quinta-feira, 20 de maio de 2010

PROJETO GERAÇÃO DO FUTURO; DEDO IN-DI (S) CADOR






“Podemos encarar a escola como um espaço sócio-cultural, pois as práticas que se dão dentro dela são extremamente complexas e variam de escola para escola, já que em cada uma delas existem tipos diferentes de relações sociais. Então, é possível afirmar que para conhecermos o cotidiano escolar é necessário conhecermos cada escola existente. E, ainda, apesar da existência de um movimento histórico mundial, cada escola é o reflexo particular do espaço onde ela foi instalada, e a partir daí, surgem uma série de implicações e prioridades que são determinadas pela região na qual a escola está inserida (Expeleta; Rockweel, 1999).






“Pela Internet"
Composição: Gilberto Gil
Criar meu web site


Fazer minha home-page


Com quantos gigabytes


Se faz uma jangada


Um barco que veleja
Que veleje nesse informar


Que aproveite a vazante da infomaré


Que leve um oriki do meu orixá


Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar


Que aproveite a vazante da infomaré


Que leve meu e-mail até Calcutá


Depois de um hot-link


Num site de Helsinque


Para abastecer
Eu quero entrar na rede


Promover um debate


Juntar via Internet


Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar


O chefe da Mac Milícia de Milão


Um hacker mafioso acaba de soltar


Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contatar


Os lares do Nepal,


os bares do Gabão


Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular




Essa letra reforça o conceito de Globalização. “Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre, A Globalização está associada a uma aceleração do tempo, conhecimento de várias culturas. Tudo muda mais rapidamente hoje em dia. E os deslocamentos também se tornaram muito rápidos: o espaço mundial ficou mais integrado.” E a escola, sendo um espaço sócio-cultural tão forte, necessita adaptar-se a seu tempo.
.


O Futuro abrirá oportunidades para os nós; E com isso podemos afirmar que vivemos num contexto de aprendizagem permanente. As pessoas terão de estudar a vida toda.
ESTE PROJETO, INTERTÍTULO DO PPP DE NOSSA Unidade Escolar C.E Jose Marti - Educação pela Ad-miração: uma Escola em- de- Todos os Sentidos , tem como fundamentação A GLOBALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINALIDADE E A TECNOLOGIA


A cultura deve ser entendida como as diferentes formas de criação cultural da sociedade, seus valores, suas normas de conduta, suas obras. Portanto, a cultura é tanto a produção ética quanto estética de uma sociedade; é expressão de valores e hábitos; é comunicação e arte.
Deve ser explicita a relação dos processos de desenvolvimento entre a ciência e a tecnologia , afim de obtermos uma compreensão crítica dos valores da sociedade em que vivemos , potencializar capacidades interpretativas, criativas e produtivas, nas diversas formas de expressão e manifestação. (o que já ocorre em nossa Unidade Escolar- C.E Jose Marti, em formas de oficinas, exposições, teatros e feiras)






  • ESCOLA-DA-NOITE: RUMO À DESCOBERTA , ENQUANTO EXISTIR TECNOLOGIA , NADA É IMPOSSÍVEL PELA INTER-IN-DISCIPLINARIDADE





  • "AS LUZES QUE DESCOBRIRAM AS LIBERDADES INVENTARAM TAMBÉM AS DISCIPLINAS"(Michel Foucault)


