GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE
JANEIRO – SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL
METROPOLITANA III – COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ MARTI – U.E. 33069948 – U.A. 181731
ENDEREÇO: Avenida Professor
Plínio Bastos, 631 – Olaria – RJ/RJ – Tel.: 22334-7528 – Fax 2334-7527
DIÁRIO DE CLASSE: OS
COMPROMISSOS DE (UM) PERCURSO(S)
Comprometimento
é uma regra da competência – ética e responsabilidade social
Aportes Emergentes
Registros discriminativos do trabalho pedagógico, detalhado,
significativo dos conteúdos programáticos do dia – a – dia da sala de aula
junto aos marcos de Aprendizagem, sobremaneira tomando como base as
Competências e Habilidades respectivas e anotações do Registro Eletrônico
Escolar adotado pela SEEDUC, como as que se referem ao Currículo Mínimo:
Registro “específico”, diferenciado dos discentes com necessidades
educacionais especiais, o mesmo se
estendendo à avaliação: isto é, “levar em conta as potencialidades e as
possibilidades de cada indivíduo”.
Registro, criterioso da frequência escolar, em diálogo com a
Equipe Diretiva da U.E. e com grupo de visitadores encaminhando à Equipe
Diretiva da U.E. um relatório acerca da infrequência escolar permanentemente,
listar os nomes dos discentes faltosos, com os possíveis entraves à frequência
e/ou suas omissões , negligências, “
faltas (in)justificadas”.
Conforme Portaria 419,
de 2013: Registro de todo o processo
avaliativo, quantitativo e qualitativo – promover, no mínimo, 03(três)
instrumentos avaliativos diferenciados – “A Avaliação Diagnóstica do Processo
Ensino / Aprendizagem – SAERJINHO, um dos instrumentos obrigatórios da
avaliação deverá ser registrada no “Diário de Classe u outro instrumento
indicado pela SEEDUC, bem como no Sistema Eletrônico de Registro Escolar
(...)” Caso haja justificativa, deverá
ser aplicado ao discente faltoso um outro instrumento de avaliação em
substituição à Avaliação Diagnóstico do Processo Ensino/Aprendizagem –
SAERJINHO, elaborado pelo Professor regente, para compor a nota bimestral do
discente” (...) “No bimestre em que não há aplicação da Avaliação Diagnóstica
do Processo Ensino / Aprendizagem – SAERJINHO, caberá ao Professor regente
definir outro instrumento de avaliação para compor o resultado bimestral da
avaliação”. Aqui consoante o PPP da U.E. aplicam-se, bimestralmente, a
(Avaliação Estratégica).
Registrar a recuperação PARALELA de estudos permanente e
concomitantemente que é “direito de todos os educandos que apresentem baixo
rendimento, independente do nível de apropriação dos conhecimentos básicos”,
através de atividades diversificadas, durante a respectiva aula com os dividos
registros em diário de classe, como também em outro(s) documento(s) definido(s)
pela U.E. e/ou SEEDUC.
C.E. JOSE MARTI: GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE): A ESCOLA
– DA – NOITE SOB A LUZ DOS OLHOS TEUS, SOB A LUZ DOS OLHOS MEUS – UMA ESCOLA
EX-POENTE.
AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA, GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA E PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO – A CADENCIA DE UMA TRILOGIA
PPP da U.E.
EDUCAÇÃO PELA AD-MIRAÇÃO: UMA ESCOLA EM-DE-TODOS OS SENTIDOS (e intertítulos
co-respondentes)
Lucia
de .J. Duarte
Matrícula: 02942910
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