quinta-feira, 22 de abril de 2010

EDUCAÇÃO FISCAL, PROVA DE CIDADANIA


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III –CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948 U.A. 181731
ATO AUTORIZATIVO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO/ 1987 -
RECONHECIMENTO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO DE 1987
ENDEREÇO: Av. Prof.º Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ / RJ
CEP.: 21021-350 – Tel.: 23347528 Fax: 23347527
E-MAIL:
colegioestadualjosemarti@gmail.com
DO Colégio ESTADUAL JOSE MARTI
DA EDUCAÇÃO FISCAL
DO C.E JOSE MARTI U.A 181731 U.A. 33069948


Nos anos de 2008 e 2009, O Colégio Estadual Jose Marti, formalizou, institucional e sistematicamente, o seu compromisso com o exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre Cidadão e Estado; assim, implantou e implementou o projeto intitulado Escola e Sociedade: Um projeto coletivo , pelo bem público, bem- comum, com vistas a promover a Educação Fiscal, tratando-a como um vigoroso e nuclear instrumento de cidadania, conhecendo, e distinguindo, a administração- gestão- pública, sendo dela um agente partícipe, com competências e habilidades para lidar com os recursos públicos, com responsabilidade ética e social


OBJETIVO PRECÍPUO: fomentar e desenvolver a consciência e participação crítica e responsável da comunidade escolar e local para a importância do espaço coletivo, bem- público, bem-comum; re-unindo todas as práticas de gestão; como, e principalmente: Gestão de pessoas, gestão das contas públicas, gestão pedagógica – administrativa..., gestão político social, alicerçando ações e procedimentos que assegurem a publicização dos gastos públicos e tributação; ou seja, Conscientizar a sociedade, através da escola, da função sócio-econômica do tributo. A par disso,motivar o cidadão a acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda sociedade, atendendo aos anseios e ideais da coletividade, disseminadora dos princípios e valores que asseguram a excelência de qualidade dos serviços públicos. Logo, tendo em vista a Educação como um dos mais significativos instrumentos de in-formação para consolidação da cidadania, para a democracia , uma sociedade equitativa e eqânime, nosso projeto envolverá a todos num processo educativo, ensinando e aprendendo, enquanto receptores e emissores de informações,re-construindo conhecimentos, individual e coletivamente


AJUIZAMENTO:conforme o Projeto Escola e Sociedade: Um projeto coletivo , pelo bem público, bem- comum, implantado e implementado nos anos de 2008 e 2009 ;no ano de 2010, o Projeto supracitado, após re-avaliações, uma revisitação criteriosa, e diagnóstica, foi reescrito, atualizado , contextualizado, consoante interpretações, coletas de dados- por entrevistas semiestruturadas, conversas informais junto a comunidade escolar. Isso implica dizer da presença sistemática dos conteúdos relativos à Educação Fiscal às aulas. Inseridos,então, os respectivos conteúdos atinentes à Educação Fiscal nas disciplinas curriculares, de maneira inter-trans-multi-in-disciplinar, sobretudo, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Sociologia .


Em síntese, a Direção do C.E Jose Marti zela, permanentemente , pela comunicação, fazendo-a pública, transparente, democrática, assegurando a Escola Cidadã.Porquanto, a alocação e controle dos gastos públicos e tributação são pautas de reuniões, mobilizando todos os segmentos da comunidade escolar, agentes-partícipes na construção do espaço escolar, de natureza pública, a função social da escola reverberada pela importância e funções socioeconômicas dos tributos fortalecendo, pois, o comportamento ético na administração pública e, por conseguinte, ressignificando a Legislação e Educação Fiscal, através da construção de Projetos afins, intertítulos do PPP da Unidade Escolar: Educação Pela Ad-miração, Uma Escola Em-De-Todos Os Sentidos


COM-SUBSTANTIVAÇÃO: consoante o que ficou registrado alhures, o tema “Educação Fiscal Na Escola”, em nossa unidade Escolar - C.E Jose Marti - está inserido no Projeto Político de nossa escola, a escola-da- noite, a escola do aluno-trabalhador, na constituição da responsabilidade ética social, o que principia pela ética individual, no exercício pessoal da democracia, de onde emana o exercício coletivo público, o Estado e o Cidadão
LJD

A DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI
LÚCIA DUARTE - LJD

ALBERTO NUNES

RIO DE JANEIRO, 22 DE ABRIL DE 2010

































































































































































































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GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA III –CR - 26
COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI – U.E. 33069948 U.A. 181731
ATO AUTORIZATIVO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO/ 1987 -
RECONHECIMENTO: DECRETO Nº 10.009 DE 12 DE JUNHO DE 1987
ENDEREÇO: Av. Prof.º Plínio Bastos, 631 - Olaria – RJ / RJ
CEP.: 21021-350 – Tel.: 23347528 Fax: 23347527
E-MAIL:
colegioestadualjosemarti@gmail.com


BLOG : http://cejosemarti.blogspot.com




DO C.E JOSE MARTI
DA EDUCAÇÃO FISCAL
DO C.E JOSE MARTI U.A 181731 U.A. 33069948









Nos anos de 2008 e 2009, O Colégio Estadual Jose Marti, formalizou, institucional e sistematicamente, o seu compromisso com o exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre Cidadão e Estado; assim, implantou e implementou o projeto intitulado Escola e Sociedade: Um projeto coletivo , pelo bem público, bem- comum, com vistas a promover a Educação Fiscal, tratando-a como um vigoroso e nuclear instrumento de cidadania, conhecendo, e distinguindo, a administração- gestão- pública, sendo dela um agente partícipe, com competências e habilidades para lidar com os recursos públicos, com responsabilidade ética e social











OBJETIVO PRECÍPUO: fomentar e desenvolver a consciência e participação crítica e responsável da comunidade escolar e local para a importância do espaço coletivo, bem público, bem comum; re-unindo todas as práticas de gestão; como, e principalmente: Gestão de pessoas, gestão das contas públicas, gestão pedagógica – administrativa..., gestão político social, alicerçando ações e procedimentos que assegurem a publicização dos gastos públicos e tributação; ou seja, Conscientizar a sociedade, através da escola, da função sócio-econômica do tributo. A par disso,motivar o cidadão a acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda sociedade, atendendo aos anseios e ideais da coletividade, disseminadora dos princípios e valores que asseguram a excelência de qualidade dos serviços públicos. Logo, tendo em vista a Educação como um dos mais significativos instrumentos de in-formação para consolidação da cidadania, para a democracia , uma sociedade equitativa e eqânime, nosso projeto envolverá a todos num processo educativo, ensinando e aprendendo, enquanto receptores e emissores de informações, re-construindo conhecimentos, individual e coletivamente











AJUIZAMENTO:conforme o Projeto Escola e Sociedade: Um projeto coletivo , pelo bem público, bem- comum, implantado e implementado nos anos de 2008 e 2009 ;no ano de 2010, o Projeto supracitado, após re-avaliações, uma revisitação criteriosa, e diagnóstica, foi reescrito, atualizado , contextualizado, consoante interpretações, coletas de dados- por entrevistas semiestruturadas, conversas informais junto a comunidade escolar. Isso implica dizer da presença sistemática dos conteúdos relativos à Educação Fiscal às aulas. Inseridos, então, os respectivos conteúdos atinentes à Educação Fiscal nas disciplinas curriculares, de maneira inter-trans-multi-in-disciplinar, sobretudo, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Sociologia .








Em síntese, a Direção do C.E Jose Marti zela, permanentemente , pela comunicação, fazendo-a pública, transparente, democrática, assegurando a Escola Cidadã.Porquanto, a alocação e controle dos gastos públicos e tributação são pautas de reuniões, mobilizando todos os segmentos da comunidade escolar, agentes-partícipes na construção do espaço escolar, de natureza pública, a função social da escola reverberada pela importância e funções socioeconômicas dos tributos fortalecendo, pois, o comportamento ético na administração pública e, por conseguinte, ressignificando a Legislação e Educação Fiscal, através da construção de Projetos afins, intertítulos do PPP da Unidade Escolar: Educação Pela Ad-miração, Uma Escola Em-De-Todos Os Sentidos







COM-SUBSTANTIVAÇÃO: consoante o que ficou registrado alhures, o tema “Educação Fiscal Na Escola”, em nossa unidade Escolar - C.E Jose Marti - está inserido no Projeto Político de nossa escola, a escola-da- noite, a escola do aluno-trabalhador, na constituição da responsabilidade ética social, o que principia pela ética individual, no exercício pessoal da democracia, de onde emana o exercício coletivo público, o Estado e o Cidadão










A DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSE MARTI


LÚCIA DUARTE -LJD


ALBERTO NUNES













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