As luzes da citação de Michael Focault, retratamos um conceito primordial para a construção de uma nova geração; a “criatividade”, o senso crítico, a liberdade de opiniões . A informática deve e pode ser a parte integrante junto a filosofia para a construção de novos pensamentos e realidades, mais do que isso ela contribui para a preparação do indivíduo para o trabalho e formar pessoas capacitadas à sua inserção social cidadã.
O novo ensino médio noturno,deverá estruturar-se em consonância com o avanço do conhecimento científico e tecnológico, fazendo da cultura um componente da formação geral, articulada com o trabalho produtivo.
Televisão e videocassete, jornais e revistas disponíveis para consulta na biblioteca da escola,até pouco tempo, era sinônimo das únicas mídias e tecnologias dentro de uma escola. Esse cenário mudou e está em constante transformação. Com o investimento da SEEDUC do RJ e do Governo Federal passamos a dispor de tantas opções tecno­lógicas e midiáticas que faltaria espaço para listar. Elas vão do notebook e do aparelho celular com recursos interativos à lousa in-terativa. Esses recursos atraem os jovens e adolescentes da geração do futuro, que vivem conectados ao mundo virtual, e colocam a escola em estado de alerta sobre sua função psicosocial na sociedade .Assim, surge a necessidade de a escola pensar em novas estratégias para atingir seu público, utilizando as novidades tecnológi­cas e as mídias disponíveis. É a oportunida­de para que toda a comunidade escolar in­teraja por um mundo melhor possível.
Todos esses recursos tecnológi­cos facilitam e intensificam a comunicação. 'A escola é pura comunicação, é um ambien­te socializador, é troca. Com a utilização contínua da Internet em vez da abordagem de disciplinas de forma isolada, os assuntos terão o enfoque interdisciplinar. O professor estimulará a organização de projetos para que o estudante desenvolva
habilidades consideradas fundamentais. O objetivo é que ele identifique problemas, pesquise, tome decisões e se comunique com eficácia. Isso pressupõe a vinculação dos conhecimentos científicos com a prática relacionada à contextualização dos fenômenos físicos, químicos, biológicos e sociais, bem como a superação das dicotomias entre humanismo e tecnologia .







  • O Binômio tempo-Espaço, ressignificações


Imagine poder voltar na matéria do jornal Nacional exibida em 21/04/1985, no exato momento da morte do Presidente Tancredo Neves como se estivesse revivendo aquele fato histórico.Trabalhar com vários filmes sobre a África o Egito , tudo isso utilizando a Internet!
O Professor terá um papel que vai além de apenas transmitir conhecimentos. Ele orientará e motivará os alunos. Os alunos acompanharão lições por meio de recursos audiovisuais, em vez do tradicional quadro-negro e/ou do Livro Didático .



“Nós”, literal e figuradamente, nas tramas das Redes Sociais...



O Orkut,é ferramenta tam­bém conhecida pelo nome de Rede Social, pode auxiliar Instituição Escolar a marcar presença no cenário in-terativo e a se relacionar com seu público-alvo.
É preci­so entender seu significado e sua utilidade na educação e na vida das pessoas jovens e adultas. Estas ferramentas apresentam para a educação a oportunidade de en­trar em um campo “cheio” de infor­mações e de atingir a maioria dos adolescentes e jovens", além de fazer com os adultos também se interessem por ela Um dos principais recursos do Orkut é a criação e partici­pação em comunidades. Para estar nessa rede a escola pode fazer parte de co­munidades que discutam temas voltados à educação; ou também manter um perfil para divulgar informações sobre a área, sendo fonte de conteúdo programático para os inte­ressados em pesquisa e conhecimento, como por exemplo: " Mate­mática me persegue", e seus tópicos de discussão, trabalhando com as resoluções e ex­plicações de teorias e problemas; “DES-PROBLEMATIZAÇÃO”.



A palavra Blog ou Weblog vem de Web Log (inglês) que pode representar anotações na web ou diário na web; no português é comum as pessoas dizerem “Vou Blogar” ao se referirem ao ato de adicionar conteúdo a um blog ou “Estou Blogando”.Trata-se de uma página da internet onde o usuário pode inserir seu conteúdo sem que tenha a necessidade de programar ou de entender de programas de linguagem Web difíceis, tudo é feito online por um sistema já montado onde o usuário tem apenas que se logar no sistema e inserir o conteúdo desejado, tornando-se um atrativo para a maioria das pessoas. Resumindo, Blog é compartilhamento de idéias, informação e conhecimento







  • Nesse espaço “real - virtual”, vão várias informações, expresando a filosofia e os princípios de nossa escola, como , por exemplo, o calendário escolar, nossos projetos, atividades (extra) curriculares, grupos de debates com os temas abordados no blog ; as propostas psico(sócio)pedagógicas publicadas no Blog, corroborando com o fluxo da comunicação-ação




  • Acesse é conheça nosso trabalho! cejosemarti.blogspot.com
    MVS












Nenhum comentário:

Postar um comentário