quarta-feira, 6 de junho de 2012


NÃO SERÁ MERA COINCIDÊNCIA...OUTROSSIM, PROPÓSITO DELIBERADO...

NA CALADA DA NOITE,  COM FERNANDO PESSOA : “A IGNORÂNCIA É ATREVIDA”

ESTÁ NA BOCA DA NOITE: Foi de noite. Estava muito escuro. Você sabe que a noite é nossa irmã? Muitas vezes, em certos lugares, só de noite é que a gente pode andar.... Nascemos para voar... Um homem que tinha vindo de um comício, o povo tinha gritado muito. Ele estava precisando de uma palavra para dizer o que queria, tudo aquilo que estava dentro do seu coração e não podia se manifestar porque eu ainda não tinha aparecido. Então eu pousei na mão dele. Esta rua estava escura, quase ninguém passava. O homem olhou para um lado e para o outro, viu que nenhum soldado estava passando, não havia polícia por perto, e pôs-me aqui. Dia e noite as pessoas passam e, mesmo em silêncio, conversam comigo, e levam-me em suas lembranças e nos seus corações. É um pouco difícil de explicar, mas eu sou levada e, no entanto, fico aqui, sem sair do lugar. Você entende?...- MEU NOME É LIBERDADE, MENINO...- A senhora tem um nome muito bonito!- Não me chame de senhora, chame-me de você. Eu sou você.
Ledo Ivo, O menino da noite

O ALUNO-TRABALHADOR É DESPERTO, RESPONSAVELMENTE, CRÍTICO, ASSIM:

 (OS ALUNOS -TRABALHADORES  SABEM, "ELES , OS ENFADONHOS, NÃO") Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

Pedra Filosofal
Antônio Gedeão

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

Não há relação de poder sem constituição correlativa de um campo desaber, nem saber que não suponha e não constitua ao mesmo tempo relações de poder (FOUCAULT Apud ARAÚJO).



Convém sempre nos esforçarmos mais em sermos interessantes do que exatos, porque o espectador tudo perdoa, exceto o fastio.
Voltaire



É absurdo dividir as pessoas em boas e más. As pessoas são somente encantadoras ou fastidiosas.
Oscar Wilde



Enfadar-se no momento adequado é sinal de inteligência.
Clifton Fadiman


















Nenhum comentário:

Postar um comentário