sábado, 13 de abril de 2013

BEIJA EU, BEIJA EU... AH, O AFETO... O CARINHO, A GRATIDÃO, O AMOR, O AFAGO, O BEIJO...


Escultura "O beijo" (1887), do artista francês Auguste Rodin
13 DE ABRIL: DIA INTERNACIONAL DO BEIJO

 
A palavra beijo vem do latim, basium, e significa toque dos lábios. No dicionário, sua definição aparece como ato de pousar os lábios em alguém ou em alguma coisa

No Brasil, O dia 13 de abril celebra o mais emblemático símbolo do amor , que é o  BEIJO, comemorado, internacionalmente, nesse dia

  Dia Internacional do Beijo
Não se  sabe ao certo como surgiu o Dia Internacional do Beijo. Alguns pesquisadores dizem que os antigos registros sobre o beijo são de 2500 a.C., por conta de algumas imagens do templo de Khajuraho, na Índia. Na antiguidade, na região da Suméria, antiga Mesopotâmia, era comum as pessoas enviarem beijos aos deuses.

Bem, voltemos à Índia, os mais antigos registros literários do ato de beijar provêm justamente da Índia. Trechos das Vedas, os mais antigos textos sagrados do Hinduísmo, escritos em sânscrito por volta do ano 1.500 A.C., e de outros livros hindus como o Mahābhārata, contêm trechos com descrições sensuais de bocas se unindo. Eis um belo exemplo extraído da Satapatha Brahmana: “Amo beber o vapor de teus lábios”. Outra obra seminal da literatura indiana, o famoso tratado sexual Kama Sutra, dedica um capítulo inteiro à arte de beijar, explicando, dentre outras valiosas lições, que “não há duração fixa ou ordem estabelecida entre o abraço e o beijo, o aperto e as marcas feitas com as unhas e os dedos”.

Hoje, na Índia, beijar em público é considerado um ato obsceno que pode ser punido com até dois anos de prisão e 33 euros de multa. O que dizer sobre isso?! Cultura!!!

Gregos e romanos também mantinham a pratica de beijar guerreiros que voltavam de batalhas, como uma espécie de reconhecimento pela luta. Os imperadores romanos permitiam-se ser beijados na boca pelos nobres mais influentes. Já aos menos importantes, o cumprimento era feito nas mãos. Aos súditos só era permitido beijar os pés.

A cultura em que se é criado  tem papel importante sobre a reação ao ser beijado. O fato é que o beijo afeta desde o fluxo sanguíneo até o cérebro e, segundo a ciência, movimenta 29 músculos, libera um hormônio chamado serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar e felicidade

 
O beijo , portanto, é  a forma mais simples de demonstrar  carinho, afeto, amor, amizade, em quase todo mundo

 

 Beija eu
Arnaldo Antunes
Seja eu,
Seja eu,
Deixa que eu seja eu.
E aceita
O que seja seu.
Então deita e aceita eu.

Molha eu,
Seca eu,
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu.
Anoiteça e amanheça eu.

Beija eu,
Beija eu,
Beija eu, me beija.
Deixa
O que seja ser

Então beba e receba
Meu corpo no seu corpo,
Eu no meu corpo,
Deixa,
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça

 

“O beijo é como a água salgada; quanto mais se bebe, mais sede se tem”
 Provérbio chinês

O quadro "The kiss" (O beijo), de Gustav Klimt (1907-1908
LJD

Nenhum comentário:

Postar um comentário