quarta-feira, 21 de abril de 2010

A GENTE QUER CIÊNCIA E / COM ARTE !!!


Salvador Dali “Butterfly Landscape Surrealist Landscape with DNA)1957-58

Reconstrução do modelo da dupla hélice do DNA feito por Francis Crick e James Watson em 1953, usando algumas das peças originais- Science Museum, Inglaterra



Gaby F. de Castro “Kroma Soma” Pintura em Acrílico sobre Tela







A GENTE QUER CIÊNCIA E ARTE!!! ARTE COM IN-CONSCIÊNCIA; CIÊNCIA COM ARTE!!!

A convergência entre arte e ciência pode ocorrer de várias formas. Nota-se que por um lado a ciência tem inspirado a produção de obras artísticas. Por outro, cientistas utilizam arte para ilustrar as suas descobertas.
Cleide Borovik, Andrea Ramirez e Fernanda Ramirez


Como classificar obras de arte ou ilustrações científicas ?! E como definir arte-virtual-eletrônica ?! Se não, a mais primitiva – ontológica - das perguntas: O que é arte?!
LJD



A dicotomia entre ciência e arte ganha, ao longo da história, importância no século XIX com a Revolução Industrial. Segundo Celso Lafer, “a ansiedade relativa à separação entre ciências exatas e ciências humanas provem do impacto do conhecimento científico-tecnológico no funcionamento das sociedades. Deriva da preocupação que o cálculo e a mensuração, inerentes ao método científico, poderiam abafar o cultivo da personalidade e da sensibilidade que as humanidades propiciam.
O Estado de São Paulo, 2007

  • O Renascimento já marca o compartilhamento de um repertório artístico-científico que resulta nos tratados de perspectiva, na difusão do uso da câmara escura, e num personagem como o de Leonardo da Vinci... Posteriormente, temos o cinema, o vídeo, o fax, o computador e seu infinito potencial de ferramentas e canais de difusão, tudo dentro dessa mesma linha de compartilhamento
    ENTRE CIÊNCIA E ARTE



    TUDO COMEÇA E TERMINA COM AS PALAVRAS MICHEL FOUCAULT

Nenhum comentário:

Postar um comentário