segunda-feira, 4 de junho de 2012


PAP2/ 2012

CULMINÂNCIA: 10/07/ 2012, DAS 18 ÀS 22HORAS, NO C. E. JOSE MARTI

PAP2/2012, tema-gerador: RIO+ 20

VAI PINTAR UM CLIMA

RIO+ 20: GOVERNO, SOCIEDADE CIVIL E INICIATIVA PRIVADA PROMOVERÃO  DISCUSSÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA VERDE, DOIS CONCEITOS  NUCLEARES  QUE ESTARÃO EM PAUTA NO EVENTO; DISCUSSÕES SERÃO EM TORNO DAS CAUSAS DOS PROBLEMAS SÓCIO-AMBIENTAIS.

Mais de 100 chefes de estado devem participar de reuniões no Riocentro, nos dias 20,21 e 22 de junho

RIO+ 20= HÁ 20 ANOS DO ANO DE 1992, QUANDO ACONTECEU, NO RIO DE JANEIRO, A Rio 92 , conferência  realizada   pela  preocupação  com os efeitos da  poluição ao meio ambiente

Da Agenda 21 (ECO 92) um plano de ações com metas para a melhoria das condições ambientais do planeta. O aprofundamento da Convenção sobre mudanças climáticas resultou na elaboração do Protocolo de Kyoto, de 1997, que objetiva a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa, em especial, o CO2 (gás carbônico).


Mas , hoje, 5 de junho  é Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos , portanto, fazer desse dia  tão especial , a abertura de nosso PAP2/2012. Saiba, então, que essa data comemorativa foi instituída em 1972 pela ONU ( Organização das Nações Unidas, por ocasião de uma Conferência em Estocolmo.
No Dia  Mundial  do Meio Ambiente, devemos fomentar, promover, reflexões acerca da natureza em sua totalidade, pois fazemos parte dela, somos, assim, natureza. Pensar e atuar em defesa da natureza é defesa de nós mesmos, tamanha é a interdependência entre todos os seres, incondicional e irrefutavelmente

Em síntese, para dar início ao nosso PAP2, no dia 5 de junho, Dia mundial do Meio Ambiente, vamos  dedicar algumas horas,  dessa nossa  noite ecológica,   para realizarmos um evento de profunda reflexão sobre “Educação e Sustentabilidade”; isso implica dizer o indispensável  engajamento da educação nas questões ambientais , focando , em especial, o jovem e o adulto em defesa do direito à Educação, conciliando escola e trabalho:  “Na calada da noite  “, alunos-trabalhadores, silenciosa e inteligentemente, re-criam ambientes  de solidariedade, “ambientes de inclusão, pelo fim  dos  pré-conceitos a ambientes,  ainda hoje, sob falares ruidosos, estapafúrdios, contrários à democracia, manobras veladas daqueles que “querem calar a realidade promovendo  imbróglios para manter o “status quo”, a exclusão, por exemplo mais imediato,  dos “alunos-trabalhadores que leem”.

TODOS TÊM DIREITO À  EDUCAÇÃO, E ELA É A FERRAMENTA  FUNDAMENTAL AO DESENVOLVIMENTO. OBTER EXCELÊNCIA EDUCACIONAL NO BRASIL, UM  PAÍS TÃO GRANDE E COM DIVERSOS  CAPÍTULOS DE OMISSÃO, É UM DESAFIO QUE PASSA PELA RESPONSABILIDADE SOCIAL DE TODOS.
Onde você guarda seu preconceito?
Você me conhece? Você sabe de quem- com quem-  está falando?Quem cala não consente, pensa antes de falar

 Diga não à discriminação, não ao preconceito, não à coerção; não há nada que se possa sustentar, desenvolver, sob o “pântano enganoso das bocas: A partir deste instante a liberdade será
algo vivo e transparente como um fogo ou um rio,
ou como a semente do trigo,
e a sua morada será sempre o coração do homem.(Estatuto do Homem, Thiago de Melo)
Destarte, é  sumamente imprescindível  conhecer para distinguir!
E como o Universo ( “uni-di- verso”) é maravilhoso, conspirando para a felicidade de todos, fomos agraciados pelo    tema-chave  proposto para reflexão neste ano, que  é : “ECONOMIA VERDE: ELA TE INCLUI?”.

DECLARAMOS, POIS, QUE SOMOS UMA COMUNIDADE EDUCADORA, AGENTES SÓCIO PEDAGÓGICOS AMBIENTAIS (ASPAS) DOS MAIS EMERGENTES, VEEMENTES, RESILIENTES, ENTUSIÁSTICOS AMBIENTALISTAS, EM DEFESA DA ”VIDA  INTEIRA”, À NOITE, “ESTRELA DE LUZ QUE ME CONDUZ, / ESTRELA QUE ME FAZ SONHAR/ TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE/
E SONHAR COM O PÉ NO CHÃO”




Nenhum comentário:

Postar um comentário