sábado, 1 de maio de 2010

CLASSIFICADOS: PRECISA-SE DE TRABALHADOR DINÂMICO...


O Dia Mundial do Trabalho é comemorado na data de 1º de maio

Corpo, trabalho e a passagem do "corpo-energia" para o "corpo-informação".

TRABALHO : ação que transforma o mundo natural e material de acordo com o desejo e as necessidades humanas pela humanização desse mundo e criando a cultura material.

Trabalho implica mais que hábitos significativos que definiriam a relação corpo-mundo. Trabalho é uma maneira de satisfação de necessidades e (ao menos algumas) necessidade é baseada no
corpo biológico ou sistema orgânico

Habermas



No lugar do trabalho organizado, altos níveis de desemprego estrutural; rápida destruição e reconstrução de habilidades; ganhos modestos, quando há, de salários reais; e o retrocesso do poder sindical".
D.Harvey


POR CONTA DA DISSEMINAÇÃO DA LÓGICA DO CAPITAL QUE TRANSFORMA FORÇA DE TRABALHO EM MERCADORIA, O SENSO COMUM TENDE, EM GERAL, A CONFUNDIR TRABALHO COM EMPREGO. ASSIM SENDO:
PARA GRAMSCI, O TRABALHO É A PRÓPRIA FORMA DE O SER HUMANO PARTICIPAR ATIVAMENTE NA VIDA DA NATUREZA A FIM DE A TRANSFORMAR E A “SOCIALIZAR


TRABALHO E EMPREGO - CONCEITOS DISTINTOS:



  • O "TRABALHO"- PODEMOS DIZER- NASCEU COM O HOMEM, DESDE OS TEMPOS DE ANTÃO, TEMPOS MAIS REMOTOS- O HOMEM COMEÇOU A TRANSFORMAR A NATUREZA E O AMBIENTE AO REDOR COM O AUXÍLIO DO “ARTESÃO”, “HOMO FABER”, HOMEM “FAZEDOR”, FABRICANTE, TRABALHADOR


  • O EMPREGO É UM CONCEITO QUE SURGIU POR VOLTA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, É UMA RELAÇÃO ENTRE HOMENS QUE VENDEM SUA FORÇA DE TRABALHO POR ALGUM VALOR, ALGUMA REMUNERAÇÃO, E HOMENS QUE COMPRAM ESSA FORÇA DE TRABALHO PAGANDO ALGO EM TROCA, ALGO COMO UM SALÁRIO

SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OCORRIDA NA INGLATERRA, INTEGRA O CONJUNTO DAS "REVOLUÇÕES BURGUESAS" DO SÉCULO XVIII, RESPONSÁVEIS PELA CRISE DO ANTIGO REGIME, NA PASSAGEM DO CAPITALISMO COMERCIAL PARA O INDUSTRIAL. OS OUTROS DOIS MOVIMENTOS QUE A ACOMPANHAM SÃO A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS E A REVOLUÇÃO FRANCESA, QUE SOB INFLUÊNCIA DOS PRINCÍPIOS ILUMINISTAS, ASSINALAM A TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA CONTEMPORÂNEA. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI RESPONSÁVEL PELA REORDENAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL DURANTE O SÉCULO 19, POIS REPRESENTOU A NOVA DINÂMICA CAPITALISTA, RESPONSÁVEL POR SUPERAR O MERCANTILISMO

O HOMEM TRABALHADOR É TAMBÉM O HOMEM LÚDICO !!!

"
O SER HUMANO É COMPLEXO E TRAZ EM SI, DE MODO BIPOLARIZADO, CARACTERES ANTAGONISTAS:
HOMO SAPIENS E DEMENS (SÁBIO E LOUCO)
HOMO FABER E LUDENS (TRABALHADOR E LÚDICO)
HOMO EMPIRICUS E IMAGINARIUS (EMPÍRICO E IMAGINÁRIO)
HOMO ECONOMICUS E CONSUMANS (ECONÔMICO E CONSUMISTA)
HOMO PROSAICUS E POETICUS (PROSAICO E POÉTICO)."

HOMO FABER: O HOMEM QUE FABRICA, CARÁTER UTILITÁRIO, RAZÃO
HOMO LUDENS: O HOMEM QUE BRINCA, FRUIÇÃO, EMOÇÃO, PRAZER


HOJE- SÉCULO XXI - NA CHAMADA PÓS-MODERNIDADE OU CAPITALISMO TARDIO - É SOLICITADA UMA NOVA VISÃO DE TRABALHADOR/A: AQUELE QUE É FLEXÍVEL, CRIATIVO, PESQUISADOR, POLIVALENTE, QUE SAIBA ATUAR EM VÁRIOS RAMOS DO SETOR PRODUTIVO.


E BRAVERMAN NOS AUXILIA A COMPREENDER MELHOR A DIMENSÃO DIALÉTICA E CRIADORA DO TRABALHO:
O TRABALHO QUE ULTRAPASSA A MERA ATIVIDADE INSTINTIVA É ASSIM A FORÇA QUE CRIOU A ESPÉCIE HUMANA E A FORÇA PELA QUAL A HUMANIDADE CRIOU O MUNDO COMO O CONHECEMOS”


SE NÃO, A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO, FACE À PÓS-MODERNIDADE:
A FINALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, MULTIMÍDIA E GLOBALIZADA, É POSSIBILITAR QUE OS ALUNOS TRABALHEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA OPERÁ-LOS, REVÊ-LOS E RECONSTRUÍ-LOS COM SABEDORIA. O QUE IMPLICA ANALISÁ-LOS, CONFRONTÁ-LOS, CONTEXTUALIZÁ-LOS. PARA ISSO, HÁ QUE OS ARTICULAR EM TOTALIDADES QUE PERMITEM AOS ALUNOS IREM CONSTRUINDO A NOÇÃO DE “CIDADANIA MUNDIAL
PIMENTA

O ATO EDUCATIVO EM SI É UM ATO DE TRABALHO E LUDICIDADE
LJD


NO C.E.JOSE MARTI, PROJETO INTERTITULAR , A PROPÓSITO DO TEMA TRANSVERSAL "TRABALHO":



  • TRABALHAR, VERBO TRANSITIVO, PROCESSUALIDADE INSTITUINTE

LJD


Nada de horrível, não pensem,
Nenhuma desgraça ilustre
Nem dores maravilhosas,
Dessas que orgulham a gente,
Fazendo cegos vaidosos,
Tísicos excepcionais,
Ou formando Aleijadinhos,
Bethovens e heróis assim:
Pedro apenas trabalhou.
Mário de Andrade

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