terça-feira, 2 de setembro de 2014

DIÁRIO DE CLASSE, PROCESSOS E RESULTADOS...!!!


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA III – COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ MARTI – U.E. 33069948 – U.A. 181731

ENDEREÇO: Avenida Professor Plínio Bastos, 631 – Olaria – RJ/RJ – Tel.: 22334-7528 – Fax 2334-7527


DIÁRIO DE CLASSE: OS COMPROMISSOS DE (UM) PERCURSO(S)

Comprometimento é uma regra da competência – ética e responsabilidade social

Aportes Emergentes

Registros discriminativos do trabalho pedagógico, detalhado, significativo dos conteúdos programáticos do dia – a – dia da sala de aula junto aos marcos de Aprendizagem, sobremaneira tomando como base as Competências e Habilidades respectivas e anotações do Registro Eletrônico Escolar adotado pela SEEDUC, como as que se referem ao Currículo Mínimo: Registro “específico”, diferenciado dos discentes com necessidades educacionais  especiais, o mesmo se estendendo à avaliação: isto é, “levar em conta as potencialidades e as possibilidades de cada indivíduo”.

Registro, criterioso da frequência escolar, em diálogo com a Equipe Diretiva da U.E. e com grupo de visitadores encaminhando à Equipe Diretiva da U.E. um relatório acerca da infrequência escolar permanentemente, listar os nomes dos discentes faltosos, com os possíveis entraves à frequência e/ou suas omissões ,  negligências, “ faltas (in)justificadas”.

Conforme  Portaria 419, de 2013:  Registro de todo o processo avaliativo, quantitativo e qualitativo – promover, no mínimo, 03(três) instrumentos avaliativos diferenciados – “A Avaliação Diagnóstica do Processo Ensino / Aprendizagem – SAERJINHO, um dos instrumentos obrigatórios da avaliação deverá ser registrada no “Diário de Classe u outro instrumento indicado pela SEEDUC, bem como no Sistema Eletrônico de Registro Escolar (...)”  Caso haja justificativa, deverá ser aplicado ao discente faltoso um outro instrumento de avaliação em substituição à Avaliação Diagnóstico do Processo Ensino/Aprendizagem – SAERJINHO, elaborado pelo Professor regente, para compor a nota bimestral do discente” (...) “No bimestre em que não há aplicação da Avaliação Diagnóstica do Processo Ensino / Aprendizagem – SAERJINHO, caberá ao Professor regente definir outro instrumento de avaliação para compor o resultado bimestral da avaliação”. Aqui consoante o PPP da U.E. aplicam-se, bimestralmente, a (Avaliação Estratégica).

Registrar a recuperação PARALELA de estudos permanente e concomitantemente que é “direito de todos os educandos que apresentem baixo rendimento, independente do nível de apropriação dos conhecimentos básicos”, através de atividades diversificadas, durante a respectiva aula com os dividos registros em diário de classe, como também em outro(s) documento(s) definido(s) pela U.E. e/ou SEEDUC.

C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE): A ESCOLA – DA – NOITE SOB A LUZ DOS OLHOS TEUS, SOB A LUZ DOS OLHOS MEUS – UMA ESCOLA EX-POENTE.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA, GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – A CADENCIA DE UMA TRILOGIA

PPP da U.E. EDUCAÇÃO PELA AD-MIRAÇÃO: UMA ESCOLA EM-DE-TODOS OS SENTIDOS (e intertítulos co-respondentes)

 

Lucia de .J. Duarte

Matrícula: 02942910     

Diretora do Colégio Estadual Jose Marti e Equipe Diretiva                                                                                                     
 
 


 

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