domingo, 10 de julho de 2011

PAP2/2011: FLORESTAS, SOMBRAS E ÁGUAS FRESCAS - PLANETA TERRA, SEDENTO DE CUIDADOS. SEM ÁGUA, SEM FLORESTAS, SEM SOMBRA E ÁGUA FRESCA!!!

Cada continente,

cada povo,

cada nação,

cada região,

cada cidade,

cada cidadão

 é plenamente responsável aos olhos de todos.

Assim começa a Declaração Universal dos Direitos da Água, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, quando foi instituído o Dia Mundial da Água


 40 % DA POPULAÇÃO MUNDIAL SOFRE COM A FALTA D'ÁGUA!!!

O mundo  já descobriu que a escassez de água não é uma questão exclusiva de quem mora em regiões desérticas. Neste século, a água está se tornando a questão central por trás dos grandes conflitos no planeta. Essa realidade deve ser meditada e conduzida para decisões importantes no sentido de defender a manutenção da água, das nascentes e dos mananciais.

Uma responsabilidade que passa pelas pequenas atitudes ecologicamente corretas do dia a dia (não desperdiçar água em casa, não poluir), mas que alcança a “fonte” de todos os recursos hídricos, as florestas. São elas que seguram a água da chuva para penetrar no solo e ressurgir purificada e enriquecida, evaporar e cair de novo em forma de chuva, num ciclo interminável. A água garante a árvore e a árvore garante a água, qual simbiose ou mutualismo perfeitos.  

 É incontestável que sem as florestas a manutenção dos recursos hídricos para abastecimento das cidades, onde vive a maioria da população, é impossível. O desmatamento incontrolado e insano está causando a desertificação e levará fatalmente ao desabastecimento de água e à formação de solo improdutivo para a produção de alimentos. Pode-se considerar o planeta Terra como um gigantesco organismo vivo que se automantém pela sua capacidade de produzir, elaborar e distribuir esse produto para suprir todas suas necessidades.

Diante disso, o plantio de florestas,  a preservação e  a correta administração das áreas florestadas é  elemento vital da manutenção das águas, nossa responsabilidade social, responsabilidade ambiental, não podemos nos furtar ao efetivo e eficaz exercício de nossa cidadania ambiental; afinal, somos parte integrante da natureza, vidas  interconectadas, inter-in-con- in-fluências, vidas interdependentes

O Planeta é um espaço onde respiramos todos o mesmo ar.Todas as nossas acções quotidianas nos ligam a outros locais,outros países,outros continentes…a comida que comemos,a roupa que vestimos,a electricidade que usamos,a água que bebemos. O Ambiente tornou-se o símbolo da “Aldeia Global”: a destruição da floresta, da camada do ozono, a poluição do mar,o desaparecimento de espécies animais e vegetais dizem respeito a todos.»




Nenhum comentário:

Postar um comentário