sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

1º DE FEVEREIRO-APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES


 

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
       - SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III        -      
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E.  33069948-  U.A. 181731

       ENDEREÇO: Av. Professor  Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ /RJ - Tel.: 23347528 -  Fax: 23347527


« DIÁRIO DE CLASSE: OS COMPROMISSOS DE UM PERCURSO

Comprometimento é uma regra da competência; competência- ética e responsabilidade social

Aportes   emergentes

Registro discriminativo do trabalho pedagógico, significativo, dos conteúdos programáticos, do dia-a-dia da sala de aula- junto aos marcos de Aprendizagem, sobremaneira,  tomando como base as Competências e Habilidades respectivas - e anotações do Registro Eletrônico  Escolar adotado pela SEEDUC, como as que se referem ao Currículo Mínimo; Registro “específico” , diferenciado, dos discentes com necessidades educacionais especiais,  o mesmo se estendendo à   avaliação; isto é,  “ levar em conta as potencialidades e as possibilidades de cada indivíduo”

 
Registro, criterioso, da freqüência escolar, em diálogo com a Equipe Diretiva da U.E. e com o grupo de visitadores, encaminhando  à equipe Diretiva da U.E.  um relatório acerca da infrequência escolar; permanentemente , listar os nomes dos discentes faltosos, com os possíveis entraves à freqüência e/ou suas omissões, sua negligências, suas faltas (in) justificadsas

 Registro de todo o processo  avaliativo, quantitativo e qualitativo – promover , no mínimo, 03 (três) instrumentos avaliativos diferenciados – “A Avaliação Diagnóstica do Processo Ensino/Aprendizagem - SAERJINHO,  um dos instrumentos obrigatórios da avaliação deverá ser registrada no Diário de Classe ou outro instrumento indicado pela SEEDUC, bem como no Sistema Eletrônico de Registro Escolar”.(...)“ Caso haja justificativa, deverá ser aplicado ao discente faltoso um outro instrumento de avaliação, em substituição à Avaliação Diagnóstica do Processo Ensino/ Aprendizagem - SAERJINHO, elaborado pelo Professor regente, para compor a nota bimestral do discente.”(...)“ No bimestre em que não há aplicação da Avaliação Diagnóstica do Processo Ensino/Aprendizagem - SAERJINHO, caberá ao Professor regente definir outro instrumento de avaliação para compor o resultado bimestral da avaliação discente.”. Aqui, consoante o PPP da U.E.; aplicam-se, bimestralmente, o PAP (Projeto de Ações sócio ( psico ) pedagógigo ) e a AVE ( Avaliação Estratégica)

 Registrar a recuperação PARALELA de estudos, permanente e concomitantemente, que  é “direito de todos os educandos que apresentem baixo rendimento, independentemente do nível de apropriação dos conhecimentos básicos”, através de atividades diversificadas,  durante a respectiva aula , com os devidos registros em diário de classe,  como também em outro(s) documento(s) definido(s) pela U.E. e/ou SEEDUC

 

«Plano de Curso: em síntese, componente do Plano (Político-Pedagógico) de Gestão (  da Escola, da  GIDE);  organização (extra)curricular da escola/ do professor;  visão da trajetória e do   perfil do curso/ área de estudo/disciplina
C. E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE): : A ESCOLA-DA-NOITE – SOB A LUZ DOS OLHOS  TEUS , SOB A LUZ    DOS  OLHOS MEUS –UMA ESCOLA  EX-POENTE

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA, GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA  E PROJETO  POLÍTICO-PEDAGÓGICO – A CADÊNCIA DE UMA TRILOGIA

PPP da U.E.: EDUCAÇÃOPELA AD- MIRAÇÃO; UMA ESCOLA- EM- DE TODOS OS SENTIDOS (e Intertítulos  co-respondentes)

©    AD-VINDOS  E  DE-VIRES  PARA  O  ANO LETIVO DE 2013

Interconexões –chave da Escola Democrática,  Inclusiva, Multicultural, Cidadã,  de Gestão Integrada:

