeira”, mais bela, poética e expressiva ao canto de exaltação a todos os en-cantos do Brasil – todas as regiões estão presentes em versos de re-conhecimento da diversidade e de amor à unidade nacional. A adjetivação afetiva traz à tona a potência da emoção do narrador , em 1ª pessoa ( do singular); ou seja, uma intensiva adjetivação afetiva corresponde à esfera do sentimento do poeta: “Vastos seringais, velha cabana, lindos coqueirais, verdes matas”

Também os pronomes adjetivos ( este/ esta ) revelam a proximidade do narrador com o objeto de seu canto, o Brasil, por que se emociona, imprimindo subjetividade aos versos que “narram”, que contam e cantam a amada e exuberante Pátria-Brasil

Em síntese, como é comum às canções “populares”, o emprego de linguagem mais coloquial, aproximando-se da oralidade, o verso “ Quando cheguei na Bahia” dá o tom “popular” ao narrador-viajante, optando por essa construção lingüística própria da informalidade, do coloquial, à construção lingüística “normativa” “ Quando cheguei à Bahia”
LJD

OS TEXTOS DIALOGAM E AS ARTES TAMBÉM !!! INSTIGANTE ESPECTRO DAS RELAÇÕES ENTRE LINGUAGENS DA ARTE...NESTE SAMBA , A ARTE LITERÁRIA E A ARTE PLÁSTICA, A PINTURA
                                                  LJD

É, em suma, a grandiloqüência do texto verbo-visual, verbo-imagético ( “palavra-imagem” ) do Brasil

A PINTURA É A POESIA MUDA E A POESIA É A PINTURA QUE FALA
Marisa Lajolo

O samba Aquarela Brasileira é obra literária – a arte da palavra, por ( para a) excelência  , é pintura- representação visual , em cores e formas, por ( para a) excelência




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