sexta-feira, 5 de abril de 2013

A AVALIAÇÃO TEM UMA FUNÇÃO DE RETROALIMENTAÇÃO OU FEEDBACK...É TECIDO NO ENTENDIMENTO DAS RELAÇÕES BIO-PSICO-SOCIAIS


DE FORMA CONCISA, AVALIAR É UM ATO DOS MAIS NATURAIS E ESPONTÂNEOS POSSÍVEIS; AFINAL, LOGO AO NASCERMOS SOMOS INSERIDOS “NESSE JOGO DA VIDA”, AVALIADOS “PELO NOSSO PRIMEIRO SOPRO DE VIDA” ; ENTRETANTO, AO LONGO DA VIDA, A AVALIAÇÃO VAI TOMANDO “DIS-CURSOS OS MAIS  IMPREVISÍVEIS POSSÍVEIS, IM-PARCIAIS, MAIS OU MENOS SENTENCIONAIS, GANHANDO  FÓRUNS DE “ INQUISIÇÃO, VIGILÂNCIA, CONTROLE...” E INSTAURA-SE O PROBLEMA, DA SOCIEDADE PARA A ESCOLA E VICE-VERSA.
 
 
E IMPERATIVAMENTE, NAS INSTITUIÇÕES ORGANIZACIONAIS, SOBRETUDO, FAZ-SE INDISPENSÁVEL  RE-ATAR OS NOS ÉTICOS E MORAIS DO COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE COM QUE SE TECE A AVALIAÇÃO, TECIDO LEVE E COESO, LÓGICO E LÚDICO E CONCILIAR ESSE BINÔMIO, QUE É  ARTE DO OFÍCIO E PROFISSIONALISMO  DO PROFESSOR –EDUCADOR.

 
 É , EM SUMA, SOBRE  ESSAS PREMISSAS QUE  VIMOS  “COM-VERSANDO” EM NOSSA ESCOLA ,  “EM DEFESA DA “BOA” FUNÇÃO DA BUROCRACIA  DE NOSSA ORGANIZAÇÃO, QUALITATIVA E QUANTITATIVAMENTE, CIENTES QUE NOSSO  TRABALHO EDUCATIVO FAZ A “DIFERENÇA NA DOCÊNCIA”, PELO ATO ( E FATO)  DE CORROBORRAR PARA  POTENCIAR  A HUMANIDADE, O LEGADO DA PRODUÇÃO, NA  INTENCIONALIDADE SOCIAL  DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO, UM BINÔMIO INDISSOCIÁVEL, PELO BEM-COMUM, UMA REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO...PROJETO COLETIVO...
 

COMO APREGOA A GIDE  , E VISLUMBRAMOS NÓS, PROFESSORES-EDUCADORES, TODO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE CONVERGIR PARA O ÍNDICE DE FORMAÇÃO DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL ( IFC/RS)

 

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