ü     Associação de Apoio à Escola ( A.A.E do C.E. JOSE MARTI )

ü     Alunos Representantes de Turma

ü     Grêmio Estudantil : “QUANTA”

ü     Grupo de Visitadores da U. E. “Sempre Presente” ( FREQUÊNCIA ESCOLAR )

ü     Escola-Família- Sociedade(s) – Mundo e Trabalho-Projeto afim: Trabalhar: Verbo Transitivo

ü     Conexão Educação;Escola e Mídias, Tecnologias- Projeto afim: DEDO IN- DI(S)CADOR

ü     Grupo de (Multi) Linguagens ,  interações sociais: ENTRE-EN-TENDENDO PARA (E POR ) TO(L)DOS;   Programa(s) de Leitura(s).:Ex-cripta,    Palavras Chamejantes; Do Cinema na escola: Cinema, Uma Parada em Movimento

ü     Grupo de Teatro: AVE, PALAVRA

ü     PROJETO “SOCCI”, QUE SIGNIFICA  DIZER “COMPANHEIRO” ; GALANTERIA  DO CONVÍVIO

ü     Conselho de Classe

ü     Palavra eleita 2013: COMPROMETIMENTO

ü     Grupo(s)  de estudos da U.E.: GEP ( Grupo de Educação Permanente) – re-uniões semanais- nas 4h. correspondentes à complementação de carga horária - “dis-cursos in-disciplinares” –na forma de troca de experiências, estudos ( a- ) sistemáticos, oficinas, fóruns...),   registrando em livro-ata, e/ou em  informativos afins, os  relatórios pertinentes e respectivos ao encontro

ü     Projeto atinente à Educação Ambiental ( Plano de Ação Ambiental ): INTER -(IN)- CON- FLUÊNCIAS DO RE- UNI -(DI)- VERSO

ü     PAP –Projeto de Ações sócio ( psico ) Pedagógigo –  pela “inter-trans multi plur-in-disciplinaridade “

 (  bimestral , temático, “complexus )...

ü     BLOG , Facebook.,  Twitter,   Orkut, ,  Portifólio – IFC/RS- Cidadania Plena, Comunicação, Comprometimento,Ética, competência

 (...) Essas,  dentre outras,  Interconexões “geradas” pelas circunstancias, pelo contexto da escola em movimento, “Escola é Anima 

ü  Projeto atinente à introdução de História e Cultura Africana e Afro-brasileira: África: Ser --tão, (r)e(s)(x)istir Tanto

ü  Projeto MPB na Escola, : "Sob as Lentes do Amor, Música é Anima

*      AVALIAÇÃO: PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 316 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2012 -ESTABELECE NORMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS- PPP DA U.E., PAP, AVE

_PROJETO ATINENTE À AVALIAÇÃO, INTERTÍTULO, DO PPP DA U.E.: NOS DES-EMBARAÇOSDOS DES-A-FIOS  DA AVALIAÇÃO (Todos: avaliadores e avaliandos permanentes : É (sté) tica  da co-responsabilidade) ; auto avaliações, avaliações internas e externas

*                    TOMA, A-NOTA: Sobre o Programa de Bonificação... Resultados?! Trabalhar, Verbo Transitivo...

PORTARIA SEEDUC/SUGEN Nº 316 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2012-Art. 34 - É obrigatória a participação dos Professores nos Conselhos de Classe, Reuniões de Avaliação e momentos dedicados ao planejamento das atividades

Lucia J. Duarte  

Matrícula: 02942910                              

Diretora do Colégio Estadual Jose Marti  e  Equipe Diretiva                                                           RJ, 1º/02/2013     

v  A responsabilidade pelo ato é, acima de   tudo, responsabilidade pelo outro e minha unicidade é a impossibilidade de abdicar dessa responsabilidade (PONZIO)

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